Vida religiosa

Franciscanismo na Europa do Sul em seminário científico aberto

| 20 Jun 2021

Santuário do Monte Alverno (ou della Verna, em italiano), lugar onde, segundo a tradição, Francisco recebeu os estigmas, em 17 de Setembro de 1224. Santo António passou também por aqui. Foto © Laura Pisanello. 

 

Paisagens Franciscanas: a Observância entre Itália, Portugal e Espanha é o nome de um projecto internacional de investigação histórica cuja equipa portuguesa promove, nesta terça-feira, 22, um encontro científico que, durante a manhã, será aberto ao público.

Os investigadores portugueses são oriundos do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, e do Dinâmia’CET, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Mas a iniciativa conta com a participação de investigadores das universidades de Florença, Santiago de Compostela e Barcelona.

Durante esta manhã aberta (9h30-13h) do encontro pretende-se, dizem os organizadores, “dar a conhecer o projecto e, de modo mais concreto, discutir o próprio surgimento e expansão do movimento observante entre a Galiza e Portugal nos séculos XIV e XV e a sua inscrição no mais vasto contexto do sul da Europa”.

Esta será também a ocasião de apresentar “novas metodologias de abordagem no que respeita à implantação e inscrição no espaço destas comunidades, do seu legado patrimonial e das suas reutilizações ao longo do tempo”.

Tendo em conta as limitações pandémicas, o encontro decorrerá de forma mista, com um pequeno grupo presente nas instalações da UCP-Porto, e outros participantes que intervirão ou podem assistir através de plataforma vídeo, com o endereço https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87305906391.

Para mais informações, está disponível o endereço do CEHR: secretariado.cehr.ft@ucp.pt.

 

Ateu ou cristão, qualquer um frequenta esta missão

Iniciativa da pastoral universitária

Ateu ou cristão, qualquer um frequenta esta missão novidade

Para entrar na Missão País, não é preciso ser-se católico praticante. Basta levar consigo a fé e o espírito de serviço. A iniciativa é desenvolvida em várias universidades e quer “inspirar gerações a viver a fé católica em missão”. Entre 11 e 18 de fevereiro, 59 jovens universitários viveram em Mogadouro, no distrito de Bragança, onde desenvolveram trabalho voluntário no lar de idosos e no centro infantil. O 7MONTES recolheu testemunhos de quem viveu esta experiência por “dentro” e de “fora”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Conselho Português de Igrejas Cristãs apela a voto que “salvaguarde conquistas” do 25 de Abril

Rejeitando "discursos políticos autoritários"

Conselho Português de Igrejas Cristãs apela a voto que “salvaguarde conquistas” do 25 de Abril novidade

O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) apela ao voto “de todas e todos” os portugueses nas legislativas de março, e também nas eleições para o parlamento Europeu que irão acontecer em junho, “como forma de participação cívica e de salvaguarda das conquistas e desenvolvimentos alcançados ao longo de 50 anos de democracia”, aludindo assim ao aniversário do 25 de Abril que este ano se assinala.

Seis religiosos, um padre e um professor católicos raptados no Haiti

Igreja particularmente ameaçada

Seis religiosos, um padre e um professor católicos raptados no Haiti novidade

Um padre que acabava de celebrar missa na capela de N. Sra de Fátima, seis Irmãos do Sagrado Coração e um professor leigo que se dirigiam para a escola católica João XXIII, ambas no centro de Porto Príncipe (capital do Haiti), foram raptados na passada sexta-feira por um gangue que está neste momento a exigir à Igreja Católica do Haiti elevados resgates para libertá-los,

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This