Igreja Católica publica “manual de instruções” para acompanhar denúncias de pedofilia

| 17 Jul 20

Cópia de Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Giacomo Morandi, Foto Vatican News

O arcebispo Giacomo Morandi, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, considera que este é mais um passo para estagnar o fenómeno da pedofilia na Igreja. Foto © Vatican News

 

A Congregação para a Doutrina da Fé publicou um “manual de instruções” dirigido aos responsáveis por acompanhar os casos de acusação de abuso sexual de menores por membros do clero. O texto, divulgado esta quinta-feira, 16 de julho, é apresentado como um vademecum e não traz nenhuma novidade em relação às normas que já se encontravam vigentes.

“Não é um texto normativo, mas um instrumento à disposição dos bispos, dos superiores religiosos, dos tribunais eclesiásticos, dos profissionais do direito e também dos responsáveis pelos centros de escuta criados pelas conferências episcopais. Na complexidade das normas e práticas, este guia gostaria de indicar um caminho e ajudar a não que não se percam”, explica o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Giacomo Morandi, entrevistado pelo Vatican News.

Ao longo deste manual de 30 páginas, o procedimento a seguir é descrito pela primeira vez “de modo organizado, desde [que surge] a primeira notícia de um possível crime até a conclusão definitiva do caso, unindo as normas existentes e a prática da Congregação”, refere Morandi.

O que configura um crime, como se dá a investigação preliminar, quais os possíveis procedimentos penais, são algumas das perguntas às quais o documento dá resposta de modo preciso, com referências aos códigos vigentes, ao motu proprio Sacramentorum Sanctitatis Tutela de João Paulo II, de 2001, atualizado por Bento XVI em 2010, e ao mais recente motu proprio Vos estis lux mundipublicado em 2019 pelo Papa Francisco.

O documento foca-se em particular nas vítimas e na importância da sua proteção e na exigência de verificar “toda e qualquer informação recebida sobre um presumível caso de abuso”, mesmo que a fonte seja anónima ou que não tenha havido uma denúncia formal.

Durante a investigação, recomenda-se que seja evitada a transferência do religioso envolvido, e “mesmo na ausência de uma obrigação normativa explícita”, as autoridades eclesiásticas são aconselhadas a apresentar queixa às autoridades civis competentes “sempre que considerarem que isso seja indispensável para proteger a pessoa ofendida ou outros menores do perigo de novos atos criminosos”.

Para o arcebispo Morandi, este é mais um passo no “caminho da verdade e da justiça”. “Estou convencido (e todos nós esperamos que sim) de que o fenómeno que vemos hoje [de pedofilia na Igreja] pode estagnar-se”, afirma. Mas, para isso, será necessária uma “formação adequada, um discernimento cuidadoso, uma prevenção serena, mas decisiva”, conclui.

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas

Assassínio de Masha Amini

Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas novidade

O artista iraniano Shervin Hajipour, cujo clip de música de apoio aos protestos populares contra o assassínio de Masha Amini teve milhões de visualizações em poucos dias, foi preso no dia 29 de setembro, de acordo com a Iran Human Rights. Veja aqui o clip.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Dia 4 de outubro

Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique

O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado

Cristãos e muçulmanos juntos

Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado

A tragédia que ocorre na província moçambicana de Cabo Delgado em consequência de ataques de insurgentes que se reivindicam do jihadismo obriga, constantemente, a rever o número de mortos e de deslocados. Mas também impõe que se olhe com muita atenção para o trabalho de apoio aos que se apresentam numa situação mais vulnerável

É notícia

Entre margens

John Rawls: a religião nos limites da razão

John Rawls: a religião nos limites da razão novidade

John Rawls nasceu há pouco mais de 100 anos (21.2.1921) e A theory of justice, a sua obra mais conhecida e seguramente o mais importante tratado de filosofia política de todo o século XX, data de 1971. Duas datas que os amantes da liberdade e da democracia política têm abundantes razões para celebrar, mas quase despercebidas na imprensa e na pomposamente chamada academia, territórios onde a razão serena vem tendo evidente dificuldade em singrar.

Como árvores desfolhadas

Como árvores desfolhadas

Um dia destes, alguém chamou a minha atenção para as duas árvores defronte à minha casa. Duas árvores da mesma natureza; mas enquanto uma delas estava coberta de folhas, a outra estava desfolhada.

Tecnologia: do centro e das margens

Tecnologia: do centro e das margens

Para sair do centro para a periferia, não basta uma conversão espiritual, é necessária uma revolução tecnológica, que não é digital. Porque quem usar na periferia as técnicas do centro pode acabar eletrocutado, perdão, sociocutado.

Cultura e artes

Ruy Cinatti, o senhor da chuva em Timor

Livro ilustrado

Ruy Cinatti, o senhor da chuva em Timor

Ruy Cinatti (1915-1986) Senhor da Chuva é o título do livro que evoca a figura do poeta e antropólogo que dedicou vários anos da sua vida a Timor. Da autoria de Mara Bernardes de Sá e com ilustrações de Bosco Alves, o livro foi agora lançado pela Plural Editores e conta com prefácio do padre Peter Stilwell.

Jesuítas: evangelização, ciência e globalização

Exposição até domingo, em Coimbra

Jesuítas: evangelização, ciência e globalização

Podemos olhar para um azulejo e ver nele a ilustração ou, mesmo, uma página de um livro. O conjunto de azulejos que ainda se podem ver, até ao próximo domingo, 25 de Setembro, na exposição A Companhia de Jesus – Evangelização e Ciência (Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra) é isso mesmo que traduz, ilustrando operações de geometria ou matemática, ou conceitos de astronomia, por exemplo.

Sete Partidas

Vigília

Vigília

Cai a noite. Esta noite é em Berlim. As noites são agora aqui, mas já foram em Coimbra, no Porto, em Lisboa. E estas noites acontecem em todo o mundo, disso tenho a certeza. O que faz um(a) médico(a) passar a noite à volta de um doente que sabe que, após uma primeira avaliação, é quase certo que não vai sobreviver? É quase certo.

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This