Inspirado pelo Papa Francisco

Grande Imã de Al Azhar planeia viagem ao Iraque

| 22 Set 21

papa francisco imã al-tayeb nov 2019 foto vatican news (1)

Imã Ahmed al-Tayeb com o Papa Francisco, no Vaticano, em novembro de 2019.  Foto © Vatican News.

 

Depois do Papa Francisco, será agora a vez do Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, fazer uma visita oficial ao Iraque. A viagem está prevista para novembro e, de acordo com a Asia News, os preparativos já estão em andamento.

Durante a visita, o líder sunita deverá reunir-se com o Grande Ayatolah Ali Al-Sistani, a maior autoridade dos muçulmanos xiitas. Se tal acontecer, o encontro entre os líderes dos dois principais ramos do Islão será histórico.

Para o governo iraquiano, a visita seria mais um “sucesso” após a visita do Papa Francisco que “restaurou a confiança” no país, afirmou uma fonte próxima do governo.

Em declarações à Asia News, o patriarca da Igreja Caldeia, cardeal Louis Raphael Sako, observou que a viagem do imã “é o resultado da visita do Papa Francisco”, a qual “abriu as portas do Iraque” para o mundo exterior e restaurou o seu “lugar central” no plano político e diplomático.

“É um caminho aberto pelo documento sobre a fraternidade assinado em Abu Dhabi e reiterado pelo encontro entre o Papa e al-Sistani em Najaf”, sublinhou o patriarca caldeu.

 

Nós somos porque eles foram. E nós seremos nos que vierem a ser.

Nós somos porque eles foram. E nós seremos nos que vierem a ser. novidade

A homenagem aos que perderam as suas vidas nesta pandemia é uma forma de reconhecermos que não foram só os seus dias que foram precoce e abruptamente reduzidos, mas também que todos nós, os sobreviventes, perdemos neles um património imenso e insubstituível. Só não o perderemos totalmente se procurarmos valorizá-lo, de formas mais ou menos simbólicas como é o caso da Jornada da Memória e da Esperança deste fim-de-semana, mas também na reflexão sobre as nossas próprias vidas e as das gerações que nos sucederão.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Parlamento aprovou voto de solidariedade com vítimas da pandemia e iniciativa cidadã

Jornada da Memória e da Esperança

Parlamento aprovou voto de solidariedade com vítimas da pandemia e iniciativa cidadã novidade

A Assembleia da República (AR) manifestou o seu apreço pela Jornada de Memória e Esperança, que decorre neste fim-de-semana em todo o país, através de um voto de solidariedade com as vítimas de covid-19 e com as pessoas afectadas pela pandemia, bem como com todos os que ajudaram no seu combate, com destaque para os profissionais de saúde.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This