Denúncias a “A Prova dos Factos”

Igreja Maná acusada de violação de direitos humanos

| 10 Jun 2023

O dono e pastor Jorge Tadeu não esconde a vida de luxo da igreja que fundou. Imagem retirada do site da organização, de uma das suas assembleias com Jorge Tadeu.

O dono e pastor Jorge Tadeu não esconde a vida de luxo da igreja que fundou. Imagem retirada do site da organização, de uma das suas assembleias com Jorge Tadeu.

 

Uma quase escravatura, com controlo da vida privada e exploração económica de centenas de “missionários” da Igreja Maná, em contraste com o luxo do Iate e dos jatos privados do dono e pastor Jorge Tadeu. É esta a denúncia de ex-colaboradores a que esta sexta-feira o programa da RTP1 A Prova dos Factos deu voz.

Quatro ex-trabalhadores que conseguiram libertar-se dessa vida denunciaram o regime que consideram ofensivo da dignidade humana, que alegadamente vigora há anos naquele que é o centro internacional daquela Igreja, no complexo que ocupará 100 mil metros quadrados, situado em S. Julião do Tojal, município de Loures. 

Os missionários eram recrutados por pastores em centros da Igreja Maná em diferentes partes do país para trabalharem no Tojal. Muitos interrompiam os estudos, convencidos de que iam ganhar a vida numa entrega à causa da religião. Alguns seriam ainda menores, na altura do recrutamento. Uma vez aceites, assinavam um “contrato” de trabalho como voluntários, em que não havia a noção de direitos (não faziam descontos para a segurança social, nem eram incentivados a estudar) e passavam a um regime que se converteu, segundo os denunciantes, em verdadeiro pesadelo, com horários das 9h00 às 24h00, salário de 300 euros por mês, dos quais ainda devolviam parte em dízimos e a título de ofertas, e disponibilidade de 24 sobre 24 horas. 

O controlo da vida privada iria a um ponto tal que as chamadas telefónicas e o acesso à internet eram vigiados e namorar estava proibido aos missionários antes dos 21 anos e casar só com a idade mínima de 23, desde que tivesse havido um tempo mínimo de namoro de um ano.

Os jornalistas do programa do serviço público tentaram por vários meios ouvir o que tinha o dono da instituição a dizer sobre a matéria denunciada, mas não só não o conseguiram como a RTP foi mesmo ameaçada por uma advogada, caso emitisse e não destruísse imagens das instalações colhidas aquando da deslocação a S. João do Tojal.

A Igreja Maná é uma igreja cristã protestante evangélica, fundada em meados dos anos 80 do século passado pelo engenheiro civil Jorge Tadeu, que recebeu a inspiração na África do Sul. Hoje, segundo o site da organização, está implantada em várias dezenas de países, tendo emissões por satélite e canais de televisão próprios. Possui em Portugal uma gráfica e recursos sofisticados de produção audiovisual emissão de televisão. 

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This