Neste sétimo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando as Igrejas cristãs celebram a solenidade litúrgica da Ascensão de Jesus ao Céu, escutamos o Hino ao Cristo Salvador, da autoria de Clemente de Alexandria.
Nascido de pais pagãos cerca do ano 150 depois de Cristo, provavelmente em Atenas, Clemente converteu-se ao cristianismo já adulto. Depois de ter viajado pela Síria, Egito, Assíria e Palestina, chegou a Alexandria, a “cidade-símbolo” do fecundo cruzamento entre culturas diversas que caracterizou a idade helenística. Lá, foi discípulo de Panteno, até lhe suceder na direção da escola catequética.
Para Clemente de Alexandria, o fim último do homem é tornar-se semelhante a Deus. No caminho da perfeição, este teólogo atribui à exigência moral a mesma importância que atribui à intelectual. Os dois caminham juntos porque não se pode conhecer sem viver e não se pode viver sem conhecer.

Pescador de homens que vieste salvar, no mar do vício apanhas os peixes puros; leva-los da vaga hostil para a vida bem-aventurada.” Foto © Pexels.
O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.
VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)
ORAÇÃO: Hino ao Cristo Salvador, de Clemente de Alexandria
Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.
MÚSICAS:
O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)
Kyrie Eleison · Dan Gibson’s Solitudes Illumination: Peaceful Gregorian Chants ℗ 2014 Somerset Group, Ltd. (Oração)
IMAGEM: © Santuário de Fátima
O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com