Bangladesh e Índia

Igreja no apoio às vítimas das cheias

| 23 Mai 2022

Cheias no Bangladesh são as piores dos últimos 20 anos. Foto © UNICEF/UN0641556/

Cheias no Bangladesh são as piores dos últimos 20 anos. Foto © UNICEF/UN0641556/

 

Os católicos indianos juntaram-se aos esforços de socorro e resgate organizados por ONG e agências governamentais, na sequência daquilo que os especialistas já consideram ser as piores cheias dos últimos 20 anos, já que o número de mortos pelas inundações em Assam chegou a 24 no estado do nordeste.

De acordo com a Autoridade de Gestão de Desastres do Estado de Assam, a situação permanece crítica, pois quase 720.000 pessoas em 22 distritos estão a sofrer com o dilúvio, com os distritos de Nagaon, Hojai, Cachar, Darrang, Morigaon e Karimganj gravemente afetados. “A situação das enchentes no estado é muito grave, pois várias pessoas perderam a vida. Oramos pelas famílias enlutadas, mas, enquanto isso, a nossa prioridade imediata é fornecer comida, água, rações secas e remédios para as pessoas afetadas, pois o governo está envolvido no resgate e na realocação das pessoas para lugares seguros”, disse o arcebispo John Moolachira, de Guwahati, à UCA News.

A prioridade da Igreja no terreno é a de chegar a “lugares onde o governo tem pouco ou nenhum alcance devido a estradas danificadas”. “Nós e o governo estamos a realizar trabalhos de socorro e resgate de forma independente e, uma vez que a situação esteja sob controle, podemos pensar em reabilitação”.

Jonas Lakra, líder da equipe de gestão de desastres da Caritas India, disse à UCA News que as suas equipas no estado de Assam estão “no marco zero” e a tentar obter acesso a algumas áreas isoladas do resto do estado. “Assim que terminar a avaliação, que está prevista para mais quatro a cinco dias, iniciaremos o trabalho de socorro e reabilitação. A partir de agora, estamos em contato com todas as agências governamentais, ONG e autoridades arquidiocesanas que estão ta trabalhar de forma independente”, disse ele.

Enquanto isso, Himanta Biswa Sarma, o ministro-chefe do estado, disse que fornecer ajuda aos afetados no distrito de Dima Hasao, que continua isolado, é a prioridade do governo.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This