Um debate sobre a guerra e a paz marca o início de um ciclo de seis conversas na RTP 3 e na Antena 1 sobre as Grandes Esperanças (tal é o título da série) dos jovens de hoje, moderadas pelo jornalista António Marujo, diretor do 7MARGENS. O programa surge no contexto da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o encontro da juventude católica de todo o mundo com o Papa, que decorre em Lisboa daqui a três semanas, entre 1 e 6 de agosto.
Os protagonistas destas conversas são jovens e jovens adultos, das idades dos participantes da JMJ. Católicos e não católicos, crentes e não crentes são chamados a conversar sobre as suas grandes esperanças, como se refere no início do primeiro programa, “mas também sobre as angústias, dificuldades e expectativas que têm – seja em relação às suas vidas, ao mundo e à sociedade ou à Igreja e o fenómeno religioso”.
Em debate, depois da questão da guerra, estarão também os temas da ecologia e casa comum; fé, Deus, Igreja Católica, JMJ e abusos sexuais; as diferentes religiões; cidadania, economia e política; e o presente e o futuro das gerações mais novas.
No primeiro debate – domingo, às 14h30 na RTP 3 e às 15h na Antena 1 –, participa Bhoye Diallo, 22 anos, refugiado oriundo da Guiné-Conacri, que vive em Portugal há cinco anos e trabalha atualmente na Academia Ubuntu, de formação de jovens para o diálogo e a paz. Bhoye atravessou o deserto e o mar até chegar a Portugal e quer estudar Ciência Política para poder voltar ao seu país e “ajudar a melhorar a situação das pessoas” que o rodeiam.
Joana Bacelar Virgy, outra participante, é licenciada em Ciência Política e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional; faz gestão de Programas Internacionais na Hult Prize Foundation. Viajou já por 75 países, alguns deles com situações de conflitos. A também coordenadora irá refletir sobre a recente afirmação do Papa sobre a importância de não esquecer as outras guerras que existem no mundo, para além daquela que é provocada pela invasão russa da Ucrânia.
O terceiro participante é o historiador Pedro Silva Rei, licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em História Contemporânea, que tem colaborado com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tendo já publicado alguns textos no 7MARGENS,
https://setemargens.com/author/pedro-j-silva-rei/
Pedro Rei está neste momento a fazer o doutoramento sobre “Os católicos e o referencial socialista em Portugal entre 1974-1980)”. A doutrina católica das últimas décadas sobre a paz, relacionada com os direitos humanos ou a corrida aos armamentos é um dos tópicos que abordará no debate.
O debate aborda ainda a questão da possibilidade da não-violência e do diálogo como ferramenta indispensável para acabar com as guerras.