
António Guterres exorta autoridades congolesas a realizarem reformas. UN Photo_Manuel Elias
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que está “profundamente preocupado” com a insegurança no leste da República Democrática do Congo (RDC).
“Continuo profundamente preocupado com a insegurança persistente em Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul”, afirmou António Guterres, num relatório apresentado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
“Exorto as autoridades nacionais, provinciais e locais a empenharem-se de forma proativa nos esforços para neutralizar os conflitos intercomunais e realizar as reformas necessárias que fortalecerão a autoridade do Estado, protegerão os civis, especialmente mulheres e crianças, e ajudarão a estabilizar essas áreas”, lê-se no documento divulgado pela agência de notícias AFP e citado pela Fundação AIS.
Guterres deixou ainda um forte apelo de respeito pelos direitos humanos. “Relativamente ao atual estado de sítio em Kivu do Norte e Ituri, renovo o meu apelo ao respeito das obrigações internacionais em matéria de direitos humanos e direito humanitário da República Democrática do Congo. Apelo também às autoridades competentes para que ajam com contenção e transparência na aplicação desta medida de emergência.”