Detido em prisão de alta segurança

Governo da Nicarágua divulga fotos e vídeo do bispo Rolando Álvarez

| 27 Mar 2023

bispo rolando alvarez recebe visita dos seus irmãos na prisão, foto divulgada a 25 de março de 2023 pelo governo da Nicarágua

O bispo Rolando Álvarez durante a visita dos seus irmãos Vilma e Manuel Antonio à prisão de alta segurança onde se encontra, conhecida como La Modelo. Foto divulgada pelo governo da Nicarágua.

 

Depois de várias organizações de direitos humanos e elementos da Igreja na Nicarágua terem manifestado fortes preocupações quanto às condições a que o bispo Rolando Álvarez estaria sujeito no estabelecimento de alta segurança onde foi colocado após ter sido condenado a 26 anos de prisão “por traição à pátria”, as televisões do regime de Daniel Ortega divulgaram este sábado, 25 de março, fotos e um vídeo em que o prelado aparece acompanhado dos seus dois irmãos, que terão tido permissão para visitá-lo.

A última fotografia conhecida do bispo de Matagalpa havia sido tirada em janeiro deste ano, quando Álvarez participou na audiência inicial do seu processo, durante a qual uma juíza determinou que permaneceria em prisão domiciliária.

Nas mais recentes imagens, o bispo surge numa sala do Sistema Penitenciário Jorge Navarro de Tipitana (conhecido como La Modelo), sentado à mesa, a partilhar uma refeição com os seus irmãos Vilma e Manuel Antonio Álvarez Lagos.

No vídeo, é possível ouvir alguém que se encontra por trás das câmaras a perguntar a Rolando Álvarez como está e como se tem sentido na prisão, ao que o bispo responde: “Graças a Deus, bem; com muita força interior, com muita paz no Senhor e na Virgem Santíssima”. A mesma pessoa questiona ainda se ele tem recebido um tratamento digno “como todo o ser humano naquela prisão”, e Álvarez confirma: “Sim, graças a Deus, agradeço ás autoridades competentes e às do Sistema Penitenciário”.

Apesar de aparecer sorridente, Rolando Álvarez manifesta-se surpreendido quando a mesma pessoa se mostra satisfeita por vê-lo tão bem, e comenta: “Ah, bom! Pareço-lhe bem e saudável? E a cara, como lhe parece?”.

Durante todo o vídeo, que pode ser visto abaixo, escutam-se os constantes disparos das máquinas fotográficas a registar o momento, e os sorrisos não são suficientes para disfarçar um ambiente tenso e encenado.

Recorde-se que o Ministério das Relações Externas da Nicarágua pediu à Santa Sé o encerramento das suas missões diplomáticas no país no passado dia 10 de março, tendo a Nunciatura Apostólica na Nicarágua sido encerrada sete dias depois.

As relações entre a Igreja e o Governo da Nicarágua têm vindo a deteriorar-se já desde 2018, quando as autoridades reprimiram violentamente os protestos antigovernamentais e alguns líderes católicos deram abrigo aos manifestantes nas suas igrejas, tendo depois procurado atuar como mediadores entre o regime e a oposição.

A tensão entre a Igreja e o Governo de Ortega continuou a aumentar nos primeiros meses deste ano. O bispo Rolando Alvarez foi condenado a 26 anos de prisão, depois de se ter recusado a ser deportado juntamente com vários padres e seminaristas para os EUA, foi proibida a celebração de qualquer procissão nas ruas durante a Quaresma, e duas universidades católicas foram forçadas a encerrar, assim como a Fundação Mariana de combate ao Cancro, e ainda os dois escritórios da Cáritas no país.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This