Inspirado pelo Papa Francisco

Grande Imã de Al Azhar planeia viagem ao Iraque

| 22 Set 2021

papa francisco imã al-tayeb nov 2019 foto vatican news (1)

Imã Ahmed al-Tayeb com o Papa Francisco, no Vaticano, em novembro de 2019.  Foto © Vatican News.

 

Depois do Papa Francisco, será agora a vez do Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, fazer uma visita oficial ao Iraque. A viagem está prevista para novembro e, de acordo com a Asia News, os preparativos já estão em andamento.

Durante a visita, o líder sunita deverá reunir-se com o Grande Ayatolah Ali Al-Sistani, a maior autoridade dos muçulmanos xiitas. Se tal acontecer, o encontro entre os líderes dos dois principais ramos do Islão será histórico.

Para o governo iraquiano, a visita seria mais um “sucesso” após a visita do Papa Francisco que “restaurou a confiança” no país, afirmou uma fonte próxima do governo.

Em declarações à Asia News, o patriarca da Igreja Caldeia, cardeal Louis Raphael Sako, observou que a viagem do imã “é o resultado da visita do Papa Francisco”, a qual “abriu as portas do Iraque” para o mundo exterior e restaurou o seu “lugar central” no plano político e diplomático.

“É um caminho aberto pelo documento sobre a fraternidade assinado em Abu Dhabi e reiterado pelo encontro entre o Papa e al-Sistani em Najaf”, sublinhou o patriarca caldeu.

 

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This