AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Grécia irritada com Presidente turco por causa de Hagia Sophia

| 02/04/2019

Grécia irritada com Presidente turco por causa de Hagia Sophia

by | 2 Abr 19 | Estado, Política e Religiões, Islão, Últimas

Mosaicos cristãos e símbolos muçulmanos juntos no interior de Hagia Sophia. Fotografias © António José Paulino

 

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse numa entrevista no domingo, dia 31 de março, por ocasião das eleições locais no seu país, que era possível reconverter a função do actual museu Hagia Sophia em mesquita. 

As declarações surgem depois de várias manifestações de protesto contra o atentado terrorista numa mesquita da Nova Zelândia, cujo atirador disse que a Hagia Sophia deveria ficar “livre de minaretes”.

A sugestão de Erdogan deixou a Grécia irritada, pois o monumento, antes de ter ido mesquita, foi a principal igreja do cristianismo oriental, originalmente construída no século VI. E assim permaneceu, tornando-se a sede da Igreja Ortodoxa Grega, até ser convertida em mesquita após a conquista otomana da então Constantinopla, em 1453. Com o fim do Império Otomano e a criação da atual Turquia, o líder da nova nação, Ataturk, transformou a estrutura num museu, que atrai milhões de turistas todos os anos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros grego, George Katrougalos, reagiu, dizendo que Hagia Sophia “não é apenas um grande templo da cristandade – o maior durante muitos séculos -, mas também pertence à humanidade. Foi reconhecido pela UNESCO como parte de nossa herança cultural global”. “Portanto, qualquer questionamento desse estatuto não é apenas um insulto aos sentimentos dos cristãos, é um insulto à comunidade internacional e ao direito internacional”, acrescentou. 

“Esperamos que as declarações corretas de 16 de março das autoridades turcas sejam válidas e que não haja mudança desse estatuto”, acrescentou o ministro, referindo-se a uma intervenção de Erdogan, descartou a possibilidade de mudar a função de Hagia Sophia. Mas o próprio Erdogan já rezou dentro do antigo templo. 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se …

[Arquipélago Jerusalém]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se … novidade

Acordamos e consultamos as notícias e fica a impressão que o mundo está muito desarrumado e que somos impotentes para o modificar; que pouco podemos fazer contra a ideologia  trumpista, putinista e xijinpinguista – que mistura consumismo e força bruta: preciso de poder comprar o que quero e, se não puder comprar, posso tomá-lo à força. A propaganda alcança o seu fim quando já dispensamos o propagandista e passamos nós próprios a repeti-la. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.