Hospital pediátrico do Vaticano separa com êxito gémeas siamesas unidas pelo crâneo
As gémeas siamesas Ervina e Prefina com a mãe, antes da cirurgia no Hospital Bambino Gesù. Foto: Direitos Reservados.
O hospital pediátrico Bambino Gesú, em Roma, gerido pelo Vaticano, separou com êxito duas irmãs siamesas de dois anos, que nasceram unidas pelo crâneo na República Centro Africana. A complexa operação, que durou 18 horas e contou com uma equipa de 30 profissionais de saúde, teve lugar no passado dia 5 de junho, mas o hospital só revelou todos os detalhes esta quarta-feira, 8 de julho, numa conferência de imprensa.
O caso de Ervina e Prefina, assim se chamam as siamesas, é o primeiro em Itália (e provavelmente único no mundo) de uma intervenção similar bem sucedida. As crianças estavam unidas pela nuca com o crânio e grande parte do sistema nervoso e vascular comum, uma das formas mais raras e complexas de fusão.
Durante a conferência de imprensa, a diretora do hospital, Mariella Enoc, recordou o seu primeiro encontro com as pequenas gémeas, em 2018. Estava em missão em Bangui, capital da República Centro-Africana, num hospital pediátrico que o Papa Francisco tinha visitado três anos antes e onde tinha feito uma promessa: “Não vou esquecer-me de vocês”.
Assim foi: Mariella Enoc estava a acompanhar a expansão das instalações pediátricas do hospital quando conheceu Ervina e Prefina, que tinham na altura poucos meses de vida e poucas probabilidades de sobreviver, e decidiu levá-las para Roma, juntamente com a sua mãe.
Hoje, os check ups pós-operatórios indicam que o cérebro das bebés está intacto e que o sistema recriado está a funcionar, pelo que poderão “crescer regularmente tanto do ponto de vista da mobilidade como cognitivo, e levar uma vida normal”, asseguram os médicos do departamento de neurociência do hospital pediátrico do Vaticano.
A mãe fez um emocionado agradecimento ao Papa e a toda a equipa que acompanhou as pequenas gémeas e deixou dois desejos: que as filhas possam “estudar, para talvez serem médicas e salvar outras vidas” e que sejam batizadas por Francisco.
No vídeo a seguir, o Hospital Bambine Gesù conta a história das gémeas siamesas:
Artigos relacionados

Testemunho de uma vítima
Abusos sexuais: “Como é que eu ainda sou católico?” novidade
Sou um homem adulto de 46 anos. Escrevo este texto, que é pequeno, apenas para contar em resumo o que me aconteceu e também porque desde já peço a todos que passaram pelo mesmo que não tenham medo, que falem e que assim se ajudem a si próprios e a outros que, quem sabe, passaram ou podem vir a passar pelo mesmo.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Para mostrar proximidade
Papa envia Secretário de Estado ao Congo e Sudão
O Papa Francisco vai enviar o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para visitar o Congo e o Sudão do Sul, Kinshasa e Juba, respetivamente, como forma de «mostrar a sua proximidade aos amados povos do Congo e do Sudão do Sul».
Ao Caminho Neocatecumenal
“Tudo na Igreja, nada fora da Igreja”, pede o Papa
O Papa recebeu hoje uma delegação do Caminho Neocatecumenal no Auditório Paulo VI, do Vaticano, pedindo “docilidade e obediência”, com particular atenção à ligação com os bispos de cada diocese. Num curto discurso, ao qual juntou algumas palavras de improviso,...
De 1 a 31 de Julho
Helpo promove oficina de voluntariado internacional
Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...
Declaração conjunta
Conselho Mundial das Igrejas condena guerra na Ucrânia
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) condenou de forma veemente a guerra na Ucrânia.
Isenção de propinas
Católica lança programa de bolsas para refugiados
A Universidade Católica Portuguesa vai atribuir 24 bolsas de estudo para refugiados com isenção de propinas. a Universidade declara que “junta-se ao esforço nacional de acolhimento e integração dos refugiados com o lançamento de um programa de atribuição de bolsas”, num comunicado enviado ao 7MARGENS.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Ocaere, divindade autóctone
Doação de ara romana reforça espólio do Museu D. Diogo de Sousa
A doação de uma ara votiva romana guardada ao longo de várias décadas pela família Braga da Cruz, de Braga, enriquece desde esta sexta-feira, dia 1, o espólio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS), estando já exposta para fruição do público. A peça, que passou a integrar a coleção permanente daquele Museu, foi encontrada num quintal particular no município de Terras de Bouro, pelo Dr. Manuel António Braga da Cruz (1897-1982), que viria, depois, a conseguir que o proprietário lha cedesse.
É notícia
Entre margens
As armas e a vida
Quando se discute esta questão da maior ou menor facilidade de acesso à posse de armas, e do mais ou menos restritivo regime legal desse acesso, não posso deixar de recordar vários casos com que lidei ao longo da minha carreira de juiz. Casos em que só o acesso a uma arma poderá explicar o seu desfecho trágico de perda de vida humanas.
Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma
A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.
O segredo da multiplicação
Se houve alguém que soube colocar as suas qualidades excecionais de comunicador e de mobilizador de vontades, foi o cónego João Seabra.
Cultura e artes
Novo disco dos Fontaines D.C.
Lápide gaélica foi proibida num cemitério inglês — e ganhámos uma bela canção
A Igreja de Inglaterra proibiu uma inscrição em irlandês numa lápide fúnebre, em Coventry, argumentando que a frase teria de ser traduzida para inglês para que as pessoas não a confundissem com uma declaração política. A família de Margaret Keane foi para tribunal e ganhou – e os irlandeses Fontaines D.C. fizeram desta história uma belíssima canção.
Martin Scorsese e James Martin
Um jesuíta entre a comunidade LGBTQ em documentário
O cineasta Martin Scorsese tem em exibição no canal de televisão por assinatura AMC+, disponível em diferentes partes do mundo, incluindo Portugal, o documentário “Building a Bridge” [construindo uma ponte], sobre o trabalho do padre jesuíta norte-americano James Martin, com a comunidade LGBTQ.
Luz e negrume
As obras de Pedro Costa, cineasta, Rui Chafes, escultor, e Paulo Nozolino, fotógrafo, e de Simon Hantaï, artista plástico, estão expostas em Paris, respectivamente no Centre Georges Pompidou e na Fundação Louis Vitton. Um autor, identificado como Anonymous, estabelece com elas um diálogo em dois poemas traduzidos por João Paulo Costa, investigador na área de filosofia e autor de À sombra do invisível (Documenta, 2020).
"The Red Hand Files"
“Enough!”. O fã que se fartou das “tretas” de Nick Cave sobre Deus
A mensagem é curta e grossa: “For fuck’s sake, enough of the God and Jesus bullshit!” – a tradução pode ser suavizada, ou carregada nas tintas. Dada a ira do leitor de Nick Cave, o tom será mais o calão forte que a interjeição zangada. “Caramba! Chega desta treta de Deus e Jesus!”
Sete Partidas
Acolher sem porquês
Eu e o meu namorado vivemos na Alemanha e decidimos desde o início da guerra na Ucrânia hospedar refugiados em nossa casa. Pensámos muito: nenhum de nós tem muito tempo disponível e sabíamos que hospedar refugiados não é só ceder um quarto, é ceder paciência, muita paciência, compreensão, ajuda com documentos…
Aquele que habita os céus sorri
o pecado de nos armarmos em donos novidade
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XIV do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 2 de Julho de 2022.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]