Hino da JMJ Lisboa 2023 em língua gestual portuguesa

| 3 Mar 2021

Há pressa no ar, o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tem agora uma versão em língua gestual portuguesa, interpretada por Bruna Saraiva, escuteira do Agrupamento 714 (Albufeira) do Corpo Nacional de Escutas.

O vídeo técnico, da autoria do projecto “Mãos que Cantam” e coordenado por Sérgio Peixoto, director artístico do mesmo coro, destina-se a surdos e ouvintes que queiram aprender os gestos nesta língua, explica a organização da JMJ.

O projecto “Mãos que Cantam” começou em 2010 e criou um coro de surdos com alunos da licenciatura e mestrado em língua gestual portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, que começou por actuar em conjunto com o Coro da Universidade. Com o objectivo de mostrar que as pessoas menos capacitadas auditivamente podem fazer parte de um coro, a iniciativa acabou por se tornar pioneira, a nível mundial, da integração de ouvintes e não ouvintes num mesmo coro.

O hino oficial da JMJ foi divulgado a 27 de Janeiro e é inspirado no tema da jornada de Lisboa (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”). A letra é do padre João Paulo Vaz, e a música do compositor e professor Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra.

O vídeo em língua gestual portuguesa pode ser visto a seguir:

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal

Intervenção de Borges de Pinho na CEP

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal

Há quem continue a pensar que sinodalidade é mais uma “palavra de moda”, que perderá a sua relevância com o tempo. Esquece-se, porventura, que já há décadas falamos repetidamente de comunhão, corresponsabilidade e participação. Sobretudo, ignoram-se os princípios fundacionais e fundantes da Igreja e os critérios que daí decorrem para o ser cristão e a vida eclesial.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This