Documentário da Tv2000

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

| 21 Dez 2022

gaza, imagens de documentario da tv2000

Algumas imagens do documentário que será transmitido este Natal pela cadeia de televisão italiana Tv2000.

 

Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos em Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco a trabalhar na cidade palestiniana, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.

“A maioria dos habitantes é jovem e nunca saiu daqui”, conta o padre Gabriel Romanelli. “Aqui eu tento criar um oásis para todos os cristãos. Eles vivem de forma muito simples, sabem o que significa ser cristão e isso é uma lição para nós, ocidentais. Não sabemos o que significa sofrer pelo nome de Cristo”, explica o pároco de Gaza à correspondente da Tv2000 em Jerusalém, Alessadra Buzzetti.

Ao longo do documentário, as câmaras da Tv2000 acompanham o quotidiano de uma família cristã dividida entre a cidade de Gaza e Belém. “Durante um bombardeamento”, recorda Yousef à Tv2000, “eu disse à minha mulher: vai embora com as meninas. Quando elas deixaram Gaza eu respirei aliviado, porque elas estavam fora de perigo, mas depois de algum tempo disse a mim mesmo: o que fiz eu? Onde estão as minhas filhas? Eu preciso delas perto de mim. Deixem-me abraçá-las, mesmo que seja apenas por uma hora”, conta emocionado.

Mas Yousef não tem autorização das autoridades israelitas para deixar Gaza e juntar-se a elas. E Marcel, esposa de Yousef, e as três filhas, que na altura conseguiram autorização (temporária) para sair, neste momento encontram-se “ilegais” em Israel. “Também é perigoso para nós mudarmos de uma cidade palestiniana para outra. Se os militares israelitas nos param, corremos o risco de sermos mandadas de volta para Gaza e nunca mais podermos sair”, afirma.

O documentário, cujo vídeo de apresentação pode ser visto abaixo, poderá ser acompanhado através da página online da cadeia de televisão italiana no sábado, às 15h30, e no domingo, às 7h20 (horas de Portugal).

 

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã novidade

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This