Padre Zollner, do Vaticano:

“Há vidas de pessoas feridas por trás dos números”

| 13 Fev 2023

Abusos sexuais, Hans Zollner

O padre Hans Zollner (esqª) na Gulbenkian, em Lisboa, na sessão de apresentação do relatório sobre abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica. Foto © Clara Raimundo/7Margens

 

Por detrás dos números que nesta segunda-feira foram apresentados na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, “há vidas individuais”, há “um coração ferido, uma história de família ferida, há certamente muito que é preciso curar”, disse o padre jesuíta alemão Hans Zollner, membro da Comissão de Protecção de Menores, do Vaticano, e responsável do Instituto de Antropologia da Universidade Gregoriana.

Hans Zollner, uma das vozes mais autorizadas na Igreja Católica no combate ao flagelo dos abusos, esteve em Lisboa a assistir à apresentação do relatório, a convite da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica. Já em Maio Zollner tinha estado no mesmo auditório a participar numa conferência de debate sobre o tema, organizada pela CI.

“Infelizmente, nos média falamos sobretudo de números e é muito difícil compreender que para lá dos números” há pessoas concretas, insistiu. “Isso tem de ser compreendido.”

Sobre o relatório apresentado em Lisboa na manhã desta segunda-feira, 13 de Fevereiro,  Zollner considera que “infelizmente as proporções dos abusos, tal como as histórias, são muito familiares: isto repetiu-se em todos os cantos do mundo”. Paradoxalmente, este relatório “é também um sinal de esperança para esta Igreja e para este país”, considerou, já que “isto não é o fim, mas o início de algo”. Mas em primeiro lugar, insistiu, devem estar as vítimas, cujo testemunho é importante continuar a escutar: “Temos agora um certo número de pessoas que foram ouvidas, que responderam ao questionário, mas não é o fim. Mais vítimas se irão apresentar. Por isso, deve continuar-se a ouvi-las.”

O padre Zollner considera ainda que a escuta e a preocupação com as vítimas e as suas famílias, bem como com paróquias e escolas são uma “parte do ministério” da Igreja Católica. Por isso deve haver “um verdadeiro compromisso da Igreja, das dioceses e das congregações religiosas, tanto em Portugal como em outros locais” e percebendo que o apoio às vítimas e a preocupação por tudo fazer “para que não mais seja cometido um abuso, faça parte” são também parte “da missão da própria Igreja”.

Admitindo que os resultados do relatório sejam apresentados ao Papa Francisco pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Zollner acrescentou que a Igreja precisa de olhar para o seu passado, fazendo o que se puder para a “prevenção e salvaguarda”.

O relatório apresentado nesta segunda-feira identificou 512 testemunhos como válidos (entre os 564 recebidos) que, somados aos casso referenciados por essas vítimas, permitem chegar ao número de pelo menos 4815 vítimas de abuso sexual por parte de membros do clero, em Portugal.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This