Votação por unanimidade

Igreja Ortodoxa “pró-russa” proibida em mais uma região ucraniana

| 12 Abr 2023

Criança, vela, Ucrânia, igreja ortodoxa

Criança acende uma vela em igreja na Ucrânia. A Igreja vinculada ao Patriarcado de Moscovo terá de abandonar todas as propriedades na região de Rivne. Foto © Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

 

O conselho legislativo da região de Rivne, no noroeste da Ucrânia, votou por unanimidade a favor de proibir qualquer atividade da Igreja Ortodoxa Ucraniana, historicamente vinculada ao Patriarcado de Moscovo, no seu território. A decisão foi tomada esta segunda-feira, 10 de abril, e implica que a Igreja tenha de abandonar todas as propriedades que ocupa atualmente.

“Os deputados do Conselho Regional de Rivne proibiram por unanimidade as atividades da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscovo no território da região de Rivne”, pode ler-se no comunicado, citado pela agência EFE.

A decisão tomada por este conselho surge na sequência de opções semelhantes da parte das autoridades locais em Lviv, Kamianets-Podilskyi e Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia.

O Governo de Kiyv e os seus órgãos de segurança acusam a hierarquia desta Igreja de continuar a promover propaganda do país agressor na Ucrânia, e sugerem aos seus dirigentes que se associem à Igreja Ortodoxa autocéfala da Ucrânia, criada em 2018 como totalmente independente de Moscovo, no caso de efetivamente terem rompido relações com a Rússia.

As autoridades ucranianas iniciaram um processo contra mais de sessenta padres da suposta Igreja “pró-russa” por abençoarem e justificarem a invasão através das suas homilias e por colaborarem com as forças de ocupação. Alguns dos padres detidos estão na Rússia depois de terem sido trocados por prisioneiros de guerra ucranianos.

A hierarquia da Igreja acusada de ser “pró-russa”, por sua vez, afirma estar a ser vítima de perseguição religiosa.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This