Vaticano

Fundação Fratelli Tutti vai ser “laboratório do futuro”

| 22 Out 2021

Mauro Gambetti com o Papa Francisco. Foto © Vatican News.

“Fratelli Tutti” é a nova fundação que vai nascer no Vaticano, para ajudar a planear e concretizar “o novo humanismo integral”. O anúncio foi feito pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de S. Pedro, num evento que decorreu no Senado italiano.

Explicando o que será este “sonho que está para se materializar”, em torno da Fábrica de S. Pedro, terá três grandes  áreas de ação: “A área que se relaciona com a arte, em particular a sagrada; a que tratará da formação; e a que estará voltada para o diálogo com povos, culturas e religiões”. Será “uma ferramenta ágil e transparente ao serviço das pessoas”, acrescentou.

De modo especial, a fundação organizará “eventos e itinerários, vivências e momentos em torno da Basílica-mãe da Igreja Católica para favorecer a interiorização dos valores de liberdade, igualdade e fraternidade que, como sublinha o Papa na sua última encíclica Fratelli Tutti, são as condições políticas para a construção de um ‘amor universal’ que reconheça e proteja a dignidade das pessoas ”, esclareceu o cardeal arcipreste.

Pretende-se, nas atividades a desenvolver, “reunir jovens e adultos, gestores e trabalhadores, economistas e políticos, administradores e académicos, cientistas e empresários”. Na verdade, “é necessário investir tempo e energia no diálogo social”.

A nova fundação deve arrancar no início de 2022, “provavelmente com iniciativas no domínio da arte sacra , que combinem arte e espiritualidade”, prosseguindo, com atividades no âmbito da formação, virada para os jovens. “O espaço será aberto ao mundo, com o objetivo de identificar os rumos de um caminho comum para o futuro, estimulando a discussão sobre os principais temas que são caros às pessoas de hoje, em sintonia com o magistério do Papa Francisco”, explicou o cardeal Gambetti.

Em entrevista ao Vatican News, foi mais explícito quanto ao perfil e metodologia de funcionamento do que aquele site designa por “laboratório do futuro”: “A ideia – fez notar o cardeal –  é realizar algumas semanas de encontro de tipo residencial para permitir que as pessoas se encontrem, partilhem, reflitam sobre certas temáticas e depois procurem fazer emergir a uma nova ideia ou uma nova abordagem. Por exemplo, se pensarmos nos jovens, poderia ser uma start-up em algum segmento da economia, mobilidade, e temas ligados ao clima e meio ambiente. Ou se nos dirigimos ao mundo empresarial, reunindo pessoas com funções de gestão ou outros papéis importantes, poderíamos olhar para a questão dos novos modelos de desenvolvimento”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco”

Comissões Justiça e Paz da Europa

“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco” novidade

“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.

A hermenêutica de Jesus (3): Jesus e as Parábolas

A hermenêutica de Jesus (3): Jesus e as Parábolas novidade

O ensino das sagradas escrituras na época de Jesus era uma prática comum entre o povo judeu. Desde cedo, os rabinos ensinavam às crianças a leitura e escrita da Torá e a memorizar grandes porções da mesma. Entre as várias técnicas de ensino, estava a utilização de parábolas.

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This