Igreja Católica

O Simão e a oração-menina que lhe apareceu

[Margem 8]

O Simão e a oração-menina que lhe apareceu novidade

O Simão ainda tem o tamanho de menino que consegue caminhar por baixo da mesa de jantar. Inclina um bocadinho a cabeça, risonho, e passa de um lado ao outro com as suas aventuras. Tem os olhos que são todo um convite para o mundo. A vida é atraída por aqueles olhos e vai por ali adentro em torrente, com o entusiasmo de um ribeiro.

Genocídio do povo Yanomami está a mobilizar instituições brasileiras

Igreja Católica solidária

Genocídio do povo Yanomami está a mobilizar instituições brasileiras novidade

O Brasil mobiliza-se para salvar o povo Yanomami e o seu território, abandonado pelos serviços do Estado e atacado pelos garimpeiros e os interesses que estão por detrás deles, nas últimas décadas. O ataque foi tão brutal que as novas autoridades de Brasília já falam em genocídio. O Supremo Tribunal de Justiça, o Presidente brasileiro, o Exército, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) são algumas das entidades que têm mobilizado esforços, nas últimas semanas, para acudir a uma situação que além de crise humanitária é considerada também “uma tragédia ambiental”.

“Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!”

Francisco no Sudão do Sul

“Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!” novidade

As ruas estão mais limpas que nunca, algumas foram alcatroadas, e a uma delas até lhe mudaram o nome: agora chama-se Rua Papa Francisco. A cidade de Juba está a postos para receber aquela que é a primeira viagem de um Pontífice ao mais jovem país do mundo, o Sudão do Sul, e entre os milhares que vão procurando um lugar para ver o Papa passar há um grande desejo comum: o de que esta visita contribua, definitivamente, para a paz.

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo”

Último dia na RD Congo

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo” novidade

Antes de se despedir da República Democrática do Congo (RDC), o Papa visitou na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, a sede da Conferência Episcopal do Congo (CENCO), onde se encontrou com os bispos do país. No seu discurso, desafiou-os a serem uma “voz profética” em defesa do “povo crucificado e oprimido”, e alertou-os para a tentação de “ver no episcopado a possibilidade de escalar posições sociais e exercer o poder”.

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências”

Encontro com consagrados

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências”

Depois de ter passado a manhã com mais de 80 mil jovens e catequistas, o Papa encontrou-se na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, com cerca de 1.200 padres, diáconos, consagrados e seminaristas, na Catedral de Kinshasa. Naquele que foi o terceiro dia da sua viagem apostólica à República Democrática do Congo (RDC), véspera de rumar ao Sudão do Sul, Francisco alertou que o sacerdócio ou qualquer forma de vida consagrada não podem ser vistos como um meio para “satisfazer carências e comodidades” ou para adquirir uma melhor “posição social”.

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada

Tensão no bairro cristão de Jerusalém

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada

Um americano judeu de cerca de 40 anos deitou por terra e desfigurou esta terça-feira, 2 de fevereiro, uma imagem de Cristo na capela da Condenação, situada no perímetro da Igreja da Flagelação, na Terra Santa. O ataque deu-se logo de manhã, pelas 8h30, e a destruição só não foi maior porque o porteiro do templo se lançou sobre o atacante e imobilizou-o, tendo os frades chamado a polícia. Esta levou o homem sob prisão para uma esquadra.

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes

Casos de abusos nos últimos 15 anos

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes

Nos últimos 15 anos, 164 padres foram condenados por abuso sexual de menores em Itália. A listagem divulgada em conferência de Imprensa pela organização Rete L’ABUSO no dia 1 de fevereiro foi apresentada como “um inventário incompleto” dos clérigos predadores objeto de condenações definitivas, a que se juntam 88 nomes de padres sinalizados pelas suas vítimas, mas cujos casos não foram objeto de investigação criminal por já terem prescrito os crimes de que foram acusados.

“As pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam morte continuam a prosperar”

Papa escutou testemunhos

“As pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam morte continuam a prosperar”

“Bunia, Beni-Butembo, Goma, Masisi, Rutshuru, Bukavu, Uvira… são lugares que os meios de comunicação internacionais quase nunca mencionam”, mas que Francisco fez questão de nomear na tarde desta quarta-feira, 1 de fevereiro. Fê-lo durante um encontro com vítimas de violência oriundas precisamente de alguns desses locais, que ficam no leste da República Democrática do Congo, região que tem sido alvo de atrocidades por parte de grupos armados. Depois de escutar os seus testemunhos dramáticos, confessou que não é fácil encontrar palavras.

“Romper a espiral da violência” é uma opção, garante o Papa

Segundo dia na RD Congo

“Romper a espiral da violência” é uma opção, garante o Papa

“Esengo – alegria!” Assim iniciou Francisco a sua homilia na missa da manhã desta quarta-feira, 1 de fevereiro, que decorreu no aeroporto Ndolo, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC). E a mesma palavra descreve na perfeição o ambiente que se viveu do início ao fim da celebração. Um ambiente pleno de cor, música e dança, em que ressoou a mensagem do Papa: sim, a paz é possível, se escolhermos “romper a espiral da violência”.

Bispos espanhóis divulgam documento para etapa continental

Síntese sinodal apresentada em Madrid

Bispos espanhóis divulgam documento para etapa continental

Reforçar “o acolhimento nas nossas comunidades, em particular daqueles que se sentem excluídos pela sua origem, situação afetiva, orientação sexual, ou por outros motivos”, aprofundar “a corresponsabilidade real e efetiva do povo de Deus, superando o clericalismo, que empobrece nosso ser e nossa missão” e promover “o papel da mulher na Igreja e favorecer a sua plena e igual participação em todos os níveis da vida eclesial e, em particular, no governo das instituições” são três das sete “prioridades específicas” traçadas pelos bispos espanhóis para as próximas assembleias sinodais.

Papa Francisco no Congo: A ousadia de mostrar ao mundo o que o mundo não quer ver

40ª viagem apostólica

Papa Francisco no Congo: A ousadia de mostrar ao mundo o que o mundo não quer ver

O Papa acaba de embarcar naquela que tem sido descrita como uma das viagens mais ousadas do seu pontificado, mas cujos riscos associados não foram motivo suficiente para que abdicasse de a fazer. Apesar dos problemas de saúde que o obrigaram a adiá-la, Francisco insistiu sempre que queria ir à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. Mais do que uma viagem, esta é uma missão de paz. E no Congo, em particular, onde os conflitos já custaram a vida de mais de seis milhões de pessoas e cuja região leste tem sido atingida por uma violência sem precedentes, a presença do Papa será determinante para mostrar a toda a comunidade internacional aquilo que ela parece não querer ver.

Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC

Normas inconstitucionais

Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.

Vaticano pede aos bispos que não instrumentalizem as assembleias continentais do Sínodo

Carta assinada por Grech e Hollerich

Vaticano pede aos bispos que não instrumentalizem as assembleias continentais do Sínodo

Os cardeais Mario Grech e Jean Claude Hollerich, secretário-geral e relator-geral do Sínodo, escreveram uma carta aos bispos do mundo inteiro partilhando algumas considerações que estes deverão ter em conta nas assembleias continentais que se aproximam. Na missiva, divulgada esta segunda-feira, 30 de janeiro, no site do Sínodo, pedem em particular que não instrumentalizem esta nova fase, nem descurem aquela que foi “a consulta do Povo de Deus” realizada na primeira etapa.

Jean Vanier: abusos sexuais foram uma constante

Divulgados dois relatórios

Jean Vanier: abusos sexuais foram uma constante

Dois relatórios, grossos de mais de 700 páginas cada, conhecidos nesta segunda-feira, 30 de janeiro, em França, dão conta de que Jean Vanier, fundador d’A Arca, não só participou nas práticas escabrosas de abuso sexual do dominicano Thomas Philippe (1905-1993), como as reproduziu com mulheres não-deficientes durante décadas após Roma ter condenado o padre dominicano.

Doentes de lepra aumentaram 10% em todo o mundo

385 novos casos por dia

Doentes de lepra aumentaram 10% em todo o mundo

Os últimos dados disponíveis são relativos a 2021 e mostram que, só nesse ano, foram registados 140.594 novos casos de lepra em todo o mundo, o que significa um aumento de 10% face aos 128.405 casos de 2020. As informações foram recolhidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 143 países, e divulgadas este domingo, 29 de janeiro, data em que se assinalou o Dia Mundial dos Doentes de Lepra.

Eutanásia numa sociedade pluralista

Eutanásia numa sociedade pluralista

A eutanásia nada mais é do que o cumprimento da vontade soberana do indivíduo de querer pôr termo a uma vida que, pelas mais variadas razões, considera destituída de sentido. A legalização da eutanásia revela tão-só o respeito do Estado pela autonomia individual e a garantia de que o indivíduo terá todo o apoio necessário para que a sua vontade soberana se possa cumprir.

falemos de felicidade

falemos de felicidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo IV do Tempo Comum A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 28 de Janeiro de 2023.

Luís Moita (1939-2023): “Para que as pessoas sejam felizes”

Editorial 7M

Luís Moita (1939-2023): “Para que as pessoas sejam felizes”

O tema principal é, desta vez, o Sínodo convocado pelo Papa e o que poderíamos fazer nesse âmbito em Santa Isabel. O Luís disserta sobre a “canga doutrinal” que nos esconde a novidade absoluta de Jesus. E tudo isso faz esquecer que a única coisa para que serve a Igreja é “fazer as pessoas felizes”, para que “cada um viva em plenitude”.

Renúncia de Bento de XVI: motivo foi insónia crónica

Papa emérito

Renúncia de Bento de XVI: motivo foi insónia crónica

Um problema de insónia crónica foi a causa imediata que levou o falecido Papa emérito Bento XVI a renunciar ao pontificado em 2013. A informação foi dada a conhecer pelo seu biógrafo, Peter Seewald, e consta de uma carta que Bento XVI lhe enviou em outubro de 2022, em que descreve o problema de saúde.

No regresso do Papa a África, esperam-se encontros “comoventes” e recordes de participação

31 de janeiro a 5 de fevereiro

No regresso do Papa a África, esperam-se encontros “comoventes” e recordes de participação

Não foi a 37ª viagem apostólica de Francisco, como estava previsto, mas vai ser a 40ª: de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, o Papa cumprirá o prometido e visitará a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul. Entre os muitos compromissos agendados, incluem-se dois encontros que o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, prevê que sejam “comoventes”: um com vítimas de violência, outro com deslocados internos. E a missa do dia 1 de fevereiro, no aeroporto Kinshasa-Ndolo, é forte candidata ao top dos eventos mais concorridos deste pontificado.

Igreja denuncia sucessivos casos de violência contra indígenas

Brasil

Igreja denuncia sucessivos casos de violência contra indígenas

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão da Igreja Católica no Brasil, tornou público esta semana um manifesto exigindo medidas urgentes para a proteção da vida dos indígenas e contra as invasões ilegais das suas terras. No documento, denunciam sucessivos casos de violência registados ao longo do último mês.

Custo do palco da JMJ “magoou” responsáveis mas haverá novas conversas e pode ser reduzido

Igreja prevê gastar 80 milhões de euros à sua conta

Custo do palco da JMJ “magoou” responsáveis mas haverá novas conversas e pode ser reduzido

O custo anunciado de cinco milhões de euros para construir o palco principal da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 “magoou” os responsáveis da Igreja e da iniciativa. A confissão foi do próprio bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ, que diz que agora é possível estudar soluções alternativas que reduzam os custos. Ao mesmo tempo, o mesmo responsável diz que estão orçamentados 80 milhões de euros para os custos de organização por parte da Igreja, relativos sobretudo ao acolhimento dos peregrinos – alimentação, alojamento e outros aspectos relacionados.

Câmara de Lisboa investe 35 milhões naquilo que “é o pedido” da Igreja para a JMJ

Vice-presidente esclareceu em conferência

Câmara de Lisboa investe 35 milhões naquilo que “é o pedido” da Igreja para a JMJ

A construção das infraestruturas nos quatro espaços da cidade de Lisboa conde irão decorrer os principais momentos da Jornada Mundial da Juventude irá custar à autarquia da capital 35 milhões de euros. O vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia, apresentou os detalhes desse investimento numa conferência de imprensa que decorreu esta quarta-feira, 25 de janeiro, no Parque Tejo, um dia depois de o Observador ter divulgado que a construção do “altar-palco”, onde decorrerão a vigília e missa de encerramento da jornada, foi adjudicada por 4,2 milhões. O autarca, que tem o pelouro da JMJ na vereação lisboeta, garante que este palco “corresponde àquilo que é o pedido pelo promotor” da Jornada e que, face aos requisitos exigidos pela Fundação JMJ e pela Santa Sé, foi escolhida a proposta com o melhor preço.

Um estrado de 5 milhões de pregos

Um estrado de 5 milhões de pregos

Sejamos brutos, porque é preciso, mas justos, porque devemos ser sempre justos: é preciso ser absolutamente cego, insensível, insensato e outras coisas que ultrapassam “bruto” para permitir um estrado de 5 milhões de euros (fora derrapagens, por certo) para servir de altar papal da Jornada Mundial da Juventude, cujas mais valias evangélicas alguém um dia deveria provar (terão notado que eu escrevi evangélicas, não me referia às outras mais valias, obrigadinho pela atenção).

Vaticano mostra novo cartão amarelo aos bispos alemães

“Diálogo” endurece

Vaticano mostra novo cartão amarelo aos bispos alemães

“A Santa Sé vê o perigo de um enfraquecimento do ofício episcopal. Eu vejo a consulta sinodal como um fortalecimento positivo desse ofício” – esta é a expressão mais contundente que na segunda-feira, 23 de janeiro, o bispo do Limburgo, Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã, utiliza na sua resposta à carta de três cardeais de Roma em que é expressamente dito que “nem o Caminho Sinodal, nem qualquer órgão por ele estabelecido, nem qualquer Conferência Episcopal tem competência para estabelecer o ‘Conselho Sinodal’ a nível nacional, diocesano ou paroquial”.

Presidente ficou satisfeito com explicações sobre os 4,2 mihões de euros que custa o altar para a missa do Papa

JMJ

Presidente ficou satisfeito com explicações sobre os 4,2 mihões de euros que custa o altar para a missa do Papa

Num primeiro momento, o Presidente da República admitiu que queria mais explicações sobre 4,2 milhões de euros que custará a estrutura onde será colocado o altar para a missa final que o Papa presidirá na Jornada Mundial da Juventude, em 6 de Agosto, em Lisboa. Na noite desta terça-feira, 24 de Janeiro, e depois das explicações dadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o argumento de que a estrutura se destinava a ser duradoura.

A porta aberta e a mesa posta: uma comunidade que celebra a Fé

A porta aberta e a mesa posta: uma comunidade que celebra a Fé

Ao Domingo, pelas onze horas, cerca de 300 pessoas, isoladas ou em família, sobem a rampa do Mosteiro para a celebração da eucaristia, o encontro semanal da Comunidade e centro da sua vida religiosa. Uns, vão a pé. São os que residem nas imediações e para quem o Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia) sempre foi uma referência; para muitos a casa onde brincaram, cresceram, fizeram amigos, abriram horizontes e aprenderam a Fé.

Um concerto de gregoriano e música seiscentista antes de uma visita de estudo a Roma para 22 alunos portugueses

Dia 28, em Lisboa

Um concerto de gregoriano e música seiscentista antes de uma visita de estudo a Roma para 22 alunos portugueses

Será um concerto que cruza o canto gregoriano com música portuguesa do século XVII, mas que pretende preparar também uma visita de estudo a Roma: no próximo sábado, 28, às 17h, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, 22 alunos da Escola Artística e do Consort de Flautas de Bisel do Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL) cantarão gregoriano e executarão obras de compositores como Manuel Rodrigues Coelho, António Carreira, Pedro de Araújo ou Pedro de San Lorenzo, transcritas para flauta.

O presbítero que “soprava” a centelha divina que existe em cada um de nós

O presbítero que “soprava” a centelha divina que existe em cada um de nós

Lembro-me de uma das primeiras grandes lutas: “missas de casamentos, funerais, e baptizados” eram fontes de receitas da irmandade que então administrava o Mosteiro da Serra do Pilar. E da clara mensagem do Arlindo, tão revolucionária à época: “Os sacramentos são para se dar; não são para se vender.” De facto, nunca, na Comunidade Cristã da Serra do Pilar que então nascia, se levou ou aceitou dinheiro por uma celebração, fosse ela qual fosse.

«Salários justos contra a pobreza»

Manifesto da CNJP

«Salários justos contra a pobreza»

A Comissão Nacional Justiça e Paz divulgou, no final da conferência com o mesmo tema que organizou em Lisboa, um manifesto onde pede que todos os trabalhadores possam ter “salários que permitam superar a pobreza e promover a realização integral de cada pessoa e de cada família”.

Papa pede a paz para Myanmar

No Angelus

Papa pede a paz para Myanmar

O Papa Francisco pediu, no Angelus de domingo, o dom da paz para a Birmânia, onde foi incendiada, há dias, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma comunidade fundada por católicos luso-descendentes, templo onde havia sido batizado o primeiro birmanês católico.

Fragmentos da poética cristã do padre Arlindo Magalhães

Ensaio

Fragmentos da poética cristã do padre Arlindo Magalhães

Em Agosto 2017, a propósito dos 50 anos de ordenação do padre Arlindo Magalhães, presbítero da Comunidade Cristã da Serra do Pilar que morreu esta semana, Joaquim Félix Carvalho foi convidado a fazer uma reflexão sobre a experiência desta comunidade de Gaia. É esse texto que a seguir reproduzimos.

Trabalhadores e empresários cristãos devem fazer “mais do que apelar a princípios abstratos”

Conferência da Comissão Justiça e Paz

Trabalhadores e empresários cristãos devem fazer “mais do que apelar a princípios abstratos”

Vários estudos sobre a pobreza indicam que uma boa parte das pessoas pobres não estão desempregadas: têm trabalho, mas os seus salários são demasiado baixos. Face a este problema, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) decidiu, na sua conferência anual, juntar trabalhadores e empresários cristãos para que, inspirados pela Doutrina Social da Igreja, possam refletir sobre o tema “Salários justos contra a pobreza” e fazer “mais do que apelar a princípios abstratos”. A iniciativa decorre este sábado, 21 de janeiro, em Lisboa, e a participação é gratuita e aberta a todos.

Papa envia mensagem aos 400 mil inscritos na JMJ Lisboa

"Olhem sempre para o horizonte"

Papa envia mensagem aos 400 mil inscritos na JMJ Lisboa

São já 400 mil os jovens que iniciaram a inscrição para a JMJ Lisboa 2023 e o Papa gravou para eles uma mensagem em vídeo, que acaba de ser divulgada no site da jornada. Nela, Francisco diz alegrar-se “que tantos jovens venham porque precisam de participar”, anima outros a seguir o exemplo e pede a todos: “que nesta Jornada aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além”.

Conhecido padre francês anti-gay castigado por abusar sexualmente de rapazes adultos

Foi consultor do Vaticano

Conhecido padre francês anti-gay castigado por abusar sexualmente de rapazes adultos

Cessação de qualquer atividade relacionada com a psicoterapia, fim de publicação de livros, de participação em colóquios, reuniões públicas, e conferências são algumas das medidas canónicas que a diocese católica de Paris acaba de impor a Tony Anatrella, um conhecido padre e psicoterapeuta que tem defendido teorias anti-gay e que foi acusado de vários abusos sexuais sobre jovens rapazes.

Livro “final” de Bento XVI critica “crescente intolerância” ao Cristianismo

Publicado esta sexta-feira

Livro “final” de Bento XVI critica “crescente intolerância” ao Cristianismo

“Este volume, que reúne os textos que eu escrevi no mosteiro Mater Ecclesiae, deve ser publicado após a minha morte”. As palavras são de Bento XVI e surgem no prefácio do livro que contém o seu “trabalho final”, o qual chega esta sexta-feira, 19 de janeiro, às livrarias italianas. Intitulado “O que é o Cristianismo. Quase um testamento espiritual”, o volume reúne 16 textos, cinco deles inéditos no todo ou em parte, onde se destaca a reflexão sobre o diálogo islâmico-cristão e a preocupação com “a crescente intolerância” ao cristianismo nas sociedades contemporâneas.

Arlindo

Arlindo

Conheci o presbítero Arlindo numa celebração da Vigília Pascal. Fui com um amigo que me convidou. Tinha 18 anos e fiquei fascinada com a intensidade celebrativa da comunidade da Serra do Pilar e a beleza derramada em luz e canto. Integrei essa comunidade e lá permaneci por longos anos. Com o Arlindo aprendi a viver a graça de cada momento, a alegria na simplicidade, partilha e acolhimento mútuo. Aprendi a aprofundar as razões da minha fé e a questionar as “verdades” estabelecidas.

A comunidade que desempoeirou o evangelho

Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia

A comunidade que desempoeirou o evangelho

Vinte anos depois do início da Comunidade da Serra do Pilar, em 1975, esta constituía um caso único no país, particularmente devido ao inovador projeto de catecumenato posto em prática pelo padre Arlindo Magalhães, que morreu nesta quarta-feira, 18. A reportagem faz um retrato da experiência da Comunidade Cristã da Serra do Pilar.

Como ajudar os nossos amigos na Ucrânia? Escrevendo ao primeiro-ministro

#KidsAction4Peace

Como ajudar os nossos amigos na Ucrânia? Escrevendo ao primeiro-ministro

Como ajudar os nossos amigos afetados pela guerra na Ucrânia? A questão estava a preocupar um grupo de crianças portuguesas, italianas e belgas ligadas ao Movimento dos Focolares, até que tiveram uma ideia: convidar outras crianças, em todo o mundo, a escrever uma carta, um poema, ou a fazer um desenho, cujo tema seja a paz, e em seguida enviar para os governantes dos seus países.

Igreja centenária de lusodescendentes destruída pelo exército

Myanmar

Igreja centenária de lusodescendentes destruída pelo exército

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida em 1894 no vilarejo de Chan-tha-ywa, onde vive uma comunidade católica descendente de portugueses, os bayingyis, “foi totalmente incendiada e destruída no dia 14 de janeiro, por soldados da junta militar que governa Myanmar”, noticiou esta quarta-feira, 18, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Semana pela Unidade dos cristãos propõe: “Aprende a fazer o bem, procura a justiça”

Oitavário de Oração entre 18 e 25

Semana pela Unidade dos cristãos propõe: “Aprende a fazer o bem, procura a justiça”

“De quem são as vozes que não estão a ser ouvidas nas nossas comunidades? Quem não está representado na mesa? Porquê? Que igrejas e comunidades estão faltando nos nossos diálogos, na nossa acção comum e na nossa oração pela unidade dos cristãos? Enquanto oramos juntos durante esta Semana de Oração, o que estamos dispostos a fazer com essas vozes ausentes?”

Família é tema que preocupa a Igreja africana em caminho sinodal

Encontro com jornalistas

Família é tema que preocupa a Igreja africana em caminho sinodal

África, um dos continentes onde a Igreja Católica mais cresce, em número de fieis e em dinamismo, apresentou-se esta terça-feira, 17 de janeiro, num encontro com jornalistas, tendo em vista o sínodo que terá a sua assembleia continental no início de março próximo. Com a presença de representantes de quase todas as conferências episcopais regionais africanas, o encontro, que o 7MARGENS acompanhou por videoconferência, permitiu evidenciar preocupações e contributos próprios que serão objeto de partilha e diálogo no plano da Igreja universal, a partir de outubro, em Roma, quando abrir a primeira sessão do Sínodo dos Bispos.

Irmão Biagio, o leigo missionário de Palermo que “acendeu uma chama de amor” em Lisboa

1963-2023

Irmão Biagio, o leigo missionário de Palermo que “acendeu uma chama de amor” em Lisboa

Há exatamente quatro anos, em janeiro de 2019, chegava a Lisboa o fratel Biagio. A capital portuguesa era apenas uma das etapas da longa peregrinação que havia iniciado na Sicília com destino final a Marrocos, sempre a pé. Chegava com as sandálias consumidas, a túnica verde com capuz a cobrir-lhe a cabeça, uma bengala de madeira grosseira, de cruz e vieira ao peito. Sem dinheiro, nem telemóvel, nem relógio: em espírito de absoluta entrega à providência. O irmão Biagio Conte, missionário leigo franciscano italiano, que, em Palermo, dedicou a vida ao serviço dos mais pobres e sós, morreu na passada quinta-feira, 12 de janeiro, e eu nunca esquecerei o nosso encontro.

Uma nova forma de Igreja para responder à crise do cristianismo

Curso na Brotéria

Uma nova forma de Igreja para responder à crise do cristianismo

A crise actual do cristianismo diz respeito, “em grande parte, à ‘forma’ eclesial, ao modo de proceder comum, ao estilo eclesial”. Partindo desta ideia, o padre jesuíta José Frazão Correia e a revista Brotéria propõem, a partir desta terça-feira, 17 de Janeiro, e durante três dias, um curso sobre “A crise actual do cristianismo e a forma futura da Igreja”.

Mais um camião do Vaticano para a Ucrânia e o apelo à visita do Papa

Onda de solidariedade continua

Mais um camião do Vaticano para a Ucrânia e o apelo à visita do Papa

Partiu no sábado de Roma e chegou a Zaporizhzhya esta segunda-feira, 16 de janeiro: mais um camião cheio de camisolas térmicas e geradores foi enviado pelo cardeal esmoleiro do Papa, Konrad Krajewski, depois de uma nova onda de solidariedade em resposta à campanha iniciada pelo Vaticano em dezembro ter permitido arrecadar 300 mil euros. Enquanto isso, o chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andriy Yermak, afirmou que está na hora de o Papa visitar a Ucrânia.

Universidade Gregoriana cortou vínculo com o padre Rupnik

Roma

Universidade Gregoriana cortou vínculo com o padre Rupnik

O reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana anunciou nesta última semana, numa reunião académica, o fim da colaboração do padre jesuíta Marco Ivan Rupnik, na sequência da vinda a público de vários casos de agressões sexuais e abusos de poder relativamente a mulheres consagradas, que foram já parcialmente objeto de apreciação pelo Vaticano.

Lei natural ou liberdade responsável?

Lei natural ou liberdade responsável?

A aceitação da legitimidade moral das relações homoafetivas não é nenhum protesto contra as relações heterossexuais ou contra o casamento tradicional. Quem tal afirma está simplesmente a desviar a atenção do ponto essencial: a urgência da aceitação da homossexualidade como uma das formas com que a sexualidade humana se manifesta, sem exclusões nem restrições indevidas.

O ano aceitável do Senhor

O ano aceitável do Senhor

Ao longo dos séculos, a Igreja [cristã] tem conseguido, de uma maneira ou outra, levar a cabo essa importantíssima tarefa que é a de ser agente transformadora da sociedade na qual está inserida. Mesmo em muitas das nossas sociedades modernas e secularizadas, ainda persistem assimetrias sociais gritantes. Importaria recuperar cada vez mais essa voz profética da Igreja que, além de denunciar as injustiças sociais, também proporcione esperança, libertação e cura para muitos dos males que nos assolam nos dias de hoje.

Ex-Presidente do Sri Lanka responsabilizado pelos ataques terroristas de 2019

Decisão do Supremo Tribunal

Ex-Presidente do Sri Lanka responsabilizado pelos ataques terroristas de 2019

O supremo tribunal de justiça do Sri Lanka condenou o ex-Presidente Maithripala Sirisena e quatro outros altos funcionários a pagar indemnizações às famílias das 279 vítimas dos ataques terroristas do domingo de Páscoa, 21 de abril de 2019. Numa sentença inédita, o supremo sentenciou os cinco responsáveis por terem reagido de forma negligente aos alarmes emitidos pelos serviços secretos, não tendo tomado as medidas necessárias para impedir os atentados que tiveram lugar em três igrejas e três hotéis de luxo.

Retomada peregrinação ao local do batismo de Jesus

Jordânia

Retomada peregrinação ao local do batismo de Jesus

Assinala-se nesta sexta-feira, 13 de janeiro, na Jordânia, o 23º Dia Anual e Nacional de Peregrinação ao Local do Batismo de Jesus Cristo, que culmina com uma missa solene na igreja da mesma invocação, presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa.

Três ideias evolucionárias de Bento XVI

Três ideias evolucionárias de Bento XVI

Ao ler as primeiras palavras e títulos das notícias após a morte de Bento XVI, fez-me muita impressão como o traço mais marcado da pessoa – o seu pensamento evolucionário – ficou ocultado pelo sensacionalismo despertado pelo entretenimento fácil que os escândalos na Igreja Católica suscitam no insaciável desejo pelo melhor sensacionalismo que adormenta as mentes.

“A Igreja deixa no escuro as vítimas de abusos que ousam denunciar”

Arcebispo Charles Scicluna

“A Igreja deixa no escuro as vítimas de abusos que ousam denunciar”

O Vaticano não está num “um ponto ideal” no que diz respeito ao acompanhamento das vítimas de abusos na Igreja, o que faz com que este assunto seja “algo que precisa de ser desenvolvido”. Quem o afirma é o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, uma figura da Igreja Católica que mais larga experiência de casos de abusos do clero tem, primeiro como funcionário da então Congregação para a Doutrina da Fé (2002-2012) e, depois, também como bispo. Desde 2018, Scicluna ocupa o cargo de secretário-adjunto do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Gratidão das crianças ucranianas: “O Papa Francisco é o meu melhor amigo”

100 desenhos chegaram ao Vaticano

Gratidão das crianças ucranianas: “O Papa Francisco é o meu melhor amigo”

Numa das vezes em que o esmoleiro do Papa, o cardeal Krajewski, esteve na cidade de Kharviv (Ucrânia), para levar ajuda, teve oportunidade de contactar com algumas famílias que se encontravam a atravessar dificuldades devido à guerra. Numa das casas, uma criança que estava a viver no porão perguntou-lhe: “De quem é esta ajuda?”. Krajewski respondeu que era do Papa. A criança disse então: “Isso significa que o Papa é o nosso melhor amigo!”. Foi nesse momento que surgiu a ideia de que ela e outras crianças na mesma situação pudessem fazer um desenho para Francisco, como gesto de agradecimento.

Francisco pede aos educadores que ensinem a fraternidade

O Vídeo do Papa

Francisco pede aos educadores que ensinem a fraternidade

“Gostaria de propor aos educadores que acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade” É com estas palavras que Francisco inicia o primeiro Vídeo do Papa de 2023, divulgado esta terça-feira, 10 de janeiro, e dedicado a todos os que, na sua profissão, têm a função de educar os mais jovens.

Secretário de Bento XVI publica livro incendiário e já não se livra de polémica e de críticas

7MARGENS revela conteúdo

Secretário de Bento XVI publica livro incendiário e já não se livra de polémica e de críticas

O livro Nient’Altro Che La Verità – La mia vita al fianco di Benedetto XVI (“Nada mais que a verdade – A minha vida ao lado de Bento XVI”), do secretário de Joseph Ratzinger, o também alemão arcebispo Georg Gänswein, é publicado esta quinta-feira, 12, em Itália, mas o seu autor trabalhou ativamente na última semana para chamar a atenção para algumas das partes mais picantes do conteúdo. O livro, na sua versão digital, circula já em meios jornalísticos e eclesiásticos, e o 7MARGENS teve também acesso a ele.

Papa alerta: depois de uma pandemia, “não é suficiente prestar honras aos heróis”

Dia Mundial do Doente

Papa alerta: depois de uma pandemia, “não é suficiente prestar honras aos heróis”

Foi divulgada esta terça-feira, 10 de janeiro, a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de fevereiro. Nela, Francisco recorda a pandemia de covid-19 e alerta que “ao sair duma tragédia coletiva assim tão grande, não é suficiente o prestar honras aos heróis”. É necessário, defende, “que a gratidão seja acompanhada, em cada país, pela busca ativa de estratégias e recursos a fim de serem garantidos a todo o ser humano o acesso aos cuidados médicos e o direito fundamental à saúde”.

“Deus tenha misericórdia do Brasil!” Católicos condenam ataques e (alguns) evangélicos também

ONU e Amnistia Internacional pedem investigações

“Deus tenha misericórdia do Brasil!” Católicos condenam ataques e (alguns) evangélicos também

Os bispos católicos brasileiros manifestaram-se “perplexos” com “os atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e destruíram os prédios públicos que simbolicamente representam o Estado” na capital do país, Brasília, neste domingo, 8 de janeiro. Também o Papa Francisco já expressou preocupação relativamente aos sinais de “enfraquecimento da democracia” no Brasil. Mas entre os representantes das igrejas evangélicas, as opiniões dividem-se. Há quem condene os ataques, quem os legitime, e até quem os tenha incentivado e participado neles.

Monge raptado pelo ISIS em 2015 eleito arcebispo de Homs

Síria

Monge raptado pelo ISIS em 2015 eleito arcebispo de Homs

O Padre Jacques Mourad, monge e sacerdote siro-católico, de 54 anos, é o novo arcebispo de Homs dos Sírios, anunciou no dia 9 a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Mourad foi eleito, com consentimento do Papa Francisco, pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Sírios.

Bispos dos EUA exigem a Biden soluções dignas para os migrantes

Comunicado critica novas regras

Bispos dos EUA exigem a Biden soluções dignas para os migrantes

Os bispos católicos dos Estados Unidos da América (EUA) manifestaram-se contra as novas medidas que visam conter a migração ilegal para o país, anunciadas na semana passada pelo Presidente Joe Biden. Em comunicado, exigem ao governo que “reverta o seu caminho atual, em favor de soluções humanas que reconheçam a dignidade dada por Deus aos migrantes e forneçam acesso equitativo à imigração e caminhos humanitários”.

“Um Gesto Pela Liberdade” na RTP evoca vigília da Capela do Rato

Comunidade tem novo Compromisso pela Paz

“Um Gesto Pela Liberdade” na RTP evoca vigília da Capela do Rato

Um documentário que evoca a vigília da Capela do Rato, realizada há 50 anos em Lisboa contra a guerra colonial, passa na noite desta segunda-feira, 9 de Janeiro, na RTP1. Da autoria do jornalista Jacinto Godinho e do repórter de imagem Carlos Oliveira, Um Gesto Pela Liberdade reúne depoimentos de organizadores e participantes da vigília de 30 de Dezembro 1972 – incluindo excertos de uma entrevista inédita a Nuno Teotónio Pereira –, imagens actuais, testemunhos e documentos, reconstituindo a história daquela iniciativa de um grupo de católicos.

Terá a comunidade LGBT lugar na Igreja Católica?

Terá a comunidade LGBT lugar na Igreja Católica?

A recente leitura do estimulante livro de James Martin, Construindo uma Ponte, aumentou em mim a convicção de que há muito caminho a fazer no contexto da Igreja Católica quanto aos direitos das pessoas LGBT, tal como também em relação aos direitos das mulheres.

Papa cria órgãos fiscalizadores para finanças e abusos no vicariato de Roma

Publicada nova constituição apostólica

Papa cria órgãos fiscalizadores para finanças e abusos no vicariato de Roma

Desaparecem cargos como o do prelado secretário-geral, são criados novos órgãos de supervisão das finanças e dos abusos, e há uma maior presença do Papa, como bispo de Roma, em todas as decisões pastorais, administrativas e económicas importantes. Todas estas novidades são introduzidas pela In Ecclesiarum Communione, a nova constituição apostólica publicada esta sexta-feira, 6 de janeiro.

Cristãos agredidos e templos vandalizados na Índia

"Crescente tensão"

Cristãos agredidos e templos vandalizados na Índia

“Uma multidão” atacou a Igreja do Sagrado Coração, em Bastar, na região central da Índia, “atirando pedras contra o edifício, arrombando a porta de entrada e destruindo tudo o que se encontrava no interior”, avançou esta quinta-feira, 5 de janeiro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), alertando para a “crescente tensão”  que tem vindo a registar-se no país, com “grupos radicais hindus a mobilizarem as populações, instigando-as contra os cristãos”.

Padre assassinado após onda de violência no Burkina Faso

Ataques terroristas sucedem-se

Padre assassinado após onda de violência no Burkina Faso

O padre Jacques Yaro Zerbo, de 67 anos, nascido no Mali e há mais de três décadas ao serviço da diocese de Dédougou, no Burquina Faso, foi assassinado a tiro no início desta semana, depois de o país ter registado, na noite de 30 para 31 de dezembro, um ataque terrorista do qual resultaram 28 mortos, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta sexta-feira, dia 6 de janeiro.

No seu adeus, Bento XVI teve aquilo que pediu

Cerimónia simples e discreta

No seu adeus, Bento XVI teve aquilo que pediu

Se não foi assim que Bento XVI imaginou o seu funeral, certamente esteve muito perto. Desde a neblina que envolvia a Praça de São Pedro quando trouxeram o seu féretro para a frente do altar até à postura serena das cerca de 50 mil pessoas que ali se encontravam (e que correspondiam a metade do número que chegou a ser previsto), passando pela curta (mas não desprovida de significado) homilia do Papa Francisco, tudo contribuiu para a discrição e simplicidade das exéquias do Papa emérito, que decorreram na manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro, no Vaticano.

O que fazer dos nossos livros?

[Nas margens da filosofia – L]

O que fazer dos nossos livros?

Que fazer dos quase dezasseis mil livros que ao longo da nossa vida temos comprado e herdado? Dos meus irmãos recebi praticamente todos os nossos livros de infância pois nenhum pretendia guardá-los. A esses se acrescentam os livros de direito do meu marido, os meus de filosofia e as centenas de obras de história, de literatura, de enciclopédias, de dicionários etc., etc.. A casa de férias tem ajudado a solucionar esta situação e nela guardamos essencialmente a literatura infantil e policial.

Um intelectual na cadeira do pescador

[Leituras de um pontificado – 6]

Um intelectual na cadeira do pescador

Bento XVI deixou marcas enquanto prefeito da Congregação da Doutrina da Fé e, apesar da sua idade avançada, parecia talhado para um pontificado forte, que apostaria em devolver prestígio ao cristianismo, sobretudo numa Europa em crise de identidade e de valores. Mas arrisca-se, afinal, a que a história o venha a olhar como um Papa de transição e que o escândalo dos abusos sexuais domine a imagem que o futuro fará do seu mandato.

Uma vida de serviço inteligente à Igreja

Bento XVI

Uma vida de serviço inteligente à Igreja

As últimas palavras de Joseph Ratzinger, na língua materna alemã, “Jesus, eu te amo” representam o essencial do seu discurso teológico, iluminam o núcleo da sua dedicação ao serviço do Evangelho, constituem a força das suas decisões, sobretudo a de renunciar ao papado.

Quando os escândalos de uma Cúria sem controlo prenunciavam já o fim de um Papa

[Leituras de um pontificado – 3]

Quando os escândalos de uma Cúria sem controlo prenunciavam já o fim de um Papa

A Cúria Romana tornou-se um monstro ingovernável que o próprio Papa, de perfil sobretudo intelectual e académico, já não consegue controlar. No Vaticano, nas vésperas do sétimo aniversário da eleição de Bento XVI, parece viver-se já um ambiente de final de pontificado, semelhante ao que caracterizou a última década de João Paulo II.

Como vão ser as exéquias de Bento XVI/Joseph Ratzinger?

Cerimonial já é conhecido

Como vão ser as exéquias de Bento XVI/Joseph Ratzinger?

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Papa Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 3 de janeiro, o esquema do funeral do Papa emérito Bento XVI, falecido no último sábado, que se vai celebrar esta quinta-feira. A “Missa exequial pelo Sumo Pontífice Emérito Bento XVI” vai ser presidida pelo Papa Francisco, a partir das 09h30 (8h30 em Lisboa), na Praça de São Pedro.

Jesus tem futuro. Na versão de Ratzinger

[Leituras de um pontificado - I]

Jesus tem futuro. Na versão de Ratzinger

O Jesus de Nazaré de Ratzinger quer ir além do Jesus “histórico” que a investigação tem revelado nos últimos dois séculos. Os especialistas criticam aspectos de um livro que já é um best-seller. Reedição de um texto publicado no Público em 11/03/2011 sobre a obra que o cardeal Tolentino Mendonça acredita que ainda será lida daqui a 100 anos.

Dezenas de milhares prestam última homenagem a Bento XVI

Na basílica de São Pedro

Dezenas de milhares prestam última homenagem a Bento XVI

Ainda não eram seis da manhã desta segunda-feira, 2 de janeiro, e já os fiéis faziam fila em frente à basílica de São Pedro para prestar a sua última homenagem a Bento XVI. O corpo do Papa emérito chegou pouco depois das sete e vai permanecer em exposição até quarta-feira. Só durante a manhã deste primeiro dia de velório, mais de 40 mil pessoas fizeram questão de passar por ali. Para quinta-feira, dia 5, pelas 9h30 (8h30 de Lisboa), está marcado o funeral “solene, mas sóbrio” pedido por Bento XVI, que será celebrado por Francisco.

O menino que não se cansa de nascer

O menino que não se cansa de nascer

Este menino não se cansa de nascer porque em todas as peripécias da vida se foi unindo cada vez mais profundamente ao mistério de Deus. Porém, Deus não é um mistério: Deus é o mistério. O Homem é um mistério, o Universo um mistério… porque “se movem e existem” dentro de o mistério. E o menino de hoje aprendeu a saborear em tudo esse único e total mistério: na dor e prazer, tristeza e alegria, vida e morte e, sobretudo, na inquietante e inextrincável questão do Bem e do Mal.

Mongólia: estátua de Maria encontrada no lixo é objeto de veneração

Consagração do país

Mongólia: estátua de Maria encontrada no lixo é objeto de veneração

Uma imagem de Maria de Nazaré descoberta há cerca de dez anos num aterro sanitário no Norte da Mongólia foi, este ano, a referência natalícia para a minúscula comunidade católica daquele país asiático. “Iniciámos o nosso Natal em 8 de dezembro, todos juntos, consagrando a Mongólia à Senhora, em frente da estátua da Imaculada Conceição [que foi] encontrada no lixo”.

O “último” Papa europeu que protagonizou a grande ruptura católica

Joseph Ratzinger/Bento XVI (1927-2022)

O “último” Papa europeu que protagonizou a grande ruptura católica

O Papa visto como ortodoxo e guardião da tradição introduziu a grande ruptura no papado; o teólogo adepto do diálogo entre a fé e a razão não permitiu que outros teólogos investigassem com liberdade; o homem tímido e reservado escreveu a encíclica “Deus é Amor” (Deus Caritas Est), na qual fala das dimensões do amor e da caridade como ágape e eros, linguagens pouco habituais no discurso eclesiástico.

Os quatro dias portugueses de Bento XVI em 21 imagens (fotogaleria)

Os quatro dias portugueses de Bento XVI em 21 imagens (fotogaleria)

Entre 11 e 14 de Maio de 2010, Bento XVI esteve em Lisboa, Fátima e Porto, para uma visita apostólica que no Vaticano foi vista positivamente: saído de vários meses de revelações de escândalos na Santa Sé, o Papa saiu de Portugal mais animado. Em Lisboa, celebrou a eucaristia com uma multidão na Praça do Comércio. No dia seguinte, encontrou-se com os artistas e o mundo da cultura no Centro Cultural de Belém. Partiu depois para Fátima, onde presidiu às cerimónias de 12 e 13 de Maio, e onde se encontrou com responsáveis de instituições sociais. No dia 14 concluiu no Porto a sua viagem a Portugal.

Morreu Bento XVI, o papa “ortodoxo” que abdicou do ministério

1927-2022

Morreu Bento XVI, o papa “ortodoxo” que abdicou do ministério

A notícia chegou no último dia do ano. O Vaticano, pelo seu porta-voz, Matteo Bruni, anunciou a morte do Papa emérito Bento XVI, 95 anos. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [8h34, hora de Lisboa], no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.” O velório realiza-se na Basílica de São Pedro, a partir de segunda-feira. O funeral é quinta-feira.

Comissão Nacional Justiça e Paz pede compromisso para um 2023 mais fraterno

Mensagem de Ano Novo

Comissão Nacional Justiça e Paz pede compromisso para um 2023 mais fraterno

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica em Portugal, apela a um compromisso político e social para que 2023 seja um “ano mais justo e mais fraterno”. Numa mensagem enviada às redações nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o organismo interpela os “governantes e políticos, os responsáveis das empresas e organizações, os líderes das comunidades religiosas e todos os homens e mulheres de boa vontade” para que juntos sejam “construtores da paz e da esperança”.

Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema

Mostra internacional de curtas-metragens

Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), que pertence à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, está a desafiar os jovens entre os 14 e os 30 anos, de todo o mundo, a criarem “uma curta-metragem que demonstre como encontram Deus no seu dia-a-dia”. As curtas podem ser submetidas até ao dia 20 de janeiro e as selecionadas em cada categoria serão exibidas em Lisboa e Santarém, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Eritreia: Bispo e padre católicos libertados

Presos desde outubro

Eritreia: Bispo e padre católicos libertados

Acaba de ser libertado o bispo Fikremariam Hagos, de Segheneity (Eritreia), que havia sido detido a 15 de outubro por agentes dos serviços de segurança quando regressava ao país após uma viagem à Europa, anunciou esta quinta-feira, 29 de dezembro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Papa põe em evidência a atualidade de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas

Carta “Tudo pertence ao amor”

Papa põe em evidência a atualidade de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas

O Papa Francisco tornou pública uma carta apostólica que é um convite à descoberta de um santo e um “doutor da Igreja” que, segundo o documento, contém múltiplas pistas para viver hoje a alegria da vida cristã. Intitulada Totum Amoris Est (Tudo pertence ao amor), a carta sublinha algum paralelismo entre o clima de “mudança de era” que se vivia nas últimas décadas do século XV e nas primeiras do XVI, por um lado, e os tempos atuais, por outro.

Estado de saúde de Bento XVI agrava-se rapidamente

Vaticano confirma

Estado de saúde de Bento XVI agrava-se rapidamente

O Vaticano confirmou esta quarta-feira, 28 de dezembro, que o estado de saúde do Papa emérito Bento XVI, de 95 anos, se agravou nas últimas horas, embora “a situação esteja estável e sob controle e constantemente acompanhada pelo médicos”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Quatro dioceses à espera de nomeação de bispo

Angola e São Tomé

Quatro dioceses à espera de nomeação de bispo

Quatro das 20 dioceses que integram a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) estão sem bispo, mas o presidente da CEAST, José Manuel Imbamba, arcebispo de de Saurimo (Lunda Sul), disse à agência Vatican News que os trâmites para a sua nomeação estão muito avançados.

Curso online ajuda a “descodificar” história e mensagem de Fátima

Em janeiro

Curso online ajuda a “descodificar” história e mensagem de Fátima

Depois de uma primeira edição, no início de 2022, que contou com o interesse de mais de 200 participantes de oito países, o Santuário de Fátima volta a dinamizar, no próximo mês, o seminário online desCodificar Fátima, que ao longo de quatro sessões, sempre às quartas-feiras, “pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores” relativamente à sua história e mensagem.

“Comecemos por fazer crescer a unidade visível dos cristãos”, pede irmão Aloïs, de Taizé

Mensagem para 2023

“Comecemos por fazer crescer a unidade visível dos cristãos”, pede irmão Aloïs, de Taizé

Reconhecendo que “estamos a passar por um período de intensa polarização e agravamento das divisões nas nossas sociedades e, às vezes, até nas igrejas e famílias”, o irmão Alois, prior da comunidade ecuménica de Taizé, apela a que caminhemos, particularmente os cristãos, “juntos com os outros”, em direção à “fraternidade universal”. 

Aonde irá o Papa em 2023?

Líbano e Hungria nos planos

Aonde irá o Papa em 2023?

Naquela que terá sido a sua última entrevista de 2022, Francisco afirmou que “talvez” vá à cidade de Marselha, no sul de França, em 2023, para um encontro com os bispos dos países mediterrânicos. A confirmar-se, esta será mais uma viagem a acrescentar à agenda de 2023 do Papa, que promete ser bem preenchida.

“Homem e Mulher os criaste à Tua imagem”

“Homem e Mulher os criaste à Tua imagem”

Antes de mais, sinto que tive a graça de crescer numa família cristã, numa paróquia (Padrão da Légua) onde o anúncio da Palavra gerava vida, vida comunitária e na liberdade dos filhos de Deus. Desde cedo, percebi que o batismo recebido em criança tinha de ser assumido e vivido no dia-a-dia, como filha muito amada e criada à imagem de Deus.

Os ventos “gélidos” da guerra nas mensagens do Papa e dos bispos

Natal com apelos ao fim da guerra

Os ventos “gélidos” da guerra nas mensagens do Papa e dos bispos

A guerra – e sobretudo a provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia – dominou as mensagens e homilias natalícias do Papa e dos bispos portugueses. No Vaticano, na sua mensagem urbi et orbi (à cidade e ao mundo), o Papa Francisco referiu-se aos ventos “gélidos” de guerra que ameaçam a humanidade, evocando precisamente o conflito que se desenrola na Ucrânia e o impacto que ele tem nas populações mais pobres do mundo.

Estás de esperanças?

Estás de esperanças?

Oferece a cidade parábolas para entender o tempo presente? Sim, muitas. São como sinais a ler, e a reler, para nos lermos. Se andarmos atentos como Jesus à sua quotidianidade, as parábolas hão de saltar para os olhos e os ouvidos a cumprir a atenção, o estilo de vida em espera incessante.

“É desumano impedir que os reclusos celebrem o Natal”, alerta coordenador da Pastoral Penitenciária

Apelo do Papa sem ecos em Portugal

“É desumano impedir que os reclusos celebrem o Natal”, alerta coordenador da Pastoral Penitenciária

O Papa Francisco apelou a todos os chefes de Estado para que, neste Natal, fizessem “um gesto de clemência” em relação aos detidos considerados aptos a beneficiar dessa medida. Mas não só este convite parece não ter tido eco em Portugal, como os presos correm sérios riscos de não poder viver o Natal dentro das próprias prisões. Com greves dos guardas prisionais a decorrer, vários capelães dos estabelecimentos já viram ser-lhes negada a possibilidade de celebrar sequer a missa com os reclusos por estes dias.

Cessar-fogo temporário de Natal, propõem mais de mil líderes religiosos para a Ucrânia

Guerra faz 10 meses

Cessar-fogo temporário de Natal, propõem mais de mil líderes religiosos para a Ucrânia

Com milhares de mortos civis na Ucrânia e dezenas de milhares de soldados que tombaram em quase dez meses de guerra (iniciada em 24 de fevereiro com a invasão da Ucrânia pela Rússia), é tempo de fazer uma trégua, a pretexto das festas natalícias e de fim de ano. Um cessar-fogo temporário é o que pedem mais de mil líderes religiosos, num apelo enviado ao Presidente dos Estados Unidos da América, para que desenvolva diligências que viabilizem a ideia.

Antigo reitor de Fátima diz que há intelectualização a mais e pouca atenção aos peregrinos no santuário

Luciano Guerra critica gestão, Santuário devolve argumentos

Antigo reitor de Fátima diz que há intelectualização a mais e pouca atenção aos peregrinos no santuário

O antigo reitor do Santuário de Fátima, padre Luciano Guerra, criticou fortemente nesta quinta-feira, 22 de Dezembro, o que considera uma gestão cujo “fito primário mais explícito são os intelectuais”, que “não deixa espaço para a dedicação aos pobres”. Em comunicado divulgado ao final da tarde, e enviado ao 7MARGENS, os actuais responsáveis reagem contestando as críticas, devolvendo várias delas, dizendo que elas resultam de “uma leitura pessoal” que traduz um “alheamento do que é hoje o Santuário (…) que carece de fundamentação e revela um profundo desconhecimento da actual gestão (…) e dos desafios com que se confronta”.

Natal e dignidade

Natal e dignidade

Deus surge no palco da História de forma singular. Ele não apenas providenciou Salvação para a humanidade, mas o nascimento de Jesus é em si mesmo um acto de dignificação da família humana em diversas dimensões.

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

Documentário da Tv2000

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos na Faixa de Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco daquela região, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.

Comunidade de Taizé empenhada em fazer do encontro europeu um “lugar seguro”

Portuguesa na nova "equipa de proteção"

Comunidade de Taizé empenhada em fazer do encontro europeu um “lugar seguro”

A pouco mais de uma semana do 45º Encontro Europeu de Taizé, que terá lugar em Rostock (Alemanha), de 28 de dezembro a 1 de janeiro, e para o qual são esperados cerca de cinco mil jovens, uma mulher alemã denunciou publicamente ter sido alvo de assédio sexual por parte de um dos irmãos daquela comunidade ecuménica e alertou para o facto de situações semelhantes poderem acontecer neste encontro. “Empenhada em fazer de Taizé um lugar mais seguro”, a própria comunidade havia já publicado, no início de dezembro, no seu sítio online, um relatório atualizado sobre aquilo que fez pela “proteção de pessoas” desde 2019 até novembro deste ano. Uma das medidas mais recentes consistiu em criar uma nova “equipa de proteção” composta por pessoas de fora da comunidade, e que conta com um elemento português.

Jesuítas querem que as vítimas do padre Rupnik se manifestem

Criaram e-mail e equipa de apoio

Jesuítas querem que as vítimas do padre Rupnik se manifestem

A Companhia de Jesus convidou as pessoas que se considerem vítimas de abuso por parte do padre Marko Yvan Rupnik a contactar aquela ordem, tendo disponibilizado um endereço de correio para esse fim. Ao mesmo tempo que os Jesuítas abriam a conta de e-mail, na expectativa de que as vítimas do padre Rupnik se apresentem a denunciá-lo, uma destas vítimas, de nome fictício Anna, dava uma longa entrevista ao jornal italiano Domani em que escancarava a sua história de abusos físicos, de consciência e sexuais e o modo como se comportaram figuras relevantes da Igreja, quando ela se dispôs a denunciar a situação.

Cristãos e finanças

Cristãos e finanças

    Diz o famoso poema de Fernando Pessoa que Jesus Cristo não percebia nada de finanças. Mas o recente documento da Academia Pontifícia das Ciências Sociais Mensuram Bonum (uma alusão àquela “medida transbordante” que o Evangelho promete a quem dá...

Natal solidário em Pemba

Bens para deslocados

Natal solidário em Pemba

A Comunidade de São José da paróquia de São Paulo e a Associação Kuendeleya promoveram, em Pemba, Moçambique, no sábado, dia 17, uma acção de solidariedade para com os deslocados que fogem dos ataques terroristas. O apoio traduziu-se na entrega de cabazes com produtos alimentares, vestuário, cobertas e material escolar.

Perdoar: gesto de inclusão

Perdoar: gesto de inclusão

Perdoar nunca é fácil, pois exige a humildade de nos desnudarmos da roupagem que ao longo da vida vamos vestindo e de nos olharmos naquilo que realmente somos.

Isabel do Carmo, antiga “brigadista”: “Foram os católicos que decidiram fazer a vigília da Capela do Rato”

Debates nos 50 anos

Isabel do Carmo, antiga “brigadista”: “Foram os católicos que decidiram fazer a vigília da Capela do Rato”

“Foram os cristãos que decidiram fazer a vigília” da Capela do Rato, em Lisboa, garantiu a médica Isabel do Carmo, antiga dirigente das Brigadas Revolucionárias (BR), durante o debate que decorreu na última quarta-feira, 14, reunindo participantes e organizadores da iniciativa que, em 30-31 de Dezembro de 1972, abalou a ditadura do Estado Novo. No final da sessão, o Presidente da República entregou à comunidade da capela a Ordem da Liberdade. “Aqui houve um gesto pela liberdade e esse gesto merece ser assinalado”, justificou.

amados na noite

amados na noite

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo IV do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 17 de Dezembro de 2022.

A “ideologia de género”, ou como deitar achas para a fogueira da direita radical

A “ideologia de género”, ou como deitar achas para a fogueira da direita radical

Como é sabido, o berço da expressão “ideologia de género” encontra-se na documentação do Vaticano. Por diversos motivos, não sendo os de menor importância uma reação a documentos e diretivas das Nações Unidas, da União Europeia e de diversos países relativas aos direitos das mulheres (nomeadamente, no que diz respeito aos direitos reprodutivos e à igualdade de oportunidades) e, mais recentemente, no que diz respeito aos direitos de pessoas LGBTQ (nomeadamente, casamento entre pessoas do mesmo sexo e adopção por casais do mesmo sexo).

Vaticano envia pedido de desculpas ao Kremlin

Por declarações do Papa à revista America

Vaticano envia pedido de desculpas ao Kremlin

O Papa Francisco fez chegar, via Secretaria de Estado do Vaticano, um pedido formal de desculpas ao Governo de Moscovo pelos comentários por ele feitos durante a entrevista concedida à revista America a 22 de novembro, em que referiu que alguns povos da Federação Russa, nomeadamente “os chechenos, os buryati e outros” são responsáveis ​​pelos atos “mais cruéis” na guerra em curso na Ucrânia.

Papa desafia Humanidade a aprender com a História e caminhar em conjunto

Mensagem para o Dia Mundial da Paz

Papa desafia Humanidade a aprender com a História e caminhar em conjunto

O Papa desafia a Humanidade inteira a, passados três anos sobre o início da pandemia de covid-19, parar e colocar a questão: “O que é que aprendemos com esta situação?”. Na sua mensagem para o 56º Dia Mundial da Paz, que se assinala a 1 de janeiro, Francisco deixa já a sua resposta: “é juntos, na fraternidade e solidariedade, que construímos a paz, garantimos a justiça, superamos os acontecimentos mais dolorosos”.

Vaticano abre curso à distância sobre sinodalidade para todos

No primeiro semestre de 2023

Vaticano abre curso à distância sobre sinodalidade para todos

O Centro Evangelii Gaudium do Instituto Universitário Sophia promove em 2023 um curso sobre a sinodalidade que será possível ouvir em língua portuguesa. A conferência introdutória está a cargo do cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, e será difundida a 17 de janeiro. Sucedem-se três módulos ao longo dos meses seguintes. O curso é aberto à participação de qualquer batizado.

Padre Rupnik foi excomungado e perdoado a seguir, num segundo caso de abuso

Geral dos Jesuítas reconhece

Padre Rupnik foi excomungado e perdoado a seguir, num segundo caso de abuso

Adensam-se as perguntas em torno do caso dos abusos atribuídos ao padre e artista jesuíta Marko Rupnik. O superior geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, reconheceu esta quinta-feira que o mundialmente conhecido especialista de arte cristã já tinha sido condenado em 2020 pelo Dicastério da Doutrina da Fé (DDF) por um dos delitos mais graves do direito canónico, o de absolvição de um(a) cúmplice em confissão.

Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração

Detido em parte incerta

Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração

O bispo de Matagalpa (Nicarágua), Rolando Álvarez, detido pela polícia estatal do país no passado mês de agosto, foi agora formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas” e forçado a permanecer em prisão domiciliária, numa “casa administrada pelo governo” e cuja localização não foi revelada.

Assembleia continental do Sínodo vai mobilizar perto de 600 pessoas na Europa

De 5 a 12 de fevereiro, em Praga

Assembleia continental do Sínodo vai mobilizar perto de 600 pessoas na Europa

Foi oficialmente apresentada esta quarta-feira, 14 de dezembro, em Roma, a próxima etapa do processo sinodal 2021-2024 na Europa. Trata-se da assembleia continental, que terá lugar em Praga, de 5 a 12 de fevereiro de 2023, e na qual participarão perto de 600 pessoas em representação das 39 conferências episcopais que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Há 103 milhões de refugiados no mundo, um “número recorde sem precedentes”

Relatório da Fundação Migrantes

Há 103 milhões de refugiados no mundo, um “número recorde sem precedentes”

São atualmente 103 milhões os refugiados no mundo inteiro, um “número recorde sem precedentes”, que equivale a um em cada 77 habitantes e corresponde a mais do dobro do registado há dez anos. os dados dão do Relatório 2022 sobre o Direito de Asilo da Fundação Migrantes, órgão pastoral da Conferência Episcopal Italiana, que foi apresentado esta terça-feira, 13 de dezembro, na Universidade Gregoriana, em Roma.

O massacre de Wiriamu: silêncio e denúncia na Igreja Católica

Há 50 anos, em Moçambique

O massacre de Wiriamu: silêncio e denúncia na Igreja Católica

Na manhã de 16 de dezembro de 1972 [faz sexta-feira 50 anos] ocorreu um massacre em Tete, no norte de Moçambique, no contexto de uma guerra colonial que durava há seis anos, e da Operação Marosca, realizada pela tropa portuguesa e pela DGS (Direção Geral de Segurança, polícia política do regime). Nenhum guerrilheiro da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) foi identificado entre as 385 vítimas mortais do massacre, cerca de um terço dos 1350 habitantes das cinco aldeias alvo de atrocidades.

Bispos condenam eutanásia e mobilizam apoio à Ucrânia

Conselho permanente

Bispos condenam eutanásia e mobilizam apoio à Ucrânia

O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou “a sua tristeza” pela aprovação da lei da eutanásia, esperando que o diploma “possa ainda ser alterado, dado o processo legislativo não estar ainda concluído”. Os bispos católicos reiteram ainda o que a CEP já expressou na semana passada.

Porque choraste, Papa Francisco?

Porque choraste, Papa Francisco?

Nunca tinha visto um Papa chorar, convulsivamente, em público nem em privado. As pessoas importantes, ou mesmo as ditas figuras públicas, são obrigadas a guardar os seus sentimentos mais dolorosos para os seus domínios privados. A atual pessoa mais notável da Igreja Católica chorou rodeada por uma multidão. Só pessoas com corações empedernidos não se sensibilizaram.

A ecologia integral do presépio do Vaticano

A ecologia integral do presépio do Vaticano

O obelisco da Praça de S. Pedro já está rodeado do presépio que, desta vez, veio de Sutrio, província de Udine, região do Friuli. Inaugurado no sábado, 3 de dezembro, tem a particularidade de ser todo de madeira: desde a cabana que abriga a Sagrada Família até às várias imagens que povoam o estrado onde o presépio está montado.

Pin It on Pinterest

Share This