No Seminário da Luz

Franciscanos promovem vigílias de oração pelo cuidado da criação

| 30 Nov 2022

cartaz vigilias de oracao no externato da luz foto FB

“O objetivo é rezarmos para que realmente tomemos consciência de que alguma coisa tem de mudar”, sublinha o diretor do Externato da Luz.

A Igreja do Seminário Franciscano da Luz, em Lisboa, vai passar a acolher, todos os meses, uma vigília de oração pelo cuidado da criação. A primeira acontece já este sábado, 3 de dezembro, pelas 21h30, e o mote está lançado: “Vem escutar a voz do criador”.

A iniciativa “surge como resposta àquilo que tem sido pedido pela Ordem Franciscana, e também ao desafio lançado pelo Movimento Laudato Si’, de encontrar espaços e tempos para rezarmos pelo cuidado da criação”, explica ao 7MARGENS frei Silvestre Silva, diretor do Externato da Luz, que irá dinamizar esta primeira vigília. “O objetivo é rezarmos para que realmente tomemos consciência de que alguma coisa tem de mudar”, sublinha.

Logo após as vigílias, que terão início pelas 21h30, haverá sempre eucaristia, às 24h.”Será o culminar da oração e o começar de um novo dia… Um começar de novo, como no domingo da ressurreição”, refere o responsável.

A segunda vigília já está agendada para 14 de janeiro (coincidindo com a Semana de Oração pela Vocação Franciscana). A partir daí, serão no primeiro sábado de cada mês (4 de fevereiro, 4 de março, 1 de abril, 6 de maio e 3 de junho).

“Começamos nós [Externato da Luz], mas a ideia é que outros grupos, paróquias ou movimentos possam também propor-se para animar as restantes vigílias”, sublinha frei Silvestre, acrescentando que “seria muito bom se, também em outros pontos do país, a iniciativa fosse replicada”.

 

Um parque para rezar com a criação

jardins do convento da luz, parque laudato si', Foto frei Herminio

O Parque Laudato Si’ “é um lugar para todos, crentes e não crentes”, assegura o frei Hermínio. Foto: Direitos reservados.

Mas a oração pelo cuidado da casa comum não ficará confinada à Igreja do Seminário. Lá fora, nos jardins do convento, que foram recentemente alvo de intervenções de melhoria, nasceu o Parque Laudato Si’, onde também é possível “escutar a voz do Criador”.

“Decidimos dar-lhe o nome de Laudato Si’ em linha com a encíclica do Papa Francisco, e também porque é um ótimo espaço para que as pessoas possam fazer meditação contemplativa e sintonizar-se com a realidade ao jeito de São Francisco de Assis, pois a oração dele era assim: em contacto com a criação, que o ligava ao Criador”, conta ao 7MARGENS frei Hermínio Araújo, padre franciscano que contribuiu para o projeto de renovação do local, e onde tem vindo a dinamizar algumas atividades.

O parque está aberto todos os dias, entre as 9h e as 18h, e as visitas, individuais ou em grupo, deverão ser marcadas previamente através do número de telefone (+351) 217140515.

“O lugar mais habitual de oração dos crentes é dentro das paredes de uma igreja, mas não é o único”, sublinha frei Hermínio. Neste parque no meio da cidade, ao longo do qual estão espalhadas pequenas placas com citações da encíclica Laudato Si’ e onde é possível “quase deixar de ouvir o ruído do trânsito”, cada pessoa, “sozinha ou em grupo”, pode rezar ou “simplesmente estar ali, na natureza”. Até porque, destaca, “este é um lugar para todos, crentes e não crentes” e “todos precisamos de espaço e tempo para irmos ao encontro de nós próprios, para depois podermos ir ao encontro dos outros, e eventualmente de Deus”.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This