Restrições aumentam

Igreja Católica proibida de realizar procissões na Nicarágua

| 1 Mar 2023

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Os padres que referem o bispo Rolando Alvarez (na foto) durante as suas celebrações têm sido advertidos ou presos. Foto: Direitos reservados.

 

Duas semanas depois da condenação a 26 anos de prisão do bispo Rolando Alvarez e da deportação de vários padres e seminaristas para os EUA, as autoridades da Nicarágua acabam de proibir a celebração de qualquer procissão nas ruas durante a Quaresma, nomeadamente as tradicionais vias-sacras, denunciou esta quarta-feira, 1 de março, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Além desta nova restrição, segundo informações obtidas pela AIS Internacional, o governo do país tem estado a advertir e a prender os padres que mencionam o bispo de Matagalpa nas suas celebrações. Pelo menos dois religiosos terão sido presos em Madriz e Nueva Segovia, precisamente por terem feito referências ou rezado pelo bispo durante as suas celebrações dominicais.

A Fundação AIS afirma-se “preocupada com as notícias que chegam da Nicarágua, sobre padres proibidos de voltar ao país, restrições de visto para religiosos e religiosas, vigilância e controle de movimento de padres e bispos, gravação de sermões e proibição, como agora foi decidido pelas autoridades, de procissões e celebrações religiosas” e “pede aos seus benfeitores em todo o mundo para que reforcem ainda mais as suas preces por esta igreja perseguida”.

 

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político”

Nota sobre as eleições

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político” novidade

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga considera imperativo “que se comece a configurar uma reforma do sistema político”, e que a Política possa “corresponder ao desafio de merecer a confiança dos cidadãos”. Caso contrário, continuaremos a assistir à capitalização do “descontentamento dos eleitores em relação aos eleitos” por “‘populistas’ ou por outras manifestações de rejeição da política”, alerta aquele organismo católico numa nota divulgada esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a propósito das eleições de 10 de março.

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This