Restrições aumentam

Igreja Católica proibida de realizar procissões na Nicarágua

| 1 Mar 2023

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Os padres que referem o bispo Rolando Alvarez (na foto) durante as suas celebrações têm sido advertidos ou presos. Foto: Direitos reservados.

 

Duas semanas depois da condenação a 26 anos de prisão do bispo Rolando Alvarez e da deportação de vários padres e seminaristas para os EUA, as autoridades da Nicarágua acabam de proibir a celebração de qualquer procissão nas ruas durante a Quaresma, nomeadamente as tradicionais vias-sacras, denunciou esta quarta-feira, 1 de março, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Além desta nova restrição, segundo informações obtidas pela AIS Internacional, o governo do país tem estado a advertir e a prender os padres que mencionam o bispo de Matagalpa nas suas celebrações. Pelo menos dois religiosos terão sido presos em Madriz e Nueva Segovia, precisamente por terem feito referências ou rezado pelo bispo durante as suas celebrações dominicais.

A Fundação AIS afirma-se “preocupada com as notícias que chegam da Nicarágua, sobre padres proibidos de voltar ao país, restrições de visto para religiosos e religiosas, vigilância e controle de movimento de padres e bispos, gravação de sermões e proibição, como agora foi decidido pelas autoridades, de procissões e celebrações religiosas” e “pede aos seus benfeitores em todo o mundo para que reforcem ainda mais as suas preces por esta igreja perseguida”.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This