Entregue escultura oferecida em maio

Igreja greco-católica de Lviv prepara peregrinação da imagem de Fátima pela Ucrânia

| 27 Out 2022

reitor do santuario de fatima carlos cabecinhas com comitiva da ucrania na entrega da imagem da virgem peregrina a 26.10.2022, foto santuario de fatima

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, recebeu a comitiva ucraniana que se encontrava em Fátima também para participar na Assembleia do Apostolado Mundial de Fátima. Foto © Santuário de Fátima.

 

A Igreja Greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação por toda a Ucrânia da escultura de Nossa Senhora oferecida pelo Santuário de Fátima. A imagem, doada no passado mês de maio, permaneceu no Santuário até esta quarta-feira, 26, data em que uma comitiva da igreja ucraniana esteve em Fátima para devolver a réplica nº 13 da Virgem Peregrina (que se encontrava na Ucrânia desde março deste ano) e levou a nova escultura oferecida pelo Santuário.

“Agora que a escultura de Nossa Senhora de Fátima é ucraniana, vamos procurar que ela percorra o país” disse à Sala de Imprensa do Santuário o padre Vasyl Bilash, um dos responsáveis pela peregrinação em Lviv.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, recebeu a comitiva ucraniana que se encontrava em Fátima também para participar na Assembleia do Apostolado Mundial de Fátima, e lembrou a oração “permanente e diária” que ali se tem feito no desde que a guerra eclodiu, tendo prometido continuar a promover a “comunhão e união” com a Ucrânia.

“Continuaremos a rezar por vós. Quero que saibam que não estão sozinhos!” disse o reitor, que aproveitou ainda para agradecer o “empenho na difusão, aprofundamento e expansão” da mensagem de Fátima na Ucrânia.

Depois de uma troca de presentes e de um cântico ucraniano a simbolizar o “adeus  com a promessa de novos e frutuosos encontros”, foram tomadas todas as diligências para que a imagem da Virgem Peregrina de Fátima oferecida ao arcebispado de Lviv, e benzida no final da Peregrinação Internacional de Maio, seguisse viagem para a Ucrânia, onde irá percorrer o país, deslocando-se a todas as zonas onde existir segurança.

 

“Há aqui uma coincidência divina em tudo isto”

imagem da virgem peregrina de fatima oferecida a ucrania foto santuario de fatima

“Milhares de pessoas rezaram diante desta imagem”, afirmou o padre Vasyl Bilash, um dos responsáveis pela peregrinação em Lviv. Foto © Santuário de Fátima.

Aos jornalistas, o padre Vasyl Bilash recordou ainda com emoção a peregrinação feita pela imagem nº13 ao longo dos últimos sete meses. “Foi um sinal de esperança que chegou à Ucrânia. Milhares de pessoas rezaram diante desta imagem e muitas, que estavam assustadas e tinham já desistido da vida diante da guerra e das perdas que sofreram, voltaram a acreditar que será possível vencer a guerra e libertar a Ucrânia da ocupação Russa”, afirmou.

A imagem partiu da Cova da Iria a 14 de março, e esperava-se que ficasse apenas um mês. “Pedimos que nos possam enviar a imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”, dizia a carta do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv, Ihor Vozniak, que chegou quatro dias antes.

A resposta positiva do Santuário de Fátima foi imediata e justificada com o “esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia”. A imagem nº 13 chegou então à igreja de Nossa Senhora da Natividade, em Lviv, a 17 de março, tendo sido recebida por milhares de crentes, que durante nove dias promoveram uma novena que culminou com a consagração da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, numa igreja “intimamente ligada a Fátima”. Recorde-se que, quando o então Papa João Paulo II visitou a Ucrânia, uma das paróquias visitadas foi justamente esta que acolheu inicialmente a imagem da Cova da Iria.

“Há aqui uma coincidência divina em tudo isto”, comentou uma leiga que integrava a comitiva ucraniana em Fátima. “Uma semana depois de a imagem ter chegado e da Consagração, os russos começaram a abandonar Kiev e esta libertação da nossa capital foi um dos grandes sinais que a Virgem nos deixou e cujo milagre atribuímos a Nossa Senhora de Fátima”, partilhou.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This