Documentário da Tv2000

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

| 21 Dez 2022

gaza, imagens de documentario da tv2000

Algumas imagens do documentário que será transmitido este Natal pela cadeia de televisão italiana Tv2000.

 

Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos em Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco a trabalhar na cidade palestiniana, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.

“A maioria dos habitantes é jovem e nunca saiu daqui”, conta o padre Gabriel Romanelli. “Aqui eu tento criar um oásis para todos os cristãos. Eles vivem de forma muito simples, sabem o que significa ser cristão e isso é uma lição para nós, ocidentais. Não sabemos o que significa sofrer pelo nome de Cristo”, explica o pároco de Gaza à correspondente da Tv2000 em Jerusalém, Alessadra Buzzetti.

Ao longo do documentário, as câmaras da Tv2000 acompanham o quotidiano de uma família cristã dividida entre a cidade de Gaza e Belém. “Durante um bombardeamento”, recorda Yousef à Tv2000, “eu disse à minha mulher: vai embora com as meninas. Quando elas deixaram Gaza eu respirei aliviado, porque elas estavam fora de perigo, mas depois de algum tempo disse a mim mesmo: o que fiz eu? Onde estão as minhas filhas? Eu preciso delas perto de mim. Deixem-me abraçá-las, mesmo que seja apenas por uma hora”, conta emocionado.

Mas Yousef não tem autorização das autoridades israelitas para deixar Gaza e juntar-se a elas. E Marcel, esposa de Yousef, e as três filhas, que na altura conseguiram autorização (temporária) para sair, neste momento encontram-se “ilegais” em Israel. “Também é perigoso para nós mudarmos de uma cidade palestiniana para outra. Se os militares israelitas nos param, corremos o risco de sermos mandadas de volta para Gaza e nunca mais podermos sair”, afirma.

O documentário, cujo vídeo de apresentação pode ser visto abaixo, poderá ser acompanhado através da página online da cadeia de televisão italiana no sábado, às 15h30, e no domingo, às 7h20 (horas de Portugal).

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This