Igreja Católica

Comissões Justiça e Paz da Europa

“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco” novidade

“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.

Pré-publicação

Qual é a religião de Deus?

Na próxima quinta-feira, 19 de maio, será apresentado no Porto Todos Nós Somos Sendo (ed. Contraponto), o livro que completa uma trilogia de conversas entre frei Fernando Ventura e Joaquim Franco. O 7MARGENS antecipa um excerto da obra, na qual frei Fernando e Joaquim questionam: “qual é a religião de Deus?” 

Debates em Lisboa

Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem

A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.

Inquérito 7M sobre o Sínodo 2023 (4)

Entre a esperança e a decepção

Na sequência do inquérito sobre o final da fase diocesana do Sínodo em Portugal, feito pelo 7MARGENS, publicámos já comentários do franciscano capuchinho Fernando Ventura, da professora de Ética e teóloga Teresa Martinho e do teólogo e antropólogo Alfredo Teixeira. Fica a seguir o comentário da irmã Julieta Dias, da congregação do Sagrado Coração de Maria.

Canonizados Foucauld e mais nove

Santidade “ao pé da porta” e entre as panelas na cozinha, pede o Papa

Muitas vezes se fez da santidade “uma meta inacessível” e separada “da vida de todos os dias, em vez de a procurar e abraçar na existência quotidiana, no pó da estrada, nas aflições da vida concreta e – como dizia Teresa de Ávila às suas irmãs – ‘entre as panelas da cozinha’.” A afirmação é do Papa Francisco, na sua homilia da missa celebrada neste domingo, 15, em plena Praça de São Pedro, durante a qual proclamou dez novos santos católicos.

Abusos sexuais na Igreja: fazer ciência para o bem comum

Terça-feira passada, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa organizou uma conferência sobre o tema dos abusos, conforme o 7MARGENS noticiou. Pela importância do tema, da iniciativa e das intervenções nela realizadas, publicámos já as duas intervenções do coordenador. A seguir reproduzimos a intervenção da socióloga Ana Nunes de Almeida, que integra também a Comissão.

Canonização no domingo

Carlos de Foucauld: Perdi o meu coração

Este domingo, 15 de maio, o Papa Francisco preside à canonização de Carlos Foucauld, figura inspiradora das Irmãzinhas e Irmãozinhos de Jesus, entre várias congregações religiosas.
O padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco de Santa Isabel, em Lisboa, e que tem acompanhado a presença das Irmãzinhas e Irmãozinhos de Jesus em Portugal, traça aqui um perfil biográfico e espiritual do novo santo católico.

Porto

Jesuítas refletem sobre as “famílias do século XXI”

“As famílias do século XXI: perspetivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias, organizado pelo centro universitário dos Jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), e que decorre este sábado, 14 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A iniciativa inclui conversas com especialistas de várias áreas, desde a psicologia ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.

Inquérito 7M sobre o Sínodo (2)

Arquivar o Povo De Deus

Foi com choque e tristeza que li no 7MARGENS que “a quase totalidade das dioceses portuguesas decidiu divulgar apenas as sínteses diocesanas do processo sinodal em curso na Igreja Católica”. Diz ainda a notícia que “os contributos recebidos de paróquias, grupos, movimentos, comunidades religiosas ou pessoas individuais” não serão divulgados. Apesar de, por exemplo, na diocese de Aveiro se dizer que “o documento com a síntese diocesana será (…) o documento base para programar o próximo ano pastoral”, a diocese da Guarda afirma que “poderia ser falta de respeito o seu uso [dos contributos de grupos] sem consentimento dos mesmos intervenientes)”, pelo que “estes relatórios serão arquivados na Cúria diocesana”. O objetivo destas reflexões é que elas se difundam, que se pense em conjunto, não que processos sãos, participados, salutares, eclesiais, sejam arquivados.

Entrada livre

Livro sobre Pemba apresentado em Braga

Fundada em 1957, a diocese moçambicana de Pemba tornou-se amplamente conhecida pela circunstância de, desde há anos, ter sido constantemente vítima do terrorismo. Um livro com a história da evangelização do seu território, intitulado Testemunhas de uma Memória Viva – História da Evangelização da Província de Cabo Delgado, é apresentado em Braga, no Centro Pastoral da Arquidiocese (Rua de São Domingos, 94 B), na próxima segunda-feira, 16 de Maio, às 17h00.

Corajosamente

Três versículos. Três breves versos, segundo s. João. Tão pouco! E, não obstante, para nós, são tanto, tanto! São um desafio a ouvir coisas breves, as migalhas dos dias presentes.

Milhares em fuga

Novo ataque a aldeia católica na Birmânia

Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades. 

Repressão cria dilema ao Vaticano

Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.

Carlos de Foucauld, antídoto contra a autorreferencialidade

O Papa Francisco irá canonizar Carlos de Foucauld, no próximo domingo, 15 de maio, depois de este ter sido declarado venerável por João Paulo II  em 2001 e proclamado beato em 2005 por Bento XVI. Desde o início do seu pontificado, este Papa já procedeu à beatificação de 1400 pessoas e à canonização de mais novecentas. Esta sua opção, que convida a reparar na proximidade dos “santos ao pé da porta”, homens e mulheres comuns, assenta no discernimento de que a santidade não está reservada a super-humanos.

Padre Zollner sobre os abusos

“Igreja deve pedir perdão pelos seus pecados e crimes”

A Igreja Católica deve, enquanto instituição, “assumir” que cometeu erros e que encobriu “crimes”, confessar os seus “pecados institucionais”, pedir perdão por eles e comprometer-se em não voltar a pecar, defendeu esta terça-feira, 10 de Maio, em Lisboa, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Protecção de Crianças.

Inquérito 7M sobre o Sínodo

E a escuta dos de fora?

Noto pelo menos uma falta de referência à “escuta e participação”, nas palavras do Papa, “dos de fora, dos da periferia”. Eventualmente terão sido ouvidos, mas à primeira vista, fica a sensação de que na maioria dos casos, senão na quase totalidade, os que foram “ouvidos” foram os “de dentro”, os de sempre.

Cinema

Prémio Árvore da Vida distingue “Viagem ao Sol”

O filme “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, foi distinguido este domingo com o Prémio Árvore da Vida, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) atribui a um filme da Competição Nacional de Curtas e Longas-Metragens no festival de cinema internacional IndieLisboa.

Espiritanos na América Latina

Aventuras missionárias no Paraguai e na Bolívia

Os Missionários Espiritanos chegaram ao Paraguai há 50 anos. Instalaram-se na Diocese de S. Pedro, a mais de 200 quilómetros da capital, lá onde quase só se fala guarani e o povo é pobre. Chegaria à Bolívia, outro país sem mar, 30 anos depois. Visitei estes dois países por ocasião da Páscoa, acompanhando os missionários nas suas visitas às comunidades e participando nas assembleias dos dois grupos.

O casamento em desuso?

  No espaço de uma geração, muito mudou no modo como a sociedade encara o casamento. As estatísticas dos últimos anos dizem-nos que em Portugal mais de metade das crianças nasce de progenitores não casados (conviventes ou não). São cada vez mais os jovens que...

China

Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano

Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.

José Kentenich

Beatificação do fundador de Schoenstatt foi suspensa

O Vaticano suspendeu o processo de beatificação de Joseph Kentenich, o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A decisão, de acordo com o Religión Digital, terá sido tomada a pedido da diocese alemã de Trier (Tréveris), na sequência das notícias surgidas há dois anos e que davam conta de acusações de abuso de poder e abuso sexual por parte de Kentenich, que morreu em 1968 e cujo processo foi aberto em 1975.

Chile

Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais

Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.

Iraque

A escola renascida em Qaraqosh, depois da destruição

Domingo, dia 1 de Maio, passou a ser um marco na vida da comunidade cristã de Qaraqosh, na Planície de Nínive (Iraque). Depois da destruição causada na cidade pelos jihadistas do Daesh, o autodenominado Estado Islâmico, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Siena conseguiram que a sua escola abrisse oficialmente as portas para a comunidade.

Religião “versus” Evangelho?

Tenho sido adepto de que a dimensão religiosa está demasiado ausente na Igreja. Não é verdade que os actos de culto se reduziram muito a costumes sociais ou aos deveres de quem se diz bem-educado? Que temos de fingir dar importância a um credo sob vários aspectos mirabolante (o de Niceia-Constantinopla), com a pretensão de descrever Deus e sem nos fazer sentir a dignidade, responsabilidade e prazer de ser cristão?

Razões de um convite

Frei Bento Domingues, um precursor

Nesta terça-feira, 3, O 7MARGENS e o Público organizaram uma sessão evocativa dos 30 anos de crónicas de frei Bento Domingues naquele jornal diário. O jornalista Jorge Wemans, responsável pelo convite ao frade e teólogo dominicano, explicou no início da sessão, que decorreu no auditório da redacção do Público em Lisboa, as razões do convite feito em 1992. É esse texto que a seguir reproduzimos.

[Olhar de teóloga]

A Ressurreição e as abelhas

Diz-se que no dia em que as abelhas se extinguirem, a vida deixará de existir porque, sem polinização, a vida vegetal não poderá subsistir e será desencadeado um processo de desaparecimento. Segundo os peritos, são insectos sociais hierarquicamente organizados que comunicam por meio de uma dança ritual.

A guerra da Ucrânia

Nas minhas cogitações tenho perguntado a mim mesmo porque é que o caminho do conflito enveredou apenas para a guerra e não para o caminho da persuasão. Se a Rússia quer anexar a Ucrânia, porque é que não tenta o acordo possível em vez da aniquilação?

Parolin, a Europa e a invasão

“Enviar armas é resposta fraca para acabar com a guerra”

Na “tremenda guerra” na Ucrânia, limitar-se às armas, como tem feito a Europa (e os Estados Unidos), é uma resposta fraca, afirmou esta sexta-feira, 29, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. “Sim, as armas são uma resposta fraca, não uma resposta forte”, enfatizou o cardeal, explicando deste modo o seu ponto de vista: “Uma resposta contundente é uma resposta que empreende – tentando envolver todos – iniciativas de acordo com o esquema de paz, ou seja, iniciativas para parar os combates, chegar a uma solução negociada, pensar qual será o futuro possível da convivência no nosso Velho Continente”.

Rock cristão

The Sun faz digressão em Portugal

  O grupo católico italiano de rock The Sun iniciou na noite desta sexta-feira, 29, em Viana do Castelo, uma digressão de seis concertos com entradas gratuitas. Seguem-se neste sábado Santa Catarina da Serra (Leiria, 17h, no Salão Paroquial), Ponte de Sor (1 de...

Comunidades inacianas

Pietre Vive com encontro em Lisboa

Vocação, arte e espiritualidade é o tema do encontro de formação das comunidades Pedras Vivas (Pietre Vive, na versão original) que decorre em Lisboa durante este fim-de-semana (começou sexta-feira e vai até domingo, dia 1 de Maio). Com o título “Vocação: Um convite para a vida”, a iniciativa tem lugar no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).

Diocese de Abidjan

75% dos jovens e 80% dos adultos participaram no Sínodo

“Em termos estatísticos, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram das consultas sinodais na nossa diocese”. A afirmação refere-se à diocese de Abidjan, na Costa do Marfim, e pertence ao padre Hippolyte Agnigori, responsável pela equipa que ali está a coordenar o Sínodo sobre a sinodalidade.

Iniciativa bracarense

Colóquio online propõe reflexão sobre “A Igreja e o 25 de Abril”

No quadro das comemorações da Revolução dos Cravos, decorre nesta quinta-feira, 28 de abril, em Braga, um colóquio sobre o tema genérico “A Igreja e o 25 de Abril”. Na iniciativa intervêm a Prof. Isabel Allegro de Magalhães (“Uma Igreja política: mas à margem do Evangelho e do Vaticano II”), Frei José Nunes (“A Igreja: travão ou promotora do 25 de Abril?”), e o jornalista Jorge Cruz (“A dimensão comunicacional do padre Mário de Oliveira (1937-2022)”).  A moderação da sessão cabe ao Prof. Moisés de Lemos Martins, diretor do Museu Virtual da Lusofonia (MVL).

Sociedades fechadas, autocracia e modelos de perfeição

Há muito em comum entre todos os sistemas (políticos e religiosos) que se baseiam numa qualquer ideia de perfeição, julgando-se donos de toda a verdade e mandatados para a expansão, mesmo que seja à custa da vida dos outros. A invasão da Ucrânia pela Rússia dá-nos matéria de sobra para a análise do padrão do autoritarismo, que alia a visão unilateral do mundo à manutenção da sociedade fechada, justificando assim os massacres e todas as formas de opressão.

Atual prelado de Lille

Laurent Ulrich nomeado arcebispo de Paris

O atual arcebispo de Lille, Laurent Ulrich, foi nomeado arcebispo de Paris pelo Papa Francisco na terça-feira, 26 de Abril. Laurent Bernard Marie Ulrich, de 70 anos, é apresentado como tendo um perfil moderado e sendo possuidor de uma sensibilidade social que o levou a implicar-se na causa dos migrantes.

Brasil

500 bispos na reunião da CNBB para falar sobre o Sínodo

478 bispos participaram ontem, via on-line, no primeiro dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) que se prolonga até dia 29 de abril e tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o mesmo tema do Sínodo de 2023, convocado pelo Papa Francisco.

Sem resultados aparentes

Papa insiste numa trégua pascal para a Ucrânia

O Papa Francisco voltou a insistir numa “trégua pascal” na guerra da Ucrânia, que se iniciou há dois meses, lamentando o aumento da violência. “Renovo o apelo a uma trégua pascal, sinal mínimo e tangível de uma vontade de paz. Que se pare o ataque, para ir ao encontro dos sofrimentos das populações esgotadas”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.

O ângulo morto da invasão

Escrever sobre o momento atual não é fácil. Há palavras envenenadas, kits carregados até à exaustão de chavões reveladores de uma cegueira ideológica incompreensível, ignorante e/ou perversa, de uma arrogância cultural, mesmo quando, aparentemente se querem fazer análises complexas.

Declaração a propósito do Dia da Terra

JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”

A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou uma carta-compromisso em que propõe que a iniciativa seja a “mais sustentável de sempre”. A carta afirma que a jornada de Lisboa pretende ter na sua génese “o conceito de ecologia integral” e ser “uma referência no compromisso com a sustentabilidade”, de modo a deixar “um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”.

África

Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais

Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,

"7às7"

Centro de Espiritualidade Redentorista propõe itinerário pascal

Nos próximos sete domingos, pelas sete horas da tarde, o Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) vai receber sete convidados para sete conversas sobre a experiência do Jesus Ressuscitado: a iniciativa, intitulada “7às7”, arranca já este domingo, 24 de abril, com a participação da cantora e diseuse Ana Celeste Ferreira. 

Uma jornada pela paz na Sexta-Feira Santa

Vindas de todo o país, foram mais de 700 pessoas a tomar parte nesta jornada, dinamizada pelo impulso inquieto e empreendedor do padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo e Afurada, na passada Sexta-Feira Santa. Teve o seu início junto do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, num largo emoldurado por cartazes alusivos à paz, com uma intervenção daquele presbítero em que sublinhou a necessidade de «tecer os caminhos novos do Amor, deixando ódios e violências». Estava dado o mote para o cantor Miguel Bandeirinha galvanizar a participação massiva dos caminhantes, executando de forma empolgante o cântico «É preciso renascer, deixai ódios, violências».

Santa Cruz de la Sierra

Franciscano morto em assalto a igreja boliviana

O corpo de um religioso foi encontrado morto na igreja de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na manhã do domingo de Páscoa. Segundo as autoridades, frei Wilberth Daza terá sido morto com um objeto contundente por ladrões que entraram na igreja logo após a Vigília Pascal, ainda na noite de 16 de abril.

Jornada na UBI

Edith Stein, a mulher, a pedagoga e a mística

“Edith Stein mulher, pedagoga fenomenóloga e mística” é o tema da jornada que decorre nesta quarta-feira, 20 de Abril, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, a partir das 15h – e que pode ser seguida presencialmente ou através do zoom (em ambos os casos, implica uma inscrição prévia, gratuita, para geral@ieacgo.pt ou 969 309 787).

Uma Igreja em reforma

Com a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium há um campo novo que se abre para a responsabilidade do laicado. É antigo o princípio de que “a Igreja deve estar sempre em reforma”. Importa, assim, tirar todas as legítimas consequências quanto ao método sistemático de uma Igreja em saída.

Assinada por 74 bispos

Nova carta aberta contra recomendações da via sinodal alemã

A via sinodal alemã expressa a “tentativa da Igreja neste país enfrentar as causas sistémicas dos abusos sexuais e do seu encobrimento que causaram sofrimento incalculável a tantas pessoas dentro e através da Igreja”, escreveu a 13 de abril o presidente da Conferência Episcopal Alemã, o bispo Georg Bätzing, em resposta às críticas da carta aberta de 74 prelados divulgada no dia anterior.

Centro de Conhecimento

A roldana das freiras vai rodar para matar novas sedes

O que pode fazer uma roldana de cisterna numa casa de freiras? “Uma cisterna tem muito a ver com o querer dar água viva. E todos estamos à procura de algo mais profundo, precisamos de água fresca” para as nossas vidas. Ao criar o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LACC) em três casas da congregação em Lisboa e Santarém, as Servas de Nossa Senhora de Fátima querem concretizar um “projecto que sempre teve a ver com o desejo de possibilitar que as nossas casas possam ajudar a dessedentar, a sossegar” as vidas e os ritmos contemporâneos.

“Labor beneditino”

Obra de Irene Vilar reunida em catálogo

Foi um “labor beneditino” que agora chegou ao fim: um Catálogo Geral com mais de 700 obras de Irene Vilar (1930-2008) será apresentado nesta terça-feira, 19 de Abril, na Igreja dos Clérigos (18h), culminando um trabalho de vários anos liderado e coordenado pelo bispo D. Carlos Azevedo, actual delegado no Conselho Pontifício para a Cultura.

Ensaio de um testamento vital

À luz da Páscoa: que celebra as dores e angústias da nossa última cena no teatro da vida; o silêncio vazio da morte; e finalmente a experiência daquela Luz simbolizável pelas auroras boreais, aquela Luz desejada por todas as noites humanas – dei por mim a pensar nos testamentos vitais. Mais exactamente, como eu desejaria o cenário e actuação de todos os figurantes ligados à minha última cena.

Mensagem do Papa

Francisco lembra “Páscoa de guerra” que se vive na Ucrânia

O Papa Francisco fez memória hoje da “Páscoa de guerra” na Ucrânia. “Os nossos olhos estão incrédulos, nesta Páscoa de guerra. Demasiado sangue, vimos; demasiada violência. Também os nossos corações se encheram de medo e angústia, enquanto muitos dos nossos irmãos e irmãs tiveram de se fechar nos subterrâneos para se defender das bombas”.

A verdade libertará

Felicito os bispos pelo discernimento assertivo que demonstraram ao constituir esta comissão, pelas pessoas escolhidas e por lhes terem confiado uma missão que, ao contrário, do que alguns possam ainda pensar, dará maior credibilidade à Igreja.

Adultos. Com A grande, sff. (I)

Vivendo este tempo sem medo, descobrimos uma beleza desconfortável nessa marca de água da contradição: promete fracturas, e revela possibilidades. E morde, morde muito. No limite, a beleza está no convite exigente a posicionarmo-nos perante o que acontece no mundo e nos nossos pequenos mundos quotidianos e, com toda a radicalidade, perante nós próprios e perante Deus. É uma imensa porta para a esperança, basta querermos abri-la.

No 51.º dia de guerra

Arcebispo de Kiev agradece aos jornalistas

“Hoje gostaria de agradecer de modo especial a quantos têm a coragem de testemunhar a verdade do sofrimento do povo ucraniano”, afirmou Sviatoslav Shevchuk, Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana e arcebispo de Kiev, numa mensagem divulgada nesta Sexta-Feira Santa, 15 de abril, no 51.º dia da guerra na Ucrânia.

Páscoa na Arménia

Quando andámos a filmar o ARtMENIANS em 2014, pudemos assistir ao #rito da Páscoa da Igreja Arménia: Domingo de Ramos em Etchmiadzin (o “Vaticano” da Igreja Arménia), e Domingo de Páscoa no mosteiro de Gelarde. Recomendo tudo: as celebrações, os cânticos antiquíssimos, a vivência da fé, os cenários. A alegria das crianças no Domingo de Ramos, a festa da ressurreição em Gelarde – e uma solista a cantar numa sala subterrânea, uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. 

Difíceis atalhos

A terra prometida na sedução da liberdade, o encontro nas adversidades de um deserto e a luz de esperança nos socalcos da finitude. As narrativas judaico-cristãs da época revelam-nos a morte e a superação como experiências de passagem. O deserto destes textos lembra que todos os dias são experiência concreta e metáfora da própria existência. 

Nesta Sexta-Feira Santa

Fátima acolhe “caminhada pela paz”

Fátima acolhe nesta Sexta-Feira Santa uma caminhada pela paz, uma iniciativa “Peregrinos da Paz”, a partir das 9h30 e que se prolonga até às 13h00, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, passando pelos Valinhos, até ao Santuário de Fátima, terminando na Capelinha das Aparições.

Tortura e assédio de crianças

Sentença pesada para Arautos do Evangelho no Brasil

Denúncias de humilhações, tortura, assédio e violação por parte de membros dos Arautos do Evangelho levaram uma juíza de São Paulo, Brasil, a determinar que crianças internadas nas escolas da instituição regressem até 1 de julho às suas casas, e a proibir novas admissões neste regime, avançou a TV Globo. Os Arautos lamentam ter sabido pelos média.

Requiem pelos vivos!

A vagem que morre contém dentro de si a vida. Mistério simples e profundo! Numa dimensão não meramente utilitária e material, o nosso ser está sempre em transformação. Ninguém sabe em absoluto a nossa origem, as transformações das origens imemoriais que sofremos para ser aquilo que somos hoje. E também não sabemos os devires que se seguirão. Este não-saber o que virá é precioso, pois nos poderá abrir para uma confiança fundamental, para o que torna possível a nossa demora no mundo, a relação com outrem.

“Do Fundo do Cálice”

Tradição e contemporaneidade, silêncio e verdade

Do Fundo do Cálice é o título da última obra do padre Joaquim Félix de Carvalho, que apresenta o Calix Mundi e o Cálice de Peregrinação, duas peças concebidas pelo artista plástico norueguês Asbjørn Andresen para a Capela Árvore da Vida. O 7MARGENS apresenta o prefácio e o posfácio da obra de João Norton de Matos e João Alves da Cunha, respetivamente.

Iniciativa do Instituto Elijah

Líderes religiosos de visita à Ucrânia

Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros. 

Processo sinodal em França

Calendário vai até 15 de junho

Em França, o prazo para entrega das reflexões diocesanas sobre o documento preparatório do Sínodo dos Bispos 2021-2023 termina no domingo 15 de maio. As sínteses, de acordo com notícia do La Croix de 11 de abril, serão trabalhadas por uma equipa nacional liderada pelo bispo de Troyes, Alexandre Joly.

Bispo alemão

Ordenação de mulheres é “uma questão de tempo”

Vão-se multiplicando as vozes de membros da hierarquia católica que se abrem à possibilidade de as mulheres poderem ser ordenadas. Foi agora a vez do bispo alemão de Mainz (Mogúncia), Peter Kohlgraf, 55 anos, que se expressou favoravelmente sobre essa possibilidade durante uma entrevista à agência de notícias católica alemã KNA, citada pelo italiano Il Messagero.

Ciclo de Conferências

A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa

Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.

Resistência não violenta em tempos de guerra?

Poderá parecer descabido, ou simplesmente utópico, falar de resistência civil, isto é, de formas não violentas de resistência e combate a um poder ilegítimo e opressor, no momento em que assistimos à guerra da Ucrânia, em que é nítida a existência de uma potência agressora e de um povo que se defende militarmente com bravura. Mas disso se tem falado em diálogos entre representantes de várias comissões Justiça e Paz europeias, sem se alcançar ainda pleno consenso.

Diretora da AIS denuncia

O Líbano “está em colapso”

“O país está como que completamente destruído, em colapso. É o falhanço do Estado nos seus pilares essenciais. As pessoas já não conseguem pagar as suas despesas, as suas dívidas”, afirma a diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AI) em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt, após uma visita de quatro dias ao Líbano, numa nota enviada ao 7MARGENS esta sexta-feira 8 de abril.

Ucrânia e o Direito ao Lugar

Tantos tiveram de abandonar o seu lugar de vida, perderam o seu “direito ao lugar” – bebés e crianças de colo, mulheres grávidas, velhos que mal podem caminhar, não sabendo quando e se poderão voltar, se a sua casa estará intacta ou destruída, se as escolas funcionarão, se os hospitais os poderão receber, se poderão voltar a levar os filhos ao parque infantil perto de casa… Alguns não querem abandonar o seu lugar, a sua casa, e ficam, sujeitando-se à fome, ao frio, à privação, ao desconhecido e à morte. Mesmo os que ficaram perderam o “direito ao [seu] lugar”, um direito básico do ser humano.

Estados Unidos

Primeiro bispo de origem indiana

Earl Fernandes é o primeiro sacerdote de origem indiana a ser nomeado bispo nos Estados Unidos. Fernandes tem 49 anos, foi ordenado sacerdote em 2002 na Arquidiocese de Cincinnati, é originário de uma família de Goa e foi nomeado esta semana para a diocese de Colombo, no Estado de Ohio.

Proposta de padre italiano

Padres casados estariam mais próximos dos fiéis

Dar espaço à existência de dois papéis diferentes no exercício sacerdotal — o celibatário e o conjugal — constituiria um enriquecimento da ação pastoral da Igreja. A proposta é do padre Giannino Piana, ex-professor de ética cristã numa universidade italiana. O celibato sacerdotal é tema recorrente de insistência na opinião pública católica (e não só).

Minas antipessoais

Em cada três mortes, uma é de uma criança

Dia 4 de abril é o Dia Internacional de Consciencialização sobre as minas antipessoais. Segundo as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), há 61 países em que este perigo oculto ameaça a população todos os dias, países onde grande parte das suas áreas não podem ser usadas para agricultura por causa deste perigo.

Movimento apresenta-se com página na internet

Um Sopro inclusivo para pessoas católicas LGBT nasceu em Portugal

Apresenta-se com uma palavra curta de cinco letras, “sopro”, escrita à mão. A ponta do “o” final prolonga-se numa linha que depois se converte no braço horizontal de uma cruz, ligeiramente ondulado e pintado com as cores do arco-íris. É o título da página digital que acaba de ser aberta a público pelo Sopro, movimento que se propõe “através de diálogo, formação, informação, acolhimento e integração, fomentar um ambiente de respeito e aceitação para com pessoas LGBT+, famílias e amigos, nas comunidades cristãs católicas” em Portugal.  

Possível encontro com Cirilo

Papa confirma intenção de ir a Kiev “se for conveniente”

Depois de ter levantado a hipótese, no voo que o levava a Malta, de se poder deslocar a Kiev, o Papa Francisco foi mais claro nesta sua intenção durante o voo de regresso a Roma. Questionado pelos jornalistas, confirmou que uma eventual visita à Ucrânia está “em cima da mesa”, projetando ainda um encontro com o patriarca Cirilo, do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo e o trabalho de bastidores da diplomacia do Vaticano.

[Olhar de teóloga]

O grande inquisidor

  A lenda de 'O Grande Inquisidor', de F. Dostoievski, está inserida na sua grande obra Os Irmãos Karamazov, e é uma parábola que alude à fé e ao ateísmo, que sempre andaram de mãos dadas neste magnífico autor. O texto narra o aparecimento de Jesus Cristo no...

O renascer religioso na China

As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.

Situação agrava-se na Nicarágua

ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega

A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.

Após semana de audiências

Francisco “profundamente entristecido” com relatos de indígenas do Canadá

O Papa terminou esta sexta-feira, 1 de abril, uma semana de audiências com representantes dos povos nativos do Canadá, tendo-se manifestado “profundamente entristecido” pelas histórias de sofrimento que alguns deles lhe contaram, relata o Vatican News. “Pela conduta deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e digo-vos de todo o coração: tenho muita pena. Junto-me aos meus irmãos, os bispos canadianos, pedindo o vosso perdão”, disse Francisco aos seus interlocutores.

Olhar o espólio do museu

Iconografias [s]em reserva[s] no Machado de Castro

“Resgatar a compreensão do universo complexo das ordens religiosas” é um dos objectivos da exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”, patente no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, desde 1 de Abril até 19 de Junho, um primeiro olhar de conjunto sobre as reservas do MNMC. A mostra, segundo um comunicado de imprensa, resgata ainda “a clareza possível das peças submetidas a um processo de conservação preventiva” e “a leitura dos objetos que permaneciam inertes e descontextualizados nas reservas do MNMC e que ganham agora os contornos de inteligibilidade que lhes assiste”.

Nem sempre O entendo, não me canso de O procurar

Relembro os Pais que perderam filhos, e todos os filhos sem Pai. Alguns são meus amigos, e mesmo aos que não são, desejo ardentemente que fosse possível, com um abraço, dividir com eles o pesado fardo do vazio. Trago à memória os Pais em guerra. Os que não conheço, mas sei, que se metem com os filhos em barcos, porque qualquer futuro é melhor do que um passado de violência, mesmo que isso signifique afundar o presente no mar da travessia mediterrânica. Os que entregam os filhos ao violento destino de matar ou morrer por razões que só um irracional conhece.

A aventura do regresso às origens

Postos a caminho pelo Papa Francisco, que colocou o “povo de Deus” no eixo do processo de discernimento sobre a Igreja no Terceiro Milénio, deparámo-nos espantosamente com a raiz do próprio cristianismo: essas comunidades de vida e de fé, tão próximas que eram “um só coração e uma só alma”, e tão cheias de amor a Deus.

Meditação sobre o Papa Francisco

Na sequência das eleições legislativas de Janeiro, o 7MARGENS pediu a alguns cristãos empenhados na ação política ou com reflexão sobre o tema que explicassem as razões do seu compromisso. Publicamos agora um texto de Adriano Moreira, professor universitário jubilado e antigo líder do CDS. O texto corresponde a uma intervenção feita em 2018 mas que o autor considera uma síntese do seu pensamento nesta área.

Exposição em São Roque

“Ver novas todas as coisas”

Assinalando dois momentos chave relacionados com Santo Inácio de Loyola, o V Centenário da sua Conversão e o IV Centenário da sua Canonização, inaugurou esta quarta-feira, 30 de Março, na galeria de exposições temporárias do Museu de São Roque, em Lisboa, a exposição “Ver novas todas as coisas”. A mostra é comissariada por Maria João Pereira Coutinho e António Júlio Limpo Trigueiros, sj.

Iniciativa mundial

Inquérito às mulheres católicas sobre o Sínodo

Professoras e investigadoras de três países estão a recolher opiniões  de mulheres católicas de todo o mundo, de modo a poderem elaborar uma apresentação o mais representativa possível à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.”

Isaac Abravanel – Damião de Góis

Uma cátedra para o diálogo científico entre judeus e cristãos

Privilegiar o diálogo científico e inter-religioso entre as tradições judaica e cristã, “ainda insuficientemente praticado em Portugal e em muitos sectores de nível internacional” é o objectivo principal da Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos Isaac Abravanel – Damião de Góis, que nesta terça-feira, 29 de Março, será apresentada na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

Reconciliação com povos indígenas

Líderes de tribos canadianas em Roma

As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.

30 dias depois…

Vindo de muito longe, vejo insinuar-se-me no coração, pelo ecrã da televisão, esse caldeirão de fel e fogo que um ‘puto’ de olhos hérulos acendeu na Ucrânia. No preciso momento em que tal aconteceu, acenderam-se também os restantes corações dos filhos de Noé. Foi há 30 dias que este tsunami começou.

Caminhar juntos com S. Óscar Romero

Talvez muito poucos católicos saibam quem foi este santo arcebispo da Diocese de San Salvador, entre 1977 e 1980, capital do mais pequeno país da América Central, que é El Salvador. Os seus diocesanos eram gente pobre e oprimida.

Em celebração com mais de 5 mil pessoas

Francisco pede: Que cesse “esta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo”

Na homilia da celebração penitencial à qual presidiu na tarde desta sexta-feira, 26 de março, Francisco denunciou, uma vez mais, a “guerra cruel” e “brutal” na Ucrânia, e explicou que o “ato de consagração” da Igreja e da humanidade ao Imaculado Coração de Maria “não se trata de uma fórmula mágica, mas de um ato espiritual”. 

Livro com testemunhos e inéditos

Padre Sousa Fernandes homenageado em Braga

Decorre neste sábado, 26, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a partir das 15.30h, um evento evocativo do percurso multifacetado do padre e professor António Sousa Fernandes, durante o qual será apresentado um livro com testemunhos de amigos e textos do homenageado. O livro, intitulado “Vou ficar por aqui até ao fim. Vida e obra de António Manuel Sousa Fernandes”, foi coordenado por Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, e destaca facetas de uma personalidade que marcou a vida eclesial, académica, política e cultural bracarense e nacional.

Oiça-se a cultura!…

O monstro da guerra não se dissimulou e a resistência apareceu e reagiu. Mesmo para os que julgavam poder aparecer como supostos libertadores, aconteceu o que tantas vezes ocorre em circunstâncias semelhantes – o sentido de comunidade, a defesa da casa, a solidariedade prevaleceram. Afinal, a guerra é a calamidade composta de todas as calamidades, que a todos atinge, em que “não há mal algum que se não padeça ou se não tema”.

"solidariedade mediatizada"

“Perdemos a humanidade, malbaratámos a paz”, dirá o Papa no “acto de consagração”

“Perdemos a humanidade, malbaratámos a paz.“ Será com estas palavras que o Papa Francisco fará esta sexta, 25, a partir das 16h de Lisboa, o “acto de consagração” da humanidade e em especial da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. A cerimónia será transmitida nos canais vídeo do Santuário de Fátima e do Vaticano. 

Um livro de James D. Tabor

Maria, mãe de Jesus e do seu movimento – um outro olhar

“Há uma verdade teológica; e há uma verdade histórica e é sobre esta última que diz respeito a obra” que James D. Tabor apresenta: Marie. “Maria, mulher judia, viúva, só e pelo menos mãe de oito filhos… respeito a piedade e a devoção, a Maria celeste – eterna celibatária, como uma religiosa. Mas a Maria esquecida que estamos a descobrir é uma heroína, cuja espiritualidade e exemplo são impressionantes.”

Uma cultura sinodal leva tempo

A escuta sinodal continua e tem prazo. Mas se a sinodalidade deveria ser o modo de sermos Igreja, quando terminar o Sínodo dos bispos sobre esse assunto e passarmos a outro, deixará de haver escuta sinodal?

Lançamento

Desencontros: amar e ser compreendido

Quando o padre Carlos Pinto, pároco de São Pedro de Almargem do Bispo, me convidou para apresentar o seu livro e me disse o título – DesEncontro –, confesso que me lembrei de imediato de uma música do José Cid cuja letra diz: “Desencontro, quando se ama e não se é correspondido.” E o curioso é que esta definição ajuda a entrar neste livro.

e se Deus não for útil?

breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III da Quaresma C | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 19 de Março de 2022. António Pedro Monteiro | e-mail https://open.spotify.com/episode/6TIumTMdMLDsXGI13cdEZW?si=0a7fd91478d643fb

O que há de errado em ser preguiçoso?

Enquanto ouvíamos a leitura das Escrituras, não sei se vimos, mas entrámos numa nuvem. Clara como um rasgão, era dessa nuvem que saía uma voz. A sua sombra é luminosa, como este lugar o é, a esta hora.

Reunidos em vídeoconferência

Francisco rejeita “guerra santa” e pede apoio de Cirilo

O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Cirilo estiveram reunidos pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia. No encontro, que decorreu ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de março, por videoconferência, o responsável da Igreja Católica rejeitou qualquer justificação para a agressão militar por parte da Rússia, afirmando que não se pode falar de “guerra santa”. “As guerras são sempre injustas. Porque quem paga é o povo de Deus”, sublinhou.

Igreja Católica: do centro às periferias

O Papa Francisco vem abrir um novo capítulo nesta caminhada: faz o convite a que a Igreja deixe a ilusão do centro e assuma as margens como seu lugar natural. As margens a que, de modo manifesto, na globalidade ela não quer pertencer. Por que razão havia de querer, se estar no centro foi aquilo que quase “sempre” quis?

Levemos a sério o Papa Francisco

O Papa Francisco tem o dom de conseguir a admiração de muitos ateus ou agnósticos, céticos ou mesmo antipatizantes militantes em relação à Igreja Católica. Dentro de portas, divide opiniões, adorado por uns, olhado com desconfiança por outros. 

Pin It on Pinterest

Share This