Proximidade às vítimas do terramoto

Francisco envia 10 mil camisolas térmicas para a Turquia

| 16 Fev 2023

deslocados esperam na fila para receber bens de primeira necessidade no sudeste da Turquia, foto © UNICEF/Özgür Ölçer

Grupo de deslocados espera na fila para receber bens de primeira necessidade no sudeste da Turquia. Foto © UNICEF/Özgür Ölçer.

 

Um navio com ajuda humanitária destinada às vítimas do terramoto que assolou a Turquia e a Síria partiu na quarta-feira de Nápoles (Itália) e chega esta sexta-feira, 17 de fevereiro, a Iskenderum (Turquia). Entre os diversos bens doados pelo governo e por organizações não governamentais italianas, estão também dez mil camisolas térmicas oferecidas pelo Papa.

As roupas foram entregues pessoalmente pelo esmoleiro de Francisco, o cardeal Konrad Krajewski, esta terça-feira, naquela cidade do sul de Itália, e destinam-se ao campo de refugiados de Kilis, situado a 50 km da cidade turca de Gaziantep e a 60 Km da cidade síria de Aleppo. Aí chegadas, a distribuição será confiada à Fundação Rava, que tem fornecido alimentos e abrigo a milhares de deslocados.

O campo acolhe cerca de 60 mil pessoas, e muitos outros vivem em campos improvisados ao seu redor. O terramoto veio agravar a situação, com centenas de novas famílias a procurarem abrigo e ajuda no local.

Além das camisolas, o Papa enviou ainda, através do Dicastério para o Serviço da Caridade, ajuda económica à Nunciatura Apostólica na Síria, adianta o Vatican News, sem no entanto divulgar o valor em causa.

Através da Cáritas Internacional, tem sido também assegurada assistência humanitária às populações afetadas pelo terramoto em ambos os países. A organização colocou várias equipas a trabalhar na criação de abrigos para os deslocados e tem distribuído “colchões, cobertores, kits de higiene e cestas básicas” nas cidades e províncias afetadas pelo terramoto, informa a organização católica na sua página online.

papa francisco com embaixador da turquia, 06.02.2023, foto vatican media

“Neste momento de tanta dor, o meu pensamento e a minha oração vão para o nobre povo turco”, escreveu o Papa numa mensagem entregue ao embaixador da Turquia, Ufuk Ulutaş (dta.). Foto © Vatican Media.

 

Esta quinta-feira, 16 de fevereiro, o Papa recebeu no Vaticano o novo embaixador da Turquia, Ufuk Ulutaş, através do qual fez questão de enviar uma mensagem às vítimas do sismo de 6 de fevereiro.

“Neste momento de tanta dor, o meu pensamento e a minha oração vão para o nobre povo turco. Caros irmãos e irmãs, estou próximo de vocês e rezo. Com afeto fraterno, Franciscus”, escreveu, num texto divulgado pela Santa Sé.

Também esta quinta-feira, o Dicastério para as Igrejas Orientais informou que o seu prefeito, o arcebispo Claudio Gugerotti, vai visitar a Síria e a Turquia de 17 a 21 de fevereiro, para expressar “a proximidade do Santo Padre às populações gravemente afetadas” pelo sismo, estando previsto reunir-se com bispos católicos e ortodoxos, líderes muçulmanos, representantes e voluntários da Cáritas e de diversas agências humanitárias.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This