Igreja Católica

Comissão Justiça e Paz de Coimbra critica Governo por não assinar Tratado contra Armas Nucleares novidade

“É um começo de caminho, mas é, simultaneamente, um passo gigantesco para a Humanidade”, diz a Comissão Diocesana Justiça e Paz (CDJP), de Coimbra, a propósito da entrada em vigor do Tratado de Proibição das Armas Nucleares, que se assinalou sexta-feira passada, dia 22 de Janeiro, e pela qual manifesta o seu “júbilo” e, ao mesmo tempo, a “profunda desaprovação” da posição de Portugal, que não subscreveu o documento.

Um debate virtual sobre A Economia de Francisco novidade

Com o objectivo de dar um contributo para a reflexão sobre o encontro A Economia de Francisco, que decorreu no final de Novembro, a Capela do Rato (Lisboa) organizou um debate, que decorrerá via Zoom, “sobre as pistas e os caminhos para uma economia mais humana e mais justa”.

Papa pede um jornalismo que “gaste as solas dos sapatos’

É fundamental que o jornalismo que hoje se faz saia das redações e conte histórias que ajudem a compreender os fenómenos sociais mais graves e a destacar “as energias positivas que se geram nas bases da sociedade”. É esse o apelo do Papa Francisco na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada neste sábado, 23, véspera do dia litúrgico de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

A ecologia integral de Leonardo Boff e as encíclicas do Papa Francisco

Professor brilhante, em 1992 deixou o ministério sacerdotal e a ordem de que fazia parte, e com outros teólogos veio a ser um dos grandes impulsionadores da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base. Continuou o seu trabalho de evangelização e, agora, colaborou nas duas encíclicas do Papa Francisco, o que traduz duas certezas: uma, que foi reabilitado; outra, que as teses que defende não estão em desacordo com o pensamento da Igreja Católica romana.

Bispos dos EUA divididos pela Presidência Biden

O aborto e uma declaração “irreflectida” do presidente do episcopado dos EUA, José Gomez, provocou uma tempestade entre diferentes bispos do país, a propósito da posse do Presidente Joe Biden e da questão do aborto. No meio, ainda apareceu a posição do Papa, que usa uma linguagem bem diferente da de Gomez. Uma declaração “muito infeliz”, comenta-se no Vaticano. 

Bispos hesitam na suspensão das missas e esperam pelo Governo (com padres a criticar indecisão)

Os evangélicos recomendam a celebração do culto online, na Mesquita Central de Lisboa já se suspendeu a principal oração semanal, enquanto os bispos hesitam e dizem que na próxima semana verão o que o Governo decide. Mas o Executivo terá antecipado, entretanto, o anúncio de um novo confinamento geral – incluindo as escolas – já para esta sexta-feira. Uma oportunidade perdida, criticam vários padres.  

Invocação das vítimas de covid e missa virtual para a inauguração do Presidente Biden

O cardeal Wilton Gregory, arcebispo de Washington, capital federal dos Estados Unidos, invocará nesta terça-feira em Washington as quase 400 mil vítimas de covid-19 que já morreram no país. Às 17h30 locais (22h30 em Lisboa), 400 luzes iluminarão o Lincoln Memorial Reflecting Pool, uma por cada mil vítimas. Outros lugares e edifícios simbólicos do país, como o Empire State Building em Nova Iorque e a Space Needle em Seattle, também serão iluminados, noticia o Washington Post.

Diocese espanhola vende bens patrimoniais para ajudar os pobres

O arcebispo de Valencia (Espanha), cardeal Antonio Cañizares, anunciou a criação da fundação diocesana Pauperibus, através da qual a sua diocese irá vender bens patrimoniais próprios “para aliviar as necessidades dos mais pobres e vulneráveis”, acentuadas pela pandemia de covid-19.

Eurodeputados pedem libertação imediata do jesuíta preso há 100 dias na Índia

Uma carta de 21 deputados do Parlamento Europeu dirigida ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ao embaixador da Índia junto da União Europeia, pede a libertação imediata do padre jesuíta Stan Swamy, de 83 anos, preso há 100 dias, acusado de terrorismo. Os jesuítas e várias organizações de defesa dos direitos humanos dizem que ele foi detido por defender as tribos mais pobres da Índia.

Igreja da Irlanda: horror e vergonha com a exploração e maus tratos de milhares de mães solteiras e bebés

Há meia dúzia de anos houve um achado macabro República da Irlanda: nos baixos de um convento do condado de Tuam, das religiosas do Bom Socorro, foram encontrados cerca de 800 esqueletos de crianças. O caso, que deixou estarrecida a opinião pública do país e teve ecos internacionais, conjugou-se com os resultados de uma investigação da historiadora Catherine Corless, que trouxe à luz do dia os certificados de óbito de 798 crianças das quais apenas dois se faziam acompanhar de certificado de funeral.

A vida, o sofrimento e Jesus

Dois autores, ambos presbíteros com profundas experiências e preocupações pastorais – Valdés é biblista argentino, Bermejo é especialista na pastoral da saúde em Espanha – oferecem em Peregrinar a Jesus um contributo notável para aprofundar as difíceis e exigentes questões relacionadas com a saúde, o sofrimento e a relação de fé.

A pegada de religiosidade na obra de João Cutileiro

“Na vasta obra de João Cutileiro, há uma intermitente, mas persistente, pegada de religiosidade que deixou plasmada em poemas de pedra”, escreve o padre Mário Tavares de Oliveira, cónego da diocese de Évora, num texto que evoca a arte do escultor que morreu no passado dia 5.

Papa pede mais investimento nos sistemas de saúde

O Papa Francisco pede mais investimento nos sistemas de saúde, cujas “insuficiências” foram colocadas evidência com a actual pandemia. Na sua mensagem para o 29º Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de Fevereiro (data litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, para a Igreja Católica), o Papa lamenta que “nem sempre seja garantido o acesso aos cuidados médicos” aos idosos, aos mais frágeis e vulneráveis.

A Igreja silenciada em 2020

2020 foi também o ano em que o Papa publicou a exortação apostólica Querida Amazónia e a encíclica Fratelli Tutti. A primeira foi uma verdadeira declaração de amor àquela parte do globo e um sublinhado das suas preocupações ecológicas. A encíclica é uma síntese de todo o seu magistério e, sobretudo, do seu pensamento social. É mais uma publicação em que o Papa realça que a opção preferencial da Igreja deve ser pelos mais pobres.

Papa altera regra e confirma possibilidade de mulheres serem leitoras e acólitas, já praticada na maior parte das dioceses

Um motu proprio (decreto) do Papa Francisco publicado nesta segunda-feira confirma aquilo que já é prática na esmagadora maioria das paróquias e dioceses católicas: as mulheres passam a poder ser também, formalmente, leitoras e acólitas – ou seja, podem proclamar os textos bíblicos ou colaborar no serviço do altar, durante as eucaristias.

Diocese de Braga prolonga campanha por Cabo Delgado

A arquidiocese de Braga anunciou o prosseguimento da campanha solidária “Juntos por Cabo Delgado”, lançada em Setembro do ano passado para apoiar cerca de meio milhão de moçambicanos que fogem das suas aldeias, atacadas por um grupo não identificado “que semeia o terror, matando e queimando”. As vítimas têm-se deslocado para Pemba, a capital da província moçambicana, e para outros locais sem o essencial para viverem.

Papa vai ser vacinado por “opção ética” e Vaticano insiste na vacina acessível também aos mais pobres

O Papa Francisco será vacinado na próxima semana contra a covid-19, considerando que essa é uma opção ética. Numa entrevista ao Canal 5 da televisão italiana, que será emitida neste domingo, 10 de Janeiro, o Papa afirma: “Eu acredito que eticamente todos devem receber a vacina, é uma opção ética, porque está em causa a tua saúde, a tua vida, mas também a vida de outros.”

As igrejas cristãs, o trumpismo e o assalto ao Capitólio (1)

O que se passou nesta semana, com o assalto planeado ou pelo menos induzido ao Congresso dos Estados Unidos, do ponto de vista da “invocação do nome de Deus” e da instrumentalização da fé para uma missão definida pelo ainda atual ocupante da Casa Branca? Uma análise do 7MARGENS que, numa segunda parte, procurará dar a conhecer diferentes leituras sobre os dramáticos acontecimentos por parte de algumas confissões e responsáveis religiosos.

Timor-Leste: zero mortos por covid, graças à cooperação entre Estado, partidos, Igreja e ONG

Dez meses depois do início da pandemia, Timor-Leste é dos poucos países do mundo onde não registo de mortes por covid-19, com o número de casos, até ao passado dia 5 de Janeiro, a chegar aos 46. Ao contrário, na vizinha e poderosa Indonésia, que foi potência ocupante de Timor entre 1975 e 1999, o novo coronavírus já provocou mais de 772.000 casos e quase 23.000 mortes.

Cuidar para que haja paz

Cuidar é um imperativo ético que envolve a pessoa toda. Exige relação fundamentada na empatia e numa atenção ao outro em todos os aspetos da sua condição de ser e de bem-estar global. Cuidar torna-se numa relação profundamente interpessoal. Para assim ser, tem de estar envolta em permanente e perfeito humanismo. Trata-se, por isso, de uma relação muito exigente.

Deputados agradecem a oferta do “texto luminoso” da encíclica do Papa sobre a fraternidade

Um grupo de católicos – a que se juntou um representante da Comunidade Islâmica – ofereceu a cada um dos 230 deputados portugueses um exemplar da encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e amizade social. Os deputados agradeceram o “texto luminoso”, os ofertantes quiseram, com o gesto, “contribuir para a dignificação da política”. 

Cardeal alemão pede aos jornalistas “absoluto silêncio” sobre relatório de abuso infantil

Diversos jornalistas abandonaram uma conferência de imprensa convocada para esta terça-feira, 5, pela arquidiocese de Colónia (Alemanha), a propósito da divulgação de um relatório inédito sobre casos de abuso sexual de menores dentro da Igreja. Na origem do protesto esteve um pedido de que assinassem um acordo onde se comprometiam a manter o conteúdo da investigação “em segredo”, divulgou a rádio Deutsche Welle na sua página digital.

Santuário de Fátima entrega 13 mil euros de ofertórios do Natal à diocese de Pemba

Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo do Santuário de Fátima renderam 13.397,34 euros e o dinheiro será enviado directamente para a diocese de Pemba (Moçambique), que está no centro das tensões que têm atingido a província de Cabo Delgado, onde os ataques de grupos terroristas provocaram já mais de meio milhão de desalojados e mais de dois mil mortos.

Auscultar a expressão de um Povo

A chamada Caixa de Correio de Nossa Senhora constitui um arquivo do santuário de Fátima no qual se conservam as mensagens ali enviadas de todo o mundo, a partir da década de 40 do século passado, dirigidas à Mãe de Jesus. Trata-se de cartas, bilhetes, postais, ex-votos, num número que atinge os milhões e que constituem uma expressão de devoção íntima e pessoal de inúmeros católicos de todas as origens sociais, económicas e familiares.

“Fratelli tutti” em russo, por iniciativa de muçulmanos

A tradução em língua russa da última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, acaba de ser publicada, segundo noticia o Vatican News. A surpresa é ela ter sido feita e editada por instituições muçulmanas e ter surgido antes mesmo da tradução que estava a ser preparada pela Igreja Católica na Rússia.

Dia Mundial da Paz: “Cultura do cuidado” deve ser a nossa “bússola”, defende Papa Francisco

O “longo caminho” que o Papa Paulo VI convidou a humanidade a percorrer na sua mensagem para o primeiro Dia Mundial da Paz, assinalado a 1 de janeiro de 1968, é realmente extenso. E, neste momento, parece particularmente distante do fim. Segundo o Papa Francisco, “temos de parar e interrogar-nos:  O que foi que levou a sentir o conflito como algo normal no mundo?” Devemos retomar esse “percurso de paz” com a “cultura do cuidado”, explica o Papa na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021.

Meditação global em português assinala aniversário da morte do fundador da Comunidade de Meditação Cristã

Uma meditação global, online, em português, em memória de John Main, fundador da Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC), terá lugar nesta quarta-feira, 30 de Dezembro, às 21h00 de Lisboa. A iniciativa assinala a data da morte (em 1982) do monge beneditino, reconhecido como um dos mestres espirituais mais importantes, no cristianismo contemporâneo.

Nos inícios da contraceção: artificial “versus” natural (Ensaio)

Há 90 anos, a 31 de dezembro de 1930, o Papa Pio XI publicou uma encíclica que deu e dá origem a muita controvérsia. É a Castii Connubii, “sobre o matrimónio cristão”. O pretexto foi a celebração dos 50 anos da encíclica de Leão XIII, Arcanum Divinæ Sapientiæ, de 10 de fevereiro de 1880, cujo objetivo fundamental era a crescente introdução do divórcio na legislação dos Estados.

Ursula von der Leyen aos jovens no encontro virtual de fim-de-ano: Taizé é uma fonte de inspiração

Até dia 1 de Janeiro, desta vez através de canais vídeo, a comunidade monástica e ecuménica de Taizé promove o seu encontro de fim de ano, da “peregrinação de confiança”. A carta para 2021 fala da esperança e a presidente da Comissão Europeia refere Taizé como uma “fonte de inspiração”. Vários líderes religiosos, entre os quais o Papa Francisco, enviaram mensagens. 

Pseudorreligião da palavra F: um exemplo da patologia religiosa (um ensaio de Tomáš Halík)

Os cristãos devem estar presentes entre aqueles que reforçam a imunidade social contra o populismo, as notícias falsas, e as teorias da conspiração, defende o teólogo checo Tomáš Halík, neste ensaio cedido ao 7MARGENS. Felizmente, acrescenta, há comunidades ecuménicas abertas em muitos lugares do mundo que podem tornar-se numa fonte de esperança, mesmo que as instituições eclesiásticas estabelecidas entrem em colapso.

Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes em entrevista: a música como arte de dizer Deus

Há um movimento de renovação na música litúrgica, que oscila entre a recriação de uma herança musical litúrgica e uma “via culturalizante, abrindo a liturgia aos diferentes idiomas musicais disponíveis”. A propósito do disco Vimos do Mar e da Montanha, apresentado há um mês em Lisboa, o 7MARGENS entrevistou os dois compositores autores das peças que o compõem. Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes falam dos movimentos de renovação da música litúrgica, dos limites e potencialidades que encontramos na criação contemporânea, das linguagens que os têm inspirado e das potencialidades da música como experiência comunitária a merecer hospitalidade. A música pode ser uma arte de dizer Deus, afirmam.

Vacinas para todos e em primeiro lugar para os mais vulneráveis, pediu o Papa na bênção “urbi et orbi”

Na sua mensagem de Natal, o Papa fez uma volta ao mundo das maiores situações de sofrimento, incluindo uma referência a Cabo Delgado. E pediu o acesso à vacina contra a covid-19 por parte dos mais vulneráveis e necessitados. E insistiu: “Em primeiro lugar, os mais vulneráveis e necessitados!” O Vaticano anunciou, entretanto, a oferta de quatro mil testes para os sem-abrigo da cidade de Roma.

como se pão iluminasse a noite

breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Noite de Natal | Lisboa, 24 de Dezembro (2019). António Pedro Monteiro https://open.spotify.com/episode/4Pi1rappDzDplqLzYmMCLX?si=ab0wE2NFTUSB6dBkV6EcWQ

Uma receita religiosa q.b.

Do mesmo modo que os cinco dedos, embora unidos numa mesma mão, não são iguais, é preciso reconhecer que as religiões monoteístas, em particular o cristianismo e o islão, têm verdades, defendem doutrinas e sustentam-se em princípios irreconciliáveis entre si. E o ponto principal de discórdia é a afirmação cristã de que Deus se fez homem em Jesus – tão próprio da celebração desta época do ano – que a fé islâmica rejeita totalmente.

Nações Unidas proclamam 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade uma resolução que proclama o dia 4 de fevereiro como “Dia Internacional da Fraternidade Humana”. A iniciativa, que partiu dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Arábia Saudita, é sinal do reconhecimento internacional do “Documento sobre a Fraternidade Humana em Prol da Paz Mundial e da Convivência Comum”, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al Azhar, Al Sharif, Ahmad Al Tayyeb, precisamente a 4 de fevereiro de 2019.  A data será celebrada já a partir de 2021.

Há fome em Setúbal e no Porto, denunciam bispo e padres

Há casos de fome em Setúbal, diz o bispo José Ornelas. E também no Porto, denunciam os padres responsáveis por 16 das 26 paróquias da cidade. É preciso uma resposta política, que coloque a fome no centro da agenda política e que ajude as pessoas com um programa integrado, “não só para dar de comer”, mas também para que as pessoas “não precisassem de pedir para comer”.

Narciso Rodrigues, um padre seduzido pelo Evangelho

Narciso Rodrigues, que morreu há 25 anos (completados nesta sexta-feira, 18 de dezembro) e dedicou a sua vida aos movimentos operários, foi no seu tempo e à sua maneira um precursor do atual Papa. Deixou uma herança fecunda, que importa não deixar cair no esquecimento. Um perfil, escrito por quem com ele conviveu e trabalhou.

“Motivação económica é primeiríssima razão” do terrorismo em Cabo Delgado, diz bispo de Pemba

O extremismo religioso é um “elemento importante” para explicar as causas da guerra em Cabo Delgado, mas “não é o principal: a motivação económica está em primeiríssimo lugar”. A afirmação é do bispo de Pemba (Norte de Moçambique), Luiz Fernando Lisboa, a propósito dos ataques terroristas que, desde há três anos, se têm verificado na província de Cabo Delgado.

Átrio dos Gentios, esta quarta e quinta a partir do Brasil

“A Fraternidade Humana” é o tema da quinta edição do Pátio dos Gentios, iniciativa do Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano no Brasil, que se realiza esta quarta-feira a partir das 10h locais (13h em Lisboa) e se prolonga até ao fim de quinta-feira. O objetivo é promover o diálogo entre crentes e não-crentes sobre temas sensíveis à existência humana.

A Caixa de Correio de Nossa Senhora 

Quando, durante vários anos, antes de 25 de Abril de 1974, o Natal se aproximava, a RTP incluía na sua programação uma espécie de tempo de antena que muitas famílias portuguesas aguardavam com desmedida ansiedade. A partir de várias zonas das então designadas “províncias ultramarinas”, a televisão portuguesa dava um módico de voz aos soldados que para lá tinham ido combater.

“Peregrinação pelas igrejas de Lisboa”, inédito de Felicidade Alves em livro electrónico

A obra inédita de José da Felicidade Alves, Peregrinação pelas Igrejas de Lisboa, começou nesta segunda-feira, 14 de Dezembro, a ser publicada em formato de livro electrónico, no portal de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. A data coincide com o dia em que se assinala o 22º aniversário da morte do antigo pároco de Belém (Lisboa), suspenso a divinis pelo então cardeal Gonçalves Cerejeira, patriarca de Lisboa.

Um padre pela Libertação

Confesso que me sinto desconfortável a escrever esta prosa. Pensava fazê-lo mais tarde, quando estivesse mais liberto da emoção que me causou a morte do padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Prisional católica. Mas, pensando melhor, decidi fazê-lo já, porque, em muitas circunstâncias, penso que é bom fazer brotar tudo o que nos grita a alma. Assim, somos nós próprios.

A alegria do Papa e o Presépio de Castelli

O Domingo da Alegria, na liturgia católica do tempo do Advento, é dia escolhido para o Papa benzer as figuras dos Meninos Jesus que serão colocadas nos presépios. Por isso, neste domingo, 13 de dezembro, a Praça de S. Pedro fugiu à pandemia e encheu-se (mas cumprindo as regras sanitárias…) para um Angelus muito especial.

Cáritas Europa apela às instituições da UE que ratifiquem a Convenção Europeia dos Direitos do Homem

Pode parecer estranho mas, 70 anos depois da sua adopção, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem ainda não foi ratificada pelas instituições da União Europeia (UE). Embora tenha sido adoptada pelo Conselho da Europa, a Cáritas Europa e a Cáritas Portuguesa encaram com preocupação a ausência da UE entre os seus signatários, avisando para os “tempos difíceis” que se estão a viver, no que aos direitos humanos diz respeito.

“Dar uma nova alma à economia”, pede a CNJP

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica para intervenção em questões de paz e justiça social, decidiu “juntar a sua voz a este movimento global que visa dar uma nova alma à economia, partindo dos jovens e integrando todos num ‘novo barco económico’”, diz, em comunicado, a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado nesta quinta-feira, 10.

Padre jesuíta preso na Índia deve ser libertado, apela a AIS

O padre jesuíta Stan Swamy, detido desde 8 de Outubro por alegadas actividades ilegais, deve ser libertado imediatamente pelas autoridades da Índia, apela o presidente executivo internacional da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Defendemos a libertação deste padre que passou os últimos 40 anos a trabalhar com tribos indígenas (Adivasi) no estado indiano de Jharkhand.

Cameron Doody, ex-director do “Novena”: “O jornalismo independente e profissional é necessário na Igreja, hoje mais do que nunca”

Foi uma experiência curta de 18 meses, mas intensa e positiva, diz o seu principal responsável: o Novena, jornal digital de informação sobre o catolicismo e os seus interfaces com a política, economia e cultura, pôs fim à sua publicação no passado dia 30 de Novembro. Uma entrevista do 7MARGENS ao seu editor.

Morreu João Gonçalves, o “padre das prisões”, uma “referência” na atenção aos reclusos

O padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica, morreu nesta terça-feira, dia 8, aos 76 anos, informou a Diocese de Aveiro, numa nota publicada na página da diocese na internet. O funeral realiza-se nesta quinta-feira, 10, em Aveiro: às 10h30 o corpo chega à capela do Seminário de Santa Joana; às 14h será celebrada missa de corpo presente; às 15h30 será inumado no cemitério da Gafanha do Carmo (Ílhavo), onde João Gonçalves nascera a 28 de Março de 1944.

“Vai haver Missa do Galo” na Sé de Lisboa, garante D. Manuel Clemente

O cardeal-patriarca de Lisboa assegura que “vai haver Missa do Galo” na sé patriarcal. No final da missa na solenidade da Imaculada Conceição, D. Manuel Clemente revelou que a celebração da noite de Natal na Sé de Lisboa foi antecipada em uma hora, começando às 23h00, de forma que os fiéis regressem a casa antes do recolher obrigatório, previsto para as 2h00 de dia 25.   

Vaticano anuncia viagem histórica do Papa ao Iraque

Será o reinício das viagens apostólicas do Papa Francisco, depois da interrupção provocada pela pandemia e logo a um país e uma região de alto risco: o Iraque, entre 5 e 8 de Março de 2021, será o destino desta viagem já qualificada como “histórica” em vários média internacionais.

Da Laudato Si’ à Economia de Francisco de Assis

O bispo de Roma, Papa Francisco, desde a exortação Alegria do Evangelho, passando por inúmeras intervenções, até às encíclicas Louvado Sejas e Todos Irmãos, do debate contínuo sobre sinodalidade, a Querida Amazónia e, agora, o encontro A Economia de Francesco, tem assumido situações de rotura perante aquilo a que estávamos habituados de letargia do entendimento do que é a Igreja nos tempos em que vivemos.

Comissão Justiça e Paz apela ao Governo português em favor de Cabo Delgado, de novo debatido no Parlamento Europeu

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica que tem como missão intervir sobre questões sociais e políticas, juntou-se nesta quinta-feira, 3 de Dezembro, “a todos os que têm alertado para a dramática situação que vive hoje o povo de Cabo Delgado”, no Norte de Moçambique, onde uma sucessão de ataques provocou já mais de duas mil vítimas mortais e cerca de 500 mil deslocados, além da destruição de numerosas localidades, escolas e infraestruturas.

Rede Mundial de Oração do Papa torna-se fundação vaticana

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), obra pontifícia da Santa Sé para a difusão das intenções de oração do Papa confiada à Companhia de Jesus, vai ser transformada numa fundação vaticana. Os novos estatutos foram aprovados pelo Papa Francisco e entrarão em vigor a partir de 17 de dezembro, avançou esta quinta-feira, dia 3, o Vatican News.

Espinhos

Se fosse para escolher, preferiam um Deus poderoso e autoritário, um Deus alheio à empatia, ou um Deus que se fez nascer na mais extrema pobreza, que conheceu o exílio para fugir à perseguição de um rei movido por ódio assassino, que criou inimigos entre os poderosos e os instalados porque estava sempre do lado dos excluídos e dos que sofrem, e que acabou por morrer depois de terríveis torturas? Um Deus exterior e superior a nós, ou um Deus que sabe bem o que custa a vida dos humanos, porque sofreu tudo isso na própria pele?

Cardeal Tolentino evoca “um caixão com a forma de Portugal” e Lídia Jorge fala do “menino de 15 anos oferecido ao futuro” nas exéquias de Eduardo Lourenço

O cardeal José Tolentino Mendonça lembrou nas exéquias do ensaísta e pensador Eduardo Lourenço, que morreu terça, dia 1, “o explorador e o cartógrafo”, “o psicanalista do destino e o decifrador de signos”, “investigador generoso e iluminado” a quem Portugal deve maior entendimento de si. No final da missa no Mosteiro dos Jerónimos, nesta quarta-feira, 2 de Dezembro, a escritora Lídia Jorge disse que o autor de Heterodoxias permanecerá como “alguém de 15 anos, dentro de uma estante, oferecido ao futuro”.

A revolução da misericórdia e um novo ecumenismo (ensaio de Tomáš Halík)

Há pessoas entre os evangélicos e os católicos ultra que se tornam numa espécie de robôs, sem razão nem consciência, logo que alguém carrega no botão “criminalizar o aborto” ou “fora com os homossexuais, os imigrantes e os estrangeiros”. Ao contrário, é preciso recordar que a identidade do cristianismo não se radica no imobilismo, mas sim nos sinais do Espírito que trabalha na história. Propostas do padre Tomáš Halík num ensaio sobre a revolução da misericórdia proposta pelo Papa Francisco e o necessário “novo ecumenismo”. Texto que o 7MARGENS publica, em Portugal, cedido pelo autor. 

Consistório: Cardeais cada vez mais de todo o mundo

Com o consistório do passado sábado, 28 de novembro, o número de presenças no colégio cardinalício subiu para 229.  Mas, durante os primeiros séculos, esta instituição com 900 anos de história era limitada a apenas 30 cardeais. Naquele que foi o sétimo consistório presidido pelo Papa Francisco, a pandemia impediu que se realizassem as habituais visitas de cortesia nas salas do Palácio Apostólico e do auditório Paulo VI, mas não a visita ao Papa emérito Bento XVI.

Ídolo

Não sei quem escreveu o livro do Levítico, e gostava de saber, para lhe deitar as culpas retroactivas do fundamentalismo que se abateu sobre vastas áreas da Europa no século XVI, e que levou simpáticos cristãos a destruir inúmeros objectos de arte sacra porque viam neles uma blasfémia.

estamos perto

breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo I Advento B | Lisboa, 28 de Novembro de 2020.
António Pedro Monteiro

Reino Unido: Líderes católicos condenam cortes na ajuda ao desenvolvimento

A hierarquia da Igreja Católica britânica condenou veementemente a decisão anunciada esta semana pelo ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, de reduzir a ajuda ao desenvolvimento em 2021 para 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) contra os habituais 0,7%, o que significa um valor de cerca de 10 mil milhões de libras (cerca de 11 mil milhões de euros), contra os 15 mil milhões de libras de anos anteriores.

“Vimos do mar e da montanha”, um disco contemporâneo apresentado sábado, 28, em Lisboa

Vimos do Mar e da Montanha é o título do projecto discográfico que será apresentado neste sábado, 28 de Novembro, às 11h, na Igreja de São Tomás de Aquino (Lisboa). Com edição da Paulus Editora, o disco tem música de Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes, e textos de José Augusto Mourão e do Missal Romano, sendo interpretado pelo Ensemble São Tomás de Aquino.

Legalização do aborto na Argentina: “Para resolver um problema, é justo contratar um assassino?”, pergunta o Papa

O Papa escreveu esta semana uma carta dirigida às “mujeres de las villas”, uma rede de mulheres que, desde 2018, luta contra as tentativas de legalização do aborto na Argentina. Na sequência da missiva que estas lhe tinham enviado, pedindo o seu apoio numa altura em que um novo projeto de lei está em debate no país, Francisco sublinha que, na reflexão sobre o aborto, é necessário colocar duas questões: “Para resolver um problema, é justo eliminar uma vida humana? É correto contratar um assassino?”.

Um consistório virtual para os novos cardeais

O Vaticano confirmou nesta terça-feira, 24, que haverá uma plataforma em vídeo para a cerimónia de criação dos novos cardeais, no próximo sábado, para os que não possam estar em Roma fisicamente, garantindo assim as medidas de segurança devido à pandemia. Haverá no máximo 100 pessoas a participar e as visitas de cortesia e abraço da paz entre os novos cardeais ficam cancelados.

Um justo chamado Angelo Roncalli

Angelo Roncalli teve um pontificado curto, menos de cinco anos, de 1958 a 1963. Devido à sua idade já avançada e estado de saúde frágil, no momento da sua eleição foi encarado como um Papa de transição. Foi, por isso, com grande surpresa que foi acolhida a notícia da convocação de um concílio ecuménico, o Concílio do Vaticano II, que viria a mudar a vida da Igreja, aproximando-a dos fiéis e reforçando a sua participação litúrgica.

Dois retábulos em restauro no Mosteiro de Pombeiro

Os retábulos de Nossa Senhora das Dores e de Santo António (bem como as respectivas esculturas) na nave da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras) estão a ser sujeitos a uma operação de conservação e restauro, com o objectivo de melhorar a estabilidade estrutural, valorizar a vertente conservativa e restituir, tanto quanto possível, uma leitura integrada do conjunto.

Os cristãos devem promover a ética: A Economia de Francesco vista pela economista Maria João Marques

Uma “iniciativa muito válida, porque a economia está no fulcro das discussões políticas, culturais, sociais que têm de ser pensadas, também do ponto de vista ético – no qual os católicos têm também um papel”. É deste modo que a economista Maria João Marques, colunista do Público, olha para o encontro A Economia de Francesco, que terminou no sábado, coma publicação de uma declaração final e uma mensagem do Papa Francisco aos participantes.

Paraísos fiscais roubam-nos o futuro e devem acabar já, pedem os jovens d’A Economia de Francisco

A carta-compromisso, o discurso do Papa, as intervenções de diferentes convidados ou os testemunhos do que os jovens andam a fazer pelo mundo coincidem: este modelo económico e financeiro não serve, é preciso refazer (quase) tudo. Na carta-compromisso final do encontro A Economia de Francisco, que terminou sábado após três dias de debates em Assis e atravéws de vídeo, várias dessas ideias ficaram expressas. “Pedimos muito, mas se pedíssemos menos não seria suficiente”, dizem os dois mil participantes. 

Becciu acusa revista italiana de difamação e avisa que poderá impugnar eventual conclave

Angelo Becciu, obrigado pelo Papa a renunciar ao cargo de prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e aos direitos do cardinalato no passado mês de setembro, anunciou esta quarta-feira, 18 de novembro, ter apresentado uma denúncia por difamação contra a revista italiana L’Espresso. O ex-cardeal exige uma indemnização de dez milhões de euros e sugere que, caso lhe venha a ser vedada a presença num eventual conclave, tem poderes para impugná-lo.

Manuela Silva: palavra e coerência

O Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, celebra este ano o seu 45º aniversário. A assinalá-lo, e da forma mais significativa, o nº 53-54 (2019-2020) da revista Reflexão Cristã é inteiramente uma evocação da memória e do legado da saudosa Manuela Silva.

Vaticano já dá passos concretos para criar o fundo contra a fome com dinheiro retirado às armas

Já há passos concretos a serem dados no Vaticano para que se chegue à constituição de um fundo global para pôr fim à pobreza e à fome, utilizando o dinheiro que os governos gastam em despesas militares. “Esta não é uma ideia abstracta”, afirmou Alessio Pecorario, chefe da secção de Segurança da Comissão Covid-19 do Vaticano, criada pelo Papa para lidar com as consequências sociais e económicas da pandemia.

Posição de Biden a favor do aborto legal faz sentir bispos dos EUA numa “situação difícil”

As posições do Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre imigração, ajuda aos refugiados, justiça racial, pena de morte e alterações climáticas dão aos bispos católicos do país “razões para acreditar que a sua fé o levará a apoiar algumas boas medidas”, de acordo com o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês). Mas o episcopado está de tal modo preocupado com as posições do segundo Presidente católico do país sobre o aborto legal que decidiu criar um grupo de trabalho para tratar o tema. 

Yunus, Jeffrey Sachs e Boff entre os conferencistas do encontro A Economia de Francesco (que o Papa encerrará)

O Prémio Nobel da Economia, Muhammad Yunus, e o economista Jeffrey Sachs, autor do livro O Fim da Pobreza, a activista ambiental hindu Vandana Shiva, o sociólogo e fundador do movimento slow food Carlo Petrini ou o teólogo católico Leonardo Boff, um dos expoentes da teologia da libertação, estão entre os oradores do encontro A Economia de Francesco, que decorre a partir de Assis (Itália) e com ligações a 120 países diferentes, entre quinta-feira e sábado desta semana (19 a 21 de Novembro). O Papa intervirá no final, também através de ligação video.

Biblioteca Apostólica do Vaticano dedica Agenda de 2021 à “mulher e os livros”

“Não é possível fazer a história da Biblioteca dos Papas sem iluminar o contributo das mulheres”, escreve o cardeal português José Tolentino Mendonça, bibliotecário da Santa Sé, na apresentação da nova Agenda 2021 da Biblioteca Apostólica Vaticana, dedicada ao tema “A mulher e os livros. A mulher como construtora e guardiã das bibliotecas no tempo”.

47 instituições religiosas anunciam desinvestimento em combustíveis fósseis

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, (Comece) e mais 46 instituições católicas, protestantes, anglicanas e judaicas de 21 países anunciaram nesta segunda-feira o seu compromisso em desinvestir em combustíveis fósseis. Este é o maior anúncio conjunto de instituições católicas, informa o Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC).

O Evangelho não se entende sem os pobres, diz o Papa

  “Os pobres estão no centro do Evangelho” e “o Evangelho não se compreende sem os pobres”, disse o Papa Francisco, na homilia da missa deste domingo, 15, que desde 2017 o próprio instituiu como Dia Mundial dos Pobres. “A personalidade dos pobres é igual à de...

Franciscanos lançam campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”

A comissão organizadora do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos lançou neste domingo, 15 de Novembro, Dia Mundial dos Pobres, a campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”, a favor das vítimas da guerra em Cabo Delgado e que terá como gestora local a Cáritas Diocesana de Pemba.

Bispos admitem Natal confinado, mas dizem que é seguro ir à igreja

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, disse este sábado, 14, em Fátima, que é “seguro” celebrar nas igrejas católicas, mas admitiu a possibilidade de o Natal ser celebrado com limitações. “Não pode ser a grande família” e isso é “um drama, mas para que os nossos avós cheguem ao próximo Natal, se calhar é necessário que neste Natal não estejamos juntos”, afirmou

Rita Valadas nomeada como nova presidente da Cáritas Portuguesa

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou neste sábado, 14 de Novembro, uma nova presidente para a Cáritas Portuguesa: Rita Valadas, que já integrou a direcção da instituição num dos últimos mandatos, sucede no cargo a Eugénio Fonseca, anunciou a CEP no final da sua assembleia plenária, que decorreu em Fátima desde quarta-feira.

O Espírito surpreende-nos

Este livro não tem índice. Não tem nem precisa. Seria redundante. É uma coleção de diários. Todos os dias, de 24 de março a 29 de maio. Um exercício de diálogo com a Palavra, com os acontecimentos do dia – dos mais próximos e pessoais, aos mais longínquos e de todos conhecidos –, com as inquietações, as esperanças e as alegrias de cada dia.

Estende a tua mão ao pobre

É esse o lema para o IV Domingo Mundial do Pobres que neste domingo, 15, se assinala. Estou convencido de que não foi por mero ajustamento de calendário que o Papa Francisco marcou como último ato celebrativo do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia um grande encontro com os pobres que responderam ao seu convite para se deslocarem a Roma, a fim de que ele pudesse estar com eles para ouvir as suas histórias de vida e, sobretudo, os abraçar.

Cardeal Tolentino: “Para quem não passou pela guerra, este talvez seja o momento de maior incerteza”

“Há um sentimento de uma certa desesperança ou de cansaço” que se abate sobre todos, diz o cardeal Tolentino Mendonça, a propósito da pandemia e da forma como as pessoas estão a reagir. E acrescenta: “Talvez, para muitos adultos que não passaram por uma experiência de guerra, este seja o momento da sua história de maior incerteza e de maior pessimismo em relação ao futuro.”

Iraque: Mais 200 famílias cristãs regressam às casas de onde fugiram em 2014

Seis anos depois de terem sido obrigadas a fugir devido à perseguição por parte das milícias jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), cerca de 200 famílias cristãs estão de volta aos seus lares na cidade de Mosul e em diversas localidades da Planície de Nínive, no Iraque. O regresso deste grupo de deslocados, que se encontrava refugiado na região autónoma do Curdistão iraquiano, foi avançado esta quinta-feira, 12, pela Agência Fides.

O século das guerras e o século de Fátima em reportagem na SIC

A forma como o tema da guerra e da paz esteve presente em Fátima, desde o primeiro momento dos acontecimentos, em 1917, e atravessou grande parte do primeiro século de Fátima, é o tema da terceira reportagem Livrai-nos da Guerra, que nesta sexta-feira, 13, passa no Jornal da Noite, da SIC (20h), como se pode ver neste filme de apresentação.

Dia Mundial dos Pobres: Vaticano oferece testes de covid-19 a sem-abrigo e distribui 5 mil cabazes de alimentos

O Dia Mundial dos Pobres deste ano será assinalado, no próximo domingo, 15 de novembro: o Papa celebrará missa com um grupo de 100 pessoas na Basílica de São Pedro, serão oferecidos testes de covid-19 nas instituições do Vaticano que apoiam a população carenciada, e distribuídos cinco mil cabazes de alimentos para ajudar famílias em 60 paróquias de Roma.

Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020): Portugal de luto pelo ambientalista, católico antifascista e pensador do território

“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, agrónomo, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional e antigo militante dos movimentos da Acção Católica Rural, Gonçalo Ribeiro Telles morreu nesta quarta-feira, 11 de Novembro. Tinha 98 anos, completados em Maio, e uma vida de dedicação à causa pública e ambiental. O Governo decretou um dia de luto nacional para esta quinta-feira.

Presidente do episcopado pede mundo e Igreja “mais solidários e mais atentos”

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e bispo de Setúbal, D. José Ornelas, diz que não podemos sair da pandemia “apenas curados, exaustos e vazios da pandemia, e naturalmente sedentos de voltar sôfregos e saudosos ao que já era”, mas antes devemos cuidar de fazer desabrochar um mundo, uma sociedade, uma economia e uma Igreja “mais solidários, mais atentos, com mais esperança”.

João Paulo II conhecia acusações contra McCarrick, admite relatório do Vaticano  (que aponta atenuantes)

São 450 páginas que contam uma história de mentiras do próprio, informações incompletas, erros e omissões. E explicam, mesmo apontando atenuantes, a grande responsabilidade do Papa João Paulo II na ascensão do antigo cardeal Theodore McCarrick, arcebispo de Washington entre 2000 e 2006, do episcopado ao cardinalato. Uma história com alçapões que revelam, como escreve Michael Sean Winters, que a “tentação de proteger a instituição” teve como consequência, afinal, uma “traição grosseira à instituição” e ao evangelho – e, sobretudo, criou uma cultura onde floresceram monstros…

Líderes católicos dizem que aumentam campanhas e ataques nacionalistas contra cristãos na Índia

Grupos nacionalistas indianos têm vindo a promover campanhas contra as conversões religiosas, especialmente nas áreas habitadas pela população tribal, o que está a transformar-se numa ameaça para as comunidades cristãs locais. John Dayal, porta-voz da União Católica de toda a Índia, denunciou esta situação à fundação AIS, afirmando que não se trata de “uma campanha isolada nem repentina e certamente que não é recente”.

Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global

Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.

Mais tempo não é mais eternidade: evocação do padre Alberto Azevedo, nos 10 anos da sua morte

A primeira imagem que guardo do padre Azevedo, à entrada do Liceu Sá de Miranda, teria eu 13 ou 14 anos, é de um homem franzino, num fato preto, com chapéu, um cigarro eternamente aceso entre os dedos longos. Sentava-se, olhava-nos de frente, com um genuíno interesse e atenção (a adolescência possui antenas longas para detectar este tipo de pessoas), ouvia-nos, respondia-nos sempre com outras perguntas. No fim das aulas convidava-nos para um café, pagava-nos um bolo no Viana, e a conversa fluía pela tarde dentro.

Cardeal polaco sancionado pelo Vaticano, depois de acusado de abusos e encobrimento

O cardeal polaco Henryk Gulbinowicz, 97 anos, antigo arcebispo de Breslávia (Wroclaw), foi punido com a proibição de realizar cultos ou participar em acontecimentos públicos, depois de o Vaticano ter considerado fundadas as acusações de abuso sexual de menores e de encobrimento que atingem o cardeal desde há um ano, e que ainda estão a ser investigadas.

Francisco pede que o avanço da robótica “seja humano”

No vídeo em que apresenta a sua intenção de oração para o mês de novembro, divulgado esta quinta-feira, dia 5, no canal de Youtube do Vaticano, o Papa pede que se reze para que o progresso tecnológico associado à robótica e à inteligência artificial esteja “vinculado ao bem comum”, orientado para “o respeito pela dignidade” das pessoas, e que, em suma, “esteja sempre ao serviço do ser humano… Podemos dizer, que seja humano”.

Paquistão: Jovem cristã sequestrada será ouvida por juiz

  Arzoo Raja, a jovem cristã de 13 anos sequestrada junto à sua casa em Karachi, a 13 de Outubro, será ouvida por um juiz nesta quinta-feira, 5 de Novembro, depois de um tribunal ter decretado que ela tinha de ser protegida pela polícia até lá. O magistrado...

Judeus, cristãos e muçulmanos unidos na condenação do atentado de Viena (e da Etiópia e Afeganistão)

Judeus austríacos e europeus, o Papa Francisco, os bispos católicos da Áustria, o Conselho Mundial de Igrejas e instituições muçulmanas como a Universidade Al-Azhar. Todos são unânimes na condenação do terrorismo que voltou a matar, desta vez em Viena na segunda-feira à noite, mas também em lugares de que se fala menos como a Etiópia e o Afeganistão.

Francisco de Assis, a fecundidade de um Corpo

A Editorial Franciscana prossegue o seu importante labor de publicação das chamadas Fontes Franciscanas, apresentando-nos agora o seu quarto volume. Depois dos volumes dedicados aos escritos e legendas de São Francisco (volume I), de Santa Clara (volume II) e de Santo António (volume III), o volume agora publicado regressa ao Santo de Assis, com um conjunto de Crónicas sobre os inícios dos Frades Menores e alguns Documentos de fontes externas à Ordem.

Brasil: Tribunal obriga ONG Católicas pelo Direito de Decidir a mudar de nome

Um tribunal de São Paulo proibiu a associação Católicas pelo Direito de Decidir, feminista e pró-aborto nos casos já previstos na lei (anencefalia, risco de morte da mãe e violação), de utilizar a palavra “católicas” no seu nome, alegando que a finalidade da instituição “revela incompatibilidade com os valores adotados pela Igreja Católica”, noticiaram vários meios de comunicação brasileiros.

Fraternidade, justiça e perdão

Para quem, como eu, lida quotidianamente com a justiça criminal, o tema da relação entre a justiça e o perdão assume uma grande relevância. Tenho refletido e escrito sobre ele à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. Um bom contributo para essa reflexão nos chega agora através da encíclica Fratelli Tutti.

Cristãos e marxistas europeus debatem encíclica “Fratelli Tutti”

“Um passo mais para o esforço comum” no sentido do “compromisso com a transformação justa e fraterna da economia que gera pobres e desastre ecológico.” É isto que espera José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e antigo membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Igreja Católica, sobre o vídeo-debate que, nesta terça-feira, dia 3, às 15h de Lisboa, juntará cristãos e marxistas europeus, tendo como pano de fundo a última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (“Todos irmãos”).

Ratzinger renuncia à herança do seu irmão Georg

Joseph Ratzinger, o Papa emérito Bento XVI, renunciou à herança deixada pelo seu irmão Georg Ratzinger, que morreu no passado mês de julho, noticiou este domingo, 1 de novembro, o Katolish.de. A casa onde Georg vivia era pertença do mosteiro de St. Johann e os restantes bens que possuía serão entregues à Santa Sé, conforme vontade expressa pelo próprio no seu testamento.

Catequese em tempos de pandemia: desafios, estratégias e uma renovação que “já fazia falta há muito tempo”

Há paróquias em que a catequese começou mais cedo do que o habitual, outras onde não arrancará antes de janeiro. Numas, houve primeiras comunhões logo em setembro, noutras foi preciso procurar espaços alternativos para acolher as crianças em segurança. O 7MARGENS falou com as coordenadoras da catequese de quatro comunidades, de norte a sul do país, e descobriu realidades e estratégias diferentes para enfrentar estes tempos de pandemia. O que as une? A vontade de continuar “em caminho” e a capacidade de se reinventarem para que isso seja possível. Isso e muitas máscaras, tapetes desinfetantes e álcool-gel, é claro.

Covid-19 e Fiéis Defuntos

Tenho a experiência de vários membros de família, muito queridos, já falecidos. Vários grandes amigos foram também já chamados para Deus. Não sou, pois, insensível ou inexperiente face à partida para a casa do Pai de familiares ou entes queridos. Não tenho por hábito visitar os túmulos dos meus entes queridos nestes dois primeiros dias do mês de Novembro. Homenageio a sua memória em eucaristias, nos aniversários da sua partida para a vida eterna.

dia mundial de todos

breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Solenidade de Todos os Santos | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 31 de Outubro de 2020.
António Pedro Monteiro

Só cardeal Sarah não separa do islão o ataque em Nice, condenado por todos os líderes religiosos

As reações ao atentado ocorrido esta quinta-feira, 29, na basílica de Notre-Dame, em Nice, foram praticamente unânimes entre líderes religiosos e políticos. Católicos, protestantes, muçulmanos… Foram muitos os que condenaram publicamente os “atos bárbaros” que deixaram três mortos e vários feridos, e que fizeram questão de sublinhar que o terrorismo é contrário a todas as religiões, apelando ao perdão e à paz. Fora do grupo ficou o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino, que apelidou o islamismo de “fanatismo monstruoso”.

Primeira reunião da nova Conferência Eclesial da Amazónia afirma opção pelos indígenas

Uma Igreja Católica alinhada com os povos indígenas da Amazónia e com o cuidado da casa comum é uma das notas principais que sai da primeira assembleia da recém-criada Conferência Eclesial da Amazónia (Ceama), que decorreu de forma virtual e que contou com a participação de líderes indígenas e responsáveis de comunidades católicas, além de bispos dos nove países da região.

Fátima entra no Inverno e mantém restrições

O Santuário de Fátima anunciou que, a partir do próximo dia 1 de Novembro, domingo, entra em vigor o horário de Inverno do programa celebrativo na instituição, mantendo entretanto em vigor as regras definias pelas autoridades de saúde para o combate à pandemia.

“Fratelli Tutti”: Corajoso apelo

Paul Ricoeur distingue nesse ponto a solidariedade e o cuidado ou caridade. Se a solidariedade é necessária, não pode reduzir-se a uma mera lógica assistencial. É preciso cuidar. Se as políticas de Segurança Social têm de se aperfeiçoar, a sociedade é chamada a organizar-se para o cuidado de quem está só ou está a ficar para trás.

Paquistão: Mães de jovens cristãs raptadas pedem ajuda à comunidade internacional

“Imploro-vos”, diz a mãe de Arzoo Masih, uma das duas meninas cristãs raptadas no Paquistão por homens muçulmanos e forçadas a casar, num vídeo divulgado esta quarta-feira, 28, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Faço um apelo à comunidade internacional, aos meios de comunicação social e aos governantes dos países do mundo inteiro para que ofereçam ajuda para a libertação da minha filha”. Ao seu lado, a mãe de Huma Younus, a outra menina sequestrada, deixa o mesmo apelo.

Música e desporto, ou a teologia prática da ascese

A ascese como exercício espiritual e corporal, como experiência artística, como prática comunicacional ou como metáfora da casa comum. Estes serão os próximos temas da X Jornada de Teologia Prática, dedicada ao tema O Apelo do Essencial, que é promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP)

Museus do Vaticano com cursos e iniciativas online

Os Patronos de Artes dos Museus do Vaticano lançaram uma série de iniciativas e cursos em vídeo, que incluem conferências ao vivo ou uma “hora do café” de perguntas e respostas com especialistas. O objectivo é que os participantes e apoiantes dos museus permaneçam ligados durante a pandemia.

Leigos para o Desenvolvimento lançam nova campanha para divulgar propostas de voluntariado

A Organização Não Governamental (ONG) católica Leigos Para o Desenvolvimento (LPD) vai realizar, ao longo dos próximos dias, em vários pontos do país, uma série de cinco sessões de esclarecimento sobre as suas propostas de voluntariado nacional e internacional. Sob o lema “Os teus likes não mudam nada. Mas o teu tempo pode transformar o mundo!”, estas sessões destinam-se a jovens e adultos.

Ex-diretor espiritual dos “videntes” de Medjugorje excomungado

A diocese de Brescia, em Itália, anunciou na passada sexta-feira, 23, que Tomslav Vlasic, ex-padre franciscano e antigo diretor espiritual dos “videntes de Medjugorje”, incorreu na pena de excomunhão. A decisão já havia sido comunicada pela Congregação para a Doutrina da Fé no passado mês de julho, mas só agora foi divulgada.

O mosaico de todos os dramas da humanidade no filme “Francesco” que o 7MARGENS já viu

Um mosaico construído pelos dramas da humanidade, que o Papa assumiu como seus, é como se pode definir o filme-documentário Francesco, do realizador russo Evgeny Afineevsky, que foi apresentado na Festa do Cinema de Roma na passada quarta-feira. Na noite deste domingo, 25, a obra ficou disponível no Savannah Film Festival (EUA), podendo ser alugado e visto até ao próximo sábado.

Atenção às periferias e luta contra abusos sexuais e racismo nas escolhas do Papa para 13 novos cardeais

O Papa Francisco anunciou no domingo, no final da alocução do Angelus, a nomeação de 13 novos cardeais, nove dos quais com menos de 80 anos, o que significa que poderão votar num eventual conclave. O consistório para a formalização da nomeação será realizado a 28 de Novembro, véspera do início do novo ano litúrgico católico, com o começo do Advento.

A pena de morte na visão de Francisco: clareza e inspiração

Em boa hora este documento. Custa acreditar que a Igreja Católica, na sua representação máxima, tenha demorado 20 séculos após o nascimento do fundador do cristianismo – que foi vítima de pena de morte – a tomar posição inequívoca e final sobre o tema. Outros antecessores falaram sobre este assunto, Francisco encerra-o.

Vaticano e China: relações diplomáticas são o limite, liberdade religiosa tem de ser alargada

China e Vaticano anunciaram a renovação, por mais dois anos, do acordo provisório assinado em Setembro de 2018. O cardeal secretário de Estado diz estar consciente de que o documento não pretendia resolver todos os problemas. Agora, há que trabalhar não só pela unidade dos católicos chineses, mas também pela sua liberdade, dizem observadores. E, já agora, das restantes minorias religiosas.

Declarações do Papa sobre homossexuais “não afetam a doutrina da Igreja”, dizem bispos portugueses

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que as declarações do Papa sobre a proteção legal a uniões de pessoas do mesmo sexo “não afetam a doutrina da Igreja” sobre o matrimónio. Em nota enviada à agência Ecclesia esta quarta-feira, 22, os bispos portugueses sublinham que as afirmações de Francisco contidas no novo documentário “Francesco” já eram conhecidas anteriormente e “revelam a atenção constante do Papa às necessidades reais da vida concreta das pessoas”.

Papa defende “uma lei de união civil” para os homossexuais

Num documentário, o Papa manifesta abertura às uniões civis de homossexuais. Já o fizera noutras ocasiões, mas agora fica dito de forma mais clara. Um indício de que pretende pelo menos o debate no interior da Igreja? Ou quer mesmo levar à mudança do pensamento católico oficial sobre o tema?…

“Enquanto milhões de pessoas morrem à fome em todo o globo, toneladas de comida são deitadas para o lixo todos os dias”, alerta embaixador do Vaticano na ONU

O observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas (ONU), o arcebispo Gabriele Caccia, fez um apelo veemente à necessidade de combater, em simultâneo, a pobreza e a fome no mundo. Há “uma realidade paradoxal” que vê “alimento para todos, mas fome quotidiana para muitos”, denunciou no discurso que proferiu no âmbito da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Papa aceita demissão de bispo polaco acusado de encobrir abusos sexuais

O Papa Francisco aceitou o pedido de resignação de Edward Janiak, bispo de Kalisz (Polónia), depois de, no passado mês de junho, ter ordenado o seu afastamento da diocese por suspeitas de encobrimento de abusos sexuais de menores. A renúncia de Janiak, aos 68 anos, sete anos antes do previsto no Código de Direito Canónico, sugere que as suspeitas se terão confirmado.

Bispo católico acusa Presidente da Nigéria de não conter terror contra cristãos

O bispo católico de Sokoto (Nordeste da Nigéria), Matthew Kukah, critica duramente o Presidente do país, Mohammadu Buhari, acusando-o de não ser capaz de suster os grupos armados que têm provocado o terror e uma onda de violência entre a comunidade cristã nigeriana, sobretudo no norte do país, e que já causou mais de 36 mil mortos desde 2009 e mais de dois milhões de deslocados.

Pin It on Pinterest

Share This