O Vídeo do Papa

Francisco pede aos educadores que ensinem a fraternidade

| 11 Jan 2023

 

“Gostaria de propor aos educadores que acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade” É com estas palavras que Francisco inicia o primeiro Vídeo do Papa de 2023, divulgado esta terça-feira, 10 de janeiro, e dedicado a todos os que, na sua profissão, têm a função de educar os mais jovens.

A iniciativa O Vídeo do Papa entra assim no seu oitavo ano consecutivo a publicar a intenção de oração que o Papa confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa.

Neste vídeo, Francisco mostra querer ampliar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre só no conteúdo. Para o Papa, o educador é uma testemunha de fraternidade que não entrega apenas os “seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”. Desta forma, os educadores podem ser “escutados com muito mais atenção e serão criadores de comunidade”.

Assim, o Papa pede que “rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis”.

 

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã novidade

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This