Francisco apela em favor de canais humanitários para crianças migrantes e lembra maratona contra tráfico de seres humanos

| 8 Fev 21

Refugiados, Crianças, Bósnia

Crianças migrantes na Bósnia, com tendas de lona para se abrigarem da neve: uma situação “dramática”, diz o Papa. Foto © Cáritas Bósnia.

 

O Papa apelou neste domingo, 7 de Fevereiro, em favor dos menores migrantes não acompanhados, evocando em particular a “dramática situação” dos que se encontram na chamada “rota balcânica”.

“Façamos com que, a estas frágeis e indefesas criaturas, não faltem o devido cuidado e canais humanitários preferenciais”, disse, à janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Angelus.

“São tantos. Infelizmente, entre os que, por vários motivos, são obrigados a deixar a própria prática, há sempre dezenas de crianças e adolescentes sós, sem a família e expostos a vários perigos”, acrescentou, citado pela Ecclesia.

Calcula-se que cerca de 500 menores – na sua maioria oriundos do Afeganistão, Síria e Paquistão – estejam sozinhos na Bósnia-Herzegovina, em campos de refugiados que não lhes oferecem qualquer tipo de protecção.

Francisco referiu ainda o próximo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, que se celebra anualmente a 8 de Fevereiro. O dia, assinalado nesta segunda-feira, coincide com a festa litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que viveu “as humilhações e sofrimentos da escravidão”.

“Este ano o objectivo é trabalhar para uma economia que não favoreça, nem sequer indirectamente, estes tráficos ignóbeis, isto é, uma economia que não faça nunca de homens e mulheres uma mercadoria, um objecto, mas sempre o seu fim. Serviço aos homens e mulheres”, afirmou o Papa.

A ‘Talitha Kum’, rede internacional de religiosas consagrada à luta contra o tráfico de pessoas, aponta o dedo, na sua mensagem para esta celebração, ao “modelo económico dominante, cujos limites e contradições são agravados pela pandemia de covid-19”.

Para assinalar a data, decorre nesta segunda-feira uma “maratona” de oração e testemunhos online, ao longo de sete horas, e que conta com a participação do Papa Francisco.

Esta jornada começa às 9h de Lisboa e tem final previsto para as 16h, com tradução em cinco idiomas, incluindo o português, e terá como tema “Economia sem tráfico de pessoas”. Cerca das 12h40, Francisco lerá a sua mensagem alusiva a este Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Seres Humanos.

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This