Pelo aniversário do Pontificado

Francisco grava “popecast” e pede um presente: “Paz, precisamos de paz”

| 13 Mar 2023

Papa Francisco, foto Vatican media

“Somos todos irmãos, temos de recompor a fraternidade. E de aprender a não ter medo de chorar e de sorrir”, disse Francisco no seu primeiro “popecast”. Foto © Vatican Media.

 

“Um podcast? O que é isso?”, perguntou Francisco quando os jornalistas do Vatican News o desafiaram a gravar um, a propósito do 10º aniversário do seu pontificado. “Boa, vamos fazer isso”, respondeu prontamente depois de lhe explicarem. E assim nasceu o “Popecast”, disponibilizado esta segunda-feira, 13 de março, no site de notícias do Vaticano e também no Spotify. Nele, o Papa fala dos melhores e piores momentos destes dez anos, e dos seus sonhos para a Igreja e para o mundo.

Numa partilha de pouco mais de nove minutos, Francisco começa por confessar, referindo-se á sua eleição: “parece que foi ontem”. E depois assume que, ao longo destes dez anos, tem vivido em tensão, porque “o tempo é veloz, é apressado, e quando se quer agarrar o hoje, já é ontem”.

O Papa escolhe depois “o momento mais bonito” do seu pontificado: o encontro com idosos e avós do mundo inteiro na Praça de São Pedro, que aconteceu a 28 de setembro de 2014, e que reuniu cerca de 40 mil pessoas, incluindo o então Papa emérito Bento XVI. “Os velhos são sabedoria e ajudam-me muito. Eu também sou velho, não? (…) Os encontros com os velhos renovam-me, fazem-me mais jovem, não sei porquê… São momentos lindos, lindos”, afirma Francisco.

Quanto aos piores momentos, o Papa não tem dúvidas: houve vários, “e todos relacionados com o horror da guerra”. “Primeiro as visitas aos cemitérios militares de Redipuglia e Anzio, a comemoração dos desembarques na Normandia, depois a vigília para evitar a guerra na Síria, e agora a barbárie que vem acontecendo há mais de um ano na Ucrânia. Por trás das guerras está a indústria de armas, isto é diabólico”, lamenta.

Lembrando os conflitos na Síria, Iémen, Myanmar e Ucrânia, Francisco acrescenta que não esperava ser “o Papa que guiaria a Igreja universal no tempo da Terceira Guerra Mundial”.  “Sofro muito ao ver os mortos, jovens – sejam russos ou ucranianos, não me importa – pois eles não voltarão. É difícil”, partilha.

Assim, a resposta surge rapidamente quando lhe perguntam o que gostaria de receber de presente neste décimo aniversário de pontificado: “Paz, precisamos de paz”. E quanto aos seus sonhos para a Igreja, o mundo e a humanidade, responde “fraternidade, choro e sorriso”, explicando: “Somos todos irmãos, temos de recompor a fraternidade. E de aprender a não ter medo de chorar e de sorrir, quando uma pessoa sabe chorar e sabe sorrir, é uma pessoa que tem os pés no chão e o olhar no horizonte futuro. Quando uma pessoa se esqueceu de chorar, algo não está bem, e quando se esqueceu de sorrir, pior ainda”.

 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This