800 anos do Sínodo de Oxford

Igreja Anglicana pede perdão à comunidade judaica

| 9 Mai 2022

Interior da Catedral de Christ Church, em Oxford. Foto © David Iliff. License: CC BY-SA 3.0

Interior da Catedral de Christ Church, em Oxford. Foto © David Iliff. License: CC BY-SA 3.0

 

 

A Igreja da Inglaterra [anglicana] pediu desculpas à comunidade judaica pelas leis antijudaicas adotadas no Sínodo de Oxford de há 800 anos e que prepararam o caminho que levou à posterior expulsão dos judeus de Inglaterra em 1290, só sendo de novo autorizados a residir no país em 1656.

No serviço religioso especial realizado no domingo 8 de maio na Christ Church Cathedral em Oxford, além de representantes do Arcebispo de Canterbury que oficiaram, estiverem também presentes um bispo da Igreja Católica e o rabino-chefe da Grã-Bretanha, Ephraim Mirvis.

Quer a agência Vatican News, na sua edição de 9 de maio, quer o jornal The Guardian na sua edição de dia 8 de Maio referem a cerimónia com o título “Pedido de desculpas, 800 anos depois”.

A propósito do pedido de perdão, o Arcebispo de Canterbury [primaz anglicano] escreveu: “O culto de hoje é uma oportunidade para lembrar, arrepender-se e reconstrui. Oremos para que ele inspire os cristãos de hoje a rejeitar as formas contemporâneas de anti judaísmo e antissemitismo e a apreciar e receber a dádiva da vida dos nossos vizinhos judeus”.

A Igreja da Inglaterra [anglicana] só foi criada na década de 1530, quando Henrique VIII se separou do Papa, mas os seus líderes insistiram na importância de um pedido de desculpas por ela ser hoje a principal voz do cristianismo na Grã-Bretanha, o que lhe confere o direito e o dever de reconhecer as injustiças que foram feitas.

O Sínodo de Oxford de 1222 aprovou leis que proibiam interações sociais entre judeus e cristãos, impunham um dízimo específico aos judeus e exigiam que usassem um crachá de identificação. Os judeus também foram proibidos de exercer algumas profissões e de construir novas sinagogas.

Outras restrições mais duras contra os judeus seguiram-se ao longo dos anos e acabaram por conduzir à expulsão em massa de perto de três mil judeus, na sequência de um decreto do rei Eduardo I, em 1290.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This