
Imã Ahmed al-Tayeb com o Papa Francisco, no Vaticano, em novembro de 2019. Foto © Vatican News.
Depois do Papa Francisco, será agora a vez do Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, fazer uma visita oficial ao Iraque. A viagem está prevista para novembro e, de acordo com a Asia News, os preparativos já estão em andamento.
Durante a visita, o líder sunita deverá reunir-se com o Grande Ayatolah Ali Al-Sistani, a maior autoridade dos muçulmanos xiitas. Se tal acontecer, o encontro entre os líderes dos dois principais ramos do Islão será histórico.
Para o governo iraquiano, a visita seria mais um “sucesso” após a visita do Papa Francisco que “restaurou a confiança” no país, afirmou uma fonte próxima do governo.
Em declarações à Asia News, o patriarca da Igreja Caldeia, cardeal Louis Raphael Sako, observou que a viagem do imã “é o resultado da visita do Papa Francisco”, a qual “abriu as portas do Iraque” para o mundo exterior e restaurou o seu “lugar central” no plano político e diplomático.
“É um caminho aberto pelo documento sobre a fraternidade assinado em Abu Dhabi e reiterado pelo encontro entre o Papa e al-Sistani em Najaf”, sublinhou o patriarca caldeu.