Protestos multiplicam-se na Ásia

Igreja Católica contra descargas de água radioativa de Fukushima

| 28 Ago 2023

Tanque de água tratada na Central Nuclear de Fukushima. Foto 資源エネルギー庁, via Wikimedia Commons.

Tanque de água tratada na Central Nuclear de Fukushima. Foto © 資源エネルギー庁, via Wikimedia Commons.

 

A Comissão para o Meio Ambiente e Ecologia e a Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Católica da Coreia do Sul, juntamente com 42 outras organizações diocesanas de todo o país, reafirmaram a sua “firme oposição” à escolha do governo japonês de despejar mais de um milhão de toneladas de água radioativa no Oceano Pacífico – processo iniciado na passada quinta-feira, 24 de agosto.

Já em 2021, os bispos coreanos e japoneses haviam publicado uma declaração conjunta na qual se manifestavam contra as descargas de água da central de Fukushima no mar.

Com base nas convicções de alguns cientistas e académicos, os grupos católicos rejeitam a afirmação do governo japonês segundo a qual “a contaminação causada pelo despejo radioativo é segura”, refere o Vatican News.

O novo comunicado das organizações católicas cita um documento intitulado “Relatório de Análise sobre a Contaminação Radioativa de Produtos Agrícolas e Pecuários Japoneses”, divulgado pelo Centro de Monitorização de Radiação Cidadã e pela Federação Coreana para Movimentos Ambientais em abril de 2023. De acordo com esse relatório, foi encontrada uma ampla gama de contaminações radioativas em produtos alimentares: 5,3% de produtos marinhos, 21,1% de produtos agrícolas e 2,6% de produtos de origem animal. Estes dados, afirma o comunicado, levam à adoção de um princípio de prudência e cautela para com a saúde humana e para com o ecossistema.

Também a Cáritas Filipinas condenou a decisão do governo japonês, considerando que os despejos prejudicarão a natureza e a população. “A decisão é uma aposta imprudente em relação à saúde e bem-estar das pessoas e do meio ambiente”, afirmou o bispo José Colin Bagaforo, presidente daquela instituição. “Apelamos ao governo japonês para que reconsidere a sua decisão e encontre uma forma segura e responsável de eliminar a água contaminada”, acrescentou o responsável, citado pelo jornal Manila Times.

Na capital sul-coreana, Seul – cidade que acolherá a Jornada Mundial da Juventude em 2027 -, dezenas de milhares de pessoas têm protestado contra as descargas de água no Pacífico. Só na tarde de sábado, 26, foram cerca de 50 mil pessoas nas ruas, mostra a agência Reuters. Os manifestantes condenam a atitude “irresponsável” do Governo sul-coreano, que deixou o Japão “fazer o que quisesse”, falam de um crime contra a humanidade e defendem que o Japão deve ser processado perante o Tribunal Internacional para o Direito do Mar.

O Japão assegurou este domingo, 27, que a radioatividade detectada em testes à água do mar em redor da central nuclear de Fukushima está abaixo dos limites permitidos pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que aprovou e tem estado a supervisionar todo o processo.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This