Fundação AIS destina 5 milhões a reconstrução de estruturas católicas e edifícios de interesse patrimonial

| 2 Nov 20

Líbano. Beirute. Explosão Agosto 2020

Líbano. Beirute na zona do porto, depois da explosão de Agosto 2020. Foto © ACN-Portugal

 

A fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) aprovou uma ajuda adicional para a reconstrução de edifícios católicos destruídos em Beirute em consequência da explosão que atingiu a zona portuária da capital libanesa no passado dia 4 de Agosto.

Este apoio suplementar será concedido a projectos identificados pelos parceiros da AIS, como sendo prioritários não só para o trabalho quotidiano da Igreja como pela sua importância histórica e valor patrimonial.

Entre os edifícios listados, estão o Hospital e a residência das Irmãs do Rosário, localizados junto ao porto de Beirute, no epicentro da explosão, assim como a icónica catedral maronita de São Jorge, no centro da cidade, considerada um símbolo importante da histórica presença católica na capital libanesa. Também os trabalhos de reconstrução da igreja grega melquita de São Salvador, edificada na década de 1890, serão apoiados por este fundo.

Numa primeira fase, a ajuda da Fundação AIS está estimada em cinco milhões de euros e inclui, além da reconstrução e recuperação de edifícios da Igreja, projectos de apoio à juventude e de distribuição de ajuda alimentar de emergência para as famílias mais atingidas pela explosão.

“A prioridade inicial é – explica Thomas Heine-Geldern, presidente executivo internacional da Fundação AIS – fornecer os fundos necessários para a conclusão dos trabalhos de reparação de emergência e que são considerados essenciais antes da chegada do Inverno, a fim de se evitar danos ainda maiores causados pelas chuvas, e simultaneamente, tornar esses edifícios já utilizáveis” pela comunidade.

Calcula-se que a explosão de uma quantidade significativa de nitrato de amónio, que estava armazenada no porto de Beirute, tenha provocado cerca de duas centenas de mortos, mais de 6500 feridos e a destruição total ou parcial de mais de 90 mil habitações, assim como de mais de uma centena de igrejas, capelas, conventos e escolas. A explosão atingiu principalmente os dois bairros mais próximos do porto, Mar Maroun e Achrafieh, este predominantemente cristão.

Mais de 300 mil pessoas, das quais cerca de 80 mil são crianças, ficaram desalojadas. Logo a seguir à tragédia, a Fundação AIS decidira enviar uma ajuda de emergência no valor de 250 mil euros, destinados essencialmente, à “aquisição de cabazes alimentares” para cerca de cinco mil famílias.

 

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

O outro sou eu

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This