Alemanha

Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração

| 17 Out 2022

grande mesquita de colónia © Raimond Spekking CC BY-SA 4.0 (via Wikimedia Commons)

Inaugurada em 2018 pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, a mesquita de Colónia é, com seus minaretes de 55 metros de altura e uma grande cúpula de 36 metros, uma das mais imponentes da Europa. © Raimond Spekking CC BY-SA 4.0 (via Wikimedia Commons)

 

O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.

Henriette Reker, Presidente do município que conta com mais de um milhão de habitantes (entre os quais cerca de cem mil muçulmanos) vê nesta iniciativa “um sinal de respeito” e “um exemplo de aceitação mútua da religião”.

“É um passo importante na perceção das comunidades religiosas muçulmanas como parte da sociedade” afirmou por seu lado Abdurrahman Atasoy, vice-presidente da União Turco-Islâmica, citado pelo The Muslim Times.

Inaugurada em 2018 pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, a mesquita de Colónia é, com seus minaretes de 55 metros de altura e uma grande cúpula de 36 metros, uma das mais imponentes da Europa. Localizada no bairro de Ehrenfeld, não muito longe da torre de TV de Colónia, foi projetada com paredes de vidro e uma escadaria acessível a partir da rua, simbolizando a abertura a pessoas de todas as religiões. Ocupa uma área de 4.500 m2.

O chamado do muezzin soará todas as sextas-feiras, por apenas cinco minutos, entre as 12h e 15h, e o volume não poderá exceder os 60 decibéis, devendo ser audível apenas na área que circunda a mesquita.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil

Apelo internacional

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil novidade

Com o objetivo de “aumentar a assistência humanitária às comunidades afetadas pelas devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, no Brasil”, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um “apelo de emergência de cerca de oito milhões de euros”, anunciou a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na última quarta-feira, 22 de maio.

A Dignidade da pessoa humana como prioridade

A Dignidade da pessoa humana como prioridade novidade

Na semana depois de Pentecostes é oportuno recordar a publicação da declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana, elaborada durante cinco anos e divulgada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, pondo a tónica na dimensão universal, filosófica e antropológica, do respeito pela pessoa humana enquanto fator de salvaguarda dos direitos humanos, do primado da justiça e do reconhecimento de que todos os seres humanos como livres e iguais em dignidade e direitos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This