Vaticano

Fundação Fratelli Tutti vai ser “laboratório do futuro”

| 22 Out 21

Mauro Gambetti com o Papa Francisco. Foto © Vatican News.

“Fratelli Tutti” é a nova fundação que vai nascer no Vaticano, para ajudar a planear e concretizar “o novo humanismo integral”. O anúncio foi feito pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de S. Pedro, num evento que decorreu no Senado italiano.

Explicando o que será este “sonho que está para se materializar”, em torno da Fábrica de S. Pedro, terá três grandes  áreas de ação: “A área que se relaciona com a arte, em particular a sagrada; a que tratará da formação; e a que estará voltada para o diálogo com povos, culturas e religiões”. Será “uma ferramenta ágil e transparente ao serviço das pessoas”, acrescentou.

De modo especial, a fundação organizará “eventos e itinerários, vivências e momentos em torno da Basílica-mãe da Igreja Católica para favorecer a interiorização dos valores de liberdade, igualdade e fraternidade que, como sublinha o Papa na sua última encíclica Fratelli Tutti, são as condições políticas para a construção de um ‘amor universal’ que reconheça e proteja a dignidade das pessoas ”, esclareceu o cardeal arcipreste.

Pretende-se, nas atividades a desenvolver, “reunir jovens e adultos, gestores e trabalhadores, economistas e políticos, administradores e académicos, cientistas e empresários”. Na verdade, “é necessário investir tempo e energia no diálogo social”.

A nova fundação deve arrancar no início de 2022, “provavelmente com iniciativas no domínio da arte sacra , que combinem arte e espiritualidade”, prosseguindo, com atividades no âmbito da formação, virada para os jovens. “O espaço será aberto ao mundo, com o objetivo de identificar os rumos de um caminho comum para o futuro, estimulando a discussão sobre os principais temas que são caros às pessoas de hoje, em sintonia com o magistério do Papa Francisco”, explicou o cardeal Gambetti.

Em entrevista ao Vatican News, foi mais explícito quanto ao perfil e metodologia de funcionamento do que aquele site designa por “laboratório do futuro”: “A ideia – fez notar o cardeal –  é realizar algumas semanas de encontro de tipo residencial para permitir que as pessoas se encontrem, partilhem, reflitam sobre certas temáticas e depois procurem fazer emergir a uma nova ideia ou uma nova abordagem. Por exemplo, se pensarmos nos jovens, poderia ser uma start-up em algum segmento da economia, mobilidade, e temas ligados ao clima e meio ambiente. Ou se nos dirigimos ao mundo empresarial, reunindo pessoas com funções de gestão ou outros papéis importantes, poderíamos olhar para a questão dos novos modelos de desenvolvimento”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida novidade

Ainda antes de acabar o curso fui à minha primeira entrevista de trabalho “a sério”, numa produtora de filmes num bairro trendy de Lisboa. Roubei um dia à escrita da tese de mestrado, apanhei o comboio e lá fui eu, tão nervosa quanto entusiasmada. O dono começou por me perguntar se fazer cinema era o meu sonho. Fiquei logo sem chão. Sofri, desde muito cedo, de um mal que me acompanha até hoje: sonhava demais e muitos sonhos diferentes.

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma

Francisco no Chipre e Grécia

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma novidade

“A Europa não pode ignorar o Mediterrâneo”, diz o Papa, que inicia nesta quinta-feira uma viagem para recordar a convivência inter-religiosa que Chipre já viveu e a osmose entre o pensamento grego e o cristianismo. Mas Francisco atravessará terreno escaldante, tensões políticas e tragédias humanitárias ao rubro: a última capital do mundo partida ao meio, Grécia e Turquia zangadas, refugiados, migrações, diálogo com os ortodoxos, convivência com os muçulmanos…

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This