Igreja Católica

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Quatro apelos aos governantes e um canto matinal até dia 30 para pressionar a COP

Declaração sobre a crise climática

Quatro apelos aos governantes e um canto matinal até dia 30 para pressionar a COP

Uma declaração com quatro apelos aos governantes portugueses que vão participar na COP28, que se inicia na próxima quinta-feira, 30, no Dubai, é um dos tópicos que sai da “Declaração de Santa Isabel sobre a crise climática”, aprovada ao início da manhã deste sábado, 25, no final de uma vigília que reuniu cerca de três centenas de pessoas no adro e no interior da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

“Não me detenhas” | O regresso das impertinentes (I)

Pensava que não voltaria aqui tão cedo, mas continuo às voltas com o tema do lugar das mulheres na Igreja. Seria fácil assumir o papel de demolidora passiva, não propor nada, e mascarar a minha inércia com uma aparente e plácida ponderação. Fui bem-ensinada a desconfiar da afeição a temas difíceis, que acaba por nos domar e toldar o horizonte e, além disso, quem não quer marcar pontos de moderação nestes tempos desbragados? (Marta Saraiva)

Mais de três mil jovens vão participar na Jornada Diocesana de Lisboa

"Vivemos a JMJ, e agora?"

Mais de três mil jovens vão participar na Jornada Diocesana de Lisboa

Muitos jovens perguntam: “Vivemos a JMJ, e agora?”. Talvez possam encontrar algumas pistas de resposta – ou dá-las eles próprios – no próximo domingo, 26 de novembro, em Vila Franca de Xira, onde vai realizar-se a Jornada Diocesana da Juventude de Lisboa. Estão mais de três mil jovens inscritos e “é tempo de escutá-los para daí projetar a pastoral juvenil”, afirma João Clemente, diretor do Serviço da Juventude daquela diocese, em comunicado enviado ao 7MARGENS.

E a palavra é?… Encontro, diz o escritor das fragilidades humanas

Spadaro e Mencarelli em Lisboa, nesta sexta, 24

E a palavra é?… Encontro, diz o escritor das fragilidades humanas

E a palavra é?… “Encontro”, responde o escritor Daniele Mencarelli, autor de “Tutto Chiede Salvezza” (Tudo pede salvação), adaptado pela Netflix. O autor italiano participa nesta sexta-feira numa mesa-redonda sobre “Literatura e cristianismo – A palavra em comum”, na qual estará também o padre jesuíta Antonio Spadaro, ambos à conversa com o escritor português Jacinto Lucas Pires. 

Vigílias procuram criar um sobressalto a favor do clima

24 novembro, no Porto e em Lisboa

Vigílias procuram criar um sobressalto a favor do clima

Criar na sociedade portuguesa um sobressalto quanto à urgência de agir para salvar o planeta e defender a vida é o objetivo das vigílias que terão lugar ao fim da tarde da próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, inspiradas pelos textos do Papa Francisco e com os olhos postos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que vai decorrer no Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Sínodo alemão põe em risco a unidade da Igreja

Papa deixa o aviso

Sínodo alemão põe em risco a unidade da Igreja

Foram cautelosas e defensivas as reações dos bispos e dos representantes dos católicos alemães a uma carta do Papa, datada do dia 10 e dada a conhecer esta terça-feira, 21, em que manifesta preocupação com os rumos que a Igreja Católica daquele país está a seguir, com o seu “caminho sinodal”.

Novos movimentos religiosos: como prevenir a deriva sectária e de abusos?

Análise de um vaticanista

Novos movimentos religiosos: como prevenir a deriva sectária e de abusos?

Opus Dei, Focolares, Legionários de Cristo, Comunhão e Libertação, carismáticos, neocatecumenais e muitos outros dão corpo aos chamados novos movimentos religiosos e possuem, todos eles algo em comum: de promessa de futuro da Igreja converteram-se em exemplos de alguns dos maiores problemas que a Igreja tem tido – idolatria, abuso de poder, escândalos sexuais. Que é possível e necessário fazer?

A “clericalização” das mulheres

A “clericalização” das mulheres

Ao ouvir certos representantes da Igreja Católica, fica-se com a impressão de que vale quase tudo para afastar as mulheres dos lugares de liderança no interior da instituição. No entender destes senhores, se o que se pretende hoje é proceder à desclericalização da Igreja, a clericalização das mulheres vai acontecer ao arrepio do principal objetivo da reforma.

Frota exclusiva de carros elétricos no Vaticano

Até 2030

Frota exclusiva de carros elétricos no Vaticano

O Vaticano anunciou a implementação de um programa de desenvolvimento da mobilidade sustentável, projetando uma frota composta exclusivamente por carros elétricos, até 2030. O programa, denominado “Conversão Ecológica 2030”, quer “tornar a frota automóvel neutra em termos de carbono até 2030”.

Bispos belgas incentivam católicos a participarem na Marcha pelo Clima

Inédito

Bispos belgas incentivam católicos a participarem na Marcha pelo Clima

Os bispos da Bélgica divulgaram esta semana uma nota em que incitam os católicos daquele país a participarem na Marcha pelo Clima que terá lugar na tarde do próximo dia 3 de dezembro em Bruxelas, convocada pela Klimaat Coalitie – Coalition Climat para fazer ouvir a voz dos cidadãos enquanto decorre a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climática (COP28) que este ano terá lugar no Dubai.

Um curso sobre perdão e pecado… Pode ser? Sim, e até é online e grátis

De 20 novembro a 7 dezembro

Um curso sobre perdão e pecado… Pode ser? Sim, e até é online e grátis

“E se nos faltasse ainda perceber que no princípio era o Perdão? Ou seja, que o Perdão não vem depois do pecado mas o precede?” As perguntas são lançadas pelo Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) e deixam entrever aquilo de que vai tratar o seu próximo curso. “Falemos da ‘Confissão’, pode ser? – sobre Perdão, pecado e Graça” é o título desta formação que arranca já na próxima segunda-feira, 20 de novembro, será totalmente online e conduzida pelo missionário redentorista Rui Santiago. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Campanha de Natal da Cáritas apoia os mais frágeis e protege o Planeta

"10 Milhões de Estrelas"

Campanha de Natal da Cáritas apoia os mais frágeis e protege o Planeta

A Cáritas Portuguesa lança neste domingo, 19 de novembro, pelo 21º ano consecutivo, a campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. A ação, que este ano tem como mote “dar luz a quem tantas vezes é invisível”, arranca, simbolicamente, no dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres, visando apoiar não só os mais frágeis, mas também projetos ligados à ecologia integral.

Dois presépios de artesãos portugueses para tornar o mundo melhor

Presentes solidários

Dois presépios de artesãos portugueses para tornar o mundo melhor

Há o Presépio Barro e o Presépio Azulejo, e ambos são edições exclusivas de artesãos nacionais, criados especialmente para apoiar os projetos dos Leigos para o Desenvolvimento em Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe. São, assim, “presépios solidários” e já podem ser adquiridos no site oficial da organização católica, onde é ainda possível encontrar outras propostas de presentes para este Natal (ou para outro dia qualquer, porque não?) que têm o mesmo intuito: contribuir para um mundo melhor.

“Do Silêncio Maior”: o livro que conta, em imagens, uma experiência “inacreditável” em Fátima

Apresentação este sábado

“Do Silêncio Maior”: o livro que conta, em imagens, uma experiência “inacreditável” em Fátima

Quando pensamos nas celebrações de 12 e 13 de maio, em Fátima, vêm-nos à mente imagens do recinto repleto de peregrinos, verdade? Mas houve um aniversário dos acontecimentos de 1917 um único, em que o santuário – um dos mais visitados em todo o mundo – esteve praticamente vazio. Muitos talvez já nem se lembrem: estávamos em 2020, em plena pandemia de covid-19. O fotógrafo Miguel Cardoso foi um dos poucos autorizados a acompanhar essas celebrações presencialmente, enquanto milhões assistiam através de um ecrã. Assim nasceu o livro “Do Silêncio Maior”, que é lançado este sábado, 18 de novembro, e que o autor desvendou ao 7MARGENS em primeira mão.

Bispos apoiam oito vítimas de abusos, mas não esclarecem critérios de eventuais indemnizações

“Inquietos” com situação do país

Bispos apoiam oito vítimas de abusos, mas não esclarecem critérios de eventuais indemnizações

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a pagar os tratamentos de oito vítimas de abusos, mas não esclarece que critérios serão usados quanto a eventuais pedidos de indemnização. O presidente da CEP e bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, diz que “a ninguém vai faltar o apoio necessário e, se houver lugar a ajuda financeira” e “ela também será feita a cada pessoa”.

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Vem aí a Semana Vermelha, para lembrar que a perseguição religiosa existe

Iniciativa da Fundação AIS

Vem aí a Semana Vermelha, para lembrar que a perseguição religiosa existe

Porque é preciso alertar que “no mundo, nos nossos dias, em demasiados países”, continua a existir perseguição religiosa, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove, de 17 a 26 de novembro, mais uma Semana Vermelha. Ao longo dessa semana, inúmeros edifícios públicos, igrejas e monumentos irão iluminar-se de vermelho, diversas paróquias organizarão momentos de oração e será divulgado, em vários pontos do pais, o mais recente relatório da organização sobre a liberdade religiosa no mundo.

Arcebispo de Pequim em visita histórica a Hong Kong

Pela primeira vez

Arcebispo de Pequim em visita histórica a Hong Kong

O arcebispo de Pequim e presidente da Associação Patriótica Católica Chinesa (CCPA), Joseph Li Shan, iniciou esta segunda-feira, 13 de novembro, uma visita de cinco dias a Hong Kong, na sequência de um convite do bispo de Hong Kong, cardeal Stephen Chow Sau-Yan, que por sua vez visitou a capital chinesa no passado mês de abril. Essa primeira visita, que o 7MARGENS noticiou, já então foi considerada “histórica”, por ter sido a primeira de um bispo de Hong Kong desde 1997, quando a ilha deixou de ser uma colónia britânica. Agora, a presença de Li em Hong Kong é também inédita. Trata-se da primeira visita oficial de um bispo de Pequim na história daquela região.

O Sínodo católico acabou em Portugal?

Editorial

O Sínodo católico acabou em Portugal?

A avaliar por aquilo que foi enunciado esta segunda-feira no início da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a propósito da continuação do processo sinodal da Igreja Católica, dir-se-ia que o Sínodo, em Portugal, será, nos próximos meses, assunto de “teólogos e especialistas”.

Bispos reconhecem que podem acompanhar melhor as vítimas de abusos

Na abertura da assembleia da CEP

Bispos reconhecem que podem acompanhar melhor as vítimas de abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, abriu esta segunda-feira, 13 de novembro, a assembleia plenária daquele organismo, com “um profundo, sincero e humilde de perdão” dirigido às vítimas de abusos no seio da Igreja portuguesa, tendo depois reconhecido que “é possível melhorar, passo a passo, no modo de agir, olhar, escutar, reparar e acompanhar” essas mesmas vítimas.

Caritas Internationalis apela ao cessar-fogo imediato na Terra Santa

Caritas Internationalis apela ao cessar-fogo imediato na Terra Santa

A Caritas Internationalis, a confederação católica mundial de caridade, apela a um cessar-fogo na Terra Santa. O conjunto de organizações apela a um acesso humanitário sem entraves à população de 2,3 milhões de pessoas em Gaza, apelando também à libertação de todos os reféns.

A autobiografia do Papa Francisco chega na primavera de 2024

Lançamento mundial confirmado

A autobiografia do Papa Francisco chega na primavera de 2024

A editora HarperCollins confirmou esta semana que irá lançar, já na próxima primavera e a nível mundial, a primeira autobiografia do Papa Francisco. Intitulado “Life. A minha história na História”, o livro conta a história da vida de Bergoglio, entrelaçada com os eventos que foram marcando a história da Humanidade, desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando ele tinha apenas três anos, até à atualidade.

“Esperamos mais da União Europeia”, disseram bispos reunidos em Bruxelas

Assembleia de outono da Comece

“Esperamos mais da União Europeia”, disseram bispos reunidos em Bruxelas

Perante os conflitos que grassam no mundo, em particular na Ucrânia e na Terra Santa, os “episódios alarmantes de terrorismo” e o “aumento do antissemitismo”, o Presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), Mariano Crociata, manifestou nos últimos dias estar desiludido com as posições que têm sido adotadas pela UE e apontou as eleições do próximo ano como “um prazo crucial”.

O martírio de Rolando, bispo de Matagalpa

À margem

O martírio de Rolando, bispo de Matagalpa

Era um sábado, aquele 2 de abril de 2011. Ainda ele não tinha chegado a Matagalpa, já os fiéis mais curiosos se começavam a juntar nas bordas da estrada que vinha de Manágua, na direção do interior do país. As bandas de música marcavam presença e algumas casas comerciais haviam colocado colunas com música de louvor à Virgem e afixado imagens do Papa e do novo bispo. Rolando era o seu nome. Rolando Alvarez Lagos.

Identidade pessoal, afetividade e sexualidade em debate a 16 de novembro na UCP

CNE reúne em livro 24 intervenções

Identidade pessoal, afetividade e sexualidade em debate a 16 de novembro na UCP

Contribuir para iluminar “a zona de sombra” em que as questões da afetividade e da sexualidade são deixadas nos meios católicos é o objetivo do debate que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, por ocasião do lançamento do livro “Lugares da Afetividade e da Sexualidade na Configuração da Identidade Pessoal”.

Rupnik já não é o protegido

[O flagelo que não acaba – XIII]

Rupnik já não é o protegido

Quando o caso Rupnik se tornou público no início de Dezembro do ano passado, ouvimos declarações de alguns altos representantes da Companhia de Jesus que se apressaram a sublinhar, e passo a citar: “Em primeiro lugar, não há menores envolvidos. Por outras palavras, trata-se de problemas entre adultos.” Em suma, dá-se a entender que aqui, neste caso, não aconteceu nada.

Vítimas de abusos indignadas com “inação” dos bispos

Carta aberta à Conferência Episcopal

Vítimas de abusos indignadas com “inação” dos bispos

Quase nove meses depois da apresentação do relatório da Comissão Independente sobre os abusos sexuais no seio da Igreja Católica em Portugal, há vítimas que se dizem “indignadas” com a inação da instituição. Enviaram, por isso, uma “Carta Aberta aos Bispos Portugueses”, na qual dizem continuar à espera de “um pedido de perdão humilde e sincero” e pedem “reparações e compensações económicas”.

Vaticano diz que transsexuais podem ser baptizados e homossexuais podem ser padrinhos de baptismo (mas…)

Papa aprovou nota

Vaticano diz que transsexuais podem ser baptizados e homossexuais podem ser padrinhos de baptismo (mas…)

São seis perguntas com seis respostas e todas com resposta positiva – embora, em alguns detalhes, com um “sim, mas…” Um transsexual pode ser baptizado, sim, diz uma nota do Dicastério para a Doutrina da Fé, do Vaticano, publicada discretamente na página oficial da Santa Sé, nesta quarta-feira. E também pode, em “certas condições”, ser “autorizado a ser padrinho ou madrinha”.

Concurso nacional de presépios nos 800 anos do primeiro

Franciscanos recordam Greccio

Concurso nacional de presépios nos 800 anos do primeiro

Para assinalar o oitavo centenário do primeiro presépio recriado por S. Francisco de Assis, na montanha de Greccio (Itália), pelo Natal de 1233, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana está a promover um concurso nacional de presépios. Todos os artesãos e criadores são convidados a participar nesta iniciativa, que culminará numa exposição visitável e na constituição de um núcleo museológico do presépio popular e contemporâneo.

Sudão: Bomba atinge casa das irmãs salesianas

Insegurança cresce

Sudão: Bomba atinge casa das irmãs salesianas

Uma bomba atingiu o edifício das irmãs salesianas em Cartum, capital do Sudão, tendo causado graves danos na casa e vários feridos, entre os quais duas religiosas, e algumas das pessoas que estavam abrigadas naquela missão da Igreja. Testemunhas no local afirmam que foi “milagre” ninguém ter morrido, avança a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em comunicado enviado esta terça-feira ao 7MARGENS.

Presidente iraniano falou com o Papa e ambos concordam: cessar-fogo é urgente

Telefonema pela paz

Presidente iraniano falou com o Papa e ambos concordam: cessar-fogo é urgente

O Papa conversou este domingo, 5 de novembro, com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, depois de este último ter manifestado interesse em que dialogassem sobre o o conflito Israel-Palestina. O telefonema reforçou o sentimento mútuo de que é urgente o cessar-fogo no Médio Oriente, assim como o compromisso da parte de ambos de que farão tudo aquilo que estiver ao seu alcance para conseguir que este se torne realidade.

Exigir e ousar no “caminhar juntos”

Exigir e ousar no “caminhar juntos”

O último mês de outubro de 2023 marcou uma nova etapa do processo sinodal em curso, depois da auscultação do Povo de Deus, dos encontros locais, diocesanos e nacionais e das assembleias continentais que reuniram e continuaram o discernimento em redor da problemática sinodal: como assumir a identidade sinodal que a Igreja já comporta desde os tempos primitivos?

só falta sermos irmãos

só falta sermos irmãos

Breve comentário do p. ⁠António Pedro Monteiro⁠ aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XXXI do Tempo Comum A. Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 4 de Novembro de 2023.

Quer melhorar a nova tradução da Carta de Paulo aos Romanos?

Nova tradução em consulta pública

Quer melhorar a nova tradução da Carta de Paulo aos Romanos?

A Carta aos Romanos, última das grandes cartas de S. Paulo , acaba de ser posta em consulta pública, numa nova tradução para português, feita a partir da língua original. A iniciativa é da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que encomendou a tarefa a uma equipa de 34 investigadores, a qual, desde 2019, têm vindo a disponibilizar traduções a uma média de quase um livro por mês. A consulta pública visa receber sugestões que possam contribuir para melhorar o trabalho realizado.

Papa convoca a teologia católica para uma “corajosa revolução cultural”

Em carta apostólica

Papa convoca a teologia católica para uma “corajosa revolução cultural”

“A reflexão teológica é chamada a uma viragem, a uma mudança de paradigma, a uma ‘corajosa revolução cultural’ que a comprometa, antes de mais, a ser uma teologia fundamentalmente contextual, capaz de ler e interpretar o Evangelho nas condições em que os homens vivem quotidianamente, nos diversos ambientes geográficos, sociais e culturais”. O desafio, com a assinatura do Papa Francisco, chega-nos numa carta apostólica intitulada “A promoção da teologia”.

Papa anuncia que vai à COP28 no Dubai

No início de dezembro

Papa anuncia que vai à COP28 no Dubai

O Papa Francisco anunciou esta quarta-feira que vai à cimeira do clima, COP28, que decorrerá no Dubai, Emirados Árabes Unidos, no início de dezembro. “Vou para o Dubai. Acho que vou sair em 1 de dezembro até 3 de dezembro. Estarei lá três dias”, afirmou em entrevista à emissora pública italiana Rai1.

Número de abusos “não corresponde à verdade”, dizem bispos espanhóis

Após assembleia extraordinária

Número de abusos “não corresponde à verdade”, dizem bispos espanhóis

Foram mais de cinco horas de reunião, com apenas um terço dos bispos presentes e os restantes via Zoom. No final da Assembleia Plenária Extraordinária da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), convocada para esta segunda-feira à tarde na sequência da apresentação do relatório da Provedoria de Justiça sobre os abusos sexuais no âmbito da Igreja, o comunicado divulgado destaca que a extrapolação feita dos dados obtidos num inquérito – e que indicava que terão havido 440 mil casos de abusos desde 1940 – “surpreende”. Os números, asseguram os bispos, “não correspondem à verdade nem representam o conjunto de sacerdotes e religiosos que trabalham lealmente e com entrega da sua vida ao serviço do Reino”.

O “maior presépio ao vivo da Europa” regressa a Priscos dia 10 de dezembro

Projeto já apoiou 50 reclusos

O “maior presépio ao vivo da Europa” regressa a Priscos dia 10 de dezembro

Na aldeia de Priscos, a 9 km de Braga, ultimam-se os preparativos para o regresso daquele que é o “maior presépio ao vivo da Europa”. A  17ª edição do Presépio ao Vivo de Priscos abre no dia 10 de dezembro, pelas 11 horas, e poderá ser visitada até 14 de janeiro. O pároco de Priscos, João Torres, não esconde o orgulho: não tanto pelas dimensões do presépio, mas sobretudo porque, ligado a ele, há o projeto “Mais Natal Priscos”, o qual, ao longo dos últimos oito anos, já apoiou cerca de 50 reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga.

JMJ foi “mais-valia para o surgir de grupos de jovens lusófonos”

Encontro em Roma

JMJ foi “mais-valia para o surgir de grupos de jovens lusófonos”

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu no passado mês de agosto em Lisboa, “foi para as Comunidades da Diáspora Portuguesa uma ‘mais-valia’ para o surgir e consolidar de grupos de jovens lusófonos”. Esta é uma das conclusões do encontro que reuniu os missionários da diáspora da língua portuguesa entre os passados dias 23 e 27 de outubro, em Roma (Itália), para refletir sobre o tema a “diversidade de rostos da Igreja”.

“Perguntas de Deus, perguntas a Deus”, o novo livro dos dominicanos Radcliffe e Popko

Com prefácio do Papa Francisco

“Perguntas de Deus, perguntas a Deus”, o novo livro dos dominicanos Radcliffe e Popko

Foi lançado ainda no verão nos Estados Unidos da América, mas em Portugal só será editado em março do próximo ano. Em Itália, chega às livrarias esta terça-feira, 31 de outubro, e conta com um prefácio assinado pelo Papa Francisco. Falamos de “Perguntas de Deus, perguntas a Deus”, o mais recente livro dos dominicanos Timothy Radcliffe e Łukasz Popko, que mostra como a nossa relação com Deus se constrói com base num questionamento mútuo.

Católicos na Índia chocados com ataque que matou três testemunhas de Jeová

Durante convenção anual

Católicos na Índia chocados com ataque que matou três testemunhas de Jeová

A Igreja Católica Siro-Malabar (Índia) considera que as explosões que ocorreram este domingo, 29, durante uma convenção em que estavam reunidas cerca de duas mil testemunhas de Jeová e que provocaram a morte a duas mulheres e uma criança e fizeram pelo menos 50 feridos, terão sido “uma tentativa deliberada e planeada de destruir a natureza secular de Kerala”, o Estado do sul do país onde ocorreu o ataque.

“Não há como voltar atrás” quanto ao papel das mulheres, mas é preciso avançar mais

Reações ao Sínodo

“Não há como voltar atrás” quanto ao papel das mulheres, mas é preciso avançar mais

O documento que sintetiza os trabalhos da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo “parece refletir um reconhecimento das feridas que as mulheres sofreram nas mãos da Igreja, mas não consegue envolver-se substancialmente na cura dessas feridas, optando, em vez disso, por deixar essas questões para cada vez mais estudos e comissões”, lamenta a Women’s Ordination Conference (WOC, ou Conferência pela Ordenação de Mulheres), em reação ao texto publicado no passado sábado pelo Vaticano.

o deus dos próximos

o deus dos próximos

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro⁠ aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XXX do Tempo Comum A. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 28 de Outubro de 2023.

Vaticano quis reunir com vitimas de Rupnik, mas estas recusaram as condições

Comissão para a Proteção de Menores

Vaticano quis reunir com vitimas de Rupnik, mas estas recusaram as condições

A Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis (CPPMPV) do Vaticano dirigiu recentemente a algumas ex-religiosas que se assumem como vítimas do padre Marko Rupnik uma carta, em que manifesta vontade de rever com elas o modo como foram tratadas por parte da Igreja. No entanto, o teor da missiva e os objetivos pretendidos levaram a quase totalidade das contactadas a recusar o encontro com a Comissão. (Manuel Pinto)

Poder, mulheres, ecumenismo, moral e ministérios, os temas para aprofundar no Sínodo

Palavra aos católicos até 2024

Poder, mulheres, ecumenismo, moral e ministérios, os temas para aprofundar no Sínodo

Poder e estruturas de governo da Igreja; papel das mulheres; diálogo ecuménico; questões de moral individual; renovação da linguagem litúrgica e reconhecimento de mais ministérios – em síntese, estes são os tópicos que menos consenso oferecem e que têm de continuar a ser debatidos até Outubro de 2024, quando decorrer a segunda sessão da XVI assembleia geral do Sínodo dos Bispos.

Mundo ferido, Igreja em sínodo – e que relação há entre ambos?

7MARGENS na Antena 1

Mundo ferido, Igreja em sínodo – e que relação há entre ambos?

“Optar pela guerra para resolver problemas é pegar no pior instrumento que temos ao nosso dispor para encontrar soluções”, diz o padre Tony Neves, assistente do superior geral dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Roma, na segunda edição do programa 7MARGENS na Antena 1, emitido na madrugada deste sábado e que pode ser ouvido nas plataformas digitais ou na RTP Play.

“Repudiar a loucura da guerra, que semeia morte e apaga o futuro”

O apelo do Papa na véspera da votação final no sínodo

“Repudiar a loucura da guerra, que semeia morte e apaga o futuro”

No horizonte de Francisco, esteve em primeiro lugar a nova guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, iniciada com o ataque terrorista do Hamas no sul de Israel, no dia 7 de Outubro. Desde então, têm-se sucedido bombardeamentos de retaliação por parte de Israel na Faixa de Gaza e ataques do Hamas com rockets em Israel.

Espanha: Relatório estima 440 mil casos de abusos sexuais na Igreja

Bispos convocam assembleia extraordinária

Espanha: Relatório estima 440 mil casos de abusos sexuais na Igreja

A Provedoria de Justiça espanhola entregou esta sexta-feira, 27 de outubro, ao Congresso dos Deputados, o “Relatório sobre os abusos sexuais no âmbito da Igreja Católica e o papel dos poderes públicos”, no qual se estima que 1,13% da população adulta em Espanha tenha sido abusada quando era menor de idade no seio da Igreja Católica, o que corresponderá a cerca de 440 mil dos 38,9 milhões de adultos espanhóis.

A natureza psicossocial do abuso espiritual

Análise

A natureza psicossocial do abuso espiritual

A temática dos abusos, nomeadamente nas instituições religiosas e em particular na Igreja Católica, tem estado no centro da agenda pública, desencadeando preocupações, iniciativas e debates. Mas é menos frequente debater em que consiste, afinal, o abuso e o que se entende por vulnerabilidade, especialmente quando se trata de pessoas adultas. Este artigo de Fabrizia Raguso, académica que tem dedicado tempo e energias a estudar o assunto, partilha pontos de vista relevantes sobre este aspeto.

Carta do Sínodo pede escuta, muita escuta para 2024, “a começar pelos mais pobres”

Papa falou contra “machismo” e clericalismo

Carta do Sínodo pede escuta, muita escuta para 2024, “a começar pelos mais pobres”

A XVI assembleia do Sínodo dos Bispos, a primeira a incluir um quarto de participantes padres, religiosas e leigos, divulgou nesta tarde de quarta-feira a sua “carta ao povo de Deus” – que é como quem diz, a todos os católicos do mundo. “Para progredir no seu discernimento, a Igreja precisa absolutamente de escutar todos.

Grupo Vita recebeu 62 denúncias em seis meses, Igreja afastou nove clérigos e um leigo

Abusos sexuais

Grupo Vita recebeu 62 denúncias em seis meses, Igreja afastou nove clérigos e um leigo

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) revelou que nove membros do clero e um leigo com responsabilidades paroquiais se encontram atualmente afastados do exercício do seu ministério por causa de abusos sexuais sobre menores. A informação foi veiculada esta quarta-feira, 25 de outubro, pela agência Ecclesia, que adianta que esse afastamento “decorre do trabalho efetuado pela Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas, junto das respetivas Comissões, e pelo Grupo Vita”.

Bispo de diocese eslovena aceitou incardinar o padre Rupnik

Com luz verde do Vaticano

Bispo de diocese eslovena aceitou incardinar o padre Rupnik

“Não se passou nada, está tudo bem!”, podia ser a frase adequada para aplicar ao padre Marko Rupnik que, depois de ter abusado anos a fio de religiosas, depois de ter sido excomungado, e de ostensivamente ter ignorado as penalizações aplicadas pela Companhia de Jesus a que pertenceu, acaba de ser incardinado numa diocese da Eslovénia, com luz verde do Vaticano.

As preferências de Francisco – “C’est la confiance”

As preferências de Francisco – “C’est la confiance”

No dia que a Igreja Católica Romana celebra liturgicamente Santa Teresa de Ávila (no passado dia 15 de outubro), o Papa Francisco deu ao mundo uma exortação apostólica denominada C’est la Confiance (“É a confiança”), por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, que considera ser “um fruto maduro da reforma do Carmelo” (nº 4). (Dina Matos Ferreira)

“Vem, Francisco, o teu povo está à tua espera”, pedem argentinos

Campanha nas redes sociais

“Vem, Francisco, o teu povo está à tua espera”, pedem argentinos

O Papa assumiu que, no topo da lista das viagens que ainda gostaria de fazer, está o seu país natal, a Argentina. E os argentinos fizeram questão de partilhar que a vontade é mútua. Através de uma campanha lançada pela Família Grande Hogar de Cristo (instituição de solidariedade social que nasceu impulsionada por Francisco quando este ainda era arcebispo de Buenos Aires), são já muitos os vídeos a inundar as redes sociais e a pedir: “Vem, Francisco, o teu povo está à tua espera”. E há quem alerte que, caso o candidato presidencial Javier Milei ganhe as eleições, essa visita será “ainda mais necessária”.

Sínodo: o melhor, o novato, o veterano, a Igreja ausente e o suspiro do economista

Assembleia a três dias úteis do fim

Sínodo: o melhor, o novato, o veterano, a Igreja ausente e o suspiro do economista

Num Sínodo em que se pediu silêncio aos participantes para tentar evitar a polarização, juntam-se um cardeal austríaco e outro mexicano, ambos veteranos, e um terceiro cardeal, francês, novato; e, à falta de notícias sobre o tom dos debates na assembleia, saem desabafos, lamentos, sentimentos… E até um suspiro de um economista liberal, desejando que o Conselho de Segurança das Nações Unidas funcionasse ao menos um pouco como o Sínodo dos Bispos católicos…

Comissão Nacional Justiça e Paz apela a “mudanças de estilo de vida”

Nota sobre a Laudate Deum

Comissão Nacional Justiça e Paz apela a “mudanças de estilo de vida”

“Este é o tempo da ação, que requer o envolvimento de todos”, afirma a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) numa nota publicada esta segunda-feira, 23 de outubro, em resposta à mais recente exortação apostólica do Papa, Laudate Deum. O organismo da Igreja Católica portuguesa faz saber que subscreve as palavras de Francisco e apela a todos que tenham a coragem de assumir “mudanças de estilo de vida” para proteger a casa comum.

Aprender a percorrer caminhos de sinodalidade

Que espero do Sínodo católico? (17)

Aprender a percorrer caminhos de sinodalidade

Embora com atraso na escrita prometida, consegui finalmente alinhavar algumas ideias, partindo da Jornada Mundial da Juventude e dos caminhos da sinodalidade. Quero também lembrar que por estes dias vivi com entusiasmo a participação no acolhimento de dois jovens noruegueses e acompanhei intensamente tudo o que  foi acontecendo durante a visita do Papa Francisco a Portugal.

Católicos continuam a diminuir, e também há menos clero, freiras e seminaristas

Agência Fides divulga estatísticas

Católicos continuam a diminuir, e também há menos clero, freiras e seminaristas

A percentagem mundial de católicos “diminuiu levemente” (0,06%), e o número total de bispos, padres, religiosos (homens e mulheres) e seminaristas também decresceu. Na Igreja Católica, só o número de diáconos permanentes é que continua a aumentar em todo o mundo, revelam as estatísticas divulgadas esta sexta-feira, 20 de outubro, pela agência Fides, órgão de informação das Pontifícias Obras Missionárias (Vaticano).

Cristãos aconselhados a não cantar salmos “pró-Israel” no Paquistão

Receando atritos com muçulmanos

Cristãos aconselhados a não cantar salmos “pró-Israel” no Paquistão

Um arcebispo católico da província paquistanesa de Punjab, a mais populosa do país e lar de grande parte da comunidade cristã, exortou os fiéis a evitarem hinos litúrgicos e salmos de louvor a Israel, temendo uma possível reação negativa naquela nação de maioria muçulmana, onde muitos consideram o conflito Israel-Palestina como uma luta judaico-islâmica.

Santa Sé acolhe 12 padres que estavam detidos na Nicarágua

Acordo não inclui bispo Álvarez

Santa Sé acolhe 12 padres que estavam detidos na Nicarágua

O Governo da Nicarágua, liderado por Daniel Ortega, libertou esta quarta-feira, 18 de outubro, 12 padres que haviam sido detidos pela polícia estatal, autorizando que estes viajassem para o Vaticano, onde serão acolhidos. Entre os religiosos, cuja libertação acontece após um acordo com a Santa Sé, não se encontra o bispo Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos de prisão.

Sínodo escreve carta aos católicos e Papa pede rotas “seguras” para migrantes

Assembleia entrou na última fase

Sínodo escreve carta aos católicos e Papa pede rotas “seguras” para migrantes

O Papa Francisco pediu nesta quinta-feira que se redobrem os “esforços para combater as redes criminosas, que especulam com os sonhos dos migrantes” criando, ao mesmo tempo, rotas “mais seguras”. Entretanto, o Sínodo anunciou que irá dirigir uma mensagem a todo o povo de Deus, para mobilizar os que ainda não estão envolvidos no processo sinodal.

Universidade Franciscana abre portas a estudantes judeus vítimas de discriminação

Nos Estados Unidos da América

Universidade Franciscana abre portas a estudantes judeus vítimas de discriminação

Com o intensificar do conflito Israel-Palestina, as universidades nos Estados Unidos da América estão a registar “um aumento muito preocupante no antissemitismo e sérias ameaças contra estudantes judeus”, alerta o padre Dave Pivonka, presidente da Universidade Franciscana de Steubenville. Como resposta, a instituição acaba de anunciar a criação de um processo de transferência acelerado para estudantes judeus em risco de discriminação e violência antissemita.

Papa convida todos a rezar juntos pela paz no dia 27 de outubro

Apelo ao mundo

Papa convida todos a rezar juntos pela paz no dia 27 de outubro

O Papa aproveitou a audiência geral desta quarta-feira, 18 de outubro, para reiterar o seu apelo à paz no mundo, e em particular na Terra Santa. Falando aos fiéis, pediu-lhes que “assumam apenas um lado nesse conflito: o da paz, não com palavras, mas com oração, com dedicação total”, e logo depois convidou todos a participarem num dia de jejum e oração, que convocou para 27 de outubro, sexta-feira da próxima semana.

“A Igreja tem de mudar na forma de propor uma verdade que não muda”

Papa Francisco em entrevista

“A Igreja tem de mudar na forma de propor uma verdade que não muda”

Os desafios da inteligência artificial, a importância do bom humor, a falta de dignidade no trabalho, a sua relação com Deus, as viagens que ainda gostaria de fazer, e claro, como não podia deixar de ser, a guerra e o sínodo: estes foram os principais temas da mais recente entrevista ao Papa, feita pela agência de notícias Télam, da Argentina “numa tarde de setembro” e divulgada esta segunda-feira, 16 de outubro.

Jesuítas lançam campanha para promover empregabilidade de migrantes

Contra o preconceito

Jesuítas lançam campanha para promover empregabilidade de migrantes

“Há muitas pessoas refugiadas e imigrantes que apenas procuram um trabalho digno, mas tudo o que encontram são vínculos laborais precários sem contrato”, lamenta o JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados em Portugal. Por isso, a instituição acaba de lançar uma campanha de sensibilização para a contratação destas pessoas. Sob o mote “Algumas desculpas escondem um preconceito”, a iniciativa pretende “desconstruir os mitos mais comuns associados à contratação de pessoas imigrantes e refugiadas”.

Fora dos muros

Que espero do Sínodo católico? (15)

Fora dos muros

Seguindo as orientações do Papa Francisco, a coordenação do Sínodo orienta os participantes sinodais para a discrição e prudência sobre o que se discute dentro dos muros do Vaticano. É uma preocupação para evitar polêmicas e/ou criar falsas expectativas nos diferentes setores internos da Igreja. (…) E do lado de fora dos muros estão todas aquelas e aqueles que há anos denunciam ou solicitam do governo da Igreja Católica respostas e ações efetivas para superar feridas abertas e geradas por equívocos estruturais e pastorais. [A reflexão de Edson Silva, coordenador do Grupo Nós Somos a Igreja (We Are Church) em São Paulo (Brasil)]

Ir ao encontro do pobre

“Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” – II

Ir ao encontro do pobre

A história do mundo está repleta de gente que pelas suas convicções ideológicas ou outro tipo de motivações sofreram provações de toda a espécie e muitíssimos até se deixaram matar por se colocarem do lado dos mais frágeis da sociedade e de reclamarem mais justiça e solidariedade. Muitos desses fizeram-no em nome da sua fé; entre eles, está um número incontável de cristãos católicos.

O lugar das mulheres na Igreja está no centro da mesa no Sínodo católico

Assembleia enfrenta e debate temas “difíceis”

O lugar das mulheres na Igreja está no centro da mesa no Sínodo católico

O mote foi dado pelo relator-geral do Sínodo católico e sublinhado por outros três intervenientes: as mulheres devem sentir-se parte integrante da Igreja missionária, como conseguir isso? O tema é uma das “questões difíceis” que as três centenas e meia de participantes com direito a voto (entre os quais 54 mulheres) enfrentarão nos próximos dias, ainda em “círculos menores”, a designação dos grupos de trabalho.

Acerca do conceito de “depósito da fé”

Acerca do conceito de “depósito da fé”

Na teologia “oficial” católica usa-se amiúde a expressão “depósito da fé” para expressar o conteúdo da fé cristã (a doutrina), tal como a Igreja Católica o entende. A expressão reveste-se, contudo, de grande ambiguidade e remete para uma conceção doutrinal redutora e estática. O que é um depósito senão uma espécie de arrecadação onde guardamos objetos que queremos preservar intactos e sem a menor modificação?

Artistas migrantes: Magritte, Rothko e Michael Biberstein

Três percursos até ao céu de Santa Isabel

Artistas migrantes: Magritte, Rothko e Michael Biberstein

Muito se fala sobre emigração jovem em Portugal. O fenómeno é verdadeiramente preocupante. Em julho deste ano, uma sondagem realizada pela Aximage avaliou a opinião de jovens a residir em Portugal. Revelou que mais de metade admitia emigrar. Além destes números, pouco se tem falado da imigração de artistas internacionais para Portugal. Trago à luz o caso especial de Michael Biberstein.

Governo gastou menos que o previsto na organização da JMJ

7MARGENS revela relatório

Governo gastou menos que o previsto na organização da JMJ

O Governo gastou menos que o previsto na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), assegurou esta terça-feira, 10 de outubro, a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, durante uma audição requerida pelo partido Chega, na qual apresentou o relatório final da “Responsabilidade e Investimento da Administração Central” na JMJ 2023, ao qual o 7MARGENS teve acesso. Tinham sido orçamentados 20 milhões de euros para assegurar as responsabilidades e compromissos assumidos pelo Governo, mas, contas feitas, os custos não ultrapassaram os 18,3 milhões.

Líderes cristãos consternados e unidos no apelo à paz no Médio Oriente

Convite a oração global

Líderes cristãos consternados e unidos no apelo à paz no Médio Oriente

“O mundo parece ter enlouquecido, parece que contamos apenas com a força, com a violência, com o conflito, para resolver problemas que estão aí, reais, e que devem ser resolvidos com métodos bem diferentes.” A frase é do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e expressa a sua consternação com a escalada de violência em Israel. Consternação e desejo de paz que são partilhados com inúmeros líderes cristãos, assim como a vontade de que uma solução para o conflito seja encontrada que não envolva morte e destruição.

Arquidiocese do México alerta para sobrecarga de centros de acolhimento a migrantes

Igrejas transformadas em abrigos

Arquidiocese do México alerta para sobrecarga de centros de acolhimento a migrantes

O fluxo de migrantes na cidade do México “aumentou de tal forma que criou uma verdadeira crise humanitária”, alerta a arquidiocese local numa declaração divulgada nas suas redes sociais, em que apela a todos aqueles “que tenham possibilidade” para “fornecer ajuda financeira ou em espécie” aos vários centros de acolhimento que têm vindo a ser improvisados pela Igreja, ou então a oferecer-se como voluntário.

Polícia da Nicarágua detém quatro padres católicos numa semana

Perseguição religiosa aumenta

Polícia da Nicarágua detém quatro padres católicos numa semana

Só na semana passada, a Polícia Nacional da Nicarágua prendeu quatro padres católicos, todos pertencentes à diocese de Estelí, no norte do país. Na mesma semana, um novo relatório sobre a perseguição religiosa na Nicarágua dava conta de que o número de agressões à Igreja e comunidade católicas por parte do regime ditatorial de Ortega continua a aumentar: nos primeiros oito meses do ano, foram registados mais de 200 ataques.

“Laudate Deum”, um apelo à ação

“Laudate Deum”, um apelo à ação

Oito anos depois da publicação da carta encíclica Laudato si’, o Papa Francisco assinou no dia de S. Francisco de Assis a exortação apostólica Laudate Deum, onde regressa ao cuidado do maltratado planeta, exprimindo profunda preocupação pela nossa casa comum. No fundo, o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias. Estão em causa a saúde, o emprego, o acesso aos recursos, a habitação e as migrações forçadas.

Somos o que fazemos ao mundo

Somos o que fazemos ao mundo

Com o seu texto, o Papa assume uma ampla perspetiva universal. Dito de outro modo, a sua origem não europeia permitiu-lhe uma experiência de vida, rica e diversa, onde naturalmente não se paga tributo ao pecado venial do eurocentrismo, que tende a identificar-se, de modo arrogante e redutor, com a universalidade inteira. [A opinião de Viriato Soromenho-Marques]

Mulheres marcham pela ordenação junto ao Vaticano e dentro do sínodo esse é um dos temas urgentes

Sínodo: seminários são problema grave

Mulheres marcham pela ordenação junto ao Vaticano e dentro do sínodo esse é um dos temas urgentes

Roberta Fuller apresenta-se: canadiana de Toronto, é mulher e é padre na Igreja Católica. E isso é possível? Sim, diz; a sua ordenação é válida, porque foi um bispo legítimo que a fez, mas ela é “não conforme à lei canónica”, admite. Por isso as cerca de 40 mulheres e alguns homens que se manifestam nesta quente tarde de sexta-feira, 6, próximo do Vaticano, empunham cartazes que, entre outras coisas, dizem que as “mulheres padres estão aqui”.

Uma exortação a sermos mais exigentes e interventivos

Uma exortação a sermos mais exigentes e interventivos

A novíssima exortação apostólica sobre o “não-cuidado” da casa comum dá alguns puxões de orelhas, mostrando a grande preocupação do Papa com tanta inoperância perante os problemas que se adensam. Mas o título – Laudate Deum –, citando mais uma vez S. Francisco de Assis, está no modo imperativo, dirigido de novo a todas as pessoas de boa vontade, propondo uma atitude humilde, confiante e grata, porque, alerta, “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”.

“A economia que mata, que exclui, que polui, que produz a guerra, não é economia”

Papa ao movimento EoF

“A economia que mata, que exclui, que polui, que produz a guerra, não é economia”

Quando falamos das armas produzidas e vendidas para as guerras, isso é economia? E os “lucros obtidos às custas dos vulneráveis ​​e indefesos”? Ou a “exploração dos recursos e dos povos”? Nada disso é economia, afirmou o Papa no seu discurso aos jovens (e não só) ligados ao movimento Economia de Francisco (EoF), que se encontram reunidos num encontro a decorrer presencialmente e online, desde esta sexta-feira, 6 de outubro, até domingo.

Vaticano diz que o Sínodo é apenas um começo

Paolo Ruffini respondeu aos jornalistas

Vaticano diz que o Sínodo é apenas um começo

“Como jornalistas, é normal que tentemos imaginar o fim de qualquer coisa: pode ser uma partida de futebol ou uma eleição política”, disse esta quinta-feira o prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, que desempenha também as funções de presidente da Comissão para a Informação do sínodo que se iniciou quarta-feira e se prolonga até dia 29.

Lei da Mordaça

Lei da Mordaça

Fico a saber da imposição da lei da mordaça aos delegados do Sínodo dos Bispos, pela reportagem de António Marujo, da abertura dos trabalhos sinodais. Recordou Marujo que o Papa já pedira “um certo jejum da palavra pública” e, a seguir, o nosso enviado especial brindou os leitores do 7MARGENS com um naco da prosa pardacenta, própria de regulamentos autoritários:

Seis expectativas principais

Que espero do Sínodo católico? (10)

Seis expectativas principais

Tenho grandes expectativas a respeito do Sínodo. Talvez seja ingenuidade minha, mas não deixo de acreditar que a Igreja é reformável, apesar da lentidão com que se vai renovando e do consequente desfasamento em relação à sociedade em que vive. Este facto revela um entorpecimento das estruturas e um conservadorismo excessivo que a impede de ser sinal profético no mundo.

Papa quer Igreja a olhar para a humanidade, respeitando diferenças e “sem batalhas ideológicas”

Participantes instados ao silêncio com jornalistas

Papa quer Igreja a olhar para a humanidade, respeitando diferenças e “sem batalhas ideológicas”

O Papa Francisco quer uma Igreja centrada em Deus e que olhe, “com misericórdia, para a humanidade”, não se preocupando com qualquer lógica “parlamentar” ou de “estratégias humanas, cálculos políticos ou batalhas ideológicas”. Por duas vezes – na homilia da missa da manhã e no discurso de abertura da assembleia sinodal, à tarde – o Papa insistiu na necessidade de respeitar as diferenças, caminhar juntos e fazer um exercício que dê “prioridade à escuta”.

Um choque em cadeia

Um choque em cadeia

Imagine que está na rua à espera do seu filho que o vem buscar de carro, e, de repente, vê um choque em cadeia. Vários carros embatem uns nos outros, o do seu filho incluído, e algumas pessoas sofrem lesões graves. O trânsito é intenso, e os carros que vêm da rua adjacente não sabem ao que vêm. Certamente vão ficar presos neste congestionamento e, na pior das hipóteses, poderão chocar contra os automóveis já no meio do desastre, sobretudo se vierem com muita pressa.

Dimensão afetivo-sexual integra projeto educativo do escutismo católico

“Posicionamento institucional” do CNE

Dimensão afetivo-sexual integra projeto educativo do escutismo católico

O escutismo católico português, representado no CNE – Corpo Nacional de Escutas, acaba de aprovar um “posicionamento institucional” sobre a afetividade e a sexualidade no seu programa educativo, que visa contribuir para a “construção de um projeto de felicidade” dos seus membros, repudiando “todos os comportamentos agressivos e de discriminação injusta, nos relacionamentos interpessoais, afetivos e sexuais”.

Comunidades vivas de pessoas amadas

Que espero do Sínodo católico? (9)

Comunidades vivas de pessoas amadas

Sentimos a necessidade de comunidades capazes de saírem das vedações protegidas do hábito, para ir ao encontro do outro onde ele está, independentemente da sua condição socioeconómica, da origem, do status legal ou da orientação sexual. Uma Igreja que possa ser compreendida por todos, conforme ao Mestre. Pois, muitas vezes, as nossas palavras, os gestos e os rituais são de difícil compreensão para quem não pratica assiduamente. Estamos conscientes disto?

Um murro na mesa

Um murro na mesa

Uma imagem que pode nos ajudar a interpretar a exortação apostólica Laudate Deum do Papa Francisco é a de “um murro na mesa”. O Papa adverte que já se passaram oito anos desde a sua carta encíclica Laudato si’, e “não estamos a reagir de modo satisfatório,

É possível a sinodalidade quando se perdeu a confiança? E a sinodalidade é um erro?

Assembleia começa no Vaticano

É possível a sinodalidade quando se perdeu a confiança? E a sinodalidade é um erro?

Perante uma centena e meia de outros jovens, Sara Paci, francesa de 20 anos, tem uma pergunta simples: “É possível a sinodalidade quando se perdeu a confiança?” Quatro dias depois, a pouca distância daquele local, outra centena e meia de pessoas, na maioria mais velhas, reúne-se para uma sessão em que o Sínodo que nesta quarta-feira, 4, se inicia em Roma e o Papa Francisco são o alvo das críticas.

Os participantes do Sínodo estão mais abertos, compreensivos e amigos… Ou pelo menos era essa a intenção do retiro que fizeram

Juntos durante três dias

Os participantes do Sínodo estão mais abertos, compreensivos e amigos… Ou pelo menos era essa a intenção do retiro que fizeram

Só faltou o Papa. De resto, todos os membros, delegados e convidados especiais para a XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que começa esta quarta-feira, 4 de outubro, estiveram juntos em retiro espiritual na Fraterna Domus, em Sacrofano, 32 km a norte de Roma. Chegaram na noite de 30 de setembro, depois de terem participado na vigília ecuménica que teve lugar na Praça de São Pedro e ficaram até ao final do dia desta terça-feira, 3 de outubro. O retiro incluiu missa diária, orações comunitárias e individuais, trabalhos de grupo e momentos de silêncio, mas o que mais marcou estes três dias foram as seis meditações guiadas pelo padre dominicano Timothy Radcliffe (a ele ‘encomendadas’ pelo Papa), que desafiou todos os participantes a libertarem-se dos medos e arriscarem fazer “amizades improváveis”. Nunca ninguém disse que seria fácil, mas neste dias Radcliff garantiu que vai valer a pena o esforço.

Cinco cardeais conservadores interpelam o Papa sobre questões presentes no Sínodo

Usando o processo de ‘dubia’

Cinco cardeais conservadores interpelam o Papa sobre questões presentes no Sínodo

Nas vésperas da assembleia sinodal (que se inicia a 4 de outubro), cinco cardeais da ala mais imobilista da Igreja Católica tornaram públicas as perguntas que enviaram ao Papa Francisco sob a forma de dubia. Homossexualidade, ordenação de mulheres e a própria autoridade da assembleia sinodal são alguns dos pontos sobre os quais, ao expor a sua perplexidade sobre o que vem sendo dito, os cardeais fizeram doutrina e pressionaram Francisco para lhes dar uma resposta do tipo “sim”, ou “não”. As respostas do Papa não se fizeram esperar e também já foram divulgadas no site do Dicastério para a Doutrina da Fé .

Vaticano pede 650 milhões em indemnizações por danos materiais e de reputação

"Julgamento do século" prossegue

Vaticano pede 650 milhões em indemnizações por danos materiais e de reputação

Aquele que é já conhecido como “julgamento do século” no Vaticano – ligado a um investimento feito em 2014 num complexo de apartamentos em Londres – entrou na semana passada na sua reta final. Foram apresentados os pedidos de indemnização da parte dos advogados que representam o Instituto para as Obras de Religião (conhecido como “banco do Vaticano”), a Secretaria de Estado, e a Administração do Património da Sé Apostólica (APSA), e neste momento os dez arguidos, incluindo o cardeal italiano Angelo Becciu, enfrentam não só uma pena de prisão como o pagamento de valores que ultrapassam os 650 milhões de euros.

Caminho da justiça

Caminho da justiça

Na ponta final das vindimas, constatamos que há muita uva. Felizmente estão a verificar-se excelentes produções, ao ponto de algumas adegas terem de adiar a receção das entregas dos produtores, tal é o ‘milagre das uvas’. É o que sucede, por exemplo, em Vila Real, que, por causa do aumento diário do afluxo de uvas, ― na ordem das 850 pipas, isto é, mais 200 do que o habitual ―, foram suspensas as vindimas até amanhã, dia 2 de outubro. Este texto corresponde à homilia do passado domingo, dia 1 de outubro, XXVI Domingo do Tempo Comum na liturgia católica, 2023.

Sínodo de uma Igreja dividida?

Que espero do Sínodo católico? (7)

Sínodo de uma Igreja dividida?

Tenho a perceção que o mesmo irá decorrer no seio de uma Igreja Católica dividida. Dividida entre progressistas e conservadores. Dividida entre ecuménicos e aqueles que querem uma Igreja menos permeável e, se necessário, mais radical para combater outras confissões, outras religiões e costumes que consideram moralmente reprováveis.

Papa convoca inédito encontro mundial de crianças

A 6 de novembro

Papa convoca inédito encontro mundial de crianças

O Papa anunciou a convocação de um encontro mundial de crianças, no Vaticano, para “aprender” com elas. “Desejo anunciar que, na tarde do dia 6 de novembro, no Auditório Paulo VI, vou encontrar-me com crianças de todo o mundo”, disse, à anela do apartamento pontifício, acompanhado por cinco crianças, em representação dos cinco continentes.

Acabar com as exclusões que não têm justificação

Que espero do Sínodo católico? (6)

Acabar com as exclusões que não têm justificação

Há cerca de 30 anos, no âmbito de um curso para jovens, organizado pela Acção Católica Rural, tendo como alvo perto de 50 jovens de várias paróquias da diocese de vila Real, convidámos um casal de divorciados recasados, para nos falarem sobre as suas vivências como cristãos nessa concreta situação. Foram muito bem acolhidos e os jovens apreciaram os seus testemunhos.

Um rio de diferenças inundou a Praça de São Pedro com desejos de unidade e paz

“Together” juntou 30 mil no Vaticano

Um rio de diferenças inundou a Praça de São Pedro com desejos de unidade e paz

Refugiados, pessoas vulneráveis, freiras, jovens e participantes no Sínodo católico que na próxima semana se inicia em Roma, abriram um rio em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. Na enxurrada provocada pelo rio, a sua água levava desejos de paz e unidade entre toda a família humana, compromissos pelo acolhimento da diversidade, apelos a quebrar fronteiras, desejos do fim das guerras.

Rupnik, o protegido

[O flagelo que não acaba – XII]

Rupnik, o protegido

O comunicado de imprensa, como o emitido pelo Vicariato de Roma, é uma autêntica filigrana para dizer algo que evidencie a posição de quem o emite e que, na sua “perfeita?” redação, faz com que as margens do texto fiquem pejadas de pessoas já muito feridas, que continuam a ser insultadas com desprezo, com indiferença e, sobretudo, com a dúvida permanente sobre aquilo que denunciam desde a mais absoluta invisibilidade.

Expetativas ou esperança?

Que espero do Sínodo católico (5)?

Expetativas ou esperança?

Para responder à pergunta que espero eu do Sínodo, há talvez que fazer uma destrinça entre o que são expetativas, aquilo que se espera no imediato face ao caminho sinodal até aqui percorrido e às muitas interrogações que persistem, e aquilo que é a nossa esperança, ou seja, o que vai para além dos próximos tempos, o longo caminho a percorrer enquanto povo de Deus, independentemente das decisões, mas com a memória do caminho já percorrido

Evangélicos pela primeira vez em São Pedro e um jovem português a cantar sozinho

Encontro Together/Juntos

Evangélicos pela primeira vez em São Pedro e um jovem português a cantar sozinho

Vários jovens evangélicos e protestantes, entre pessoas de diferentes proveniências religiosas, estarão pela primeira vez na Praça de São Pedro, no Vaticano, quando na tarde deste sábado umas 20 mil pessoas, sobretudo jovens, se juntarem ao Papa para a vigília de oração ecuménica que irá rezar pelos frutos do sínodo que se inicia formalmente na próxima quarta-feira.

As preocupações dos cardeais num colégio cada vez mais internacional

A guerra no Sudão, o bloqueio em Madrid

As preocupações dos cardeais num colégio cada vez mais internacional

O que tem em comum a preocupação do arcebispo católico de Madrid (Espanha) com a crise política no seu país e a do arcebispo de Juba (Sudão do Sul), com o eventual contágio da guerra no Sudão para outros países do Nordeste de África? Ambos serão formalmente investidos neste sábado como novos cardeais e ambos reflectem as preocupações do Papa Francisco com a intervenção social e política dos cristãos. No caso do sul-sudanês, ele reflecte ainda a cada vez maior internacionalização do Colégio de Cardeais.

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

Depois de Américo Aguiar

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

O cónego Paulo Franco – pároco do Parque das Nações desde 2005 e diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa – será o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, ocupando o lugar deixado vago pelo bispo eleito de Setúbal, Américo Aguiar. O anúncio da nomeação foi feito pelo gabinete de comunicação do Patriarcado na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. 

Renovamento Carismático Católico quer “combater a epidemia do isolamento e da solidão”

Assembleia nacional em Fátima

Renovamento Carismático Católico quer “combater a epidemia do isolamento e da solidão”

Não é só a Revolução dos Cravos que está prestes a celebrar o seu 50º aniversário… o Renovamento Carismático Católico (RCC) em Portugal também. Foi precisamente sete meses após o 25 de Abril de 1974 que esta “corrente de graça” vinda dos Estados Unidos da América chegou ao nosso país e que o primeiro grupo de oração português se reuniu em Fátima. Aos poucos, os grupos de oração do RCC multiplicaram-se pelas paróquias e, de acordo com um levantamento feito em 2019, chegaram a ser perto de 300, congregando cerca de seis mil “orantes”. Atualmente, “somos certamente menos, porque a pandemia veio alterar tudo”, assinala o coordenador da equipa de serviço nacional, José Luís Oliveira. Mas muitos voltam a reunir-se agora em Fátima para a sua Assembleia Nacional anual, onde esperam encontrar estratégias para revitalizar o movimento e até acolher “novos irmãos”.

Réstia de Esperança

Que espero do Sínodo católico? (4)

Réstia de Esperança

As expetativas podem ser muitas e variadas. Situar-se entre teses próximas da Igreja Católica da Alemanha ou resvalar para outros níveis de entendimento, mais retrógrado, como, por exemplo, os assumidos por bispos dos Estados Unidos da América. Os alemães mais próximos do Papa Francisco, mas, ainda assim, em choque com orientações da Santa Sé, enquanto a poderosa hierarquia estadunidense, sempre que pode, não se exime de hostilizar o Santo Padre.

Há uma resistência institucional ao combate aos abusos da Igreja

Comissão do Vaticano reconhece

Há uma resistência institucional ao combate aos abusos da Igreja

Num documento particularmente vigoroso, em que convoca para a ação urgente, a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores (CPPM) denuncia a continuação dos casos de abuso, o encobrimento e a má-gestão por parte dos responsáveis da Igreja Católica e solicita aos novos cardeais e aos membros do Sínodo sobre a Sinodalidade que incluam esta matéria nos trabalhos prestes a iniciar-se.

Abusos: a Igreja Católica parou no meio do caminho

Análise

Abusos: a Igreja Católica parou no meio do caminho

O caso Rupnik levanta problemáticas que, de um modo geral, a Igreja tem escamoteado e que se relacionam com o abuso de pessoas adultas, especialmente mulheres e, em particular religiosas. Por um lado, o atual quadro normativo eclesiástico fala sempre, a propósito de vítimas de abusos, de “crianças e outras pessoas vulneráveis”. Mas tudo depende do conceito de pessoas vulneráveis com que se opera.

Comissões Justiça e Paz entram no debate sobre a habitação

Uma casa para cada família

Comissões Justiça e Paz entram no debate sobre a habitação

É necessário “estabelecer uma relação frutuosa entre habitação (a casa, o alojamento), habitat (o bairro, o lugar) e o “habitar” (o mundo humano e planetário), levando em conta a diversidade de situações e de grupos sociais envolvidos” considera a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) em nota intitulada Uma casa para cada família, sobre a “gravidade da situação atual do nosso país no que ao acesso à habitação diz respeito”.

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais”

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais”

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Pin It on Pinterest

Share This