AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Dante_exile

Francisco celebra Dante Alighieri como profeta da esperança

| 25/03/2021

Dante_exile

Dante no exílio (autor desconhecido). Palácio Pitti, Florença. 

 

“Melhor do que muitos outros” Dante “soube exprimir, com a beleza da poesia, a profundidade do mistério de Deus e do amor”. A Divina Comédia é “expressão sublime do génio humano”, “fruto duma nova e profunda inspiração” escreve o Papa Francisco na carta apostólica Esplendor da Luz Eterna, que dedica ao poeta florentino na passagem do 700º aniversário da sua morte. A Carta foi publicada nesta quinta-feira, 25 de março, festa litúrgica da Anunciação do Senhor, na Igreja Católica, que coincide com a data do falecimento do poeta.

Meditando sobre a vida de Dante Alighieri [1265-1321] – o “fundador da linguagem literária italiana”, segundo Vasco Graça Moura, que traduziu a Divina Comédia – escreve Francisco: “relendo a sua vida sobretudo à luz da fé, Dante descobre também a vocação e a missão que lhe foram confiadas, de modo que, paradoxalmente, de homem aparentemente falido e desiludido, pecador e desanimado, transforma-se em profeta de esperança” porque “é capaz de ler o coração humano em profundidade; e em todos, mesmo nas figuras mais abjetas” consegue vislumbrar o “desejo de alcançar alguma felicidade, uma plenitude de vida.”

É esse desejo que possibilita “um caminho que não é ilusório nem utópico, mas realista e possível, onde todos podem entrar, porque a misericórdia de Deus oferece sempre a possibilidade de mudar, converter-se, encontrar-se a si mesmo e encontrar a via para a felicidade” afirma Francisco na sua leitura da Divina Comédia.

 

O prodigioso intercâmbio

Para o Papa, “o mistério da Encarnação, que hoje celebramos, é o verdadeiro centro inspirador e o núcleo essencial de todo o poema. Nele realiza-se o que os Padres da Igreja chamavam «divinização» – o prodigioso intercâmbio, pelo qual, ao mesmo tempo que Deus entra na nossa história fazendo-Se carne, o ser humano, com a sua carne, pode entrar na realidade divina, simbolizada pela rosa dos bem-aventurados.”

Esta divinização do humano, não diminui em nada a liberdade humana, antes lhe confere um horizonte. O poeta, segundo Francisco, “faz-se paladino da dignidade de todo o ser humano e da liberdade como condição fundamental tanto das opções de vida como da própria fé. O destino eterno do homem (…) depende das suas escolhas, da sua liberdade (…) o maior dom de Deus ao homem, para que possa alcançar a meta última, é precisamente a liberdade”.

A Carta – que se estende por nove pontos e pouco mais de 7.400 palavras – refere ainda a importância que a Divina Comédia confere à Virgem Maria e a São Francisco “esposo da senhora Pobreza” para chegar à atualidade: “Neste momento histórico particular, marcado por muitas sombras, por situações que degradam a humanidade, por falta de confiança e de perspetivas para o futuro, a figura de Dante, profeta de esperança e testemunha do desejo humano de felicidade, pode ainda dar-nos palavras e exemplos que estimulam o nosso caminho”.

Em língua portuguesa a tradução mais divulgada da Divina Comédia é da autoria de Vasco Graça Moura numa edição bilíngue que a Bertrand editou em 1995 e que já conheceu oito reedições. Por essa tradução, em conjunto com a de Vita Nuova de Dante e obras de Francesco Petrarca, o escritor português, que morreu em 2014, foi galardoado com o Prémio de Tradução 2007 do Ministério da Cultura Italiano.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This