Hinos e canções ortodoxas e balcânicas para a “Theotokos”

| 12 Mai 20

Este duplo disco, Hymns and Songs to the Mother of God reúne, como indicado no título, hinos bizantinos (o primeiro) e canções tradicionais (o segundo), dedicados à Mãe de Deus. O projecto levou três anos a concretizar, entre a recolha, estudo e gravação, como conta a própria Nektaria Karantzi na apresentação.

Karantzi é uma das vozes mais destacadas do canto bizantino. Com obra gravada desde os seus 14 anos e fundadora da Associação Pan-helénica de Mulheres na Música Eclesiástica Bizantina, a cantora grega tem-se dedicado ao canto deste tipo de música, de forte expressão cultural e religiosa.

A tradição ortodoxa em geral, e a grega em particular, está repleta de composições de “incomparável beleza” relativas à figura da Mãe de Deus (ou Theotokos), escreve Nektaria Karantzi. Este facto confirma-se na primorosa selecção que aqui podemos ouvir (uma terça parte de duas outras obras da mesma série que, no total, reúne 70 peças, entre os cantos litúrgicos e as canções tradicionais, fazendo deste conjunto a mais completa recolha de hinos e canções dedicadas ao tema.

Em qualquer um deles, é difícil destacar temas específicos. O primeiro disco é uma revelação da intensidade da mística musical ortodoxa e da profunda relação dos crentes com a figura de Mãe de Deus e da devoção que a fé cristã ortodoxa, por vezes ainda mais que a católica, consagra à figura maternal de Maria. Ainda assim, sublinhem-se, neste caso, a Pequena Paráclase (súplica), Alegrai-vos, Terirem, Ó Imaculada, ou Ó Vós, Apóstolos de Longe.

No segundo disco, dedicado às músicas tradicionais, deve destacar-se desde logo a participação da húngara Márta Sebestyén, uma das vozes mais marcantes da música balcânica, que aqui canta uma bela música tradicional do seu país, em que se glosam as palavras da Anunciação do anjo a partir do “Alegra-te” da saudação inicial.

As outras músicas mostram a mesma força dos hinos litúrgicos da relação com a Virgem Maria, com um repertório que inclui canções de noivado ou de embalar, músicas ligadas ao mar ou históricas, ou ainda composições dedicadas exclusivamente à figura da Theotokos, incluindo lamentações sobre o Cristo morto ou sobre a queda de Constantinopla.

Melodia, suavidade e júbilo cruzados e aquela intensidade das vozes dos Balcãs tornam esta obra uma descoberta de beleza ímpar (da qual se pode ter uma pequena aproximação nos dois vídeos a seguir).

 

Hymns and Songs to the Mother of God
Intérprete: Nektaria Karantzi, com colaborações
Edição: Radio Station of the Church of Greece
Informações na página digital de Nektaria Karantzi

(Versão aumentada do texto publicado inicialmente na revista Além-Mar, Maio 2020)

Artigos relacionados