Até 2030

Frota exclusiva de carros elétricos no Vaticano

| 19 Nov 2023

O Papa Francisco numa das audiências na Praça de São Pedro, Vaticano, em 2022. Foto © Tony Neves.

Francisco desloca-se no “papamóvel” numa das audiências na Praça de São Pedro, Vaticano, em 2022. Foto © Tony Neves.

 

O governo do Estado da Cidade do Vaticano anunciou na semana que passou a implementação de um programa de desenvolvimento da mobilidade sustentável, projetando uma frota composta exclusivamente por carros elétricos, até 2030. O programa, denominado “Conversão Ecológica 2030”, visa “substituir gradualmente os automóveis do Estado por veículos elétricos, a fim de tornar a frota automóvel neutra em termos de carbono até 2030”.

Em nota enviada à Agência Ecclesia, na passada quarta-feira, o Vaticano assumiu ainda o objetivo de “implementar a sua própria rede de carga, no Estado e em zonas extraterritoriais, alargando a utilização aos seus próprios funcionários” e assegurar que as necessidades energéticas são respondidas “exclusivamente de fontes de energia renováveis”.

A nota adianta que, para concretizar este projeto, foi assinado um “um acordo de parceria com o Grupo Volkswagen, no âmbito do programa de desenvolvimento da mobilidade sustentável”, para renovar a frota automóvel do Vaticano, através do aluguer de médio e longo prazo.

“O Estado da Cidade do Vaticano está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável através de políticas ecológicas de proteção do ambiente e de estratégias de poupança energética”, acrescenta o comunicado de imprensa. “Para atingir a neutralidade, será necessário investir em instalações tecnológicas que utilizem energias renováveis, compensar as emissões produzidas num sector reduzindo-as noutro, mas sobretudo promover a mobilidade elétrica e híbrida”, sustenta o governo do Estado.

O Papa vai discursar, a 2 de dezembro, na Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), marcada para o Dubai.

 

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This