
Mais de 260.000 crianças africanas com menos de cinco anos morrem todos os anos de malária. Foto © Himarkley.
A Aliança para a Vacina (GAVI) aprovou no fim do dia 2 de dezembro um investimento de 156 milhões de dólares (cerca de 138 milhões de euros) para a compra e distribuição de uma vacina antimalária nos países da África subsariana mais atingidos pela doença. A decisão consta de um comunicado da organização e cobre o período de 2022 a 2025.
José Manuel Barroso, presidente da GAVI, considerou que esta decisão “ajuda a proteger milhões de vidas”. Mais de 260.000 crianças africanas com menos de cinco anos morrem todos os anos de malária. Metade destas vivem nos seis países em que agora a GAVI vai distribuir a vacina “RTS, S” fabricada pela farmacêutica britânica GFK.
A GAVI é uma parceria público-privada que tem por objetivo vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil. A Fundação Bill & Melinda Gates é um dos fundadores e grande financiador da GAVI.
Em Portugal, a agora diretora-executiva do Instituto de Medicina Molecular, Maria Manuel Mota, que tem dedicado boa parte da sua vida à investigação de uma vacina que permita erradicar a malária, vibrou em abril deste ano com os resultados muito positivos alcançados num ensaio clínico desenvolvido em vários países africanos.