Conferência com estudantes africanos

Francisco confirma que irá ao Congo e Sudão do Sul em fevereiro

| 2 Nov 2022

O Papa confirmou esta terça-feira que irá à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul “a princípios de fevereiro” de 2023, uma viagem que tinha estado prevista para o início de julho deste ano, mas que teve de ser adiada devido ao estado de saúde de Francisco, particularmente a sua dificuldade de locomoção causada por um problema no joelho.

“O médico tinha-me proibido [de viajar], agora eu consigo andar… Com uma bengala, mas consigo”, garantiu Francisco durante um encontro online com estudantes africanos (ver vídeo abaixo), depois de uma participante do Congo o ter questionado diretamente sobre quando realizaria a viagem.

Já na semana passada o secretário para as Relações com os Estados da Nunciatura do Vaticano no Sudão do Sul, Ionuţ Paul Strejac, havia referido existirem “sinais positivos” de que o Papa realizaria a adiada viagem, tendo falado na necessidade de “acelerar os preparativos”, quando se dirigiu aos membros da Conferência Episcopal Católica do Sudão, no final da sua Assembleia Plenária.

De acordo com a ACI África, Strejac confirmou também que Francisco estaria já em contacto com o líder espiritual da Comunhão Anglicana, o arcebispo Justin Welby, e o ministro da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, reverendo Iain Greenshields, para que o acompanhem nesta que será uma viagem ecuménica.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This