AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

José Ornelas, bispo de Setúbal. Presidente da CEP eleito 16 Junho 2020.

D. José Ornelas

Igreja estará sempre “ao lado das vítimas”

| 17/12/2021

José Ornelas. Foto © CEP

 

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, deixou — numa entrevista à Rádio Renascença — a garantia que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais, anunciada pelos bispos, já estava pensada muito antes do abaixo-assinado que, em novembro, foi enviado aos bispos, considerando no entanto que este documento foi uma interpelação “positiva”. 

D. José Ornelas assegurou que o objetivo da comissão é “clarificar” tudo e que a Igreja estará sempre “ao lado das vítimas”. “O pior é caminhar sobre um terreno minado, não sabendo onde estão as minas”, apontou.

Na mesma entrevista, o também bispo de Setúbal reconheceu que a demora nas nomeações prejudica as dioceses, e que fazer recair a escolha entre os que já são bispos resolve uns problemas, mas cria outros. 

Sobre outro tema abordado na entrevista, José Ornelas defendeu que o processo sinodal em curso deve levar a uma reflexão mais alargada no tempo. Afirmando que não há necessidade de o padre continuar a ser “o chefe de tudo”, o bispo sublinhou a necessidade de dar mais responsabilidade aos leigos e às mulheres na Igreja

Na referida entrevista à Renascença, D. José Ornelas considerou que não há necessidade em reforçar as medidas para as celebrações religiosas de Natal, porque na Igreja já todos sabem como agir.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.