Recorde histórico

Igreja Católica alemã perdeu mais de meio milhão de fiéis em 2022

| 29 Jun 2023

Cruz do Caminho Sinodal de Alemão na sessão de abertura do mesmo, na catedral de Frankfurt, em 30 Janeiro 2020. Face aos números “alarmantes” o bispo Georg Bätzing defende que a mudança deve continuar. Foto © Synodaler Weg.

 

Os dados acabam de ser divulgados pela Conferência Episcopal Alemã e foram considerados “chocantes”: mais de meio milhão de batizados pela Igreja Católica naquele país ((522.821 pessoas) declararam em 2022 já não pertencer à instituição . Se a esse número forem somadas as mortes registadas durante o mesmo ano, a perda de católicos corresponde a um total de 708 mil pessoas, segundo estatísticas oficiais da Igreja.

Paralelamente, durante o ano passado, o número de batismos na Alemanha ficou-se pelos 155.173 e o número de “novos inscritos” foi de apenas 1.447.

O recorde negativo é histórico, mas a tendência já havia sido iniciada em anos anteriores.  Em 2021, saíram 359.338 pessoas e, em 2020, haviam sido mais de 270 mil as desistências — em ambos os casos, números recorde à época.

De acordo com as estatísticas da Igreja para 2022, pouco menos de 21 milhões de pessoas na Alemanha eram oficialmente católicas. Com uma população residente de 84,4 milhões, este número já não ultrapassa os 25%.

Vários bispos do país ficaram “consternados” com os mais recentes dados, assinala a Catholic News Agency alemã. “Os números são surpreendentemente altos”, afirmou o bispo Stefan Oster. “Notamos que somos cada vez menos capazes de mostrar e dar o exemplo de que a Igreja – apesar de tudo – é um lugar onde se encontra o sentido da vida e onde realmente está a salvação.”

O presidente da Conferência Episcopal Alemã, Georg Bätzing , referiu por seu lado que os números “alarmantes” mostram que a “mudança cultural” deve continuar. “Estamos a mudar as estruturas para que possa crescer uma nova cultura que promova a transparência, permita a participação e se destine a prevenir abusos de qualquer tipo”, assegurou, acrescentando que também é importante “que as resoluções do caminho sinodal sejam implementadas e cheias de vida”.

De acordo com um estudo da diocese de Osnabrück, as pessoas mais velhas citam o modo como a Igreja lida com a crise dos abusos como o motivo do seu abandono. No caso dos mais jovens, o pagamento do imposto associado à pertença à Igreja é o motivo decisivo para a desistência.

Um estudo realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW) havia já avançado em abril deste ano que as Igrejas Católica e Evangélica tinham perdido, ao todo, em 2022, 1,3 milhões de fiéis, alertando para o facto de ambas as instituições estarem em risco de enfrentar problemas financeiros em breve [ver 7MARGENS]. Recorde-se que há um imposto religioso pago por todos os contribuintes alemães registados como pertencendo a uma das duas Igrejas, equivalendo a 9% dos seus impostos sobre os rendimentos de trabalho.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This