
Santuário do Monte Alverno (ou della Verna, em italiano), lugar onde, segundo a tradição, Francisco recebeu os estigmas, em 17 de Setembro de 1224. Santo António passou também por aqui. Foto © Laura Pisanello.
Paisagens Franciscanas: a Observância entre Itália, Portugal e Espanha é o nome de um projecto internacional de investigação histórica cuja equipa portuguesa promove, nesta terça-feira, 22, um encontro científico que, durante a manhã, será aberto ao público.
Os investigadores portugueses são oriundos do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, e do Dinâmia’CET, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Mas a iniciativa conta com a participação de investigadores das universidades de Florença, Santiago de Compostela e Barcelona.
Durante esta manhã aberta (9h30-13h) do encontro pretende-se, dizem os organizadores, “dar a conhecer o projecto e, de modo mais concreto, discutir o próprio surgimento e expansão do movimento observante entre a Galiza e Portugal nos séculos XIV e XV e a sua inscrição no mais vasto contexto do sul da Europa”.
Esta será também a ocasião de apresentar “novas metodologias de abordagem no que respeita à implantação e inscrição no espaço destas comunidades, do seu legado patrimonial e das suas reutilizações ao longo do tempo”.
Tendo em conta as limitações pandémicas, o encontro decorrerá de forma mista, com um pequeno grupo presente nas instalações da UCP-Porto, e outros participantes que intervirão ou podem assistir através de plataforma vídeo, com o endereço https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87305906391.
Para mais informações, está disponível o endereço do CEHR: secretariado.cehr.ft@ucp.pt.