Abusos sexuais no Canadá

Igreja gasta com advogados dinheiros das indemnizações

| 2 Ago 2021

O colégio interno de Kamloops foi onde descobriram valas com centenas de corpos de crianças indígenas, no Canadá

 

O escândalo à volta dos internatos geridos pela Igreja no Canadá conhece a cada dia novos episódios. A cadeia de TV CBC teve acesso a documentos que revelam que a Igreja Católica gastou em advogados milhões de dólares destinados às vítimas de internatos de indígenas canadienses.

Segundo aquele orgão de comunicação social, as dioceses mais implicadas, juntamente com outras igrejas cristãs (anglicana, Unida do Canadá e presbiteriana) que geriam internatos terão negociado em 2005 pagar aos sobreviventes 23,2 milhões de dólares em dinheiro e 20 milhões em serviços em espécie.  Contudo, os documentos revelados sugerem que 2,2 milhões serviram para pagar a advogados e 1,8 milhões para despesas administrativas.

Entretanto, uma tribo de Bloodvein (nação original do Canadá situada na margem leste do lago Winnipeg, em Manitoba) declarou que não permitirá que o padre Rheal Forest regresse àquele território, de pois de ter declarado, numa homilia, que os sobreviventes dos internatos católicos estão a fabricar relatos de abusos sexuais e físicos para colherem benefícios económicos (ver 7MARGENS).

Apesar de o clérigo já não trabalhar junto das comunidades autóctones há anos, continua a visitar de vez em quando famílias da região. A decisão da liderança da tribo foi tomada, mas ainda não formalizada.

Recorde-se que o bispo local viu-se forçado a proibir temporariamente o padre Forest de intervir em público.

 

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This