Podcast 7 Céus

Hino ao Cristo Salvador

| 19 Mai 2023

Neste sétimo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando as Igrejas cristãs celebram a solenidade litúrgica da Ascensão de Jesus ao Céu, escutamos o Hino ao Cristo Salvador, da autoria de Clemente de Alexandria.

Nascido de pais pagãos cerca do ano 150 depois de Cristo, provavelmente em Atenas, Clemente converteu-se ao cristianismo já adulto. Depois de ter viajado pela Síria, Egito, Assíria e Palestina, chegou a Alexandria, a “cidade-símbolo” do fecundo cruzamento entre culturas diversas que caracterizou a idade helenística. Lá, foi discípulo de Panteno, até lhe suceder na direção da escola catequética.

Para Clemente de Alexandria, o fim último do homem é tornar-se semelhante a Deus. No caminho da perfeição, este teólogo atribui à exigência moral a mesma importância que atribui à intelectual. Os dois caminham juntos porque não se pode conhecer sem viver e não se pode viver sem conhecer.

Pescador. Foto © Pexels

Pescador de homens que vieste salvar, no mar do vício apanhas os peixes puros; leva-los da vaga hostil para a vida bem-aventurada.” Foto © Pexels.

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: Hino ao Cristo Salvador, de Clemente de Alexandria

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)
Kyrie Eleison · Dan Gibson’s Solitudes Illumination: Peaceful Gregorian Chants ℗ 2014 Somerset Group, Ltd. (Oração)

IMAGEM: © Santuário de Fátima

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This