Detido em prisão de alta segurança

Governo da Nicarágua divulga fotos e vídeo do bispo Rolando Álvarez

| 27 Mar 2023

bispo rolando alvarez recebe visita dos seus irmãos na prisão, foto divulgada a 25 de março de 2023 pelo governo da Nicarágua

O bispo Rolando Álvarez durante a visita dos seus irmãos Vilma e Manuel Antonio à prisão de alta segurança onde se encontra, conhecida como La Modelo. Foto divulgada pelo governo da Nicarágua.

 

Depois de várias organizações de direitos humanos e elementos da Igreja na Nicarágua terem manifestado fortes preocupações quanto às condições a que o bispo Rolando Álvarez estaria sujeito no estabelecimento de alta segurança onde foi colocado após ter sido condenado a 26 anos de prisão “por traição à pátria”, as televisões do regime de Daniel Ortega divulgaram este sábado, 25 de março, fotos e um vídeo em que o prelado aparece acompanhado dos seus dois irmãos, que terão tido permissão para visitá-lo.

A última fotografia conhecida do bispo de Matagalpa havia sido tirada em janeiro deste ano, quando Álvarez participou na audiência inicial do seu processo, durante a qual uma juíza determinou que permaneceria em prisão domiciliária.

Nas mais recentes imagens, o bispo surge numa sala do Sistema Penitenciário Jorge Navarro de Tipitana (conhecido como La Modelo), sentado à mesa, a partilhar uma refeição com os seus irmãos Vilma e Manuel Antonio Álvarez Lagos.

No vídeo, é possível ouvir alguém que se encontra por trás das câmaras a perguntar a Rolando Álvarez como está e como se tem sentido na prisão, ao que o bispo responde: “Graças a Deus, bem; com muita força interior, com muita paz no Senhor e na Virgem Santíssima”. A mesma pessoa questiona ainda se ele tem recebido um tratamento digno “como todo o ser humano naquela prisão”, e Álvarez confirma: “Sim, graças a Deus, agradeço ás autoridades competentes e às do Sistema Penitenciário”.

Apesar de aparecer sorridente, Rolando Álvarez manifesta-se surpreendido quando a mesma pessoa se mostra satisfeita por vê-lo tão bem, e comenta: “Ah, bom! Pareço-lhe bem e saudável? E a cara, como lhe parece?”.

Durante todo o vídeo, que pode ser visto abaixo, escutam-se os constantes disparos das máquinas fotográficas a registar o momento, e os sorrisos não são suficientes para disfarçar um ambiente tenso e encenado.

Recorde-se que o Ministério das Relações Externas da Nicarágua pediu à Santa Sé o encerramento das suas missões diplomáticas no país no passado dia 10 de março, tendo a Nunciatura Apostólica na Nicarágua sido encerrada sete dias depois.

As relações entre a Igreja e o Governo da Nicarágua têm vindo a deteriorar-se já desde 2018, quando as autoridades reprimiram violentamente os protestos antigovernamentais e alguns líderes católicos deram abrigo aos manifestantes nas suas igrejas, tendo depois procurado atuar como mediadores entre o regime e a oposição.

A tensão entre a Igreja e o Governo de Ortega continuou a aumentar nos primeiros meses deste ano. O bispo Rolando Alvarez foi condenado a 26 anos de prisão, depois de se ter recusado a ser deportado juntamente com vários padres e seminaristas para os EUA, foi proibida a celebração de qualquer procissão nas ruas durante a Quaresma, e duas universidades católicas foram forçadas a encerrar, assim como a Fundação Mariana de combate ao Cancro, e ainda os dois escritórios da Cáritas no país.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This