Apoio à Vítima

Grupo Vita faz formação para lidar com situações de crise

| 19 Mar 2024

Rute Agulhas, Grupo Vita

Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita, na entrevista ao 7MARGENS/Antena 1, em 30 de novembro: a estrutura quer reforçar as competências para lidar com situações de crise. Foto António Marujo/7MARGENS.

 

O Grupo Vita, organismo independente de apoio às vítimas de abuso sexual por parte de membros da Igreja Católica em Portugal, irá receber uma formação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com o objetivo de reforçar as suas competências para lidar com situações de crise, informa um comunicado enviado ao 7MARGENS.

A formação, ministrada pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM, surge na sequência dos inúmeros contactos que o Grupo Vita recebe de pessoas em situação de ideação suicida ou até homicida, que estão a ser acompanhadas a nível psicológico e psiquiátrico. Assim, aprender a lidar com estes contextos revela-se fundamental para os seus membros.

Estão, também, marcadas outras ações de formação para diversos membros de estruturas eclesiásticas, como catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, docentes de escolas católicas e professores de escolas públicas (esta última, a pedido da Direção Geral de Educação). Também será iniciado um novo ciclo formativo dirigido a vários institutos religiosos.

Durante os dez meses em que tem estado ativo, o grupo já recebeu contactos de 84 pessoas que se queixaram de situações de abuso sexual perpetradas por membros da Igreja Católica portuguesa. Já decorreram, também, 52 atendimentos por parte deste órgão de apoio às vítimas, estando agendados mais alguns para breve. Doze pessoas requereram, ainda, indemnizações face aos danos que as situações de abuso lhes causaram. O segundo relatório do grupo VITA será apresentado em Fátima no dia 18 de junho de 2024.

O Grupo VITA pode ser contactado através da sua linha de atendimento telefónico (915 090 000) ou do formulário para sinalizações, já disponível na página daquele organismo: www.grupovita.pt.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This