Catedral de Odessa atingida

Francisco propõe encontro com o Patriarca Cirilo

| 23 Jul 2023

Papa Francisco em videoconferência com patriarca cirilo a 16 março 2022 foto facebook de antonio spadaro sj

Papa Francisco em videoconferência com o Patriarca Cirilo, em março de 2022. Foto do Facebook de Antonio Spadaro sj.

 

O Papa Francisco propôs ao Patriarca Cirilo um encontro no aeroporto de Moscovo, à ida, ou à vinda, da sua viagem à Mongólia, ou seja, no dia 31 de agosto, ou no dia 4 de setembro, revelou a agência Tass este domingo, dia 23 de julho.

A agência oficial russa cita Leonid Sevastyanov, o presidente da União Mundial dos Velhos Crentes, que garante ter mantido uma conversa pessoal com o Papa este domingo, 23. Ainda não é conhecida qualquer resposta do Patriarca Cirilo a esta proposta. “O aeroporto é considerado uma zona de trânsito, é neutro, não provocaria a resistência daqueles que se opõem à visita do Papa à Rússia”, acrescentou Sevastyanov.

Cirilo tem sido um dos mais fiéis defensores da política de agressão de Putin à Ucrânia, classificando a invasão desta como um desígnio nacional russo e uma guerra religiosa contra a decadência ocidental [ver 7MARGENS]. 

Recorde-se que o primeiro encontro entre o Patriarca Cirilo e o Papa Francisco aconteceu no aeroporto de Havana em 2016. Francisco realizará uma visita apostólica à Mongólia entre 31 de agosto e 4 de setembro.

Catedral de Odessa atingida, Papa pede pela paz

Também este domingo, após a oração do Ângelus, o Papa renovou o convite para rezar pela paz, especialmente pela “querida Ucrânia”, e mencionou o ataque de mísseis que ocorreu na cidade de Odessa durante a noite, que também atingiu a catedral ortodoxa de Preobrazhensky. 

“Continuemos a rezar pela paz, especialmente pela amada Ucrânia, que continua a sofrer com morte e destruição, como infelizmente sucedeu em Odessa”,  pediu Francisco.

Citado pela agência Vatican News, o arquidiácono Palchuk falou em enorme destruição. “A destruição é enorme, metade da catedral está agora sem teto”. Documentos e objetos de valor foram levados para fora do edifício, cujo piso foi inundado pela água usada pelos bombeiros para apagar o fogo.

A Vatican News, que cita o relato da agência de notícias LaPresse, avançou que Palchuk disse que a destruição foi provocada por um míssil russo que penetrou na catedral até à cave. Duas pessoas que estavam dentro do edifício  ficaram feridas. “Com a ajuda de Deus, nós vamos restaurá-la”, disse o arquidiácono, em lágrimas.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This