Francisco nomeia primeira mulher com direito de voto no Sínodo

| 6 Fev 2021

Nathalie Becquart. Foto reproduzida da página de Kim Daniels no Twitter.

 

Vai ser a primeira mulher com direito a voto no Sínodo dos Bispos. O seu nome é Nathalie Becquart, é freira e acaba de ser nomeada pelo Papa Francisco para o cargo de subsecretária daquele órgão criado em 1965 por Paulo VI, como um dos frutos do Vaticano II. Também com subsecretário foi designado Luis Marín de San Martín, padre espanhol da ordem de Santo Agostinho.

Em declarações ao Vatican News, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, afirma, sobre a nova subsecretária, que a nomeação do Papa vai contribuir para uma Igreja mais “sinodal e missionária”, considerando que “foi aberta uma porta” no que diz respeito à participação das mulheres nos “processos de discernimento e decisão eclesial”. E acrescenta: “Veremos agora que outros passos podem ser dados no futuro.”

Nathalie Becquart, nascida em 1969, tem trabalhado na pastoral das vocações no âmbito da Conferência dos Bispos de França. Segundo uma nota da Sala de Imprensa do Vaticano, formou-se na Escola de Pós-Graduação em Negócios de Paris, estudou filosofia e teologia no Centro Sèvres – Faculdade jesuíta de Paris, e sociologia na Escola de Pós-Graduação em Ciências Sociais (EHESS) na mesma cidade. Especializou-se em Eclesiologia com pesquisa sobre sinodalidade. Em agosto de 1995 entrou no Instituto La Xavière – Missionários de Jesus Cristo, tendo feito os votos perpétuos em 2005.

Nos tempos mais recentes, a par com o trabalho na pastoral das vocações da Conferência dos Bispos de França, tendo sido uma das participantes ativas no Sínodo sobre os Jovens. Era também, desde 2019, consultora da secretaria-geral do Sínodo dos Bispos, nomeada pelo Papa Francisco.

O padre Luis Marín de San Martín nasceu em 1961 em Madrid, fez os votos solenes em1985, tendo sido ordenado padre em 1988. É doutor em Teologia Sagrada pela Pontifícia Universidade de Comillas, em Madrid. Tem ocupado diversos cargos de formação e ensino universitário, sobretudo no âmbito da congregação a que pertence.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This