As cerimónias fúnebres do padre José Martins Júnior terão lugar no próximo domingo, 22 de junho de 2025, pelas 10h30, na Igreja da Ribeira Seca, Machico, assinalando assim os 56 anos da sua chegada a esta paróquia madeirense.
Na página de Facebook da paróquia, que divulgou a informação, pede-se que, “quem desejar”, “leve um cravo vermelho, símbolo da sua maior luta, a da Liberdade, como gesto de gratidão e memória”.
As exéquias devem ser presididas pelo padre José Luís Rodrigues, pároco de São José, por vontade do próprio Martins Júnior.
“Prestaremos a merecida homenagem a quem tanto deu à nossa terra e à nossa gente”, diz-se na referida publicação, antecipando-se que, oportunamente, serão anunciadas novas informações.
Filho de um pescador — um “proletário”, como gostava de dizer — José Martins Júnior nasceu a 16 de novembro de 1938, no seio de uma família modesta. Em 1950, com 12 anos, ingressou no Seminário Diocesano do Funchal.
Foi ordenado padre a 15 de agosto de 1962 e celebrou a primeira missa nessa mesma data, na igreja Matriz de Machico. Depois de uma passagem por Moçambique, durante a guerra colonial, foi nomeado pároco da então recém-criada paróquia da Ribeira Seca, a 22 de junho de 1969.









