AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Maioria dos fiéis apoia decisão

Igreja Greco-católica Ucraniana adota calendário gregoriano

| 07/02/2023

“Hoje”, afirmou o arcebispo Shevchuk, chefe da Igreja Greco-católica Ucraniana, “a maioria dos nossos fiéis deseja esta reforma. Noventa por cento dos fiéis apoiam-na”. Foto © Diocese de Kiev.

 

A partir do dia 1 de setembro deste ano, data que marca o início do novo ano litúrgico na tradição bizantina, a Igreja Greco-católica Ucraniana passará a utilizar o calendário gregoriano (seguido pela Igreja Católica) para a celebração de festas fixas, nomeadamente o Natal, Epifania e as memórias dos santos. No caso da Páscoa e das festas a ela associadas, continuará a ser seguido o calendário juliano (seguido pela Igreja Ortodoxa). O anúncio foi feito esta segunda-feira, 6 de fevereiro, pelo arcebispo Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja Greco-católica Ucraniana, noticia o Vatican News.

Explicando as razões da decisão, tomada durante o Sínodo dos Bispos greco-católicos na Ucrânia (que se realizou nos dias 1 e 2 de fevereiro), o primaz disse que a questão do calendário tem vindo a causar divisões e que, no ano passado, vivido em contexto de guerra com a Rússia, a opinião amadureceu gradualmente entre os ucranianos. “Hoje”, afirmou o arcebispo Shevchuk, “a maioria dos nossos fiéis deseja esta reforma. Noventa por cento dos fiéis apoiam-na”.

O Natal passará assim a ser celebrado a 25 de dezembro (e não a 7 de janeiro), por exemplo. Mas a Páscoa continuará a ser celebrada juntamente com os ortodoxos, na esperança de um resultado positivo nas conversações, por ocasião do 1700º aniversário do Concílio de Nicéia, que acontece em 2025, no sentido de encontrar uma data comum na qual todos os cristãos possam celebrar juntos a solenidade mais importante do ano litúrgico.

As comunidades e paróquias que não se sintam ainda prontas para implementar as alterações definidas podem, com a permissão do bispo da eparquia, adiar a mudança até ao ano de 2025.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This