Francisco baptizou Miguel Angel no hospital e terá alta neste sábado

e | 31 Mar 2023

Papa Francisco, baptismo

O Papa Francisco a baptizar um menino, de nome Miguel Angel, no Hospital Gemelli, durante a sua permanência ali para tratar uma bronquite. Foto reproduzida do vídeo do Twitter

 

O Papa terá alta hospitalar este sábado, anunciou o porta-voz do Vaticano, num comunicado divulgado sexta, 31 de Março, no qual dá conta da melhoria no estado de saúde de Francisco, internado desde quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma bronquite aguda.

O regresso “está previsto para o dia de amanhã [1 de abril], na sequência dos resultados dos últimos exames, desta manhã”, refere a nota enviada aos jornalistas pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, citada pela Ecclesia. A informação adianta que “o dia de ontem [quinta-feira] passou bem, com uma evolução clínica normal”.

“À noite, o Papa Francisco jantou pizza, juntamente com quantos o assistem nestes dias de internamento hospitalar”, acrescenta o comunicado, adiantando que estavam presentes “médicos, enfermeiros, assistentes e o pessoal da Gendarmeria”. Uma pizza-party, chamou-lhe a America, a revista dos jesuítas americanos, que mostra ainda as imagens do Papa a baptizar um bebé que estava também no Gemelli, tendo a criança, de ascendência latino-americana, recebido o nome de Miguel Angel.

Esta manhã, após o pequeno-almoço, “leu alguns jornais e retomou o trabalho”, acrescentava o comunicado, referindo-se ao dia de sexta-feira.

Num segundo esclarecimento aos jornalistas, ao início da tarde, o porta-voz do Vaticano confirmou que, “estando programada a saída do hospital” para sábado, está prevista presença do Papa “na Praça de São Pedro, para a celebração eucarística do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor” (2 de abril).

A RTP noticiou, entretanto, que tal facto dependeria das ordens médicas.

No Vaticano são visíveis os preparativos para a missa que dá início à Semana Santa, agendada para as 10h00 horas locais (9h em Lisboa) deste domingo.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou também nesta sexta-feira o livro da celebração; como tem acontecido nos últimos meses, devido às limitações de mobilidade de Francisco, por causa do problema num joelho, haverá um cardeal que celebra a missa no altar.

O calendário anunciado na última semana pela Santa Sé prevê que o Papa presida, Quinta-feira Santa (6 de abril), à Missa Crismal (09h30) na Basílica do Vaticano. Mas, tal como em anos anteriores, o calendário oficial não adiantava o local escolhido para a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, a que Francisco preside habitualmente fora do Vaticano – em 2022, celebrou na prisão de Civitavecchia, arredores de Roma, numa visita privada à cadeia.

Sexta-feira Santa há duas cerimónias: a celebração da Paixão do Senhor, na Basílica do Vaticano, pelas 17h00; e a tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma, a partir das 21h15.

A Vigília Pascal será celebrada na Basílica de São Pedro, pelas 19h30 de sábado. E a Missa de Domingo de Páscoa está marcada para as 10h00, na Praça de São Pedro, antes da bênção urbi et orbi (à cidade [de Roma] e ao mundo).

Na tarde de quarta-feira, o Vaticano informara que o Papa, de 86 anos de idade, se vinha queixando de “dificuldades respiratórias”, situação que o levou fazer exames médicos. [Ver 7MARGENS]

Esta foi a segunda passagem de Francisco pelo 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli, onde já esteve internado de 4 a 14 de julho de 2021, após uma intervenção cirúrgica ao cólon.

Esta instituição de saúde acolheu, em várias ocasiões, ao Papa João Paulo II, a última das quais em 2005, pouco antes da sua morte, a 2 de Abril desse ano.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This