Programa RTP com o 7M

“Grandes Esperanças”; a guerra e a paz e como curar o planeta A?

| 14 Jul 2023

 

Bhoye Diallo saiu da sua Guiné-Conacri natal aos 16 anos à procura de um lugar para estudar sem sobressaltos nem tensões sociais. Passou pelos vizinhos Guiné-Bissau e Senegal, atravessou a Mauritânia, chegou depois a Marrocos e à Espanha, através do Mediterrâneo. Finalmente, Portugal foi o seu destino, há cinco anos e aqui trabalha na Academia de Líderes Ubuntu, alimentando o sonho de um dia ser o presidente do seu país para poder “ajudar a melhorar a situação” das populações.

Este refugiado da Guiné-Conacri foi um dos três participantes no programa Grandes Esperanças, da RTP, moderado pelo jornalista do 7MARGENS, António Marujo, e que passa aos domingos às 14h30 (RTP 3) e às 15h (Antena 1), estando sempre disponível também na RTP Play.

“Guerra e Paz” foi o tema do primeiro programa e nele participaram ainda Joana Bacelar Virgy, gestora de Programas Internacionais na Hult Prize Foundation e coordenadora do Departamento Nacional dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no Corpo Nacional de Escutas – e que esteve já em 75 países; e Pedro Silva Rei, historiador, com licenciatura e mestrado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que tem colaborado também com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Neste primeiro debate, falou-se do sonho de um mundo sem armas, das guerras esquecidas, do aumento exponencial da corrida aos armamentos e da relação da guerra com o tema dos direitos humanos. A falta de políticos que ajam a partir das suas convicções religiosas para pôr o diálogo como tarefa prioritária para a resolução dos conflitos, e a possibilidade da não-violência foram também debatidos.

“E o que fazer, então, para curar o planeta A?” foi o tema do segundo programa, que passará neste domingo, 16, nos horários referidos. “Se não há um planeta B, temos mesmo de tratar do planeta A, ou T de Terra”, foi o ponto de partida para o debate, que atravessou temas como a emergência climática, as fracas respostas internacionais, a urgência de uma economia baseada no descrescimento, o papel das gerações jovens no debate, e a proposta do Papa de uma ecologia integral, a par do conceito de cuidado e da mudança do estilo de vida.

Neste segundo debate, intervêm Noah Zino, activista da Climáximo e do movimento por Justiça Climática; Carolina Silva, que integra a equipa Clima, Energia e Mobilidade da Associação Zero; e Pedro Franco, doutorando de Teoria da Literatura, que tem estado ligado a movimentos católicos inspirados na encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado da criação.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This