
“Reforçar o potencial transformador dos sons, do silêncio, da linguagem e da expressão, além de incentivar a criação de narrativas inspiradoras” é o objetivo do novo concurso lançado pelo Movimento Economia de Francisco. Foto © Movimento EoF.
Chama-se “As histórias que somos” e é um concurso promovido pelo Movimento Economia de Francisco (EoF) que desafia qualquer pessoa a apresentar um podcast, canção, vídeo, poesia, texto em prosa ou arte visual cuja narrativa inspire a transição económica. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de setembro e as obras selecionadas serão apresentadas durante o quarto evento global EoF, marcado para o próximo dia 6 de outubro, além de receberem “um prémio simbólico”.
“O mundo da economia, dos negócios, das finanças, são lugares humanos onde o sofrimento é mais forte por causa da escassez de palavras vivas e verdadeiras, por um lado, e por causa da grande quantidade de conversas inúteis, por outro: palavras, frases, expressões pobres demais para exprimir realidades humanas que acontecem, slogans que são a expressão de um pensamento unidirecional que está a contribuir para a perda de biodiversidade e de generatividade”, lamenta o comité organizador da EoF no site da iniciativa.
É, assim, “diante da ideia de que as histórias podem lançar luz sobre temas importantes, desafiar normas e inspirar ações coletivas” que nasce este concurso destinado a “entusiastas de arte, economistas, estudantes, profissionais e qualquer pessoa que acredite no potencial e na força de uma nova narrativa”.
O concurso, cujo tema deve ser “inspirado nos desafios e esperanças que o mundo enfrenta, em consonância com os temas abordados em A Economia de Francisco”, visa “reforçar o potencial transformador dos sons, do silêncio, da linguagem e da expressão, além de incentivar a criação de narrativas inspiradoras”.
As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer idioma, e enviadas para o seguinte endereço de e-mail: application@francescoeconomy.org. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do movimento.