
Crianças migrantes na Bósnia, com tendas de lona para se abrigarem da neve: uma situação “dramática”, diz o Papa. Foto © Cáritas Bósnia.
O Papa apelou neste domingo, 7 de Fevereiro, em favor dos menores migrantes não acompanhados, evocando em particular a “dramática situação” dos que se encontram na chamada “rota balcânica”.
“Façamos com que, a estas frágeis e indefesas criaturas, não faltem o devido cuidado e canais humanitários preferenciais”, disse, à janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Angelus.
“São tantos. Infelizmente, entre os que, por vários motivos, são obrigados a deixar a própria prática, há sempre dezenas de crianças e adolescentes sós, sem a família e expostos a vários perigos”, acrescentou, citado pela Ecclesia.
Calcula-se que cerca de 500 menores – na sua maioria oriundos do Afeganistão, Síria e Paquistão – estejam sozinhos na Bósnia-Herzegovina, em campos de refugiados que não lhes oferecem qualquer tipo de protecção.
Francisco referiu ainda o próximo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, que se celebra anualmente a 8 de Fevereiro. O dia, assinalado nesta segunda-feira, coincide com a festa litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que viveu “as humilhações e sofrimentos da escravidão”.
“Este ano o objectivo é trabalhar para uma economia que não favoreça, nem sequer indirectamente, estes tráficos ignóbeis, isto é, uma economia que não faça nunca de homens e mulheres uma mercadoria, um objecto, mas sempre o seu fim. Serviço aos homens e mulheres”, afirmou o Papa.
A ‘Talitha Kum’, rede internacional de religiosas consagrada à luta contra o tráfico de pessoas, aponta o dedo, na sua mensagem para esta celebração, ao “modelo económico dominante, cujos limites e contradições são agravados pela pandemia de covid-19”.
Para assinalar a data, decorre nesta segunda-feira uma “maratona” de oração e testemunhos online, ao longo de sete horas, e que conta com a participação do Papa Francisco.
Esta jornada começa às 9h de Lisboa e tem final previsto para as 16h, com tradução em cinco idiomas, incluindo o português, e terá como tema “Economia sem tráfico de pessoas”. Cerca das 12h40, Francisco lerá a sua mensagem alusiva a este Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Seres Humanos.