
“O objetivo é rezarmos para que realmente tomemos consciência de que alguma coisa tem de mudar”, sublinha o diretor do Externato da Luz.
A Igreja do Seminário Franciscano da Luz, em Lisboa, vai passar a acolher, todos os meses, uma vigília de oração pelo cuidado da criação. A primeira acontece já este sábado, 3 de dezembro, pelas 21h30, e o mote está lançado: “Vem escutar a voz do criador”.
A iniciativa “surge como resposta àquilo que tem sido pedido pela Ordem Franciscana, e também ao desafio lançado pelo Movimento Laudato Si’, de encontrar espaços e tempos para rezarmos pelo cuidado da criação”, explica ao 7MARGENS frei Silvestre Silva, diretor do Externato da Luz, que irá dinamizar esta primeira vigília. “O objetivo é rezarmos para que realmente tomemos consciência de que alguma coisa tem de mudar”, sublinha.
Logo após as vigílias, que terão início pelas 21h30, haverá sempre eucaristia, às 24h.”Será o culminar da oração e o começar de um novo dia… Um começar de novo, como no domingo da ressurreição”, refere o responsável.
A segunda vigília já está agendada para 14 de janeiro (coincidindo com a Semana de Oração pela Vocação Franciscana). A partir daí, serão no primeiro sábado de cada mês (4 de fevereiro, 4 de março, 1 de abril, 6 de maio e 3 de junho).
“Começamos nós [Externato da Luz], mas a ideia é que outros grupos, paróquias ou movimentos possam também propor-se para animar as restantes vigílias”, sublinha frei Silvestre, acrescentando que “seria muito bom se, também em outros pontos do país, a iniciativa fosse replicada”.
Um parque para rezar com a criação

Mas a oração pelo cuidado da casa comum não ficará confinada à Igreja do Seminário. Lá fora, nos jardins do convento, que foram recentemente alvo de intervenções de melhoria, nasceu o Parque Laudato Si’, onde também é possível “escutar a voz do Criador”.
“Decidimos dar-lhe o nome de Laudato Si’ em linha com a encíclica do Papa Francisco, e também porque é um ótimo espaço para que as pessoas possam fazer meditação contemplativa e sintonizar-se com a realidade ao jeito de São Francisco de Assis, pois a oração dele era assim: em contacto com a criação, que o ligava ao Criador”, conta ao 7MARGENS frei Hermínio Araújo, padre franciscano que contribuiu para o projeto de renovação do local, e onde tem vindo a dinamizar algumas atividades.
O parque está aberto todos os dias, entre as 9h e as 18h, e as visitas, individuais ou em grupo, deverão ser marcadas previamente através do número de telefone (+351) 217140515.
“O lugar mais habitual de oração dos crentes é dentro das paredes de uma igreja, mas não é o único”, sublinha frei Hermínio. Neste parque no meio da cidade, ao longo do qual estão espalhadas pequenas placas com citações da encíclica Laudato Si’ e onde é possível “quase deixar de ouvir o ruído do trânsito”, cada pessoa, “sozinha ou em grupo”, pode rezar ou “simplesmente estar ali, na natureza”. Até porque, destaca, “este é um lugar para todos, crentes e não crentes” e “todos precisamos de espaço e tempo para irmos ao encontro de nós próprios, para depois podermos ir ao encontro dos outros, e eventualmente de Deus”.