Igreja Católica

Os Evangelhos Apócrifos traduzidos por Frederico Lourenço

Pré-publicação 7M

Os Evangelhos Apócrifos traduzidos por Frederico Lourenço novidade

Frederico Lourenço, que tem estado a traduzir a Bíblia, num projeto muito aplaudido, apresenta agora a tradução para português dos evangelhos apócrifos, a partir das línguas originais – latim e grego. Combatidos a partir do século IV e excluídos a partir do século XVI, estes evangelhos apócrifos são agora reunidos numa edição bilingue. Pré-publicação.

JMJ pode ter catequeses com leigos e uma assembleia de jovens da ONU ou do G-20

Ideias para não repetir as anteriores

JMJ pode ter catequeses com leigos e uma assembleia de jovens da ONU ou do G-20 novidade

Catequeses que possam ser feitas também por leigos e fóruns com os jovens a ser protagonistas e não apenas receptores de uma mensagem. ideias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que o bispo Américo Aguiar gostaria de pôr em prática já em Lisboa, se isso for possível. E porque não modelos de debate reunindo uma espécie de assembleia geral das Nações Unidas ou dos países do G-20, de onde surjam orientações sociais e políticas? O 7MARGENS ouviu vários protagonistas sobre o que podem ser modelos complementares de organização da JMJ, a partir da ideia lançada por Luigino Bruni, de que os jovens de hoje se querem envolver na política, na economia, no ambiente e nas artes.

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

Estreia no YouTube

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.

“Espantados com as maravilhas que Deus está a realizar na sua Igreja”

Novo documento do Sínodo 2022-2023

“Espantados com as maravilhas que Deus está a realizar na sua Igreja”

“Estamos verdadeiramente espantados com as maravilhas que Deus está a realizar na sua Igreja”, reconheceu o Secretário-Geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, resumindo o sentimento vivido pelas cinco dezenas de participantes reunidos em Frascatti (arredores de Roma) durante 12 dias para redigirem, a partir de 112 sínteses nacionais vindas de todo o mundo, o documento para a fase continental do Sínodo 2020-2023.

Arcebispo de Braga foi a Joane pedir perdão e aprofundar “processo de purificação”

Dehonianos criam linha de escuta

Arcebispo de Braga foi a Joane pedir perdão e aprofundar “processo de purificação”

A igreja do Divino Salvador de Joane encheu com cerca de 200 pessoas que ouviram o arcebispo de Braga, José Cordeiro, dizer que a denúncia de abusos em Joane (Famalicão) e a consequente exposição mediática da comunidade é uma experiência que “pode contribuir para o aprofundamento de um processo de purificação” que a Arquidiocese de Braga está ainda a iniciar.

Tecnologia: do centro e das margens

Tecnologia: do centro e das margens

Para sair do centro para a periferia, não basta uma conversão espiritual, é necessária uma revolução tecnológica, que não é digital. Porque quem usar na periferia as técnicas do centro pode acabar eletrocutado, perdão, sociocutado.

Dia 4 de outubro

Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique

O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.

Fraternidade sem fronteiras

Fraternidade sem fronteiras

A fraternidade é imprescindível na vida e na missão. No Congresso sobre o tema, a realizar nos dias 14 e 15 de Outubro, em Lisboa, queremos reflectir sobre a construção da fraternidade na sociedade, na política, na economia, na missão, no diálogo entre as religiões e na reconstrução da esperança.

Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”

Indígena do povo Mura em entrevista

Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”

Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”. 

Brasil, planeta fome

Reportagem a dois dias das eleições

Brasil, planeta fome

No início, ouvimos uma voz que pergunta e responde: “De que planeta você veio? Planeta fome.” O padre Renato Júlio Lancellotti, de origem italiana mas nascido em São Paulo, aparece a empurra um carrinho de supermercado com caixas que embalam pensos higiénicos para as mulheres que vivem na rua.

Padre Cipriano. O afeto que lhe guardamos quase dispensa biografia

Cipriano Pacheco (1945-2022)

Padre Cipriano. O afeto que lhe guardamos quase dispensa biografia

Algures nos idos de 1990, o MCE (Movimento Católico de Estudantes) procurava um assistente nacional que acompanhasse o trabalho de miúdos. Quando abordámos o padre Cipriano, prontamente respondeu com o seu humor delicioso: “Espero que o D. Aurélio seja granada para vocês e escudeiro para mim”, disse, usando o nome do bispo de então da sua diocese de Angra e Açores, Aurélio Granada Escudeiro.

Daniel Ortega acusa Igreja de ser “assassina” e “ditatorial”

Nicarágua

Daniel Ortega acusa Igreja de ser “assassina” e “ditatorial”

Depois de diversas ações que indiciam perseguição à Igreja Católica (da expulsão do núncio apostólico em Manágua à detenção de diversos padres e bispos, passando pelo silenciamento de vários média católicos), o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, veio agora a público acusar a Igreja de não ser verdadeiramente cristã, e os padres de serem “um bando de assassinos”.

Ximenes Belo acusado de abusos sexuais por pelo menos duas alegadas vítimas

Investigação publicada nos Países Baixos

Ximenes Belo acusado de abusos sexuais por pelo menos duas alegadas vítimas

Habituámo-nos a olhar para o bispo Ximenes Belo, antigo administrador apostólico de Díli e Prémio Nobel da Paz, como alguém que protegia e defendia os mais frágeis, por isso a história é ainda mais chocante: há pelo menos duas pessoas que acusam Carlos Ximenes Belo de abusos sexuais, de acordo com uma investigação do semanário neerlandês De Groene Amsterdammer, publicada nesta quarta-feira, 28 de Setembro, na sua página digital.

Alma de pobres (I)

Alma de pobres (I)

Reli neste Verão a novela – e voltei a ver o filme – As Sandálias do Pescador, de Morris West. Farei mais referência ao filme, porque muitas mais pessoas viram o filme e nem tantas leram o livro. Continua a surpreender-me a actualidade do seu argumento e as semelhanças com o momento que estamos a viver no mundo.

Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes

Cardeal Zuppi assina comunicado

Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes

O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Matteo Zuppi, apelou aos vencedores das eleições legislativas no país, vistos como hostis a grande parte da agenda social do Papa, que exerçam o seu mandato como uma “alta responsabilidade, ao serviço de todos, começando pelos mais débeis”, nomeadamente os migrantes. Numa declaração publicada esta terça-feira, 27, no site da CEI, o também arcebispo de Bolonha fez questão de assegurar que a própria Igreja continuará a defender o bem comum com “severidade”.

Cáritas encerra atividades na Argélia

A pedido das autoridades

Cáritas encerra atividades na Argélia

A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.

A Economia de Francisco “não é uma utopia”. De regresso a Portugal, o desafio é pô-la em prática

Portugueses em balanço do encontro de Assis

A Economia de Francisco “não é uma utopia”. De regresso a Portugal, o desafio é pô-la em prática

“Não é uma utopia”. A frase, em letras garrafais, permaneceu durante largos minutos no ecrã gigante que servia de cenário ao palco do encontro A Economia de Francisco, enquanto o Papa Francisco, 85 anos, e Lilly Satidtanasarn, 14, assinavam um pacto pela nova economia, no sábado passado.  Naquele momento, Rita, João, Leonor e Matheus sentiram exatamente o mesmo: a assinatura era de Lilly, mas todos os jovens naquela sala, incluindo eles próprios, estavam a assumir um enorme compromisso, e querem muito honrá-lo.

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”

Diretor d'A Economia de Francisco, ao 7M

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”

Professor de Economia Política da Universidade Lumsa de Roma, e consultor do Dicastério para os Leigos, Luigino Bruni é um apaixonado pela Bíblia e pelo cruzamento entre disciplinas como a Ética e a Economia. No final do encontro global d’A Economia de Francisco, que decorreu entre os passados dias 22 e 24 de setembro em Assis, falou ao 7MARGENS sobre o balanço que faz desta iniciativa, e deixou alguns conselhos aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2023, que irá realizar-se em Lisboa.

Dai-Me Senhor o bom humor!

Dai-Me Senhor o bom humor!

Com especial ênfase, o Papa Francisco recordou-nos, a partir da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (2018) a importância da disponibilidade de espírito e da alegria: “Normalmente a alegria cristã é acompanhada pelo sentido do humor. O mau humor não é um sinal de santidade.”

“Hakuna matata.” Sim, há problemas, e os jovens d’A Economia de Francisco sonham resolvê-los

Encontro em Assis acolhe o Papa este sábado

“Hakuna matata.” Sim, há problemas, e os jovens d’A Economia de Francisco sonham resolvê-los

A primeira manhã de outono mais parecia de verão em Assis: como diria São Francisco, no céu brilhava um sol “belo e radiante”, e pelas ruas passeavam centenas de jovens de todos as nacionalidades. Começava assim o segundo dia do encontro A Economia de Francisco, mas o passeio pelos lugares que marcaram a vida do santo italiano era apenas o início (bastante inspirador, diga-se) daquele que seria um dia de trabalho intenso para os participantes nesta iniciativa, convocada pelo Papa Francisco – que esta manhã estará com os mil participantes, em Assis, para assinar um Pacto pela Solidariedade.

Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes

Censo de 2021

Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes

Pela primeira vez desde que há 101 anos foi criada, a Irlanda do Norte conta com mais católicos do que protestantes. A maioria que se diz católica ou de formação católica não chega aos 45,7 por cento, mas supera os 43,5 por cento que se reconhece como protestante, revelam os dados preliminares do censo de 2021 divulgados pela Northern Ireland Statistics and Research Agency a 22 de setembro.

Poesia, dança e música em Lisboa para dessedentar as sedes contemporâneas

Luiza Andaluz Centro de Conhecimento

Poesia, dança e música em Lisboa para dessedentar as sedes contemporâneas

Uma oficina de poesia criativa para crianças dos 7 aos 14 anos, um espectáculo de dança contemporânea, um tempo de oração e um concerto – esta é a proposta que, a partir das 15h deste sábado, 24 de Setembro, a congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima preparou para aquela que será a festa de inauguração do núcleo de Lisboa do seu Luiza Andaluz – Centro de Conhecimento (LACC), que pretende atingir sobretudo as gerações mais novas, mas que é aberto a todas as pessoas interessadas.  

Pode um encontro internacional de jovens ser verdadeiramente sustentável? Agora sim

A Economia de Francisco começou em Assis

Pode um encontro internacional de jovens ser verdadeiramente sustentável? Agora sim

São mais de 1000 participantes, muitos deles tiveram de apanhar pelo menos um avião para chegar a Assis, e aqui vão conviver, trabalhar, comer, passear… durante os três dias do encontro A Economia de Francisco, que arrancou esta quinta-feira e termina no sábado, 24, dia em que também o Papa estará presente. Compensar o impacto ambiental de um evento internacional desta envergadura é difícil, mas não impossível, e o comité organizador, juntamente com a administração municipal da região italiana da Umbria, estão empenhados em tornar esse objetivo realidade.

Jesuítas: evangelização, ciência e globalização

Exposição até domingo, em Coimbra

Jesuítas: evangelização, ciência e globalização

Podemos olhar para um azulejo e ver nele a ilustração ou, mesmo, uma página de um livro. O conjunto de azulejos que ainda se podem ver, até ao próximo domingo, 25 de Setembro, na exposição A Companhia de Jesus – Evangelização e Ciência (Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra) é isso mesmo que traduz, ilustrando operações de geometria ou matemática, ou conceitos de astronomia, por exemplo.

Jovens portugueses em Assis, à procura do bem de todos

Encontro da Economia de Francisco

Jovens portugueses em Assis, à procura do bem de todos

Têm entre 23 e 44 anos, vêm de diferentes regiões do país, e estudam ou trabalham em áreas tão diversas como o direito, a comunicação, o serviço social ou a engenharia (e a economia, pois claro). São ao todo 19 os elementos do grupo português que acaba de chegar a Itália para participar no encontro internacional da Economia de Francisco, que arranca esta quinta-feira, 22, e se prolonga até sábado, na cidade de Assis  Une-os o desejo de colocar aquilo que são e sabem ao serviço de uma “economia diferente”, que cuide da casa comum e procure o bem de todos.

JMJ abre comité de Lisboa e debate comunicação em Fátima

Nova sede e jornadas

JMJ abre comité de Lisboa e debate comunicação em Fátima

A promessa é de que seja um espaço de cultura, amigos, fé, estudo e vocação. Ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de Setembro, será inaugurada a sede do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Para a festa de abertura, os responsáveis programaram a celebração da eucaristia às 19h, após o que haverá churrasco e animação.

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Escapou a um tiroteio, rezou junto das valas comuns: esmoleiro do Papa continua na Ucrânia

Cardeal Krajewski

Escapou a um tiroteio, rezou junto das valas comuns: esmoleiro do Papa continua na Ucrânia

“Não há palavras”, e também “não há lágrimas”. Perante aquilo que tem vivido e visto, o cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do Papa enviado pela quarta vez à Ucrânia, já quase “só” consegue rezar. Mas prossegue a sua missão de levar ajuda, alimentos, terços e a bênção de Francisco, porque não quer que ninguém se sinta sozinho nesta “guerra absurda”.

Patriarca Sako defende fusão entre as Igrejas Caldeia e Assíria do Oriente

Uma questão de "sobrevivência"

Patriarca Sako defende fusão entre as Igrejas Caldeia e Assíria do Oriente

O patriarca caldeu Louis Raphael I Sako defende que não há nenhum elemento que possa “impedir” a “fusão” entre a Igreja Caldeia e a Igreja Assíria do Oriente sob a comum denominação comum de “Igreja do Oriente”. Numa mensagem intitulada “unidade e pluralidade da Igreja”, relançou o objetivo da unidade entre as diferentes denominações cristãs para proteger e “garantir a sua própria sobrevivência” no Médio Oriente, avançou esta terça-feira a Asia News.

Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa

Hong Kong

Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa

Estava previsto para segunda-feira, 19, o julgamento do cardeal Joseph Zen e mais alguns colaboradores, mas o tribunal de Hong Kong passou a primeira sessão para esta quarta-feira, 21 – embora ainda não haja confirmação oficial da data. O motivo deveu-se ao facto de um dos juízes ter testado positivo ao coronavírus, segundo a agência católica de informação Asia News.

O que temos nós a ver com a “Economia de Francisco”?

O que temos nós a ver com a “Economia de Francisco”?

Ainda não se aperceberam? Pois então despachem-se porque faltam poucos dias. Faltam poucos dias para quê? Eu bem me parecia que andavam distraídos do facto de que, a partir do dia 22 de setembro e até ao dia 24, se vai realizar em Assis o primeiro grande encontro presencial sobre a Economia de Francisco.

Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados

Bispos "chocados"

Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados

Cinco padres, uma religiosa e dois leigos foram raptados por homens armados na diocese de Manfé (no sudoeste dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria), onde foi também queimada a igreja católica de Santa Maria de Nchang, noticiou este domingo 18, o Vatican News. Os bispos da província eclesiástica de Bamenda dizem-se chocados com este ato sem precedentes e pedem a libertação imediata das vítimas.

“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos

Encontro em Buckingham

“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos

Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.   

O 7Margens no “Gente com História”, de Américo Azevedo

Igreja e média em entrevista

O 7Margens no “Gente com História”, de Américo Azevedo

Director do diário digital 7MARGENS, António Marujo é jornalista há mais de três décadas, tendo uma parte significativa do seu percurso tido lugar no Público, jornal em cuja redacção esteve desde a fundação em 1990 até ser despedido em 2013, conjuntamente com mais cerca de 40 jornalistas. A espiritualidade e a religião, ou, se se preferir, as religiões são os seus temas de eleição. Sobre estas matérias, que, em Portugal, conhece como poucos, escreveu duas dezenas de obras. O seu percurso longo e frutuoso foi tema de uma entrevista conduzida por Américo Azevedo, autor da série “Gente com História”, apresentada no YouTube.

Curso internacional livre sobre o ministério diaconal

Em versão digital

Curso internacional livre sobre o ministério diaconal

Um curso online sobre “O ministério diaconal – desafios para uma Igreja ministerial” estará disponível, de forma gratuita, a partir de 3 de outubro, numa iniciativa do departamento de formação contínua online da Escola de Teologia e Ministérios da Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América.

Igreja sinodal, luz a irradiar 

Igreja sinodal, luz a irradiar 

A Igreja sinodal vai crescendo na cultura da solicitude, na prática do discernimento, na valorização da dimensão integral do ser humano: conhecimento, experiência, afectos, vontade; em ordem a avaliar cada decisão e a promover o bem pessoal integrado no bem comum.

“O que diz o Espírito às igrejas”

“O que diz o Espírito às igrejas”

Só agora a hierarquia eclesiástica entendeu que, para o seu sínodo (clerical), o Espírito Santo poderia querer dizer-lhe alguma coisa pela voz dos leigos. Antes, pressupunha-se que o Espírito Santo só chegaria à Igreja por mediação clerical.

7MARGENS reuniu colaboradores

Balanço e futuro em análise

7MARGENS reuniu colaboradores

Cerca de seis dezenas de pessoas participaram este sábado, 17, no primeiro encontro de colaboradores do 7MARGENS, numa jornada que, além do conhecimento mútuo, serviu para repensar os quase quatro primeiros anos deste projeto jornalístico e refletir sobre o futuro.

João Manuel Duque, “cruzador de fronteiras”

Teologia em diálogo com a cultura contemporânea

João Manuel Duque, “cruzador de fronteiras”

Pelo seu trabalho académico de produção teológica em que se tem posicionado como “cruzador de fronteiras”, o catedrático João Manuel Duque recebeu esta quinta-feira, 15 de setembro, em Braga, o prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes. Na sessão, que decorreu no Espaço Vita, aproveitou para enunciar vários desafios ao trabalho teológico, em que se destaca a “elaboração de uma teologia universitária, em permanente atenção ao debate cultural contemporâneo”.

Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno

Último dia de congresso com o Papa

Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno

O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.

Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2

Um projeto inter-religioso

Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2

O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.

Começou “um novo movimento global para a paz”?

Congresso de líderes religiosos no Cazaquistão

Começou “um novo movimento global para a paz”?

O apelo foi lançado pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, na intervenção inaugural do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais: “precisamos todos de um novo movimento global para a paz”, afirmou. E, a avaliar pelos discursos que se seguiram, foi bem recebido. No evento, que esta quarta e quinta-feira reúne em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão mais de uma centena de delegações de 50 países, e inclui a participação do Papa Francisco, do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do rabino-chefe sefardita de Israel, Yitzhak Yosef, e do responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo, metropolita António, a palavra “paz” tem sido, de longe, uma das mais repetidas.

Diocese de Braga retoma assembleias sinodais

Carta pastoral do arcebispo

Diocese de Braga retoma assembleias sinodais

A Arquidiocese de Braga tem já marcada uma segunda assembleia sinodal para dar continuidade a alguns aspetos da síntese diocesana. Terá lugar em Guimarães, em 26 de novembro próximo. A confirmação acaba de surgir na primeira carta pastoral do arcebispo José Cordeiro, na qual a sinodalidade é, precisamente, o ponto mais destacado.

Católicos da Europa unem-se em oração pela paz na Ucrânia

Católicos da Europa unem-se em oração pela paz na Ucrânia

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) convocou para esta quarta-feira, 14 de setembro, um dia de oração pela paz na Ucrânia. Na data em que se assinala a festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, a forma de oração escolhida para unir todos os católicos do continente europeu foi a adoração eucarística.

Papa no Cazaquistão, entre a Rússia, a China e a “loucura” da guerra na Ucrânia

Patriarca Cirilo ausente

Papa no Cazaquistão, entre a Rússia, a China e a “loucura” da guerra na Ucrânia

O Papa chegou esta quarta-feira ao Cazaquistão “no decurso da louca e trágica guerra originada pela invasão da Ucrânia, enquanto outros confrontos e ameaças de conflito colocam em risco os nossos tempos”. No seu primeiro discurso proferido na viagem, dirigido às autoridades, representantes da sociedade civil e corpo diplomático, o Papa Francisco afirmou: “Venho para amplificar o clamor de tantos que imploram a paz, caminho de desenvolvimento essencial para o nosso mundo globalizado”.

As igrejas e a Shoah – exposição até 2023

Em Paris

As igrejas e a Shoah – exposição até 2023

A atitude dos cristãos e das igrejas, em especial a Católica, nos anos negros do Holocausto judaico, é o tema de uma exposição que se pode ver em Paris até fevereiro do próximo ano, por iniciativa da organização Mémorial de la Shoah. Intitulada Pela graça de Deus: as...

Bispos respondem a críticas ao “Relatório de Portugal ao Sínodo”

Após reunião em Fátima

Bispos respondem a críticas ao “Relatório de Portugal ao Sínodo”

Os conteúdos do Relatório de Portugal ao Sínodo 2021-2023 “não foram inventados” pela comissão criada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para a sua redação, esclareceu em comunicado divulgado esta terça-feira, 13, o padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz daquele organismo. Esses conteúdos “encontram-se nos documentos” enviados pelas diferentes dioceses e “é importante ouvi-los, discerni-los, completá-los ou reformulá-los, mas não descartá-los”, sublinhou.

O segundo passo

O segundo passo

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou o Relatório de Portugal para o Sínodo 2021/2023. Pouco tempo depois, surge uma Carta Aberta (CA) com vários signatários cujo primeiro nome é conhecido na sociedade portuguesa a criticar o tom negativo do texto e que esquecia o que de positivo faz, também, parte da vida da Igreja.

Papa desafia jovens a “abandonar falsas fronteiras” e “superar as guerras”

Mensagem para a JMJ

Papa desafia jovens a “abandonar falsas fronteiras” e “superar as guerras”

“Queridos jovens, é tempo de voltar a partir apressadamente para encontros concretos, para um real acolhimento de quem é diferente de nós”, escreveu o Papa na sua Mensagem para a 37ª Jornada Mundial da Juventude, divulgada esta segunda-feira, 12, pelo Vaticano, desafiando todos a rumar a Lisboa em agosto de 2023 num espírito de “encontro, partilha, amor e serviço”. “Só assim superaremos as distâncias entre gerações, entre classes sociais, entre etnias, entre grupos e categorias de todo o género, e superaremos também as guerras.”

Edição portuguesa da revista “Família Cristã” chega ao fim

Após 68 anos

Edição portuguesa da revista “Família Cristã” chega ao fim

A edição portuguesa da revista Família Cristã vai ser extinta, anunciou esta segunda-feira, 12 de setembro, a Paulus Editora. A “quebra do número de assinantes” e o “aumento dos custos de produção” são os motivos apontados pelo padre Favio Marín, diretor-geral da editora, para a suspensão desta publicação, que existia em Portugal há já 68 anos.

Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática

Dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa

Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática

Representantes do Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo estarão reunidos no Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras, agendado para os dias 14 e 15 de outubro, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. O objetivo é colocar o diálogo intercultural e inter-religioso em prática, e todos os interessados poderão participar, inscrevendo-se na modalidade presencial ou online, de forma gratuita.

Atenção ao conflito de Cabo Delgado e uma estratégia para o afrontar

Bispo de Pemba ao 7M

Atenção ao conflito de Cabo Delgado e uma estratégia para o afrontar

Preocupado com o agravamento da violência na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, em consequência dos ataques mortais de um grupo de insurgentes conotado com jihadistas, António Juliasse Ferreira Sandramo, bispo da diocese de Pemba (que coincide com a referida província), considera que a situação não se resolverá se apenas for tratada como um assunto do foro militar.

Igreja sinodal na sociedade secular

Igreja sinodal na sociedade secular

O diagnóstico está feito. É preciso ser consequente. A experiência sinodal abre caminhos. A sociedade secular espera os contributos dos cidadãos cristãos para fomentar a humanização integral. 

João Manuel Duque fala sobre o estado atual da Teologia

Prémio Árvore da Vida 2021

João Manuel Duque fala sobre o estado atual da Teologia

O teólogo João Manuel Duque, professor catedrático na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, fará uma conferência sobre “Os principais problemas e perspetivas na situação atual da teologia”, no âmbito da entrega do prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, com que foi agraciado no ano passado.

O grande vazio

O grande vazio

“Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” Com estas palavras tão conhecidas e repetidas começa e termina o Eclesiastes. Vaidade, do latim vanitas, traz consigo o sentido de vão, vazio.

Papa envia Krajewski à Ucrânia pela quarta vez

Solidariedade

Papa envia Krajewski à Ucrânia pela quarta vez

Irá sozinho, ao volante de uma carrinha que doará para ajudar na distribuição de alimentos às pessoas em dificuldade, o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do novo Dicastério para o Serviço da Caridade. Esta será a quarta vez que se desloca  à Ucrânia desde o início da guerra, avançou o Vatican News na tarde desta sexta-feira, 9 de setembro.

Papa esperado com alegria e esperança no país onde menos de 1% são católicos

Viagem ao Cazaquistão

Papa esperado com alegria e esperança no país onde menos de 1% são católicos

Menos de 1% dos 19 milhões de habitantes do Cazaquistão são católicos, mas nem por isso o entusiasmo com a visita do Papa Francisco ao país, que terá lugar nos próximos dias 13 a 15 de setembro, é pequeno. Numa conferência online promovida esta quarta-feira, 7, pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), José Luis Mumbiela (bispo na diocese de Amaty, a maior cidade do Cazaquistão) assegurou que para a população esta viagem é “uma grande festa” já que o Papa “é muito querido”.

Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana

Moçambique

Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana

A missão comboniana de Chipene, na fronteira com a província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi alvo de um ataque na noite desta terça-feira, 6. Um grupo armado não identificado pegou fogo às instalações onde dormiam e trabalhavam os religiosos, e assassinou a tiro uma irmã italiana. Outras duas missionárias combonianas e dois padres fidei donum terão conseguido fugir e estão até ao momento incontactáveis.

E se a Jornada Mundial da Juventude for um vazio?

3ª de 3 pequenas crónicas sinodais

E se a Jornada Mundial da Juventude for um vazio?

Pensando na JMJ, não esperaria que ela reproduzisse as preocupações da minha juventude mas legitimamente esperaria encontrar um pequeno conjunto de ideias arrebatadoras que funcionassem como motivação e mobilização dos jovens. Temos que compreender a JMJ como um evento de massas mas, ainda assim, não é razoável que ela se quede pela competição dos números (estabelecer recordes de presenças: 2 milhões, 2 milhões e meio, como temos ouvido ao bispo responsável) ou por uma triste insipiência de conteúdos.

Para que serve a oração? Para nutrir o desejo

Para que serve a oração? Para nutrir o desejo

A Oração dos Cristãos – o Pai Nosso Comentado pelos Padres da Igreja, o novo livro de Isidro Lamelas, frade franciscano e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, é uma proposta de renovação da experiência orante que nos transporta aos ritos de fundação dos Padres da Igreja para percebermos que “Jesus não ensinou quantas vezes ou quanto e quando, mas como se deve orar”. Terá uma apresentação pública no próximo sábado, 10, às 17h30, junto do pavilhão da Universidade Católica Editora na Feira do Livro de Lisboa.

Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque

Em contraste com tensões em Bagdad

Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque

Mais de 1700 jovens participaram na semana passada num festival promovido pela Igreja Católica que se realizou perto de Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano, divulgou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta terça-feira, 6. Enquanto na capital do país se viviam dias de tensão, em Ankawa os jovens cantavam e rezavam naquele que é considerado como o maior encontro do género em todo o Médio Oriente.

Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado

Incêndios e decapitações

Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado

Uma série de ataques terroristas atingiu a província de Cabo Delgado, em Moçambique, nas últimas semanas, denunciou o Denis Hurley Peace Institute, órgão associado da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral. De acordo com informações daquela organização, veiculadas pelo jornal Crux esta terça-feira, 6, pelo menos 70 casas e um camião que transportava milho foram incendiados na vila de Nacuale e várias pessoas foram decapitadas no final de agosto.

Como 60 hortas biológicas estão a ajudar os pobres e doentes de sida no Malawi

Um projeto da Comunidade de Sant'Egidio

Como 60 hortas biológicas estão a ajudar os pobres e doentes de sida no Malawi

No Malawi, o pais mais pobre do continente africano segundo dados das Nações Unidas, uma iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio está a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que viviam abaixo do nível de pobreza extrema, muitas delas infetadas com VIH. Trata-se do projeto DREAM, no âmbito do qual foram criadas 60 hortas biológicas que empregam cerca de 900 agricultores e cujos frutos servem para alimentar e ajudar a fortalecer o sistema imunológico de mais de cinco mil pessoas.

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Reportagem

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos, o número de Núcleos de Estudantes Católicos (NEC) não pára de crescer no ensino superior. Surgidos em 2010, são agora 18 só na Diocese de Lisboa. Alguns nasceram em plena pandemia. Reúnem estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Hoje publicamos mais duas histórias desses núcleos, contadas pelas vozes de quem neles participa. Segunda parte da reportagem sobre os NEC.

Parolin admite renovação de acordo com China

Em entrevista à TV italiana

Parolin admite renovação de acordo com China

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, revelou que uma delegação da Santa Sé irá visitar novamente a China, tendo como objetivo a eventual renovação do acordo provisório, assinado em 2018 por ambas as partes e renovado em 2020, para a nomeação conjunta de bispos para o país. A garantia foi dada numa entrevista à RAI, emissora pública italiana.

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Reportagem

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Na última década, um novo tipo de “associativismo católico” tem crescido no ensino superior, apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos. O primeiro Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) surgiu em 2010. Hoje, existem 18 só na Diocese de Lisboa. São constituídos por estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Estas são as primeiras duas histórias de quatro núcleos contadas pelas vozes de quem deles faz parte.

Formação sinodal

Formação sinodal

O nó górdio da Igreja está no desafio de desatar os nós da instituição para lançar as pontes de união indispensáveis para vivermos em comunhão missionária. Esta dinâmica passa necessariamente pela formação sinodal como tem sido atestado pelos relatos diocesanos.  

João Paulo I, a beatificação de um Papa feliz

Em Roma

João Paulo I, a beatificação de um Papa feliz

A manhã deste 4 de setembro acordou com chuva e trovoada em Roma, mas nem por isso a Praça de S. Pedro deixou de se encher de peregrinos. O Papa Francisco, apesar das visíveis dificuldades de locomoção, presidiu à beatificação do seu antecessor, João Paulo I.

Espírito do tempo

Espírito do tempo

A fidelidade ao Evangelho exige, muitas vezes, caminhar “contra a corrente” ser “sinal de contradição”, como fizeram, desde logo, os primeiros cristãos.

Revogados todos os altos cargos

Vaticano intervém na Ordem de Malta

Um decreto papal divulgado este sábado, 3 de setembro, revoga todos os altos cargos da Ordem de Malta, dissolve o atual Conselho Soberano, estabelece um Conselho Soberano provisório de 13 elementos nomeados pessoal pelo Papa Francisco e convoca um Capítulo Geral Extraordinário para 25 de janeiro de 2023.

Ex-secretário pessoal do Papa funda hospital pediátrico no Cairo

Primeiro "Bambino Gesù" em África

Ex-secretário pessoal do Papa funda hospital pediátrico no Cairo

A capital do Egito vai acolher o primeiro hospital pediátrico Bambino Gesù do continente africano, com ligação ao Hospital Bambino Gesù de Roma (pertencente à Santa Sé e considerado um dos maiores e melhores centros de tratamento e investigação em pediatria da Europa). A iniciativa, avançada pelo Vatican News, partiu da Associação Bambino Gesù do Cairo, uma organização de caridade presidida pelo padre copta católico Yoannis Lahzi Gaid, membro do Alto Comitê para a Fraternidade Humana e ex-secretário pessoal do Papa Francisco.

Grupo de cristãos critica Relatório de Portugal ao Sínodo

Em carta aberta

Grupo de cristãos critica Relatório de Portugal ao Sínodo

O Relatório de Portugal ao Sínodo 2021-2023, recentemente publicado, “sublinha os aspetos negativos [da Igreja] e ignora os positivos”, esquece, “senão mesmo discrimina”, os santos e mártires que a constituem, e não refere “a mais importante expressão da fé católica em Portugal: Fátima”. Estas são algumas das críticas apontadas por “um grupo de cristãos” numa carta aberta divulgada esta semana e cujo primeiro subscritor é o padre do Opus Dei Gonçalo Portocarrero de Almada.

Uma Guerra Mundial “em peças soltas” – a oportunidade de um livro

Papa Francisco

Uma Guerra Mundial “em peças soltas” – a oportunidade de um livro

A expressão de uma guerra “em peças soltas” é usada pelo Papa Francisco no prefácio do seu recente livro Contra a Guerra.[1] Constituem-no um conjunto de textos provenientes de diferentes acções decorridas no ano de 2022 – bem como em datas anteriores – onde se debruçou criticamente sobre este tema. Em todos esses escritos está presente aquilo a que o Papa designa como “cultura da solicitude,” [2] uma atitude que contrasta com a situação que hoje diariamente vivemos, onde a possibilidade de guerra mundial é uma constante.

Justiça e Paz Europa lamenta “dececionante” resultado das conferências sobre desarmamento

Uma "nova Guerra Fria"

Justiça e Paz Europa lamenta “dececionante” resultado das conferências sobre desarmamento

A plataforma Justiça e Paz Europa alerta para a gravidade de, após as recentes conferências da ONU sobre desarmamento nuclear, não se tenha chegado a um acordo para um mundo livre de armas nucleares, o que “constitui um fracasso altamente dececionante e preocupante para o regime global de controlo de armas”. Em comunicado enviado ao 7MARGENS, a organização apela a que sejam seguidas as propostas da Santa Sé para a não-proliferação de armas nucleares.

Cristãos polacos sentem a sua Igreja como velha, tímida e clerical

Participação sinodal abaixo dos 0,5 por cento

Cristãos polacos sentem a sua Igreja como velha, tímida e clerical

A síntese polaca refere a perceção dos poucos católicos que participaram no processo sinodal de que a sua Igreja é “velha, tímida e cansada”, “uma concubina do Estado”, “algo para as gerações mais velhas” e está “desapegada da vida”, sintetizou, de acordo com o site católico The Pillar de 24 de agosto, o arcebispo Stanisław Gądecki, presidente da Conferência Episcopal daquele país.

Abusos sexuais: um problema sintomático e sistémico, e o confronto entre modelos de igreja

2ª de 3 crónicas sinodais

Abusos sexuais: um problema sintomático e sistémico, e o confronto entre modelos de igreja

Não podemos deixar de nos interrogar sobre a enorme dificuldade de introspecção da Igreja e a sua opção por demasiadas vezes relativizar, esconder ou dissimular o problema. Ela decorre da sua própria organização e cultura clericalista, própria da Igreja administrativo-funcionalista; será particularmente difícil que ela própria proponha e leve a cabo uma reflexão que a vai colocar directamente em causa. Difícil, mas não impossível.

O rosto inacabado

Introdução da obra

O rosto inacabado

O Rosto Inacabado, editado esta semana pelo Secretariado Nacional de Liturgia, faz um percurso em seis capítulos pelo rosto de Cristo na Bíblia e pelas “presenças reais” no texto bíblico, no ícone e na eucaristia, antes de falar dos “ignorados”: as crianças, os pequenos, os que sofrem, os que têm fome ou sede, os estrangeiros, os pobres, os doentes ou os presos. O 7MARGENS reproduz a introdução do livro.

Acompanhar os reclusos, uma arte do cuidar

Livro “Amar os Presos?!...”

Acompanhar os reclusos, uma arte do cuidar

Um alerta para que se fale das pessoas que vivem em situação de privação de liberdade, periferia que se encontra quase esquecida por muitos católicos incluindo sectores da própria hierarquia católica, apesar da sua Pastoral Penitenciária – tal é o foco do livro Amar os Presos?!… –  Inquietações e Contributos de um visitador prisional, da autoria de Paulo Neves. O autor faz parte da Unidade Pastoral dos Estabelecimentos Prisionais de Custóias, Sta. Cruz do Bispo e cadeia anexa à Polícia Judiciária (Porto).

Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa

Em carta aberta

Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa

Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.

Que faremos deste texto?

Editorial 7M

Que faremos deste texto?

O Relatório de Portugal para o Sínodo 2021/2023, elaborado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) é um documento corajoso. Poucas instituições de importância significativa terão alguma vez, em Portugal, trazido a público uma imagem tão crítica, realçando tantos aspetos negativos de si próprias.

Guerra da Ucrânia é “sacrílega” porque destrói as vidas humanas

Francisco clarifica posições

Guerra da Ucrânia é “sacrílega” porque destrói as vidas humanas

O Papa Francisco quis clarificar, de uma vez por todas, a sua posição relativamente à guerra desencadeada pela Rússia ao invadir a Ucrânia, em fevereiro passado. Num comunicado, difundido pela Santa Sé na manhã desta terça-feira, 30, sublinha-se que a “guerra em larga escala na Ucrânia” foi “iniciada pela Federação Russa” e que as intervenções do Papa “são claras e inequívocas, ao condená-la como moralmente injusta, inaceitável, bárbara, sem sentido, repugnante e sacrílega”.

Encontro de cardeais exprimiu ao Papa o desejo de avançar

Vaticano

Encontro de cardeais exprimiu ao Papa o desejo de avançar

“Fiquei emocionado com a atmosfera pacífica, a sinodalidade, o clima de diálogo, o desejo de avançar e não retroceder, de colaborar juntos apesar das diferenças”, afirmou o cardeal alemão Walter Kasper, em comentário ao modo como decorreu o encontro de perto de 200 cardeais, nos dois últimos dias, 29 e 30 de agosto, no Vaticano.

“Não pode haver tolerância nem encobrimento” dos abusos

D. José Ornelas no Simpósio do Clero

“Não pode haver tolerância nem encobrimento” dos abusos

“Pelo mal que causa às pessoas e à comunidade”, cada caso de abuso de crianças “é também um sofrimento e uma derrota para toda a Igreja. Por isso, não pode haver tolerância nem encobrimento de casos destes”. A afirmação foi feita esta segunda-feira, 29, em Fátima, pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na abertura do 10º Simpósio do Clero. Trata-se de uma iniciativa da comissão especializada da CEP, que se prolonga por quatro dias.

Diálogo “intenso”, clima “fraterno” e vontade de aprender marcam encontro dos cardeais com o Papa

Vaticano

Diálogo “intenso”, clima “fraterno” e vontade de aprender marcam encontro dos cardeais com o Papa

Do encontro à porta fechada entre o Papa e os cardeais de todo o mundo, a decorrer no Vaticano entre esta segunda e terça-feira (29 e 30 de agosto), pouco se sabe ainda. Convocada por Francisco com o objetivo de aprofundar aspetos da Praedicate Evangelium (a constituição apostólica em vigor desde 5 de junho passado), a reunião é a mais participada de sempre desde o início do pontificado e alguns cardeais deixaram já entrever que o diálogo tem sido “aberto e intenso”, num “clima fraterno”, em que todos manifestam vontade de aprender e aproveitar para conhecer-se melhor.

Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores

Colômbia

Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores

O arcebispo de Medellín, na Colômbia, foi forçado pelo Tribunal Constitucional do país a publicar uma lista nominal de padres da sua diocese que terão abusado de crianças, nas últimas décadas. A medida, cumprida na última sexta-feira, 26, surge da petição apresentada por um conhecido jornalista colombiano que se dedica a investigar casos de abusos, e já havia sido decidida favoravelmente no início de junho deste ano.

Poliedro pastoral

Poliedro pastoral

O sonho de uma Igreja missionária capaz de construir pontes e não muros pode refletir-se através de uma figura apresentada pelo Papa Francisco: o poliedro… Esta figura orienta-nos para saber que ser Igreja em saída significa ir em busca de todas as partes, a fim de...

Redescobrindo a dimensão carismática da igreja

Redescobrindo a dimensão carismática da igreja

Não negando a importância dos dons de liderança e ensino – que devem ser sempre vistos numa perspetiva de serviço e não de autoridade, o caminho da Igreja, enquanto comunidade do Povo de Deus, deverá sempre ser aquele que é proposto e guiado pelo Espírito Santo, onde cada membro tem um papel importante e essencial no exercício dos seus carismas graciosamente concedidos para a edificação da Igreja do Senhor.

Papa pede “poder despretensioso” a novos cardeais

Consistório no Vaticano

Papa pede “poder despretensioso” a novos cardeais

O Papa desafiou este sábado, 27, os cardeais a exercerem um “poder despretensioso” e pregar o Evangelho com abertura a todas as pessoas “sem exceção”, na celebração em que elevou 20 bispos católicos de todo o mundo ao lugar de cardeal. Os seus ministérios devem ser marcados pela “exaustiva mas doce alegria de evangelizar”.

Cristãos fora da Igreja

[Olhar de teóloga]

Cristãos fora da Igreja

Há já mais cristãos fora do que dentro da Igreja? Poderá haver alguém que acredite sem saber que acredita? O título de um jornal poderá ajudar algumas pessoas a descobrirem a sua fé incipiente? São perguntas que convinha que fizéssemos, pois as respostas às perguntas anteriores são: Sim, sim e sim.

Cáritas apela à “paz imediata” na Ucrânia

Seis meses de guerra

Cáritas apela à “paz imediata” na Ucrânia

Seis meses depois do início da guerra na Ucrânia, com a Rússia a invadir o território do país vizinho, a rede internacional da Cáritas lançou um novo apelo à paz, “chamando a atenção para o alto custo desta guerra em termos de vidas humanas e as pesadas consequências tanto a nível local como global”.

Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”

Nicarágua

Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”

A “dor e preocupação” expressa pelo Papa neste domingo, 21, sobre a situação da Igreja Católica na Nicarágua, e o apelo que fez ao diálogo entre o Governo e os responsáveis eclesiásticos, não teve, para já, efeitos visíveis, que não seja a polémica que as declarações desencadearam nas redes sociais. O clima parece pouco propício ao diálogo.

Papa convida cardeal demitido mas não o reabilita

Angelo Becciu

Papa convida cardeal demitido mas não o reabilita

A notícia da participação do cardeal Angelo Becciu, a convite do Papa, no consistório para a criação de novos cardeais e no encontro sobre a reforma da Cúria, caiu como uma bomba nos meios eclesiásticos. Mas fontes da Cúria Romana deitaram água na fervura. Não há reabilitação do cardeal que ficou sem funções e privilégios.

A freira que aos 92 anos ainda pratica triatlo

Madonna Buder, a "Iron Nun"

A freira que aos 92 anos ainda pratica triatlo

Tem 92 anos e a 7 de agosto voltou a cruzar a meta de mais uma prova desportiva — a americana Madonna Buder compete há 40 anos numa das disciplinas mais exigentes, o triatlo. Começou tarde, aos 52 anos, o que não a impediu de experimentar, com 55 anos, o “Ironman” (uma versão mais dura e mais longa de triatlo). E não parou mais.

Igreja irlandesa quer dialogar com a cultura dominante

Síntese do Sínodo

Igreja irlandesa quer dialogar com a cultura dominante

O encontro e diálogo com a cultura dominante “exige que a Igreja esteja aberta a considerar o que tem valor nas novas normas da sociedade e o que é válido na crítica que esta faz à Igreja”. Este é um dos focos que a Igreja da Irlanda aponta como dificuldade e como desafio para o seu futuro, no documento-síntese nacional para o Sínodo sobre a Sinodalidade.

A Igreja quer ouvir-te

A Igreja quer ouvir-te

Este convite chega-me do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Fico surpreendido, tanto mais que vem acompanhado pelo nome do Papa Francisco. Desperta o meu desejo constante de acompanhar e viver o que acontece na Igreja Católica. Por isso resolvi dar-lhe resposta, que partilho neste artigo.

amados imperfeitos

amados imperfeitos

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade no Domingo XXI do Tempo Comum C. Lisboa, 21 de Agosto de 2022.

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

"Preocupação e tristeza"

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

O Papa veio manifestar a sua “preocupação e tristeza” pela situação que se vive na Nicarágua, depois de a polícia ter invadido a cúria episcopal de Matagalpa, no nortedo país, e ter prendido o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns leigos. Francisco disse acompanhar “de perto com preocupação e tristeza a situação”. 

Palavra de Deus e violência do Homem

Palavra de Deus e violência do Homem

Dizer que só as bases da nossa religião são as únicas infalíveis e que os rituais com que a exprimimos são os únicos que nos podem garantir o seguro caminho da plena realização de cada pessoa e da harmonia universal – é uma das causas principais dos conflitos, guerras e crimes da Humanidade.

Evangelizar nas redes sociais 

Evangelizar nas redes sociais 

  Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais

Contributo dos Bispos Alemães para o Sínodo

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais

As sínteses das dioceses referem a existência de “dúvidas de que uma reflexão aberta possa ocorrer dentro da igreja” num clima “livre de ansiedade” sobre “os assuntos tabus relacionado com a sexualidade (contraceção, aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo…)”, lê-se no relatório final que a Conferência dos Bispos Alemães (GBC, no acrónimo em língua inglesa) enviou para Roma como contributo para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”

Um ano depois

Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”

Há um ano, o mundo ficava em choque com as imagens que acompanhavam a saída das tropas da NATO do Afeganistão. Os receios de toda aquela população que fugia para o aeroporto a tentar apanhar um avião que os levasse para fora do país parecem ser bem fundados, segundo o relatório “O governo talibã: Um ano de violência, impunidade e falsas promessas”, publicado hoje pela Amnistia Internacional.

A revelação ética mais importante da história humana

A revelação ética mais importante da história humana

Com Jesus Cristo, o alcance do amor de doação (ágape), incondicional e desinteressado, atinge o seu ápice com o amor ao inimigo («a ideia ética mais extraordinária da história humana»), que representa o que há de mais contrário à lógica da vontade amoral de afirmação do poder.

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

Abusos sexuais

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais.

Diálogo entre Papa e Cirilo “muito difícil”

Guerra da Ucrânia

Diálogo entre Papa e Cirilo “muito difícil”

O diálogo entre o Papa e o patriarca Cirilo está cada vez mais difícil, admitiu o secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin. Previsto para o passado mês de junho, e a realizar-se em Jerusalém, Parolin garante que o encontro entre Francisco e Cirilo “foi suspenso porque não se chegou a um entendimento”, descreveu em entrevista.

Na ressaca da abundância

Na ressaca da abundância

Fruir é o verbo do presente e andamos pelo mundo atrás de abundâncias: de coisas, de experiências, de bem-estar e de divertimentos, cada vez mais sofisticados e inacessíveis. Vivemos como se a felicidade estivesse fora de nós, nas coisas que corremos para comprar, nas pessoas com quem estamos, nas experiências que vivemos.

Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”

Nicarágua

Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”

“Temos que responder ao ódio com amor, ao desespero com esperança e ao medo com a força e a coragem que nos foi dada pelo Cristo glorioso e ressuscitado”, diz o bispo de Matagalpa, Rolando José Álvarez, num vídeo realizado dentro do edifício-sede da diocese que se encontra cercado por forças policiais desde o dia 4 de agosto.

Pin It on Pinterest

Share This