Greta Thunberg não vai à Cimeira do Clima em protesto contra distribuição injusta das vacinas anti-covid-19

| 9 Abr 2021

Greta Thunberg a 19 de Julho de 2019, em Berlim (Alemanha), na manifestação das “sextas-feiras pelo futuro. Foto © Leonhard Lenz.

 

Greta Thunberg, jovem ativista da luta contra as alterações climáticas, não estará presente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow (Reino Unido) de 1 a 12 de novembro de 2021.

Num curto vídeo enviado nesta sexta-feira, 9 de abril, à Agência France Presse, Thunberg afirmou que só mudará de opinião e aceitará estar presente caso o atual padrão de desigual distribuição de vacinas contra a covid-19 entre países ricos e países pobres seja substancialmente alterado, deixando aqueles de acumular vacinas em excesso à custa das populações dos países mais pobres.

A ativista defende que as pessoas mais vulneráveis dos países pobres devem ter prioridade no acesso à vacinação contra a covid-19 em relação aos “jovens saudáveis das sociedades ricas” do Ocidente.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This