Agenda pública suspensa até dia 18

Francisco recupera bem da intervenção cirúrgica aos intestinos

| 7 Jun 2023

“ O Santo Padre reagiu bem, tanto à cirurgia como à anestesia”, disse Sergio Alfieri, o médico responsável pela intervenção de três horas a que o Papa Francisco foi submetido.” Foto: Conferência de Imprensa realizada no Hospital Gemelli. © Vatican News

 

“ O Santo Padre reagiu bem, tanto à cirurgia como à anestesia”, disse Sergio Alfieri, o médico responsável pela intervenção de três horas a que o Papa Francisco foi submetido no Hospital Gemelli, durante a tarde de dia 7 de junho. Sergio Alfieri precisou que durante a operação “foi executada a reparação do defeito de hérnia, mediante uma cirurgia plástica da parede abdominal, com o auxílio de uma rede protésica”.

Alfieri sublinhou que  Francisco não apresentava sequelas da anterior cirurgia realizada há dois anos no mesmo hospital “e está completamente curado”, rejeitando quaisquer impactos negativos derivados das anestesias gerais. Contudo, não é provável que Francisco deixe o hospital antes do dia 15 de junho e Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, referiu que  todas as audiências do Papa estão suspensas até 18 de junho.

A nota da Sala de Imprensa, divulgada antes da intervenção cirúrgica, referia que Francisco “será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação (…) tornou-se necessária devido a uma hérnia encarcerada que está a causar síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas.”

De acordo com médicos contactados pelo 7MARGENS, este tipo de intervenções cirúrgicas  programadas decorrem da existência de “ sintomas suficientemente incomodativos que impedem a normal actividade do Papa” e previnem situações que “podem conduzir a complicações exigindo cuidados urgentes” os quais têm “um risco superior, dado que cirurgias realizadas em situações de urgência são geralmente mais complicadas do que as intervenções programadas”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

Lavandeira, Carrazeda de Ansiães

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados novidade

romaria em honra de Santa Eufémia, na aldeia de Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, carrega consigo inúmeros segredos. A festa só tem lugar em meados de setembro, mas foi agora objeto de um estudo publicado na Revista Memória Rural, do Museu da Memória Rural,  que recorda a tradição da carne de porco grelhada (a marrã), das promessas e dos certificados da missa celebrada pelo familiar defunto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This