“Gostaria de propor aos educadores que acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade” É com estas palavras que Francisco inicia o primeiro Vídeo do Papa de 2023, divulgado esta terça-feira, 10 de janeiro, e dedicado a todos os que, na sua profissão, têm a função de educar os mais jovens.
A iniciativa O Vídeo do Papa entra assim no seu oitavo ano consecutivo a publicar a intenção de oração que o Papa confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa.
Neste vídeo, Francisco mostra querer ampliar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre só no conteúdo. Para o Papa, o educador é uma testemunha de fraternidade que não entrega apenas os “seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”. Desta forma, os educadores podem ser “escutados com muito mais atenção e serão criadores de comunidade”.
Assim, o Papa pede que “rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis”.