Igreja Católica
Abusos sexuais
Os direitos da criança, a criança e o direito novidade
Num traço grosso, valerá lembrar aqui o particular significado que assume, por exemplo, a conclusão de que a criança é um «sujeito de direitos autónomos», e verificarmos, de imediato, como estamos ainda longe de a ter como pacífica, mesmo entre aqueles que partilham iguais referências éticas e semelhantes perspectivas ideológicas.
Comissões Justiça e Paz da Europa
“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco” novidade
“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.
Declaração de Abu Dhabi
Timor-Leste adota texto endossado pelo Papa novidade
Timor-Leste é o primeiro país do mundo a adotar um documento endossado pelo Papa que promove a paz e a harmonia entre cristãos e muçulmanos. Ramos-Horta espera implementar o documento no currículo escolar e, assim, contribuir para manter a harmonia e a paz interreligiosa.
Pré-publicação
Qual é a religião de Deus?
Na próxima quinta-feira, 19 de maio, será apresentado no Porto Todos Nós Somos Sendo (ed. Contraponto), o livro que completa uma trilogia de conversas entre frei Fernando Ventura e Joaquim Franco. O 7MARGENS antecipa um excerto da obra, na qual frei Fernando e Joaquim questionam: “qual é a religião de Deus?”
Casa d’O Trabalhador Católico
Apelo urgente para apoiar refugiados em Calais
O funcionamento da casa Maria Skobtsova, de protecção e acolhimento a refugiados em Calais (norte de França) pode estar em risco pelo menos durante cerca duas semanas, se não aparecerem voluntários nos próximos dias.
Debates em Lisboa
Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem
A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.
Inquérito 7M sobre o Sínodo 2023 (4)
Entre a esperança e a decepção
Na sequência do inquérito sobre o final da fase diocesana do Sínodo em Portugal, feito pelo 7MARGENS, publicámos já comentários do franciscano capuchinho Fernando Ventura, da professora de Ética e teóloga Teresa Martinho e do teólogo e antropólogo Alfredo Teixeira. Fica a seguir o comentário da irmã Julieta Dias, da congregação do Sagrado Coração de Maria.
Canonizados Foucauld e mais nove
Santidade “ao pé da porta” e entre as panelas na cozinha, pede o Papa
Muitas vezes se fez da santidade “uma meta inacessível” e separada “da vida de todos os dias, em vez de a procurar e abraçar na existência quotidiana, no pó da estrada, nas aflições da vida concreta e – como dizia Teresa de Ávila às suas irmãs – ‘entre as panelas da cozinha’.” A afirmação é do Papa Francisco, na sua homilia da missa celebrada neste domingo, 15, em plena Praça de São Pedro, durante a qual proclamou dez novos santos católicos.
Apesar das dificuldades da Igreja
Católicos franceses: 10% participaram no Sínodo
Os responsáveis da Igreja Católica francesa calculam que 150 mil pessoas terão participado na primeira fase do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, apesar de casos e situações que poderiam ter funcionado como inibidores da participação.
Abusos sexuais na Igreja: fazer ciência para o bem comum
Terça-feira passada, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa organizou uma conferência sobre o tema dos abusos, conforme o 7MARGENS noticiou. Pela importância do tema, da iniciativa e das intervenções nela realizadas, publicámos já as duas intervenções do coordenador. A seguir reproduzimos a intervenção da socióloga Ana Nunes de Almeida, que integra também a Comissão.
17 de maio
Sopro promove vigília pelo acolhimento das pessoas LGBT
O Movimento Sopro celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia organizando na noite de dia 17 de maio uma vigília, via zoom, como forma de, em Igreja, dizer “não” à indiferença perante “o sofrimento das pessoas
Inquérito 7M sobre o Sínodo 2023 (3)
Um processo à procura da sua gramática
A informação recolhida e apresentada pelo 7MARGENS acerca das sínteses sinodais dá conta de um processo à procura da sua gramática.
novidade é amar estranhos
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no V Domingo da Páscoa C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 14 de Maio de 2022.
Canonização no domingo
Carlos de Foucauld: Perdi o meu coração
Este domingo, 15 de maio, o Papa Francisco preside à canonização de Carlos Foucauld, figura inspiradora das Irmãzinhas e Irmãozinhos de Jesus, entre várias congregações religiosas.
O padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco de Santa Isabel, em Lisboa, e que tem acompanhado a presença das Irmãzinhas e Irmãozinhos de Jesus em Portugal, traça aqui um perfil biográfico e espiritual do novo santo católico.
Porto
Jesuítas refletem sobre as “famílias do século XXI”
“As famílias do século XXI: perspetivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias, organizado pelo centro universitário dos Jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), e que decorre este sábado, 14 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A iniciativa inclui conversas com especialistas de várias áreas, desde a psicologia ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.
Secretário de Estado do Vaticano
Parolin aceita, sob condições, envio de armas para a Ucrânia
O fornecimento de armas à Ucrânia para ajudá-la a defender-se da agressão russa é “moralmente legítimo sob certas condições”, citando o ensinamento da Igreja Católica sobre “guerra justa”, afirmou o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
Inquérito 7M sobre o Sínodo (2)
Arquivar o Povo De Deus
Foi com choque e tristeza que li no 7MARGENS que “a quase totalidade das dioceses portuguesas decidiu divulgar apenas as sínteses diocesanas do processo sinodal em curso na Igreja Católica”. Diz ainda a notícia que “os contributos recebidos de paróquias, grupos, movimentos, comunidades religiosas ou pessoas individuais” não serão divulgados. Apesar de, por exemplo, na diocese de Aveiro se dizer que “o documento com a síntese diocesana será (…) o documento base para programar o próximo ano pastoral”, a diocese da Guarda afirma que “poderia ser falta de respeito o seu uso [dos contributos de grupos] sem consentimento dos mesmos intervenientes)”, pelo que “estes relatórios serão arquivados na Cúria diocesana”. O objetivo destas reflexões é que elas se difundam, que se pense em conjunto, não que processos sãos, participados, salutares, eclesiais, sejam arquivados.
Entrada livre
Livro sobre Pemba apresentado em Braga
Fundada em 1957, a diocese moçambicana de Pemba tornou-se amplamente conhecida pela circunstância de, desde há anos, ter sido constantemente vítima do terrorismo. Um livro com a história da evangelização do seu território, intitulado Testemunhas de uma Memória Viva – História da Evangelização da Província de Cabo Delgado, é apresentado em Braga, no Centro Pastoral da Arquidiocese (Rua de São Domingos, 94 B), na próxima segunda-feira, 16 de Maio, às 17h00.
Silêncios que dizem (quase) tudo
Abusos sexuais: Conhecer o passado, cuidar o futuro
Não espanta que, durante tanto tempo todos tenhamos assistido a uma neutralidade ou apatia, quando não desinteresse e até com frequência negação da existência de problemas graves na infância e adolescência, como os maus-tratos e todas as formas de abuso.
Multidões regressam a Fátima
“O mundo precisa da Ucrânia livre, mas precisa também da Rússia”
“Temos de chegar a um mundo diferente: o mundo precisa da Ucrânia livre, mas precisa também da Rússia”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas. O santuário foi-se enchendo progressivamente de peregrinos, naquela que é a primeira “peregrinação sem restrições impostas pela pandemia”.
Testemunho
Como conheci Carlos de Foucauld — a importância das mediações
Conheci Carlos de Foucauld há muitos anos. Mas ainda me falta muito para o conhecer bem. Até porque ele realizou um itinerário pessoal complexo, a sua vida foi vivida como uma aventura.
Mensagem do Papa
Nenhum migrante e refugiado “deve ser excluído”
O Papa defende na sua mensagem para a próxima Jornada Mundial do Migrante e Refugiado que “ninguém deve ser excluído” da sociedade, rejeitando que sejam vistos como “invasores”.
Fundação AIS
“Ninguém é poupado.” Violência no Haiti atinge Igreja Católica
O arcebispo de Cap-Haïtien, D. Launay Saturné, afirmou que o Haiti está a viver um tempo de enorme insegurança com a multiplicação de grupos armados que atuam perante a inoperância das autoridades. “Ninguém é poupado. Estamos todos expostos”, disse o prelado haitiano.
Corajosamente
Três versículos. Três breves versos, segundo s. João. Tão pouco! E, não obstante, para nós, são tanto, tanto! São um desafio a ouvir coisas breves, as migalhas dos dias presentes.
Secretariado geral divulga recursos
Processo sinodal católico à escuta das comunidades LGBTQ
Para incentivar uma Igreja que escuta e que quer fazer “uma viagem com toda a humanidade na história”, a newsletter de sábado, 7 de maio, do secretariado geral do Sínodo está centrada no tema do acolhimento das comunidades LGBTQ no caminho sinodal, disponibilizando para tal um leque alargado de recursos.
Milhares em fuga
Novo ataque a aldeia católica na Birmânia
Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Iniciativa Renascença e Santa Casa
Problemas dos jovens motivam concurso para jovens jornalistas
Os jornalistas até aos 35 anos passam a dispor de um prémio para trabalhos profissionais que versem a temática dos “problemas, desafios e oportunidades que os jovens enfrentam nos dias de hoje”. A iniciativa, anunciada há dias, cabe à Renascença e à...
Carlos de Foucauld, antídoto contra a autorreferencialidade
O Papa Francisco irá canonizar Carlos de Foucauld, no próximo domingo, 15 de maio, depois de este ter sido declarado venerável por João Paulo II em 2001 e proclamado beato em 2005 por Bento XVI. Desde o início do seu pontificado, este Papa já procedeu à beatificação de 1400 pessoas e à canonização de mais novecentas. Esta sua opção, que convida a reparar na proximidade dos “santos ao pé da porta”, homens e mulheres comuns, assenta no discernimento de que a santidade não está reservada a super-humanos.
Padre Zollner sobre os abusos
“Igreja deve pedir perdão pelos seus pecados e crimes”
A Igreja Católica deve, enquanto instituição, “assumir” que cometeu erros e que encobriu “crimes”, confessar os seus “pecados institucionais”, pedir perdão por eles e comprometer-se em não voltar a pecar, defendeu esta terça-feira, 10 de Maio, em Lisboa, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Protecção de Crianças.
Inquérito 7M sobre o Sínodo
E a escuta dos de fora?
Noto pelo menos uma falta de referência à “escuta e participação”, nas palavras do Papa, “dos de fora, dos da periferia”. Eventualmente terão sido ouvidos, mas à primeira vista, fica a sensação de que na maioria dos casos, senão na quase totalidade, os que foram “ouvidos” foram os “de dentro”, os de sempre.
Nigéria
Bispo critica falta de apoio à luta contra o terrorismo
Um bispo nigeriano criticou a falta de apoio à luta contra o terrorismo, ao denunciar como é cada vez mais perigoso viajar pelas estradas do país. “É difícil viajar pela Nigéria, pelas suas estradas”, denunciou D. Hyacinth Oroko Egbebo.
Mais de 50 mil pessoas envolvidas
Sínteses sinodais entram em debate, mas contributos não serão divulgados
A quase totalidade das dioceses portuguesas decidiu divulgar apenas as sínteses diocesanas do processo sinodal em curso na Igreja Católica. Esta conclusão ressalta de um curto inquérito que o 7MARGENS fez às 21 dioceses do país (as 20 territoriais, mais a diocese das Forças Armadas e Segurança).
Cinema
Prémio Árvore da Vida distingue “Viagem ao Sol”
O filme “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, foi distinguido este domingo com o Prémio Árvore da Vida, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) atribui a um filme da Competição Nacional de Curtas e Longas-Metragens no festival de cinema internacional IndieLisboa.
Papa dirige-se à comunidade LGBT
“Deus não repudia nenhum dos seus filhos”
A Igreja não rejeita nenhuma pessoa por ser LGBT, há é “pessoas na Igreja” que o fazem, mas “Deus é pai e não repudia nenhum dos seus filhos” escreve o Papa Francisco dirigindo-se à comunidade LGBT através do sítio Outreach, a cujas perguntas acedeu responder.
Espiritanos na América Latina
Aventuras missionárias no Paraguai e na Bolívia
Os Missionários Espiritanos chegaram ao Paraguai há 50 anos. Instalaram-se na Diocese de S. Pedro, a mais de 200 quilómetros da capital, lá onde quase só se fala guarani e o povo é pobre. Chegaria à Bolívia, outro país sem mar, 30 anos depois. Visitei estes dois países por ocasião da Páscoa, acompanhando os missionários nas suas visitas às comunidades e participando nas assembleias dos dois grupos.
Texto final em preparação
Caminho Sinodal mobilizou 600 grupos em Madrid
Mais de 600 grupos participaram na consulta, envolvendo cerca de 11 mil pessoas, cujo trabalho reflete, segundo o sítio da arquidiocese, “a pluralidade da Igreja em Madrid e as suas diferentes sensibilidades” e também “a sensibilidade, esperanças e preocupações da sociedade madrilena”.
Dia da Europa
Trabalhadores cristãos criticam guerra na Ucrânia
O MTCE (Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa) publicou uma mensagem no âmbito do Dia da Europa, que se celebra hoje, 9 de maio, na qual alertou para o risco de a guerra na Ucrânia se transformar num conflito mundial e nuclear. “Face à guerra, será...
O casamento em desuso?
No espaço de uma geração, muito mudou no modo como a sociedade encara o casamento. As estatísticas dos últimos anos dizem-nos que em Portugal mais de metade das crianças nasce de progenitores não casados (conviventes ou não). São cada vez mais os jovens que...
como se beleza e cuidado fossem quase sinónimos
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade no Domingo IV da Páscoa C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 7 de Maio de 2022.
China
Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano
Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.
Suspenso processo de beatificação
Movimento de Schoenstatt quer esclarecer a verdade sobre o fundador e acusações de abusos
“Temos todo o interesse em que se esclareça” o que aconteceu com o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt (MAS), padre Josef Kentenich, acusado de abusos sexuais e de abuso de poder, diz ao 7MARGENS Ana Sanches, da presidência nacional da organização católica.
30 anos de crónicas
A menina que não conhecia Jesus e que agora descobre coisas novas com Frei Bento
Há uns anos, acredito que mais de dez e lamento não saber precisar quantos, o meu pai estava a ler o jornal e chamou-me. “Depois lê aqui esta entrevista” – disse-me. “Mas é de um padre!”, exclamei admirada. “É” – respondeu-me, “mas este é um padre diferente e parece que, tal como tu, também não tem uma relação fácil com a cruz”.
Agenda papal condicionada
Francisco: “Desculpem, é por causa do meu joelho”
O Papa Francisco surgiu pela primeira vez, esta quinta-feira, sentado numa cadeira de rodas, durante um ato público, depois de nos últimos dias terem sido cancelados alguns eventos, por causa de persistentes dores no joelho direito do bispo de Roma.
Missão Acolher Ucrânia
Jesuítas disponibilizam casas para receber refugiados
Duas casas da Companhia de Jesus foram disponibilizadas para o acolhimento de refugiados ucranianos, num total de cerca de 60 pessoas. Uma das casas já recebeu famílias ucranianas, a outra está a ser remodelada para o acolhimento.
Sínodo 2021-23
Militares criticam “prepotência, indiferença e hierarquização da Igreja”
Os militares e membros na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança criticam a “prepotência, indiferença e hierarquização da Igreja” e defendem que os capelães deviam ter um trabalho mais “quotidiano” e não apenas nas “missões de serviço”.
José Kentenich
Beatificação do fundador de Schoenstatt foi suspensa
O Vaticano suspendeu o processo de beatificação de Joseph Kentenich, o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A decisão, de acordo com o Religión Digital, terá sido tomada a pedido da diocese alemã de Trier (Tréveris), na sequência das notícias surgidas há dois anos e que davam conta de acusações de abuso de poder e abuso sexual por parte de Kentenich, que morreu em 1968 e cujo processo foi aberto em 1975.
Chile
Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais
Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.
Iraque
A escola renascida em Qaraqosh, depois da destruição
Domingo, dia 1 de Maio, passou a ser um marco na vida da comunidade cristã de Qaraqosh, na Planície de Nínive (Iraque). Depois da destruição causada na cidade pelos jihadistas do Daesh, o autodenominado Estado Islâmico, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Siena conseguiram que a sua escola abrisse oficialmente as portas para a comunidade.
Religião “versus” Evangelho?
Tenho sido adepto de que a dimensão religiosa está demasiado ausente na Igreja. Não é verdade que os actos de culto se reduziram muito a costumes sociais ou aos deveres de quem se diz bem-educado? Que temos de fingir dar importância a um credo sob vários aspectos mirabolante (o de Niceia-Constantinopla), com a pretensão de descrever Deus e sem nos fazer sentir a dignidade, responsabilidade e prazer de ser cristão?
Putin ainda não respondeu
Papa quer ir a Moscovo interceder pela Paz
O Papa mostrou-se disponível para um encontro com o presidente russo em Moscovo, para abordar a guerra na Ucrânia, afastando para já uma eventual visita a Kiev. “Sinto que não de preciso ir [a Kiev]. Primeiro tenho de ir a Moscovo, primeiro tenho de...
Razões de um convite
Frei Bento Domingues, um precursor
Nesta terça-feira, 3, O 7MARGENS e o Público organizaram uma sessão evocativa dos 30 anos de crónicas de frei Bento Domingues naquele jornal diário. O jornalista Jorge Wemans, responsável pelo convite ao frade e teólogo dominicano, explicou no início da sessão, que decorreu no auditório da redacção do Público em Lisboa, as razões do convite feito em 1992. É esse texto que a seguir reproduzimos.
Conferências de Maio 2022
Diálogo entre gerações e artesanato da paz debatidos em Lisboa
Com um debate sobre “Diálogo entre gerações para projectos compartilhados e sustentáveis”, inicia-se nesta quarta-feira, 4, o ciclo de Conferências de Maio 2022, promovido pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa. Neste primeiro debate participam...
[Olhar de teóloga]
A Ressurreição e as abelhas
Diz-se que no dia em que as abelhas se extinguirem, a vida deixará de existir porque, sem polinização, a vida vegetal não poderá subsistir e será desencadeado um processo de desaparecimento. Segundo os peritos, são insectos sociais hierarquicamente organizados que comunicam por meio de uma dança ritual.
Semana Temática da LOC/MTC
Trabalhadores cristãos querem “dignificar e cuidar” da Casa Comum
A 11ª Semana Temática da LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento dos Trabalhadores Cristãos) em Braga terminou com a realização de um encontro presencial deste núcleo diocesano em Barcelos no passado dia 30 de abril.
A guerra da Ucrânia
Nas minhas cogitações tenho perguntado a mim mesmo porque é que o caminho do conflito enveredou apenas para a guerra e não para o caminho da persuasão. Se a Rússia quer anexar a Ucrânia, porque é que não tenta o acordo possível em vez da aniquilação?
Em 2022
Índia: Mais de 100 episódios de violência contra os cristãos
A Índia tem visto aumentar os episódios de violência contra cristãos no país, tendo já sido registados pelo menos 127 episódios de violência só este ano.
Ucrânia
Papa pede abertura de corredores humanitários em Mariupol
O Papa Francisco voltou a pronunciar-se sobre a difícil situação que se vive na Ucrânia, evocando em particular a crise em Mariupol, para a qual pediu a abertura de corredores humanitários.
1º de Maio
Carvalho da Silva e o apelo da “Fratelli Tutti”
“Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco, no capítulo ‘A política melhor’ alerta para cuidados a termos com o mercado enquanto ‘dogma de fé neoliberal’ e para não aceitarmos que a economia ‘assuma o poder real do Estado’.
Mãe do Céu, mãe de Misericórdia
É Dia da Mãe, este 1º de Maio de 2022. Tenho saudades da minha Mãe Teresa há já quase 14 anos na plenitude de Deus, a zelar por nós.
Dos familiares mortos na Construção
Bispo e padre nos EUA apoiam trabalhadores (da construção) no dia de S. José Operário
O cardeal de Washington, Wilton D. Gregory, esteve presente na segunda missa anual do Dia dos Trabalhadores da Construção, na Igreja de São Camilo, em Silver Spring, nos Estados Unidos da América. Tanto o prelado como o pároco que organizou a missa, o padre...
Sessão do 7MARGENS e “Público”
Presidente assinala 30 anos de crónicas de frei Bento
Uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinala na próxima terça-feira, 3 de Maio, às 18h, os 30 anos de crónicas regulares e ininterruptas de frei Bento Domingues no Público, numa sessão organizada em conjunto pelo diário nacional e pelo 7MARGENS. Uma experiência que o próprio já definiu como de “teologia em fragmentos”.
Assinado pelo Papa e Imã de Al-Azhar
Timor-Leste pode adotar documento sobre a fraternidade humana
O documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, que foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, e pelo xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) pode vir a ser adotado como documento oficial em Timor-Leste.
coisa de amante é querer-te inteiro depois do fracasso
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo III da Páscoa C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 30 de Abril de 2022.
1º de Maio
Movimento de Trabalhadores Cristão alerta para o impacto da crise global
Face à precariedade do trabalho, “no contexto de uma crise global como a provocada pela pandemia”, é necessária “uma nova visão sobre o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristão (MMTC) na sua mensagem de 1º de Maio para este ano, enviada ao 7MARGENS.
Parolin, a Europa e a invasão
“Enviar armas é resposta fraca para acabar com a guerra”
Na “tremenda guerra” na Ucrânia, limitar-se às armas, como tem feito a Europa (e os Estados Unidos), é uma resposta fraca, afirmou esta sexta-feira, 29, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. “Sim, as armas são uma resposta fraca, não uma resposta forte”, enfatizou o cardeal, explicando deste modo o seu ponto de vista: “Uma resposta contundente é uma resposta que empreende – tentando envolver todos – iniciativas de acordo com o esquema de paz, ou seja, iniciativas para parar os combates, chegar a uma solução negociada, pensar qual será o futuro possível da convivência no nosso Velho Continente”.
Depois da saída de Bose
Enzo Bianchi criou centro espiritual perto de Turim
Depois de ter fundado e dirigido a comunidade de Bose, na Itália, ao longo de 55 anos, e de ter sido forçado pelo Vaticano a deixá-la, Enzo Bianchi acaba de anunciar a criação de um novo centro espiritual perto de Turim, no norte do país. Num comunicado...
Rock cristão
The Sun faz digressão em Portugal
O grupo católico italiano de rock The Sun iniciou na noite desta sexta-feira, 29, em Viana do Castelo, uma digressão de seis concertos com entradas gratuitas. Seguem-se neste sábado Santa Catarina da Serra (Leiria, 17h, no Salão Paroquial), Ponte de Sor (1 de...
Comunidades inacianas
Pietre Vive com encontro em Lisboa
Vocação, arte e espiritualidade é o tema do encontro de formação das comunidades Pedras Vivas (Pietre Vive, na versão original) que decorre em Lisboa durante este fim-de-semana (começou sexta-feira e vai até domingo, dia 1 de Maio). Com o título “Vocação: Um convite para a vida”, a iniciativa tem lugar no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).
“Preocupados” com situação social
Bispos consideram “descabido” falar de ocultação de abusos
Falar de “indícios de encobrimento” de abusos sexuais por parte de bispos, neste momento, “parece descabido”, considera o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, reagindo deste modo à avaliação feita há duas semanas pela Comissão Independente que estuda os abusos sobre crianças dentro da Igreja.
Diocese de Abidjan
75% dos jovens e 80% dos adultos participaram no Sínodo
“Em termos estatísticos, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram das consultas sinodais na nossa diocese”. A afirmação refere-se à diocese de Abidjan, na Costa do Marfim, e pertence ao padre Hippolyte Agnigori, responsável pela equipa que ali está a coordenar o Sínodo sobre a sinodalidade.
“Faith’s Night Out”
Doze testemunhos de fé em sete minutos cada
Sete minutos para falar sobre fé: é esta a proposta de mais uma edição do “Faith’s Night Out”, um encontro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora que reúne 12 oradores que irão testemunhar, nos tais sete minutos, sobre a fé a partir do tema “Um só caminho”.
Iniciativa bracarense
Colóquio online propõe reflexão sobre “A Igreja e o 25 de Abril”
No quadro das comemorações da Revolução dos Cravos, decorre nesta quinta-feira, 28 de abril, em Braga, um colóquio sobre o tema genérico “A Igreja e o 25 de Abril”. Na iniciativa intervêm a Prof. Isabel Allegro de Magalhães (“Uma Igreja política: mas à margem do Evangelho e do Vaticano II”), Frei José Nunes (“A Igreja: travão ou promotora do 25 de Abril?”), e o jornalista Jorge Cruz (“A dimensão comunicacional do padre Mário de Oliveira (1937-2022)”). A moderação da sessão cabe ao Prof. Moisés de Lemos Martins, diretor do Museu Virtual da Lusofonia (MVL).
Sociedades fechadas, autocracia e modelos de perfeição
Há muito em comum entre todos os sistemas (políticos e religiosos) que se baseiam numa qualquer ideia de perfeição, julgando-se donos de toda a verdade e mandatados para a expansão, mesmo que seja à custa da vida dos outros. A invasão da Ucrânia pela Rússia dá-nos matéria de sobra para a análise do padrão do autoritarismo, que alia a visão unilateral do mundo à manutenção da sociedade fechada, justificando assim os massacres e todas as formas de opressão.
Atual prelado de Lille
Laurent Ulrich nomeado arcebispo de Paris
O atual arcebispo de Lille, Laurent Ulrich, foi nomeado arcebispo de Paris pelo Papa Francisco na terça-feira, 26 de Abril. Laurent Bernard Marie Ulrich, de 70 anos, é apresentado como tendo um perfil moderado e sendo possuidor de uma sensibilidade social que o levou a implicar-se na causa dos migrantes.
Presidente dos bispos portugueses
Pedir perdão pelos abusos, valorizar Abril e apoiar a Ucrânia
A reafirmação de que a Igreja quer pedir perdão às vítimas de abusos, a valorização do 25 de Abril de 1974 e a manifestação de solidariedade com o povo ucraniano – foram estes os temas principais do discurso do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Páscoa Ortodoxa
Papa pede ao Patriarca Cirilo que intervenha pela paz na Ucrânia
O Papa Francisco escreveu uma mensagem de Páscoa ao Patriarca ortodoxo de Moscovo, Cirilo, pedindo que este intervenha pela paz, de modo a ajudar a travar a guerra na Ucrânia.
Início da Assembleia dos bispos
Espanha: “As vítimas de abuso são a nossa prioridade absoluta”
O Cardeal Arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, defendeu, perante todos os bispos espanhóis, que “as vítimas são a nossa prioridade absoluta” no que diz respeito aos casos de abusos sexuais por membros da Igreja Católica em Espanha. O prelado discursava na abertura da Assembleia Plenária dos bispos naquele país.
Brasil
500 bispos na reunião da CNBB para falar sobre o Sínodo
478 bispos participaram ontem, via on-line, no primeiro dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) que se prolonga até dia 29 de abril e tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o mesmo tema do Sínodo de 2023, convocado pelo Papa Francisco.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Assembleia Plenária em Fátima
Bispos debatem acesso aos arquivos por causa dos abusos
A protecção de crianças e jovens contra os abusos sexuais é um dos temas em agenda na 202ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que nesta segunda-feira, 25, se inicia em Fátima, onde decorre até quinta-feira, 28.
Sem resultados aparentes
Papa insiste numa trégua pascal para a Ucrânia
O Papa Francisco voltou a insistir numa “trégua pascal” na guerra da Ucrânia, que se iniciou há dois meses, lamentando o aumento da violência. “Renovo o apelo a uma trégua pascal, sinal mínimo e tangível de uma vontade de paz. Que se pare o ataque, para ir ao encontro dos sofrimentos das populações esgotadas”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.
O ângulo morto da invasão
Escrever sobre o momento atual não é fácil. Há palavras envenenadas, kits carregados até à exaustão de chavões reveladores de uma cegueira ideológica incompreensível, ignorante e/ou perversa, de uma arrogância cultural, mesmo quando, aparentemente se querem fazer análises complexas.
Páscoa é coisa de imperfeitos
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo II da Páscoa C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 23 de Abril de 2022.
Semana temática em Braga
LOC quer dignificar o trabalho e cuidar da Casa Comum
A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) promove, entre 23 e 30 de Abril, a sua 11ª semana temática da diocese de Braga, este ano dedicada ao tema “Dignidade do Trabalho e o Cuidar da Casa Comum”.
Declaração a propósito do Dia da Terra
JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”
A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou uma carta-compromisso em que propõe que a iniciativa seja a “mais sustentável de sempre”. A carta afirma que a jornada de Lisboa pretende ter na sua génese “o conceito de ecologia integral” e ser “uma referência no compromisso com a sustentabilidade”, de modo a deixar “um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”.
Bispos satisfeitos com adesão
Um encontro nacional de alunos de Moral para a “alegria”
Cerca de 2150 alunos de 65 escolas de todo o país participaram no Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que decorreu sexta e sábado, dias 22 e 23 de Abril, em Guimarães.
África
Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais
Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,
"7às7"
Centro de Espiritualidade Redentorista propõe itinerário pascal
Nos próximos sete domingos, pelas sete horas da tarde, o Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) vai receber sete convidados para sete conversas sobre a experiência do Jesus Ressuscitado: a iniciativa, intitulada “7às7”, arranca já este domingo, 24 de abril, com a participação da cantora e diseuse Ana Celeste Ferreira.
Orientações da CEP
Máscaras deixam de ser obrigatórias nas missas
A utilização de máscara nos “espaços das celebrações e outras atividades pastorais da Igreja” deixou de ser obrigatória, afirmou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em comunicado divulgado esta sexta-feira, 22 de abril.
Uma jornada pela paz na Sexta-Feira Santa
Vindas de todo o país, foram mais de 700 pessoas a tomar parte nesta jornada, dinamizada pelo impulso inquieto e empreendedor do padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo e Afurada, na passada Sexta-Feira Santa. Teve o seu início junto do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, num largo emoldurado por cartazes alusivos à paz, com uma intervenção daquele presbítero em que sublinhou a necessidade de «tecer os caminhos novos do Amor, deixando ódios e violências». Estava dado o mote para o cantor Miguel Bandeirinha galvanizar a participação massiva dos caminhantes, executando de forma empolgante o cântico «É preciso renascer, deixai ódios, violências».
La Croix
Diário católico francês apela ao voto em Emmanuel Macron
O diário católico francês La Croix apelou ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta da eleições presidenciais, que se realizam no domingo, dia 24. “A ameaça histórica que representaria a eleição de Marine Le Pen” é a primeira razão indicada para esta manifestação pública de apoio ao Presidente da República cessante.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Santa Cruz de la Sierra
Franciscano morto em assalto a igreja boliviana
O corpo de um religioso foi encontrado morto na igreja de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na manhã do domingo de Páscoa. Segundo as autoridades, frei Wilberth Daza terá sido morto com um objeto contundente por ladrões que entraram na igreja logo após a Vigília Pascal, ainda na noite de 16 de abril.
Diocese de Camden em New Jersey
Indemnizações de 87,5 milhões para vítimas de abusos sexuais
A diocese católica de Camden no Estado New Jersey vai pagar 87,5 milhões de dólares de indemnizações a cerca de 300 vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos. Será mais elevada que a de Boston, mas não é a mais alta.
Jornada na UBI
Edith Stein, a mulher, a pedagoga e a mística
“Edith Stein mulher, pedagoga fenomenóloga e mística” é o tema da jornada que decorre nesta quarta-feira, 20 de Abril, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, a partir das 15h – e que pode ser seguida presencialmente ou através do zoom (em ambos os casos, implica uma inscrição prévia, gratuita, para geral@ieacgo.pt ou 969 309 787).
Presidenciais em França
Padre católico pede aos bispos que ergam a voz contra Marine Le Pen
Os bispos católicos têm estado silenciosos, mas um conhecido sacerdote da diocese de Lyon, Christian Delorme, veio pedir-lhes que ergam a voz contra a extrema-direita. O voto em Macron não é “um novo cheque em branco”, diz. “Mas as duas candidaturas não são comparáveis. Uma não está fechada a mais humanidade, a outra leva-nos ao caos.”
Terra Santa
Igrejas cristãs de Jerusalém perseguidas por radicais judeus
As comunidades cristãs que ocupam vários edifícios do bairro cristão na Cidade Velha de Jerusalém têm-se queixado junto do Governo e do presidente de Israel de restrições ao culto e de problemas graves com os setores de judeus radicais.
Uma Igreja em reforma
Com a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium há um campo novo que se abre para a responsabilidade do laicado. É antigo o princípio de que “a Igreja deve estar sempre em reforma”. Importa, assim, tirar todas as legítimas consequências quanto ao método sistemático de uma Igreja em saída.
Eunice Muñoz (1928-2022)
“A coisa mais importante é o amor”
As exéquias de Eunice Muñoz terão lugar nesta terça-feira, 19, a partir das 15h, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde o corpo está a ser velado desde o final da tarde de segunda-feira. O funeral seguirá depois para o Alto de São João, também em Lisboa.
Assinada por 74 bispos
Nova carta aberta contra recomendações da via sinodal alemã
A via sinodal alemã expressa a “tentativa da Igreja neste país enfrentar as causas sistémicas dos abusos sexuais e do seu encobrimento que causaram sofrimento incalculável a tantas pessoas dentro e através da Igreja”, escreveu a 13 de abril o presidente da Conferência Episcopal Alemã, o bispo Georg Bätzing, em resposta às críticas da carta aberta de 74 prelados divulgada no dia anterior.
Centro de Conhecimento
A roldana das freiras vai rodar para matar novas sedes
O que pode fazer uma roldana de cisterna numa casa de freiras? “Uma cisterna tem muito a ver com o querer dar água viva. E todos estamos à procura de algo mais profundo, precisamos de água fresca” para as nossas vidas. Ao criar o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LACC) em três casas da congregação em Lisboa e Santarém, as Servas de Nossa Senhora de Fátima querem concretizar um “projecto que sempre teve a ver com o desejo de possibilitar que as nossas casas possam ajudar a dessedentar, a sossegar” as vidas e os ritmos contemporâneos.
“Labor beneditino”
Obra de Irene Vilar reunida em catálogo
Foi um “labor beneditino” que agora chegou ao fim: um Catálogo Geral com mais de 700 obras de Irene Vilar (1930-2008) será apresentado nesta terça-feira, 19 de Abril, na Igreja dos Clérigos (18h), culminando um trabalho de vários anos liderado e coordenado pelo bispo D. Carlos Azevedo, actual delegado no Conselho Pontifício para a Cultura.
Ensaio de um testamento vital
À luz da Páscoa: que celebra as dores e angústias da nossa última cena no teatro da vida; o silêncio vazio da morte; e finalmente a experiência daquela Luz simbolizável pelas auroras boreais, aquela Luz desejada por todas as noites humanas – dei por mim a pensar nos testamentos vitais. Mais exactamente, como eu desejaria o cenário e actuação de todos os figurantes ligados à minha última cena.
Mensagem do Papa
Francisco lembra “Páscoa de guerra” que se vive na Ucrânia
O Papa Francisco fez memória hoje da “Páscoa de guerra” na Ucrânia. “Os nossos olhos estão incrédulos, nesta Páscoa de guerra. Demasiado sangue, vimos; demasiada violência. Também os nossos corações se encheram de medo e angústia, enquanto muitos dos nossos irmãos e irmãs tiveram de se fechar nos subterrâneos para se defender das bombas”.
Conselho Mundial das Igrejas
Acesso à Terra Santa deve ser “livre” e “sem restrições”
“Jerusalém é santa”, disse Ioan Sauca, secretário geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI). Esta forte declaração surge após a declaração do Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém a 11 de abril, que expressava sérias preocupações com as restrições de movimentos anunciadas para o Sábado Santo no acesso ao Santo Sepulcro.
A verdade libertará
Felicito os bispos pelo discernimento assertivo que demonstraram ao constituir esta comissão, pelas pessoas escolhidas e por lhes terem confiado uma missão que, ao contrário, do que alguns possam ainda pensar, dará maior credibilidade à Igreja.
Arte sacra de vitrais nos Açores
Abraços de luz em S. Miguel
O divino é luz. Eis-nos em S. Miguel, Açores, para saborear um projeto que não nasceu do acaso. O padre Hélio Soares é pároco e sente a evangelização como a visão a partir de uma ilha com a imensidade do mar em 360 graus.
libertos de previsões
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, na Noite de Páscoa C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 16 de Abril de 2022.
Adultos. Com A grande, sff. (I)
Vivendo este tempo sem medo, descobrimos uma beleza desconfortável nessa marca de água da contradição: promete fracturas, e revela possibilidades. E morde, morde muito. No limite, a beleza está no convite exigente a posicionarmo-nos perante o que acontece no mundo e nos nossos pequenos mundos quotidianos e, com toda a radicalidade, perante nós próprios e perante Deus. É uma imensa porta para a esperança, basta querermos abri-la.
Segunda volta das Presidenciais francesas
Judeus e muçulmanos contra Le Pen, bispos católicos em silêncio
As instituições mais representativas dos muçulmanos e dos judeus de França apelaram ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais, que terá lugar domingo, 24 de abril. Os bispos católicos não tomaram, nem tomarão posição entre Macron e Le Pen.
Enviado do Papa à Ucrânia
“Faltam as lágrimas, faltam as palavras. Ainda bem que existe a fé e que estamos na Semana Santa.”
O cardeal Konrad Krajewski, enviado pessoal do Papa à Ucrânia, celebrou esta sexta-feira, 15, uma Via-Sacra em Borodianka, cidade próxima da capital, pilhada e destruída pelos soldados russos, rezando junto a uma vala comum onde terão sido “sepultadas sem nome ou apelido” pelo menos 80 pessoas.
No 51.º dia de guerra
Arcebispo de Kiev agradece aos jornalistas
“Hoje gostaria de agradecer de modo especial a quantos têm a coragem de testemunhar a verdade do sofrimento do povo ucraniano”, afirmou Sviatoslav Shevchuk, Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana e arcebispo de Kiev, numa mensagem divulgada nesta Sexta-Feira Santa, 15 de abril, no 51.º dia da guerra na Ucrânia.
Páscoa na Arménia
Quando andámos a filmar o ARtMENIANS em 2014, pudemos assistir ao #rito da Páscoa da Igreja Arménia: Domingo de Ramos em Etchmiadzin (o “Vaticano” da Igreja Arménia), e Domingo de Páscoa no mosteiro de Gelarde. Recomendo tudo: as celebrações, os cânticos antiquíssimos, a vivência da fé, os cenários. A alegria das crianças no Domingo de Ramos, a festa da ressurreição em Gelarde – e uma solista a cantar numa sala subterrânea, uma das primeiras igrejas cristãs do mundo.
Diálogo entre Siza e Tolentino
A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar
No primeiro inverno da era pandémica, Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo. Quando me mostrou o conjunto, logo lhe perguntei o que pensava fazer com eles, ao que ele respondeu que mos confiava. Enviei uma cópia ao cardeal Tolentino e perguntei-lhe o que achava. Sugeriu-me a ideia dum diálogo.
Difíceis atalhos
A terra prometida na sedução da liberdade, o encontro nas adversidades de um deserto e a luz de esperança nos socalcos da finitude. As narrativas judaico-cristãs da época revelam-nos a morte e a superação como experiências de passagem. O deserto destes textos lembra que todos os dias são experiência concreta e metáfora da própria existência.
Missa Crismal
Abusos: Igreja tem de “pedir perdão”, diz patriarca
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu esta quinta-feira, na Missa Crismal, que a Igreja portuguesa deve “pedir perdão” por “erros passados”, depois de se ter referido “à proteção de menores no espaço eclesial”.
Proposto pelo Papa
Religiosos europeus apelam a Cirilo para cessar-fogo
Responsáveis católicos e protestantes europeus apoiaram o apelo do Papa Francisco para um cessar-fogo na Páscoa na guerra da Ucrânia e pediram ao patriarca ortodoxo russo Cirilo de Moscovo que o apoiasse.
Segunda maior cidade birmanesa
Militares invadem catedral católica em Mandalay
Quase 100 soldados invadiram o complexo da Catedral do Sagrado Coração em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa, e entraram à força no templo, na casa do arcebispo, na residência do pároco e no centro do clero em 8 de abril.
Nesta Sexta-Feira Santa
Fátima acolhe “caminhada pela paz”
Fátima acolhe nesta Sexta-Feira Santa uma caminhada pela paz, uma iniciativa “Peregrinos da Paz”, a partir das 9h30 e que se prolonga até às 13h00, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, passando pelos Valinhos, até ao Santuário de Fátima, terminando na Capelinha das Aparições.
Cruz levada por uma ucraniana e uma russa
Via-sacra em Roma gera polémica na Ucrânia
A polémica estalou onde menos se esperaria: em torno da via-sacra a que o Papa Francisco preside nesta sexta-feira santa, no Coliseu, em Roma. O motivo reside no facto de, numa das estações, a cruz de Cristo ser transportada pelas famílias de duas mulheres, uma russa e uma ucraniana.
Tortura e assédio de crianças
Sentença pesada para Arautos do Evangelho no Brasil
Denúncias de humilhações, tortura, assédio e violação por parte de membros dos Arautos do Evangelho levaram uma juíza de São Paulo, Brasil, a determinar que crianças internadas nas escolas da instituição regressem até 1 de julho às suas casas, e a proibir novas admissões neste regime, avançou a TV Globo. Os Arautos lamentam ter sabido pelos média.
Requiem pelos vivos!
A vagem que morre contém dentro de si a vida. Mistério simples e profundo! Numa dimensão não meramente utilitária e material, o nosso ser está sempre em transformação. Ninguém sabe em absoluto a nossa origem, as transformações das origens imemoriais que sofremos para ser aquilo que somos hoje. E também não sabemos os devires que se seguirão. Este não-saber o que virá é precioso, pois nos poderá abrir para uma confiança fundamental, para o que torna possível a nossa demora no mundo, a relação com outrem.
290 testemunhos de abusos
Há “indícios” de ocultação por parte de bispos no activo
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica já validou 290 testemunhos de vítimas, tendo remetido 16 casos ao Ministério Público. E a comissão diz que há “indícios” de “situações de encobrimento e ocultação” por parte de alguns bispos no activo – sem que o seu número fosse quantificado.
“Do Fundo do Cálice”
Tradição e contemporaneidade, silêncio e verdade
Do Fundo do Cálice é o título da última obra do padre Joaquim Félix de Carvalho, que apresenta o Calix Mundi e o Cálice de Peregrinação, duas peças concebidas pelo artista plástico norueguês Asbjørn Andresen para a Capela Árvore da Vida. O 7MARGENS apresenta o prefácio e o posfácio da obra de João Norton de Matos e João Alves da Cunha, respetivamente.
Rádio católica santomense
Central de energia garante emissões de 24 horas
Com a inauguração das novas instalações da Rádio Jubilar, bem como da central de energia solar, um equipamento com 26 painéis e 24 baterias que garante total autonomia energética, a rádio diocesana de São Tomé e Príncipe passa a poder assegurar as suas emissões 24 sobre 24 horas.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Processo sinodal em França
Calendário vai até 15 de junho
Em França, o prazo para entrega das reflexões diocesanas sobre o documento preparatório do Sínodo dos Bispos 2021-2023 termina no domingo 15 de maio. As sínteses, de acordo com notícia do La Croix de 11 de abril, serão trabalhadas por uma equipa nacional liderada pelo bispo de Troyes, Alexandre Joly.
Presidenciais francesas
Católicos mais à direita do que os “sem religião”
Quatro em cada dez católicos franceses votaram em candidatos de extrema-direita na primeira volta das presidenciais em França, revela uma sondagem à boca das urnas realizada pelo Ifop para o jornal La Croix publicada hoje, dia 11 de março.
No início da Semana Santa
Papa pede “trégua pascal” na Ucrânia
O Papa apelou hoje no Vaticano a uma “trégua pascal” que possa abrir caminho à paz entre a Rússia e a Ucrânia. “Que se deponham as armas, que se inicie uma trégua pascal, mas não para recarregar as armas e voltar a combater. Não, uma trégua para chegar à paz”.
Bispo alemão
Ordenação de mulheres é “uma questão de tempo”
Vão-se multiplicando as vozes de membros da hierarquia católica que se abrem à possibilidade de as mulheres poderem ser ordenadas. Foi agora a vez do bispo alemão de Mainz (Mogúncia), Peter Kohlgraf, 55 anos, que se expressou favoravelmente sobre essa possibilidade durante uma entrevista à agência de notícias católica alemã KNA, citada pelo italiano Il Messagero.
Ciclo de Conferências
A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa
Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.
Abrir da flor da paixão
Reprodução da homilia de Domingo de Ramos do Pe. Joaquim Félix, da Arquidiocese de Braga.
Resistência não violenta em tempos de guerra?
Poderá parecer descabido, ou simplesmente utópico, falar de resistência civil, isto é, de formas não violentas de resistência e combate a um poder ilegítimo e opressor, no momento em que assistimos à guerra da Ucrânia, em que é nítida a existência de uma potência agressora e de um povo que se defende militarmente com bravura. Mas disso se tem falado em diálogos entre representantes de várias comissões Justiça e Paz europeias, sem se alcançar ainda pleno consenso.
tudo começa com o desejo de Deus de se sentar à tua mesa
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo de Ramos C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 9 de Abril de 2022.
Diretora da AIS denuncia
O Líbano “está em colapso”
“O país está como que completamente destruído, em colapso. É o falhanço do Estado nos seus pilares essenciais. As pessoas já não conseguem pagar as suas despesas, as suas dívidas”, afirma a diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AI) em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt, após uma visita de quatro dias ao Líbano, numa nota enviada ao 7MARGENS esta sexta-feira 8 de abril.
Arcebispo de Reims
Éric de Moulins-Beaufort renova mandato como presidente dos bispos franceses
Éric de Moulins-Beaufort é, de novo, o presidente da Conferência Episcopal francesa. O arcebispo de Reims foi eleito na assembleia plenária que se realizou em Lourdes, entre 5 a 8 de Abril, noticiou o semanário La Vie.
Ucrânia e o Direito ao Lugar
Tantos tiveram de abandonar o seu lugar de vida, perderam o seu “direito ao lugar” – bebés e crianças de colo, mulheres grávidas, velhos que mal podem caminhar, não sabendo quando e se poderão voltar, se a sua casa estará intacta ou destruída, se as escolas funcionarão, se os hospitais os poderão receber, se poderão voltar a levar os filhos ao parque infantil perto de casa… Alguns não querem abandonar o seu lugar, a sua casa, e ficam, sujeitando-se à fome, ao frio, à privação, ao desconhecido e à morte. Mesmo os que ficaram perderam o “direito ao [seu] lugar”, um direito básico do ser humano.
Estados Unidos
Primeiro bispo de origem indiana
Earl Fernandes é o primeiro sacerdote de origem indiana a ser nomeado bispo nos Estados Unidos. Fernandes tem 49 anos, foi ordenado sacerdote em 2002 na Arquidiocese de Cincinnati, é originário de uma família de Goa e foi nomeado esta semana para a diocese de Colombo, no Estado de Ohio.
Proposta de padre italiano
Padres casados estariam mais próximos dos fiéis
Dar espaço à existência de dois papéis diferentes no exercício sacerdotal — o celibatário e o conjugal — constituiria um enriquecimento da ação pastoral da Igreja. A proposta é do padre Giannino Piana, ex-professor de ética cristã numa universidade italiana. O celibato sacerdotal é tema recorrente de insistência na opinião pública católica (e não só).
Ensaio
Quando Putin diz que a Rússia e a Ucrânia partilham a fé, está a deixar de fora boa parte da história
“Putin ignora uma herança religiosa exclusivamente ucraniana que transcende as instituições da Igreja”, defende Kathryn David, especialista na história da Ucrânia soviética e da Rússia.
Minas antipessoais
Em cada três mortes, uma é de uma criança
Dia 4 de abril é o Dia Internacional de Consciencialização sobre as minas antipessoais. Segundo as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), há 61 países em que este perigo oculto ameaça a população todos os dias, países onde grande parte das suas áreas não podem ser usadas para agricultura por causa deste perigo.
Movimento apresenta-se com página na internet
Um Sopro inclusivo para pessoas católicas LGBT nasceu em Portugal
Apresenta-se com uma palavra curta de cinco letras, “sopro”, escrita à mão. A ponta do “o” final prolonga-se numa linha que depois se converte no braço horizontal de uma cruz, ligeiramente ondulado e pintado com as cores do arco-íris. É o título da página digital que acaba de ser aberta a público pelo Sopro, movimento que se propõe “através de diálogo, formação, informação, acolhimento e integração, fomentar um ambiente de respeito e aceitação para com pessoas LGBT+, famílias e amigos, nas comunidades cristãs católicas” em Portugal.
Possível encontro com Cirilo
Papa confirma intenção de ir a Kiev “se for conveniente”
Depois de ter levantado a hipótese, no voo que o levava a Malta, de se poder deslocar a Kiev, o Papa Francisco foi mais claro nesta sua intenção durante o voo de regresso a Roma. Questionado pelos jornalistas, confirmou que uma eventual visita à Ucrânia está “em cima da mesa”, projetando ainda um encontro com o patriarca Cirilo, do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo e o trabalho de bastidores da diplomacia do Vaticano.
Segundo dia de visita a Malta
Papa visita migrantes e insiste no “acolhimento” de todos
O Papa Francisco iniciou o seu segundo e último dia de visita a Malta com uma visita à gruta de S. Paulo, onde se terá resguardado depois do naufrágio que o levou a terras maltesas.
mais cómodo é mudar a lei do que a mentalidade
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo V da Quaresma C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 2 de Abril de 2022.
Na viagem para Malta
Papa diz que viagem a Kiev é “proposta em análise”
O Papa Francisco admitiu neste sábado, em declarações aos jornalistas durante o voo para Malta, que uma eventual viagem a Kiev é “uma proposta em análise”.
[Olhar de teóloga]
O grande inquisidor
A lenda de 'O Grande Inquisidor', de F. Dostoievski, está inserida na sua grande obra Os Irmãos Karamazov, e é uma parábola que alude à fé e ao ateísmo, que sempre andaram de mãos dadas neste magnífico autor. O texto narra o aparecimento de Jesus Cristo no...
Inquérito do PontoSJ
Jovens dizem que Igreja não ajuda à sexualidade e pedem mais participação
Mais de 600 jovens e jovens adultos entre os 15 e os 35 anos, na sua maioria católicos, dizem que a Igreja pouco ou nada os ajuda na vivência da sua afectividade e sexualidade, embora considerem que sentem apoio da instituição nas dimensões mais significativas da sua vida.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Situação agrava-se na Nicarágua
ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega
A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.
Após semana de audiências
Francisco “profundamente entristecido” com relatos de indígenas do Canadá
O Papa terminou esta sexta-feira, 1 de abril, uma semana de audiências com representantes dos povos nativos do Canadá, tendo-se manifestado “profundamente entristecido” pelas histórias de sofrimento que alguns deles lhe contaram, relata o Vatican News. “Pela conduta deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e digo-vos de todo o coração: tenho muita pena. Junto-me aos meus irmãos, os bispos canadianos, pedindo o vosso perdão”, disse Francisco aos seus interlocutores.
Olhar o espólio do museu
Iconografias [s]em reserva[s] no Machado de Castro
“Resgatar a compreensão do universo complexo das ordens religiosas” é um dos objectivos da exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”, patente no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, desde 1 de Abril até 19 de Junho, um primeiro olhar de conjunto sobre as reservas do MNMC. A mostra, segundo um comunicado de imprensa, resgata ainda “a clareza possível das peças submetidas a um processo de conservação preventiva” e “a leitura dos objetos que permaneciam inertes e descontextualizados nas reservas do MNMC e que ganham agora os contornos de inteligibilidade que lhes assiste”.
Nem sempre O entendo, não me canso de O procurar
Relembro os Pais que perderam filhos, e todos os filhos sem Pai. Alguns são meus amigos, e mesmo aos que não são, desejo ardentemente que fosse possível, com um abraço, dividir com eles o pesado fardo do vazio. Trago à memória os Pais em guerra. Os que não conheço, mas sei, que se metem com os filhos em barcos, porque qualquer futuro é melhor do que um passado de violência, mesmo que isso signifique afundar o presente no mar da travessia mediterrânica. Os que entregam os filhos ao violento destino de matar ou morrer por razões que só um irracional conhece.
Atos "deploráveis e inaceitáveis"
“Profanação desenfreada” em igrejas na Colômbia
Bispos colombianos vieram a público denunciar a “profanação desenfreada” das igrejas católicas neste país sul-americano. Arcebispo de Bogotá disse tratar-se de “atos de irracionalidade” que revelam “sinais deploráveis e inaceitáveis”. Mas Rueda pediu aos fiéis que adotem uma atitude de perdão perante os autores destes atos.
Recomendações da CIASE
Bispos franceses lançam grupos de trabalho sobre abusos sexuais
Os nove grupos têm como preocupação comum definir, no prazo de um ano, caminhos e medidas destinadas a combater a violência sexual, agressão sexual, abuso de poder e consciência dentro da Igreja. Cada um deles é composto por leigos (alguns dos quais vítimas de abusos), diáconos, padres e bispos.
A aventura do regresso às origens
Postos a caminho pelo Papa Francisco, que colocou o “povo de Deus” no eixo do processo de discernimento sobre a Igreja no Terceiro Milénio, deparámo-nos espantosamente com a raiz do próprio cristianismo: essas comunidades de vida e de fé, tão próximas que eram “um só coração e uma só alma”, e tão cheias de amor a Deus.
Jornada Mundial da Juventude
Dioceses portuguesas acolhem jovens antes da JMJ
Durante seis dias, imediatamente antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), as comunidades católicas portuguesas vão acolher os “Dias nas Dioceses”, o encontro de jovens que antecipa a JMJ, em Lisboa, em 2023.
Meditação sobre o Papa Francisco
Na sequência das eleições legislativas de Janeiro, o 7MARGENS pediu a alguns cristãos empenhados na ação política ou com reflexão sobre o tema que explicassem as razões do seu compromisso. Publicamos agora um texto de Adriano Moreira, professor universitário jubilado e antigo líder do CDS. O texto corresponde a uma intervenção feita em 2018 mas que o autor considera uma síntese do seu pensamento nesta área.
Exposição em São Roque
“Ver novas todas as coisas”
Assinalando dois momentos chave relacionados com Santo Inácio de Loyola, o V Centenário da sua Conversão e o IV Centenário da sua Canonização, inaugurou esta quarta-feira, 30 de Março, na galeria de exposições temporárias do Museu de São Roque, em Lisboa, a exposição “Ver novas todas as coisas”. A mostra é comissariada por Maria João Pereira Coutinho e António Júlio Limpo Trigueiros, sj.
Iniciativa mundial
Inquérito às mulheres católicas sobre o Sínodo
Professoras e investigadoras de três países estão a recolher opiniões de mulheres católicas de todo o mundo, de modo a poderem elaborar uma apresentação o mais representativa possível à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.”
Indígenas do Canadá no Vaticano
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”, disse Cassidy Carson, presidente do Conselho Nacional do Povo Métis, povo indígena do Canadá, a propósito do pedido de perdão que esperam de Roma pelos sofrimentos impostos aos seus antepassados emprisionados nas chamadas escolas residenciais católicas.
Isaac Abravanel – Damião de Góis
Uma cátedra para o diálogo científico entre judeus e cristãos
Privilegiar o diálogo científico e inter-religioso entre as tradições judaica e cristã, “ainda insuficientemente praticado em Portugal e em muitos sectores de nível internacional” é o objectivo principal da Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos Isaac Abravanel – Damião de Góis, que nesta terça-feira, 29 de Março, será apresentada na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.
25 de abril: permanências, ruturas e recomposições
O Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR) desenvolve atualmente uma linha de investigação em torno do “25 de abril: permanências, ruturas e recomposições. Balanço historiográfico 50 anos depois: o que se conhece e o que não se sabe”.
Arcebispos de Kiev, Lviv e Moscovo
Consagração é “ato espiritual há muito esperado pelo povo ucraniano”
Os arcebispos católicos de Kiev, Lviv e Moscovo, agradeceram ao Papa a decisão de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, a 25 de março.
Reconciliação com povos indígenas
Líderes de tribos canadianas em Roma
As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.
Cardeal Krajewski levará o veículo
Papa doa ambulância à Ucrânia
O Papa Francisco vai doar uma ambulância à Ucrânia, que será entregue pelo seu esmoler pontifício, o cardeal Konrad Krajewski, nesta segunda viagem que o prelado irá fazer ao país.
Augusto Santos Silva
“A religião, como cultura, é parte do espaço público”
“A dimensão religiosa é absolutamente essencial”, defende o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que nesta segunda-feira, 27, termina funções no Executivo e coloca o nome à votação dos deputados na eleição para o cargo de presidente da...
30 dias depois…
Vindo de muito longe, vejo insinuar-se-me no coração, pelo ecrã da televisão, esse caldeirão de fel e fogo que um ‘puto’ de olhos hérulos acendeu na Ucrânia. No preciso momento em que tal aconteceu, acenderam-se também os restantes corações dos filhos de Noé. Foi há 30 dias que este tsunami começou.
o Deus que não sabe disfarçar
Breve comentário do P. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, do Domingo IV da Quaresma C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 26 de Março de 2022.
Caminhar juntos com S. Óscar Romero
Talvez muito poucos católicos saibam quem foi este santo arcebispo da Diocese de San Salvador, entre 1977 e 1980, capital do mais pequeno país da América Central, que é El Salvador. Os seus diocesanos eram gente pobre e oprimida.
Em celebração com mais de 5 mil pessoas
Francisco pede: Que cesse “esta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo”
Na homilia da celebração penitencial à qual presidiu na tarde desta sexta-feira, 26 de março, Francisco denunciou, uma vez mais, a “guerra cruel” e “brutal” na Ucrânia, e explicou que o “ato de consagração” da Igreja e da humanidade ao Imaculado Coração de Maria “não se trata de uma fórmula mágica, mas de um ato espiritual”.
20 mil deslocados
Mais violência terrorista e ciclone Gombe agravam situação em Cabo Delgado
A violência terrorista continua a devastar Cabo Delgado, alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Para agravar a desgraça, um ciclone causou mais de meia centena de mortos, deixando cerca de 20 mil deslocados. Citando uma informação divulgada por um...
Livro com testemunhos e inéditos
Padre Sousa Fernandes homenageado em Braga
Decorre neste sábado, 26, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a partir das 15.30h, um evento evocativo do percurso multifacetado do padre e professor António Sousa Fernandes, durante o qual será apresentado um livro com testemunhos de amigos e textos do homenageado. O livro, intitulado “Vou ficar por aqui até ao fim. Vida e obra de António Manuel Sousa Fernandes”, foi coordenado por Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, e destaca facetas de uma personalidade que marcou a vida eclesial, académica, política e cultural bracarense e nacional.
Oiça-se a cultura!…
O monstro da guerra não se dissimulou e a resistência apareceu e reagiu. Mesmo para os que julgavam poder aparecer como supostos libertadores, aconteceu o que tantas vezes ocorre em circunstâncias semelhantes – o sentido de comunidade, a defesa da casa, a solidariedade prevaleceram. Afinal, a guerra é a calamidade composta de todas as calamidades, que a todos atinge, em que “não há mal algum que se não padeça ou se não tema”.
"solidariedade mediatizada"
“Perdemos a humanidade, malbaratámos a paz”, dirá o Papa no “acto de consagração”
“Perdemos a humanidade, malbaratámos a paz.“ Será com estas palavras que o Papa Francisco fará esta sexta, 25, a partir das 16h de Lisboa, o “acto de consagração” da humanidade e em especial da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. A cerimónia será transmitida nos canais vídeo do Santuário de Fátima e do Vaticano.
João Paulo II esteve na Ucrânia em 2001
Quando o Papa Wojtyla cantou, entre discursos crispados contra o invasor
No início do Verão de 2001, João Paulo II decidiu-se pela visita pastoral à Ucrânia. A viagem ao oriente eslavo terá sido uma das mais arriscadas do pontificado de Wojtyla pelo mundo.
"Estações da Cruz"
Pérez Esquível pintou via-sacra com as lutas dos povos latinoamericanos
O arquiteto, escritor e militante dos direitos humanos Adolfo Pérez Esquível, prémio Nobel da Paz em 1980, pintou e escreveu, em 1992, uma “via crucis” de Jesus Cristo interpretada através dos dramas, lutas e sofrimentos dos povos latino-americanos.
Um livro de James D. Tabor
Maria, mãe de Jesus e do seu movimento – um outro olhar
“Há uma verdade teológica; e há uma verdade histórica e é sobre esta última que diz respeito a obra” que James D. Tabor apresenta: Marie. “Maria, mulher judia, viúva, só e pelo menos mãe de oito filhos… respeito a piedade e a devoção, a Maria celeste – eterna celibatária, como uma religiosa. Mas a Maria esquecida que estamos a descobrir é uma heroína, cuja espiritualidade e exemplo são impressionantes.”
Consagração da Ucrânia e da Rússia
Francisco: “Perdemos o caminho da paz”
“Perdemos o caminho da paz. Esquecemos a lição das tragédias do século passado”, dirá o Papa na oração com que terminará a liturgia da penitência na Basílica de São Pedro na sexta-feira, 25 de março, dia em que consagrará a Ucrânia e a Rússia a Maria.
Apelo a patriarca Cirilo
Religiosos de Jerusalém pedem paz. Guerra é “blasfémia”, dizem cristãos
Um grupo de líderes religiosos de Jerusalém uniu-se para uma oração pela paz na Ucrânia, apelando à intervenção do patriarca Cirilo de Moscovo, junto do Governo russo, para travar a guerra. Enquanto isso, cristãos europeus criticaram a “agressão”, afirmando que usar a religião nesta guerra é “blasfémia”.
Evento multidisciplinar em Fátima
Congresso quer inscrever mariologia na agenda teológica
Colocar a “mariologia” (estudos sobre a figura de Maria) nas “preocupações dos teólogos em Portugal” é uma das preocupações subjacentes ao congresso internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, que desde esta quinta-feira, 24, a sábado, se realiza no Santuário de Fátima.
Conferência de Imprensa no Vaticano
A reforma da Cúria explicada aos jornalistas
Algumas precisões sobre como entender a reforma da Cúria Romana decretada a 19 de março pelo Papa Francisco foram hoje, 21 de março, prestadas por responsáveis do Vaticano durante uma conferência de Imprensa que se prolongou por mais de duas horas e que pode ser vista em italiano no Youtube.
Cardeal Luis Antonio Tagle
“A guerra não é uma questão militar, é uma questão humana”
O cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis e prefeito da congregação Propaganda Fide, concedeu uma entrevista ao Vatican News na qual considera que “nenhuma arma pode matar a esperança, a bondade de espírito da pessoa humana”, elogiando o trabalho dos funcionários da Caritas, que trabalham “sob as bombas, sem parar”.
Semana Santa em Roma volta à rua
Via Sacra no Coliseu e Páscoa na Praça de São Pedro
Dois anos depois de ter sido interrompida pela pandemia, a Via Sacra de Sexta-feira Santa volta ao Coliseu (noite de 15 de abril) e a missa de Domingo de Páscoa terá lugar na manhã de dia 17 de abril na Praça de São Pedro. Ambas contarão com a presença do Papa Francisco.
Uma cultura sinodal leva tempo
A escuta sinodal continua e tem prazo. Mas se a sinodalidade deveria ser o modo de sermos Igreja, quando terminar o Sínodo dos bispos sobre esse assunto e passarmos a outro, deixará de haver escuta sinodal?
Sínodo dos Bispos 2023
Carta aos padres explica “igualdade fundamental de todos os batizados”
Os cardeais Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, e o arcebispo Lazzaro You Heung sik, Prefeito da Congregação para o Clero, dirigiram, este sábado, dia 19, uma carta aos sacerdotes de todo o mundo com três pedidos.
Arcebispos de Kiev, Lviv e Moscovo
Consagração é “ato espiritual há muito esperado pelo povo ucraniano”
Os arcebispos católicos de Kiev, Lviv e Moscovo, agradeceram ao Papa a decisão de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, a 25 de março.
Alarme nos países de acolhimento
Tráfico de refugiados é motivo de preocupação
A preocupação com o tráfico humano nesta crise de refugiados que enche a Europa a partir da Ucrânia tem levado a que várias pessoas e organizações se tenham manifestado a favor de uma proteção destes refugiados.
Lançamento
Desencontros: amar e ser compreendido
Quando o padre Carlos Pinto, pároco de São Pedro de Almargem do Bispo, me convidou para apresentar o seu livro e me disse o título – DesEncontro –, confesso que me lembrei de imediato de uma música do José Cid cuja letra diz: “Desencontro, quando se ama e não se é correspondido.” E o curioso é que esta definição ajuda a entrar neste livro.
Cúria Romana tem nova Constituição
Prioridade à evangelização e mulheres podem ser responsáveis de dicastérios
Prioridade absoluta à evangelização, possibilidade de leigos e mulheres responsáveis de dicastérios, serviço à Igreja universal e ao mundo, sinodalidade e proximidade com os que sofrem – são mudanças previstas na constituição sobre a Cúria Romana e a sua missão.
e se Deus não for útil?
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III da Quaresma C | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 19 de Março de 2022. António Pedro Monteiro | e-mail https://open.spotify.com/episode/6TIumTMdMLDsXGI13cdEZW?si=0a7fd91478d643fb
O que há de errado em ser preguiçoso?
Enquanto ouvíamos a leitura das Escrituras, não sei se vimos, mas entrámos numa nuvem. Clara como um rasgão, era dessa nuvem que saía uma voz. A sua sombra é luminosa, como este lugar o é, a esta hora.
[Os dias de Cabo Delgado]
Trevas e luzes
Vi-me como uma mãe, com a sua criança às costas, abrindo caminho pelo emaranhado de ruas desconhecidas, numa cidade já distante na memória.
Encontro do 7MARGENS
Sínodo: início de um tempo novo para a Igreja?
Não se pretendia ter um retrato da situação no país, quando 130 pessoas se juntaram dia 14, interpeladas pelo 7MARGENS. Da partilha, percebeu-se que algo mexe, por detrás do aparente silêncio, em Portugal, em torno do Sínodo.
Reunidos em vídeoconferência
Francisco rejeita “guerra santa” e pede apoio de Cirilo
O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Cirilo estiveram reunidos pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia. No encontro, que decorreu ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de março, por videoconferência, o responsável da Igreja Católica rejeitou qualquer justificação para a agressão militar por parte da Rússia, afirmando que não se pode falar de “guerra santa”. “As guerras são sempre injustas. Porque quem paga é o povo de Deus”, sublinhou.
Igreja Católica: do centro às periferias
O Papa Francisco vem abrir um novo capítulo nesta caminhada: faz o convite a que a Igreja deixe a ilusão do centro e assuma as margens como seu lugar natural. As margens a que, de modo manifesto, na globalidade ela não quer pertencer. Por que razão havia de querer, se estar no centro foi aquilo que quase “sempre” quis?
“Consagração” em Roma e Fátima
Invasão da Ucrânia: Maria tem devotos dos dois lados da guerra
Indo ao encontro de pedidos de diversos setores, o Papa Francisco vai proceder à “consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”. Tanto as igrejas ortodoxas como a Igreja greco-católica dedicam grande devoção à figura de Maria, e é assim que ela surge como “apoio” quer do lado do agressor quer do agredido.
Eleições presidenciais
Bispos timorenses pedem a candidatos que não politizem Igreja
A Conferência dos Bispos de Timor-Leste pediu que nenhum candidato à Presidência da República use a religião para fazer campanha neste país de maioria católica, evitando politizar a Igreja e usar símbolos ou atributos religiosos.
Cinema
Algumas notas sobre o filme “Graças a Deus” de François Ozon
Recolhendo os testemunhos das vítimas do padre Preynat, traçando o seu percurso, colidindo sistematicamente com a conspiração do silêncio da Igreja, o cineasta procurou a disciplina da fidelidade aos factos. Os advogados de Bernard Preynat pediram a interdição do filme. Um olhar tríptico sobre a obra de François Ozon.
Essen
Diocese alemã confia batismo a mulheres leigas
As mulheres passaram a poder conferir o sacramento do batismo na diocese católica de Essen, na Alemanha, uma decisão do bispo local, Franz-Josef Overbeck, que teve em conta a falta de padres.
Levemos a sério o Papa Francisco
O Papa Francisco tem o dom de conseguir a admiração de muitos ateus ou agnósticos, céticos ou mesmo antipatizantes militantes em relação à Igreja Católica. Dentro de portas, divide opiniões, adorado por uns, olhado com desconfiança por outros.
Momento de escuta sinodal
Arcebispo de Madrid ouve os sem abrigo e os mais vulneráveis
O arcebispo de Madrid, cardeal Carlos Osoro, continua a caminhada sinodal da sua arquidiocese com a realização de encontros com vários grupos da sociedade civil. Depois de já ter reunido com políticos, professores universitários, empresários, representantes sindicais, artistas e atletas, o prelado quis ouvir os mais vulneráveis.
Símbolo da "proximidade" do Papa
Papa volta a enviar cardeal à Ucrânia
O Papa decidiu enviar o cardeal Michael Czerny à Ucrânia, como seu representante pessoal, para manifestar solidariedade às vítimas da guerra, informou o Vaticano. “Nos próximos dias, sua eminência o cardeal Czerny partirá novamente em direção à Ucrânia, a...